Blogando com Alma... Ainda.

Organize Seus Blogs Com Um Wiki

Semana passada prometi (no post Pornografia da Produtividade) falar mais sobre a minha ferramenta mágica de produtividade e organização: um wiki.

Hoje vou contar como eu uso um wiki para organizar minha vida blogueira, e em um post futuro vou falar do software que uso.

Organize Seus Blogs Com Um Wiki

Wiki Para Organizar a Vida

Na verdade, eu uso meu wiki não só para os blogs, mas para tudo. As outras coisas não cabem neste blog, mas ainda vou escrever um livro sobre isso. 😛

Só para dar uma idéia, uma lista BEM resumida de usos do meu wiki:

  • Listas – todo tipo de listas que você pode imaginar (compras, consertos, to-do, etc), estão lá, organizadas e a um click de distância.
  • Diário – sim, eu tenho um diário e ele está no wiki.
  • Receitas – estou passando todas as minhas receitas dos recortes de papel para o wiki.
  • Finanças – datas e lugares de compras, garantias, orçamento, etc.
  • Saúde – informações médicas, números de emergência, etc.
  • Clientes – dados de contato dos clientes, trabalhos realizados e pendentes, pagamentos, etc.

Isso são só alguns exemplinhos – eu uso o wiki para absolutamente tudo. Mas vamos ao que nos interessa:

Como Usar Um Wiki Para Organizar Blogs

Meu wiki está organizado em pastas – que poderiam ser categorias ou tags ou qualquer coisa do tipo. Tenho uma pasta “Blogs” e dentro dela cada blog tem uma pastas específica: Blosque, Deusario, etc.

Cada blog tem as seguintes seções:

 Idéias

Esta é a minha versão da “Central de Idéias” que mencionei no post 5 Coisas Para Fazer Com Seu Blog Em Setembro. Todas as idéias que tenho de coisas para fazer em um blog, são anotadas nessa seção – exceto idéias de post, que têm sua própria seção.

Todo o resto – por exemplo:  idéias para o Bê-a-Blog, para o Desafio 21 dias e outras coisas do tipo (como as planilhas para download), idéias para o layout, para novas páginas, tudo, está organizado aqui.

 To-Do

Nesta página eu anoto todas as pendências que surgem para cada blog.  Atualizar X, mudar Y, adicionar Z.

Assim, quando tenho um bloco de tempo para dedicar a um blog específico, já sei por onde começar e o que fazer.

 Informação

Nesta seção guardo informações como código de contador de visitas, e outros scripts que são específicos para cada blog.

Também guardo informação sobre o aniversário do blog, contas em serviços variados (host, repositório de imagens, Twitter específico desse blog, etc) e qualquer outra coisa que eu ache relevante ou que pode ser necessária futuramente.

 Listas de Posts

Aqui é onde anoto minhas idéias de posts. É simplesmente uma lista não-ordenada de todos os tópicos  que me ocorrem.

Se no momento que surge a idéia, também penso em alguns pontos sobre os quais quero falar, anoto como sub-ítens do tópico.

 Séries

Esta é uma sub-seção da lista de posts, onde anoto idéias para séries de posts (como a que estou fazendo sobre Manter o Blog em Ordem).

 Rascunhos

Nesta seção eu crio o esqueleto dos posts que vou publicar. Anoto o título do post, e todos os pontos que quero tocar. Se houver links ou imagens que quero usar, também são registrados aqui.

Quando um post vem para esta seção, é deletado da lista de posts, assim eu sei quais textos já estão na fase de rascunho. Quando saem do rascunho para o blog, são deletados desta seção.

Organização Significa Mais Produtividade

Como você pode ver, quando digo tudo, quero dizer TUDO mesmo. É muito, muito prático ter toda a informação que necessito sobre um blog organizada e catalogada, no momento que preciso dela. Nada de perder tempo procurando ou pensando onde chongas será que anotei X, ou se já escrevi sobre Y.

E o uso do wiki para organizar meus blogs e minha vida blogueira não para por aí.

Na seção “Blogs” tenho outras seções – além das específicas de cada blog – onde guardo informação pertinente a todos os blogs e ao blogar em geral.

Falarei sobre isso no próximo post desta série. 🙂

Image: Juhan Sonin – CC

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Seu Blog É Sobre O Que Mesmo?

Next

Onde Hospedar As Imagens do Seu Blog

14 Comments

  1. “Nada de perder tempo procurando ou pensando onde chongas será que anotei X, ou se já escrevi sobre Y.”

    É tudo que preciso. Eu perdi o controle do meu blog e pior minha memória, diante do caos instalado, resolveu tirar férias.

    • Isso é uma das coisas mais úteis do wiki – não precisamos lembrar de tudo. Basta guardar no lugar apropriado, e quando precisar, está lá. E até se não souber onde guardou, é só usar a busca e pronto. 🙂

  2. Eu quero um wiki! 😀
    Vou ver se faço um pra mim.
    Boa idéia Nosph.

    • Eu apaixonei depois que comecei a usar. Vou dar mais idéias e dicas aqui sobre isso, então fique ligada! 😀

  3. Mas, o que é um wiki?

    • Atualizei o post com um link para a definição na Wikipédia. A Wikipédia, aliás, é um wiki. Vou ver se explico isso melhor no próximo post.

  4. “Vou dar mais idéias e dicas aqui sobre isso, então fique ligada!”
    Pois estou na espera. Já fui em busca de algumas soluções tipo wiki, mas assustei com comentários sobre configurações, etc.
    Minha memória, como já falei, guardo em lápis sobre papel. Gosto muito de um mural também. Minha parede frente à mesa de trabalho é uma colcha de recortes. Gosto de ter as coisas à vista, acho que é isso. Mas o espaço de um arquivo onde possa colocar estas coisas não me desagrada.
    Fico no aguardo de mais dicas.

    Grato e excelente fim de semana!

    • O problema é que a maioria dos artigos sobre wikis recomendam o Media Wiki, que é o software que a Wikipédia usa e que foi criado para ela. Ele está construído para uma coisa monstruosa, e tanto a configuração como atualização do software é um pesadelo. Eu uso um wiki BEM mais simples, que vou apresentar nos próximos posts. Ele é perfeito para wikis pessoais.

      Ter as coisas à vista é bom, eu mesma tenho uns painéis aqui em cima do computador. Mas o espaço físico não comporta tudo o que podemos guardar e organizar digitalmente. E não tem ferramenta de busca. 😛

  5. Danielle

    Depois do que você postou fui pesquisar e achei o tiddlywiki… mas sinceramente, estou esperando pra ver qual é o que você usa porque vi um monte de opiniões falando que o tiddlywiki é simples mas não peguei o jeito do negócio… Estou aguardando…
    Gosto muito das suas idéias e da forma como você as coloca…

  6. Sua organização é incrível, fiquei adimirada com ela. Quem dera eu também te-la.

  7. Jose Tavares

    Muito bom este post, obrigado

  8. adorei a ideia do wiki.Mas não sei o que é wiki.Você poderia me explicar melhor? Um abraço.

    • Leia os outros posts dessa série e clique nos links, tem mais informação. Se quiser se aprofundar, uma busca no Google ou na Wikipédia mostra um monte de recursos e explicações sobre isso.

  9. Como seria bom ser organizada assim mas sou um caos. Vou começar somente pelo to do para este ano e ver se mudo. Você tem toda razão, quem organiza o to do ao menos sabe o que são prioridades e o que não é.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik