Blogando com Alma... Ainda.

Qual é a Marca do Seu Blog?

Um dos maiores problemas que um blog enfrenta é a massificação. Existem milhões de blogs pela web afora; junto com os outros tipos de website, eles formam esse oceano infinito e tempestouso que chamamos de internet. Um oceano tão absurdamente grande, que torna difícil conseguir aquilo que qualquer site precisa: visitantes, leitores, clientes.

É difícil pôr a cabeça para fora da água, ser notado, destacar-se. Mesmo para quem, como eu está boiando em um mar menor – a blogosfera brazuca – dentro desse oceano, adquirir uma posição de destaque sobre as ondas é tarefa penosa.

No entanto, adquirir destaque é imprescindível, para que seu blog cumpra o propósito para o qual foi criado; principalmente se você é um wannabe problogger.

Difícil Mas Não Impossível

Existem várias estratégias que podem (e devem) ser seguidas, para ajudar o seu blog a ser notado pelo seu público-alvo. A estratégia primária é a divulgação; estratégia que por sua vez pode ser encarada de diversas formas. Várias delas são bastante conhecidas, e já foram tratadas aqui: dê uma olhada na categoria Divulgação.

Também recomendo a leitura do post Seu Blog se Destaca? – um check-list para saber se o seu blog é destacável.

Uma vez que você tem as questões e estratégias básicas cobertas, se supõe que seu blog conta com um número razoável de visitantes diários; você deve ter estabelecido relações com alguns blogs e blogueiros, está recebendo links externos com certa frequência. É possível que você sinta que seu blog atingiu um patamar e parou de crescer; ou está crescendo muito lentamente. E agora? É hora de se perguntar:

Qual é o Próximo Passo?

Você precisa descobrir uma forma de fortalecer e melhorar sua posição, de forma a atrair ainda mais visitantes, parceiros e leitores. Óbviamente, existem muitos caminhos para isso. Um deles é investir em marketing.

Vamos falar de Brand.

Brand pode ser tanto uma marca registrada, como um conceito mais amplo, que é o que nos interessa hoje. Segundo a Wikipédia:

– Brand/Marca é a experiência do cliente, representada por uma coleção de imagens e idéias; muitas vezes, se refere à um símbolo como um nome, um logo, um slogan e um esquema de design. Reconhecimento de marca e outras reações são criadas pela acumulação de experiências com um determinado serviço ou produto.

– Brand/Marca é a encarnação simbólica de toda a informação relacionada com uma companhia, produto ou serviço.

– Uma Brand/Marca geralmente inclui um logo, fontes, esquemas de cores, símbolos e sons; os quais podem ser desenvolvidos para representar valores e idéias implícitos, e até mesmo personalidade.

Todos esses conceitos podem ser aplicados à um blog, com os correspondentes benefícios.

Blog Branding – Pra Quê Serve?

Branding é o processo de criação de uma Marca; o processo de administrar seus produtos ou serviços (neste caso, o blog) para maximizar o valor das experiências associadas com ele. Um Branding bem sucedido vai ajudá-lo de várias formas:

1 – Aumentando sua visibilidade e fortalecendo sua posição;
2 – Aumentando o valor do blog. É provável que você não vá vendê-lo, mas o valor do blog conta muito na hora de procurar anunciantes diretos, negociar parcerias vantajosas, usá-lo como portfólio, etc;
3 – Aumentando seus rendimentos, consequência direta do aumento de visibilidade e valor;
4 – Promovendo a lealdade do público existente;
5 – Atraindo mais público, através da visibilidade e do boca a boca;
6 – Melhorando a eficiência e a efetividade dos processos internos;
7 – Criando um processo de crescimento que se auto-alimentará, a um custo e esforço mínimos.

Criando Sua Marca

O processo de criação de uma marca tem elementos e etapas específicas, que devem ser cuidadosamente estudadas, criadas e implantadas. Nos próximos posts desta série veremos como esses conceitos podem ser aplicados de forma prática, na criação de uma “Blog Brand”. Stay tunned.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Apresentando – Blogando por Dinheiro Versão 2.0

Next

Top 10 – Blogueiros Que Eu Respeito

18 Comments

  1. Diego Matias

    Esses posts estão caindo perfeitamente ao meu caso. Obrigado!!! Até o próximo comentário!

  2. Nospheratt

    🙂

  3. Achei muito interessante a idéia de criar uma marca para o blog. Mesmo sem saber muito a respeito, vejo que um de meus blogs (www.zhenjiu.com.br, que trata somente de acupuntura e terapias holísticas) está se tornando bem conhecido entre os terapêutas holísticos, ou seja, aos poucos estou me tornando uma referência para estas pessoas. Em compensação, comecei um outro blog (www.desconstruindo.com.br) sem uma meta definida, e como ainda não defini sobre o que exatamente vou tratar nele (está sem um nicho, o coitadinho…) percebo que, além de minha visitação ser bem pequena, quase não tenho referências a ele em lugar nenhum, o que exemplifica claramente a idéia que você apresentou neste artigo.
    Como eu descobri este blog por acaso, aproveito para deixar os meus parabéns pela ótima qualidade dos textos apresentados. Li alguns e com certeza vou voltar para ler os outros.

  4. Não tenho marca definida ainda mas estou estudando sobre isso, só preciso encontrar uma identidade que defina bem meu blog, pois ainda não a encontrei.
    O problema é achar um tema específico, mas eu vou achar…abraços

  5. Sem dúvidas uma marca forte gera um grande diferencial pra qualquer elemento de comunicação social. Acho bastante interessante esse processo subsimbólico do ser humano ao ver uma marca forte e associá-la ao produto.

    Parabéns pelo texto!

  6. Amsterdã

    Quero começar um blog para meus alunos que fosse grátis e que eu pudesse personalizar com minhas imagens, o fundo (backgrond) e outros acessórios, como brilhinhos e imagens animadas.
    A questão é: não são todos os sites (com blog) que permitem inserir códigos e exportar imagens.
    Alguém pode me ajudar e sugerir sites assim?
    obrigada

  7. katia

    oi , tudo bem ? estou tentando fazer um blogger para mim ,mas não estou conseguindo colocar nada nele , men relogio , fotos , estou toda enrolada e tudo escrito em inglês , queria mostrar meus trabalhos de artezanatos , mas não consigo se puder me ajudar vou acradecer muito!!

  8. Gri

    Ola! Já fã do seu blog, e adicionei aos favoritos. Tem muita informação boa. Sou marinheiro de primeiríssima viagem e estou aprendendo bastante. E comerçando a dar os primeiros passos. Sou leigo, e já gastei muito tentando aprender sobre “como ganhar dinheiro na internet”, mas confesso que aqui aprendi muito mais do que em qualquer outro lugar. Obrigado e um abraço.

  9. (Para o comentário de Katia, acima)

    Kátia, tenta um blog simples, já que você é iniciante. Recomendo o http://www.blogger.com – ele é cheio de recursos. E vai mexendo em tudo. Com o tempo, você domina os recursos e deixa seu site bem legal.

    Não se preocupe com essas dificuldades iniciais. Você deve se preocupar em superar essas dificuldades sempre. Se você não mexer na massa ficará sempre nas mãos de webdesigner e afins, pagando uma fortuna.

    Se aprendeu a fazer artesanato, aprenda agora a fazer blog. Ninguém nasce sabendo. Todos na internet começaram sempre do ponto zero e foram agregando conhecimento com o passar do tempo e de estudos.

    Valeu? Faça acontecer.

  10. Matheus

    Estou planejando criar um blog,e,apezar de não ter qualquer experiência na blogosfera,eu acho que quanto mais exato for o assunto do blog,mais pessoas irão visitá-lo.Eu,por exemplo,detesto aqueles blogs bestas que tratam um monte de assuntos que não tem nada a ver entre si:um post sobre um evento que todo o país está comentando,outro sobre uma banda qualquer,outro com uma receita,outro ainda sobre outra coisa,etc…Esses blogs eu visito uma vez e não volto mais!

  11. Agora fiquei frustrado com o meu tema no wordpress, que não consigo nem colocar uma imagem de fundo, menos ainda uma logomarca. O máximo que consegui foi fazer uma firula simplérrima com caracteres ::JORNAL DO WHISKY::
    Talvez tenha que migrar para o Blogger, mas não faço a menor ideia de como fazer isso.
    Grande abraço

  12. Tomei gosto pelo uso de blogs este ano. Ainda não entendo bem os termos Hospedagem e Domínio, parecem sinônimos. =# Com o tempo, claro, penso em ter um e outro. Mas deixa eu primeiro aprender mais a respeito, pra não começar do zero.

  13. Ah, aproveitando, pelo que já deu pressupor, eu uso o Blogger. Quando um dia eu for para o WordPress, quero saber usá-lo, não sei se há muitas diferenças entre essas plataformas. A dúvida que reina, a princípio, é só uma: o WordPress não tem opção pro português como o Blogger? Sabe, é que meu inglês não é dos melhores…

  14. tenho gostado muito dos post e utilizados as dicas em meu blog

  15. Concordo com tudo que você falou em seu texto, aliás excelente. Às vezes também me sinto meio perdida, uma vez que em meu blog ( https://filosofianodiva.blogspot.com) trato de muitos assuntos e nenhum em especial. Como fazer? Alguém pode me dar uma luz? Obrigada.

  16. Olá,
    Também sou marinheira de primeira viagem e adorei seu blog. Estou começando neste mundo de blogs, e tenho uma super dúvida. Vou falar no meu blog que estou aprendendo muito com outros blogs e posso colocar o endereço do seu blog?
    Li várias “regras da boa vizinhança” e fiquei com receio de utilizar o nome de algum blog no meu!
    Obrigada,

    • Miusly, você pode colocar links (isto é, o nome e o endereço) de todos os blogs que você quiser, inlcusive o meu.

      Todos os blogueiros gostam de receber links, porque ao publicar um link no seu blog você está convidando seus leitores a conhecerem o outro blog. 🙂

      Obrigada, e boa sorte com seu novo blog! 🙂

  17. Olá,
    Te descobri (acho melhor descobri sue blog, né?) pelo Luluzinha Camp. Sou uma blogueira há mais de um ano. Mas, só nos últimos seis meses que investi mais tempo no meu blog, o https://saladananda.blogspot.com Acredito que uma coisa boa dele é ter foco: dou receitas, falo de decoração, mas ainda estou engatinhando pra ter audiência. Suas dicas são bem bacanas. Vou ficar mais atenta pra melhorar. Valeu pelas dicas. Abraços

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik