Blogando com Alma... Ainda.

31 Sites Onde Achar Imagens Para o Seu Blog – Guia de Uso de Imagens

Conforme eu prometi no post Como Usar Imagens no Seu Blog, Sem Ferir os Direitos de Autor Sobre Imagens, hoje vamos ver 31 lugares onde você pode encontrar imagens para usar em seus posts.

Este artigo me deu um trabalhão do c*ralho, levou horas e horas de pesquisa, escrita e edição. Ficou deveras very longo, pois a quantidade de recursos e explicações é grande. Espero realmente que seja útil pra você.

Preste atenção nos termos de uso e condições de cada site, ok?

Fotos

Tristeza
Photo Credit: Blue Diego

1 – Flickr – Busca de Fotos CC Atribuição

O link acima aponta para uma busca específica do Flickr – os resultados mostram apenas fotos com a licença “Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica“. O único requerimento para usar essas fotos é creditar o autor. Você pode inclusive modificar as fotos que estão sob essa licença – desde que credite corretamente o autor.

O Flickr é um dos melhores repositórios de fotos; lá se encontram imagens belíssimas, originais, interessantes. Se você limitar sua busca às fotos com essa licença, e creditar o fotógrafo, estará garantindo o uso de fotos de 1º qualidade, sem infringir direitos autorais de ninguém.

ATENÇÃO: É possível que, clicando de foto em foto, e passando de um stream de fotos a outro, você acabe caindo em fotos que não têm essa licença. Para evitar problemas, quando for baixar a foto, desça até o pé da foto – ali está a licença. Se a licença é a de Atribuição, você verá isto:

Creative Commons By

Se a imagem da licença for diferente, o papo é outro – você terá que procurar quais são as condições da licença em questão, ver se pode usar a imagem, como pode usá-la, etc. Eu, particularmente, me restrinjo às fotos com a licença de Atribuição, e nem tchuns. 😉

2 – Stock.xchng

Cidade - NoiteEste site é o que eu mais uso para conseguir fotos, junto com o Flickr. As imagens do Flickr geralmente são de melhor qualidade, mas o Stock.xchng tem algumas funcionalidades bacanas na busca, e geralmente eu encontro rapidamente o que quero.

O Stock.xchng tem uma Licença Geral de Uso, que diz que as imagens não podem ser usadas para promover serviços ou produtos, caso apareça uma pessoa na foto; como parte de logos e marcas, nem para nada ilegal (pornografia, racismo, difamação, etc.). Para usar as imagens em projetos comerciais, ou em templates que você vá vender ou distribuir gratuitamente, a permissão do fotógrafo deve ser obtida, sempre.

Os usos normais que um blogueiro costuma fazer – colocar em posts, ou no seu próprio template – são permitidos.

Além dessa licença geral, temos 4 especificações que o fotógrafo pode colocar em suas fotos:

1. Standard restrictions apply
Simplesmente, você deve seguir as condições da licença geral citada acima. Nada mais é requerido, nem sequer creditar o autor.

2. User must be notified
Você deve avisar o fotógrafo de que está usando a imagem. Para isso, você tem uma área de comentários em cada foto – faça login e deixe um comentário linkando para o lugar onde você usou a foto. E não esqueça de dizer obrigada, né? Aqui, tampouco créditos são requeridos.

3. User must be notified and credited
Você também deve avisar o fotógrafo, mas além disso, créditos são requeridos.

4. Written permission needed from the user
Você precisa de permissão escrita do fotógrafo para usar a foto. Se você tentar baixar uma imagem com esta licença, será levado a uma página com um formulário que deve ser preenchido, requisitando o uso. Eu nunca uso fotos com esta licença, pois você tem que esperar pela resposta do fotógrafo , e só então poderá baixar a imagem. Too much work.

As licenças se encontram na página de cada foto, logo abaixo do thumbnail.

3 – Fotolia’s Extras – Free images every day

Moinho de VentoFotolia é um site que vende imagens (Royalty Free Stock Photos). O link acima é para uma seção onde eles oferecem imagens que podem ser baixadas gratuitamente, as quais se renovam todos os dias.

Bailey – Fotolia.com

Para usar as fotos, você tem que criar uma conta e logar-se. Na página da foto, à direita, está listado o que você pode e não pode fazer com as imagens. Eu recomendo que para simplificar, você as use somente para ilustrar seus posts – o contrato é longo e complicado, e não vou explicar aqui tudo o que consta nele.

Para fazer o download, você deve clicar em “Click here to accept the contract conditions.” e depois no botão de continue. Isso o levará à página de download, onde você encontra o crédito que deve ser colocado junto com a foto. É só copiar dali e tá pronto!

4 – 123RF.com – Free Images

Lápis e Borracha

© Pablo Eder

Mesmo caso que o anterior: seção de fotos gratuitas do site.

Neste caso, o tamanho e a resolução das fotos gratuitas são limitados, mas pelo que vi, servem perfeitamente para ilustrar posts.

No site diz que o crédito “pode” ser dado da seguinte forma: © Nome do fotógrafo/ 123RF.

Não fica claro se é obrigatório, mas eu creditaria.

5 – Dreamstime – Free Images

Mais uma seção de fotos gratuitas. As fotos não podem ser usadas em templates que serão vendidos ou distribuídos gratuitamente – mas sim em seus posts (neste caso, a largura da imagem exibida não pode ser maior que 800 píxels) e em seu próprio template (sem restrição de tamanho).

6 – Image * After

Image After é uma enorme coleção de fotos, imagens e texturas que você pode usar livremente tanto em seus posts como no seu template; e inclusive em templates que você vá distribuir ou vender.

Não há restrição nenhuma – o conteúdo é “Copyright-Free”.

As categorias vão desde Arquitetura até Veículos. Eles até tem uma categoria chamada “Natureza Extinta”, que diz:

Com extinta não queremos dizer ‘desaparecido como os dinossauros’, mas de forma mais geral, morto e em decomposição“.

E ainda avisa: “Não navegue aqui durante o almoço“. Blargh.

7 – Free Stock Photos

Paisagem de Sonho©Darren Hester

Coleção de fotos em alta resolução. Podem ser usadas no blog, mas não em templates que serão vendidos ou distribuídos gratuitamente.

Não há especificação de créditos; nesses casos, eu coloco o nome do fotógrafo, linkando para a página da foto.

8 – Free Range Stock

Fotos que podem ser usadas no blog. Créditos não são requeridos, mas eles pedem que se você puder creditar (e todo blogueiro pode), coloque um link para o site, com o nome do site e/ou do fotógrafo.

As imagens podem ser usadas em templates, com a condição de que você inclua um crédito com link para o site, em todas as páginas onde a imagem aparece.

Imagens Em Domínio Público – Uso Sem Restrição

9 – PD Photo – Free Photos And Pictures

Fogueira - Chamas - FogoEste site é um repositório de imagens de domínio público. A maioria delas pode ser usada sem nenhuma restrição – no entanto, algumas imagens do site SIM tem Copyright.

Assegure-se de olhar na página da foto (abaixo dela) a licença. Se diz “Public Domain”, use sem medo; imagens de domínio público não têm nenhuma restrição.

O dono do site diz que créditos e links para o site não são requeridos, mas ele agradece se você o fizer, caso use as fotos de lá.

10 – History Picks – Free Images

Imagens de antigas de domínio público. A maioria das imagens são raras e únicas, criadas antes de 1900. O link acima leva para a seção de imagens que podem ser baixadas gratuitamente – as demais tem um custo. Pelo que pude ver, há mais de 200 imagens na categoria grátis.

Mais sites que oferecem imagens de domínio público:

11 – Public-domain-photos.com

12 – Public Domain Pictures.net

13 – Public Photo.net

14 – FreePhotos.lu

15 – Easy Stock Photos

16 – Gimp Savvy.com

17 – Republic Domain

Clipart

Não é um uso comum, mas os cliparts podem ilustrar seus posts muito bem se você procurar alguns adequados; e são perfeitos para muitos templates.

18 – Drawing Together – Open Clip Art Library

Este projeto é um arquivo de cliparts fornecido por usuários, os quais podem ser usados sem restrições; todos os gráficos do site estão sob domínio público.

É um pouco chato navegar, pois as thumbnails só são visíveis dentro da página do clipart. Mas com um pouco de paciência você encontra muita coisa bacana.

19 – Antique Clipart – Free Public Domain Clipart

Mulheres VitorianasArquivo de imagens de estilo vitoriano, de domínio público.

As categorias são variadas, e incluem pessoas, flores, frutas, animais, mobiliário, cenários e outras coisas.

As imagens gratuitas são pequenas e de baixa resolução, mas o acervo é muito interessante.

Para quem se interessar, é possível comprar tamanhos maiores, e os preços não me pareceram muito salgados.

20 – WP Clipart – Public Domain

Mulher PerigosaYet another arquivo de clipart de domínio público. Contém mais de 21.000 gráficos, incluindo ilustrações e fotografias. Os gráficos estão divididos em “pastas” temáticas.

A qualidade visual dos gráficos varia, mas há muita coisa excelente. Todos estão em formato PNG, e o site oferece conversão para JPG (só não funciona para imagens de mais de 600 píxels).

21 – Public Domain Clip Art

Mais uma galeria de cliparts de domínio público. Mais de 25.000 clips disponíveis.

22 – Microsoft Office Clipart

Sacola de ComprasVocê sabia que se usa Office pode usar os cliparts do Office no seu blog (e para muitas outras coisas)? Quer saber como fazer isso? Aqui vai o truque:

Baixe os cliparts que você quer usar. Abra a Galeria Multimedia (onde estão os cliparts do Office) e clique na imagem que você quer usar, depois clique na flechinha que aparece à direita do clip. Clique em “Copiar” e cole o clip no seu programa favorito de edição de imagem. Salve como JPG e voilá! Já pode usar no seu blog.

Para essas coisas simples, eu uso o IrfanView – é grátis.

Leve em conta que o tamanho e a qualidade da imagem final vão variar, dependendo das características do clip que você estiver convertendo.

Leia: O que é proibido em termos da utilização de fotos, clip-art e imagens de fonte?

Pinturas

23 – Yorck Project – Public Domain Art – Wikimedia Commons

Imagens de quase 10.500 pinturas de grandes pintores, todas sob domínio público. A navegação é sofrível, mas se você gosta deste estilo de imagens, aproveite!

Material de Domínio Público

Lista de lugares onde achar material de domínio público. Embora a lista esteja focada em imagens, também é possível encontrar livros, vídeo e música.

24 – Public Domain Image Resources – Wikipedia

Motores de Busca de Imagens

Ao usar estes motores de busca, recomendo que você se certifique de qual é a licença da foto que você quiser usar. A licença sempre está linkada na página da foto – não seja preguiçoso, e evite dores de cabeça futuras.

25 – Everystockphoto

Jogo de PincéisO Everystockphoto é um motor de busca de imagens que permite que você procure imagens de várias fontes, desde o Flickr até a Wikipédia, filtrando pelo tipo de licença. Navegando no site você pode ver a licença de uma foto específica clicando no ícone de licença, abaixo e à esquerda da foto.

É possível realizar buscas pela licença CC de Atribuição, a minha preferida. No entanto, há outras; se for usar alguma dessas outras, assegure-se de ler a licença e certificar-se de seguir as condições dela. Na dúvida, fique com a CC de Atribuição. 😉

26 – Picfindr

Aqui você também pode buscar imagens em vários sites ao mesmo tempo. Ele permite que você escolha o tipo de uso permitido (comercial, pessoal e outros), e os requerimentos de uso: nenhum, crédito, proibição de alteração, etc.

Ele apresenta os resultados ordenados por site, e na barra superior do quadro de resultados, ao lado do nome do site, há dois ícones: o 1º o leva até o site em questão, para continuar a busca lá; e o 2º vai à página da licença da imagem.

O site é um pouco estranho, mas depois que você se acostuma com a estrutura dele, fica mais fácil navegar e escolher imagens.

27 – Wikimedia Commons

Repositório de fotografias, diagramas, animações, música, textos falados, vídeo clipes e mídia de todo tipo sob licença livre. Apesar de todas as licenças serem livres, existem diferentes tipos – leia a licença que está na página do material que você for utilizar.

Gráficos e Vetores – Para Designers

Veja aqui alguns sites que oferecem gráficos (em formatos eps, psd e outros do estilo) grátis, para usar em designs. Cada site tem sua própria licença – alguns pedem um link de crédito, outros não. Leia os termos de uso de cada um, antes de usar.

28 – Dry Icons – Free Graphics

29 – Go Media – Free Graphic Stuff

30 – Blog.SpoonGraphics – Vector Freebies And Resources

31 – Vecteezy – Free Vector Graphics

Palavras Finais – Saiba que:

Pessoas - Quadro NegroMaterial de domínio público não pode ser “copyrighteado” – isto é, você não pode reclamar direitos de copyright sobre esse tipo de material. Não sei como fica a questão em trabalhos derivados desse material – se você precisa saber, vai ter que catar informação.

Não use imagens que contenham logos e marcas conhecidas – dependendo do uso, pode dar lugar à reclamações e até processo. Evite.

Não use imagens que mostrem pessoas (de forma que elas possam ser reconhecidas) para promover ou endossar produtos, serviços, ideologias, etc. Isso também pode dar lugar à reclamações.

Nenhuma das licenças dos sites citados permite o uso de imagens para sites pornográficos, racistas, que façam apologia à violência ou sejam difamatórios. De forma geral, não é permitido usar essas imagens para nada que seja ilegal – mas você não faz nada disso, né? 😉

É recomendável que você leia os termos de uso e as licenças de cada site, quando for baixar imagens pela 1º vez. Isso garante que você sabe direitinho o que pode e não pode fazer, com as imagens retiradas desse site específico.

Gostou do artigo? Assine o Blosquexpress, e fique por dentro das atualizações. Ou cadastre-se aí embaixo mesmo, e receba mais artigos por email. É grátis!

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Tweet Beep: Saiba Quando Seus Posts Aparecem no Twitter

Next

Google Knol – Sérios Problemas à Vista!

107 Comments

  1. Excelente dica, vai direto para os meus favoritos!

  2. Minha nossa, imagino o trabalho que você teve para garimpar e lapidar tudo isso. Meus parabéns.
    Este artigo está mais do que perfeito. Estou aplicando alguns conceitos que aprendi aqui, no meu blog.
    Blogueiro de primeira viagem sofre com a falta de pérolas como este artigo.
    Obrigado

  3. Caramba Nospheratt, foi mesmo um trabalhão! Parabéns. Já guardei todos eles nos meus favoritos para quando precisar.

    Grande abraço,
    rics

  4. Trabalho árduo, com certeza. Parabéns e obrigada.
    Abraços!

  5. Devidamente favoritado!

    Não vi se você listou aí, mas tem também o Getty Images, que tem como filtrar a busca por fotos com Royalties Free (seja editorial, de divulgação ou artística).

    =P

  6. Achei a URL:

    Getty Images

    E a versão em portugês

    Getty Images Brasil

  7. Além desses, existem outros bacanas (quem sabe usar para um segundo post sobre o assunto), geralmente ligados ao governo americano, pois, segundo a filosofia deles, se foi usado dinheiro de impostos para fazer, então devem ficar disponíveis ao publico em geral.
    Sei que a marinha americana, Nasa, agencias de agricultura, turismo e outras que recebem indiretamente recursos públicos, mantem acervo disponível na internet, sempre que preciso de algo vou lá caçar, tem até um site que lista alguns serviços, mas, da ultima que fui ver, estava desatualizado, mas já serve de ponto de partida. http: // www . unclesamsphotos.com / component /option,com_sobi2 / Itemid,26/
    Algumas agencias européias também disponibilizam fotos e imagens em geral, tenho uma tonelada de papeis de parede, todos com fotos da agencia espacial de lá, bem bacana, tudo em alta resolução e “di grátis”.

    Bem que por aqui, os governos tivessem atitude parecida, certa vez fui de olho grande numa foto do IBGE, mas não, “todos os direitos reservados, reprodução proibida”, isso pq paguei por ela.

  8. Caramba! Só temos a agradecer por sua disposição em compilar e disponibilizar para nós! O post anterior está ótimo também, esclareceu algumas dúvidas que sempre tive (e por isso usava bem poucas imagens).
    Abraço e maybe nos vemos na LuluzinhaCamp 🙂

  9. Maravilhoso o post, Nosph! 🙂

    Eu enviei o link deste e do “Como Usar Imagens no Seu Blog, Sem Ferir os Direitos de Autor Sobre Imagens” para todos aqui da empresa terem um pouquinho mais de cuidado na hora escolher figuras para seus posts.

    Com certeza eles vão gostar!

    Mais uma vez, parabéns!

  10. Will: Legal que seja útil! 🙂

    Ulisses: Muito obrigada. Esse é um dos meus maiores objetivos: ajudar blogueiros de 1º viagem. Seja bem vindo à bordo, marujo! 🙂

    Rics: Foi mesmo, mas valeu a pena, né? 😀

    Moniquinha: Muito obrigada. A proveite, pois esta lista vai te ajudar a corrigir a situação das suas fotos. Boa sorte! 🙂

    Fábio: Bom, amigo, um esclarecimento (que talvez eu devesse ter dado no post): Royalty-Free não significa grátis. Significa que você paga uma vez o custo da foto, e pode usá-la quantas vezes quiser, sem pagar royalties.

    O Getty Images é um bom exemplo. Se você for lá, vai ver que as imagens aparecem com marca de água – você tem que comprá-las para receber a foto sem marca. E eles não tem seção de fotos grátis.

    Max Raven: Não pesquisei específicamente esses sites, mas tem vários na lista de material de domínio público da Wikipédia (Nº 24), inclusive esse que você citou.

    Vou anotar a idéia de fazer um 2º post, obrigada pela sugestão! 🙂

    Sobre o governo, nem vou dizer nada. Aqui é igual. Aliás, vou dizer só uma coisa: blé!

    Giseli: 🙂 Muito obrigada, me alegra que seja útil pra você!

    Maybe, maybe… eu adoraria te ver por lá! 🙂

    Bruno: Obrigada! 🙂 E obrigada pela divulgação – quanto mais gente tiver conhecimento destas coisas,menos gente estará fazendo errado, e assim ganhamos todos! 😀

  11. Fabio, a Getty tem esquema de microstock via iStock. Ou seja, ela vende a imagem para blogs e sites por um preço beeeeeeem baratinho. Mas vende, não é gratuito, não.

  12. Opa opa. Bom saber então

    My mistake, my mistake 🙂

  13. Olá Nospheratt. Acho que nem preciso dizer que este é um dos melhores artigos que já fizeste aqui no blog.
    Muitos parabéns. Simplesmente fantástico e vai-me dar uma grande ajuda.

  14. Olá, vim aqui através do favoritos, da luisa voll, e achei super profissional o seu trabalho. Eu sou uma blogueira que descobre aos poucos alguns recursos do blogger, e gostei muito de saber desses sites de fotos, tinha mesmo uma certa relutância em postar fotos que colhia aqui e ali mas vc me alertou para todo esse cuidado com os copyright dos autores, que eu respeito pra burro mas nunca havia achado (ou mesmo procurado) onde ficava as tais autorizações. Fico grata pelo trabalho que vc fez e voltarei mais vezes para tentar aprender algumas das coisas que vc ensina. Nem sei, por exemplo, se meu blog tem link para sua página, mas fiquei com medo de mexer e não saber resolver, vou fazendo aos poucos e vamos ver no que dá. Uma coisa que queria muito aprender é quando alguém diz “para ver tal coisa clique AQUI” e esse ‘aqui’ é um link, nossa acho o máximo!
    um abraço, e merci again,
    clara lopez

  15. Nossa, que cara mais feia com o meu comentário… Por quê?
    abr,
    clara lopez

  16. Olha eu aqui de novo!rsrs
    Nospheratt, encontrei imagens ótimas no Stock.xchng, mas não falo p… nenhuma de inglês. To perdidinha!rsrs Entrei no site, encontrei as imagens, conferi a licença…quando vou em download ele pede login e senha, mas não há uma área de registro, ao menos não encontrei. (ai meus sais)rsrs Tem algum segredinho? To fazendo tudo errado?

  17. Olá ! Ótimo post, bastante elucidativo, eu apenas gostaria de algumas orientações quanto às imagens armazenáveis no Photobucket ( é este mesmo o nome ? ). Qual o porquê de se colocar uma imagem no Photobucket para só depois anexá-la como complemento aos posts ? De que forma isto minimizaria possíveis dores de cabeça advindas do confronto entre o verdadeiro dono da imagem e o ” copiador ” ? Isto anula a propriedade original, transferindo-a aos que a hospedarem em serviços como este tal citado Phot … ?

    Como tenho visto blogs cheios de imagens, também pensei em colocar algumas no meu, só que não sabia que era algo tão complexo e de consequências jurídicas tão nefastas.

    Bem, desculpe-me pela enormidade do cometário/pergunta, parabéns, seu blog é realmente muito, muito bom, conteúdo com alta qualidade. Felicidades !

  18. Só mais uma coisinha: onde escrevi ” cometário/pergunta “, na verdade é comentário … engoli o N.

  19. Excelente post. Já foi pro del.icio.us.

    Vale a pena checar as imagens da Agência Brasil (https://www.agenciabrasil.gov.br/imagens). Estão todas em CC Atribuition 2.5 Brazil, ou seja, podem ser usadas mediante citação.

    Acredito que haja muitas fotos produzidas por dinheiro público que estejam disponibilizadas pela internet. O duro é saber onde.

    Até a próxima!

  20. Bom, antes que eu seja expulsa deste espaço por falar demais, (rsrs) preciso dividir com vcs uma coisa intrigante que veio ao meu conhecimento hoje. Acreditam em coincidência?
    Tanto tenho lido e falado sobre as imagens que uso, e os direitos autorais, que acabo espalhando as dicas e preocupações aos meus amigos tbém.
    Pois bem, um amigo meu passou recentemente por uma situação no mínimo estranha.
    Postou no blog dele uma imagem tirada das buscas google. Há muito tempo atrás.
    Nesta semana,recebeu um comentário no blog de algúem que dizia ser o autor da ilustração.Como já fazia tempo ele não se lembrava em que lugar do google (com que tag) havia encontrado a foto, mas lembrava-se de não ter visto o nome desta pessoa na imagem, e de tê-la visto creditada a outras duas pessoas. Na dúvida, errou claro, mas pegou a imagem e usou.
    Questionado por esta pessoa, pediu que lhe mostrasse onde estava publicada a imagem pra que ele(meu amigo) pudesse ter certeza de ser ele mesmo o dono.Pois no site indicado no formulário de comentário, a foto não aparecia. E comprometeu-se a retirá-la do blog.
    Pois bem, o cara irritou-se e disse não ter que provar nada a ninguém, pois assim havia sido orientado por seu advogado.
    Meu amigo retirou a imagem do blog, e veio me contar o que houve.
    Intrigada com a atitude da pessoa, entrei no site, vi seus trabalhos e pedi ao meu amigo que me mostrasse a imagem em questão, que ele ainda tinha no seu pc. Completamente diferente o estilo.
    Como eu trabalho mais com imagens, e estou acostumada a ler as letrinhas pequenininhas que muitas vezes elas trazem, vi que havia um nome na parte inferior. Digitei este nome no google, e surpresa! Não só a foto em questão, mas um número enorme de fotos no mesmo estilo estavam lá, creditadas a outra pessoa. Um divulgador de pesquisas científicas e ilustrador.
    E aí? Vi o nome que consta na foto em vários sites de divulgação que vendiam o livro desta pessoa, e muitas fotos creditadas à ele numa página do google.
    Sei que meu amigo errou ao usar a foto sem dar os créditos, mas tenho quase certeza de que a pessoa que o procurou não é quem diz ser. Alguém pode ter usado o nome de um profissional sério, para brincar com as pessoas. E meu amigo caiu nessa.
    Lamentável que as pessoas se comportem desta forma.
    É isso…boa noite!!
    Abraços!

  21. Gandhi

    Excelente mesmo. Parabéns! Vou guardar nos favoritos para referência futura. 🙂

  22. Lucia Malla: Exato. Aliás, a qualidade dos microstocks é excelente – altamente recomendável para trabalhos profissionais.

    Fábio: Bem, ninguém nasce sabendo, né não? 🙂

    Paulo Faustino: Muito obrigada!

    Clara: Seja bem vinda, e volte sempre! 🙂

    Por isso mesmo eu fiz este artigo: porque muita gente quer fazer as coisas corretamente, como você, mas não sabe como.

    Sobre o “clique aqui”, tem um link no meu FAQ que explica isso. Clique aqui. 🙂

    Sobre a cara, é um gravatar. Ele é escolhido aleatóriamente. Você pode criar um personalizado na Página do Gravatar. Aí ele vai aparecer em todos os blogs que usam Gravatar. 🙂

    Moniquinha: Você tem que criar sua conta. Abaixo do lugar onde pede login, tem um link pequenininho que diz “Sign up”. É aí que você cria sua conta. Também tem o mesmo link na sidebar, à esquerda do site. 🙂

    Luiz: Colocar as fotos no Photobucket não tem nada a ver com o copyright. Nada anula a propriedade de direitos autorais, nada.

    Colocar as fotos no Photobucket e serviços afins é necessário porque você tem que hospedar suas imagens em algum lugar (pois não pode fazer hotlink de outros blogs, como eu expliquei no outro post sobre imagens). Se você tem hospedagem paga, pode guardá-las em seu host, mas isso consome banda – hospedar em serviços externos evita esse problema. Você tembém pode hospedar suas imagens no Blogger, se seu blog é um blogspot, mas o serviço de imagens dele é uma porcaria.

    Gabiru: Boa dica! Obrigada por compartilhar. 🙂

    Moniquinha: A internet está cheia de mentirosos, sem vergonhas e toda espécie de criaturas desprezíveis. É preciso ter muito cuidado, mas mesmo assim, vez ou outra, entraremos em contato com um ser desses. Lamentavelmente, o que você descreve não é incomum.

    Esse é um dos motivos para nos certificarmos de onde pegamos coisas, e quem é o verdadeiro dono delas. Além de ser o correto a fazer, evita maiores confusões.

    Gandhi: Obrigada! 🙂

  23. Obrigada pela resposta e pela dica. Vou tentar a coisa do link “aqui” e depois conto se deu certo. Vc sabe que só há pouco eu aprendi a colocar fotos, então já sei coisa à beça, e vindo aqui vou aprender mais, com certeza.
    um abraço, e merci,
    clara lopez

  24. Este post está tão bom que me deu uma vontade irresistível de sair do feed e vir aqui deixar um comentário, parabéns!

  25. Super super super!!!! Maravilha essas dicas!
    Já add alguns dos links no meu bookmark.

    Beijão querida!!

  26. Viu, já consegui entender o gravatá, agora num dos comentários fiquei com cara de ‘gravatá’ 🙂 Bom, é uma vitória e um desacerto, porque tentando fazer o tal link “aqui” fui dar com os costados num tal de facebook, que prendeu lá minha foto e eu não consigo tirar de jeito nenhum, além de que tem um monte de gente lá que diz ser meu amigo e eu não tenho a menor noção de quem são… como é que saio daquilo, please? Ou não dá para sair mais? Oh, meu jesuscristinho… De todo modo, obrigada pelas dicas e pela possível ajuda.
    um abraço,
    clara lopez

  27. Oba, consegui!! Obrigada Nospheratt, o site é muito bom. A busca é bem fácil, e as imagens são de ótima qualidade. Muito bom, valeu!!
    Abraços!

  28. Sabe quando você tem muitas dúvidas e, de repente, encontra todas as soluções?
    Quando entrei aqui pela 1ª vez, totalmente por acaso, foi como se eu tivesse ouvido aquela frase: “seus problemas acabaram”.
    Incrível como tenho encontrado resposta pra tudo.
    Fiquei em dúvida sobre onde deveria escrever esse elogio, disfarçado de comentário..rs
    Você está de parabéns. Pelo conteúdo, pelo esforço e, principalmente, pela simpatia com que trata os visitantes.

  29. Cacilds!!!

    com tanta opção eu achjo que vou rever a minha opção por usar somente imagens minhas no Infopod!! re re re

    Dia desses uma foto minha do Simba Safari e que estava no Flickr foi solicitada para fazer parte de um livro sobre São Paulo!!! Tudo mediado pelo próprio Flickr!

    Abraços!

  30. Lucianaweb

    Este se tornou um post de referencia. Maravilhoso!
    Só queria poder tirar uma pequena dúvida. É sobre imagens de filmes, e séries, neste caso como funciona?
    Tem alguma licença ou é liberado?

  31. Coloquei rapidinho esse post nos meus bookmarks. Vai ficar guardado para sempre. Obrigado pela bela exposição. Fico imaginando o trabalho que deu para fazer esse post e nós, superfelizardos, agraciados com esse presente!!!!

  32. Parabéns pelo excelente blog e obrigada por compartilhar tantas dicas importantes. Até +

  33. Esse post quebra o galho de muita gente, agora só falta texto grátis… não aí é muita moleza hahahah
    Vallew menina!!!

  34. Jorge Alberto

    Perfeito!

    Sempre utilizo imagens nos meus posts e você nos forneceu mais alguns bons lugares em que poderemos pesquisar imagens bacanas.

    Abraço

  35. Muito bom este post, sempre tento respeitar os direitos

  36. Parabéns!
    Excelente dica.

  37. Obrigado pelas informações.
    Voce entrou para os meus Favoritos. Tornou-se fonte de consulta.
    Parabéns pelos conteúdos!

  38. waleu pelo post!

  39. Belo post parabéns. Muito útil

  40. Muito Bom! Dry Icons é o melhor site que já encontrei de ícones, os outros para imangens é muito bom também. Parabéns!
    Adorei tudo!

  41. A Se todos fossem como o Blosque. Muito bom o post!

  42. Eu vejo que tenho que aprender muito para ter um blog legal que nem o seu.

  43. thiago

    Que tal o Deviant Art?

  44. *****

    Olá!
    Parabéns pelo belo trabalho! Adorei conhecer seu espaço, pois tem uma linguagem fácil e nos leva a querer conhecer todos os posts!
    Já indiquei a um amigo, novo blogueiro, para poder acessar suas dicas!
    O que não fazer é muito bem vindo!
    Conheço alguns sites que ajudam, informam, mas o seu superou em muito a expectativa quando aqui aportei!
    Já favoritado! O logo já levado ao meu blog! Voltarei!
    Desejo um ótimo fim de semana!
    Abraços

    *****

  45. marcelo

    voce esqueceu o http://www.morguefile.com
    as fotos sao excelentes e nao se exige nem créditos

  46. Muito útil este post pois assim ja sabemos onde podemos encontar as fotos que desejamos.

    Cumprimentos

  47. Bom como eu sou iniciante em blogs ainda não tenho muitos contatos nem experiencia, isso vai me ajudar muito…

    Brigadão e Boa Sorte

  48. Acho que o https://www.freefoto.com/ poderia fazer parte da lista 😉

    Eu comecei a usar no meu blog, recomendo.

  49. Parabéns! São poucas as pessoas dispostas a repassar seus conhecimentos, imagina fazer um trabalho tão árduo para ajudar outras pessoas desconhecidas. Vc é especial e com certeza terá seu trabalho recompensado. Obrigada pelas dicas.

  50. Procurei e achei exatamente o que desejava em todos os sentidos.Vou colocá-lo nas minhas visitas obrigatórias.Voltarei com mais calma pois quero ler tuuuuudo!

    Parabéns e obrigada!Sonia Regina.

  51. Nick

    primeiro meus comprimentos, na minha opnião o seu blog é o melhor sobre o assunto, to coletanndo informações para criação do meu blog, e acredite sem seus conselhos nem sei o que faria, mesmo sem me conhecer, pode ter certeza que sou seu fã.
    muito obrigado!
    bjOO e sucesso!

  52. Gostaria de parabenizá-los pelo tutorial, pois achei excelente estou começando um blogue a 4 dias e ainda preciso de muita informação. Gostei muito do tutorial, se possivel visitem o meu blogue para me dar algumas sugestões de como melhora-lo.
    Muito obrigado e fiquem com Deus.

  53. Luciana

    Adorei suas dicas e retornarei muitas vezes, pois tenho muitas, muitas dúvidas para deixar meu blog bonitinho e organizado.
    PARABÉNS PELO TRABALHO!!

  54. kerias

    https://www.ptfile.net

    Eu uso este se alguém quiser, e adoro, design muito bom e simples acima de tudo!:)

  55. Amei as dicas de sites de imagens!
    Ilustrar um texto é de suma importância, dá aquele acabamento, fica bonito!
    Já andei pesquisando dois, quero olhar todos!
    Parabéns Nospheratt!
    Bjs

  56. Ana Felippe

    Prezada Nospheratt, muito prazer.

    Obrigada por seu conhecimento, envolvimento, lucidez e cumplicidade.
    Sou do Rio de Janeiro e estou, nesse momento, em São Paulo, visitando filhos.
    Não sei que dúvida ou curiosidade me acorreu quando eu postava no Blog da Sociedade de Filosofia e, através do Google, encontrei você.
    Para mim foi/está sendo e continuará como um belo e feliz encontro.

    Que as Luzes continuem brilhando em seu Caminho.
    Axé!
    Ana

  57. Nospheratt? Tem a ver com o vampiro? Bom, não importa, o que importa é que você tem um blog simpismente fantástico. Quero lhe agradecer pelo trabalho e tempo dedicado a auxiliar pessoas que querem aprender.Parabéns.

  58. Ola. Parabens.
    Eu pensei, quando comecei a receber os seus comentários, que fosse do sexo masculino. Tive um contratempo consigo, acerca do plágio nos blogues. O direito não é universal, mas da constituição de cada País. Hoje ao ler os seus comentários e dicas, você me dá razão embora indirectamente. Reconheço que o seu trabalho é fabulosamente rico, e merece o reconhecimento de todo o mundo bloquista. Será um prazer continuar a receber os seus Emails.

    Cordialmente
    Jorge G. Goncalves

  59. Parabens pelo post…

    Ficou show

  60. Olá, td bem??

    Nossa muito obrigada, vc nem imagina o qto me ajudou.. Acabei de fazer meu blog, e já estava comento muitos, muitos erros mesmo… E vc está sendo minha salvaçãooo.. OBRIGADAAAAAA

    BJOO 🙂

  61. Demais. Adoro fotografar! Amo trabalhar com imagens!
    Estou usando direto, tantas e tantas delas!
    Parabéns!
    Favoritos… diariamente! 🙂

  62. Caraca…
    Como fiquei horrorosa aí… hehehehehe
    Adorei!
    Aproveitando: posso salvar e usar estes ‘monstrengos’ esquisitos, mas tão simpáticos também?
    Bjão.

  63. Clara

    Fiquei com uma dúvida: no caso do flickr, a autoria a que devo creditar a imagem é a pessoa/site/blog que postou a foto? e se ela tb copiou de algum outro lugar?

  64. Caraca, menina !!!!
    Mil cumprimentos pelo post, desta vez você se superou.
    Sou sua assinante e acompanho todas as postagens, mas essa, realmente está demais (deve ter te dado um trabalho do cão) por isso mesmo espero que você receba milhões de cumprimentos e também de agradecimentos. Os meus ficam aqui registrados. Parabéns e obrigada !!!
    Beijos

  65. talita

    muito 10 eu que não teria coragem de fazer isso ainda bem que tem gente que ja fas pra nos né e eu acho
    ESCREVEU NÃO DEVE DELETAR MAIS (COMENTÁRIOS)[:P]

  66. Nospherat me bateu uma duvida agora, Capas de CDs e de coisas afins podem ser colocada ou têm alguma restrição para elas?

    abraço

  67. clau

    parabéns pelo trabalho.Acho que vc conseguiu ajudar muitas pessoas,inclusive eu mesma que sempre tive a maior dificuldade em saber se podia ou não usar certas imagens.Valeu!!!!Abraços.

  68. PARABÉNS!!!!!

    Maravilha de site. Totalmente descomplicado e muito bom de se ver.
    Longa vida.

  69. Muito bom esse post, e o que fala sobre os direitos das imagens também.Eu tinha uma pequena noção sobre esse assunto, as vezes apenas guardava os link de onde peguei a imagem para usar como créditos, mas não levava muito à sério. Agora sei que ter mais atenção, né. rs

  70. Ilva

    Sensacional! Parabéns, você é ótimo! já está nos meus favoritos

  71. Bem interessante estas fontes de imagens. Parabéns pela matéria.

  72. Marcella

    Ótimo artigo!
    Parabéns!
    Uma sugestão: poderia fazer também um artigo sobre guia de uso de vídeos livres de direitos autorais.
    Pois também é muito difícil entender o que vc pode ou não usar livremente.

  73. Fantastica a lista de fontes!
    Que trabalheira não deve ter dado organizar e linkar tudo isso!
    Obrigada por tantos detalhes…eu não sabia nem a metade do que vc postou!
    Ja adicionei nos favoritos e assim que eu puder vou fuçar as fotos que me interessam e que não me causem problemas futuros nas postagens.

  74. Dekah

    Nossa, adorei esse artigo!, sou blogueira de primeira viagem e adorei as dicas, aos poucos meu blog vai ficando melhor. bejos.!

  75. Realmente parabéns pela quantidade de informaçoes. Valeu!! ArianeMarques.com

  76. Gostei muito da apostila be-a-blog e do site blosque. Ferramentas úteis quando for construir meu blog. E também para site. Meus parabéns pela iniciativa, pela escrita leve e inteligente e pela disponibilidade de ajudar. Um grande abraço a você e equipe (apoiadores, amigos etc.)

  77. Wow…caramba!! parabéns pelo post…
    muito bom!!

  78. Diego Desenvolvedor Sites

    Utilizo muito o sxc.hu , o 2º da lista. Acredito ser um dos melhores que oferece o serviço gratúito. Muito boa essa lista, irei dar uma revisada!

  79. […] mas se quiser se aprofundar ainda mais na busca por sites com imagens, aconselho que leia o artigo 31 sites onde achar imagens para o seu blog, que a Nospheratt escreveu no […]

  80. User

    É a 1° vez que acesso o contéudo deste blog, mas reconheço o quanto é importante pela quantidade de artigos variados para pessoas como eu que estou iniciando no mundo da blogsfera pode começa da maneira correta.
    Parabens aos administradores! e sucessoooo!

  81. Muito obrigado pelas dicas!

  82. Eu normalmente procuro as imagens no Google e direciono para o link do site de onde eu tirei… isso vale?
    O.o
    Não li o post inteiro… sorry… mas é que eu tenho que sair, mas mais tarde eu volto e leio
    xaau

  83. Heloisa

    Gostei muito do jeito de explicação , me fez entender com clareza , agilidade e objetividade !!

  84. Já tenho minha lista de sites de imagens, mas gostei muito das explicações, tornou este conhecimento mais abrangente.

    Um abraço e parabéns pelo excelente trabalho.

  85. Embora com atraso, apenas lhe quero desejar um feliz ano de 2011. E muito obrigado pelo grande trabalho que vem desenvolvendo no mundo virtual da Internet.
    Com amizade.
    Jorge Gonçalves

  86. eduardo

    gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  87. Eterna Aliança

    Parabéns pelo post. Você deveria ganhar por isso.

  88. Esta visita eu já deveria ter feito há muito tempo, mas paciência, só agora é que foi possível estudar sua lista de locais onde encontrar fotos disponíveis.
    Gostei muito, fiquei mais de 2 horas analisando cada uma das sugestões. Enfim creio estar mais preparada para não invadir os direitos alheios. Obrigada por suas dicas utilíssimas.
    Bjs

  89. Iniciante

    Olá. Cheguei aqui pelo blog do carlosromero.com.br . Obrigado pelas informações. Estou começando um site e pensava que pudesse pegar qualquer coisa na internet. Agora vejo que o bumbo do tambor é outro.

  90. Maravilhoooooooooooooooooso! Estou de queixo caído com estas excelentes Dicas! Vi que realmente tenho muuuuuuuuito que aprender e estou ADORANDO aprender aqui com o Blosque!!!!!!!

  91. Bom dia valeu pelas dicas coloquei o pé na estrada agora e vou até o fim abraços bons comentarios !
    Att.Juvenal Sandro Bispo

  92. picdrome

    Oi e obrigado pela lista!
    Posso acrescentar https://www.picdrome.com, uma crescente coleção de fotos de domínio público, livre de direitos autorais. Todas as fotos são livres para fazer o download para uso pessoal e comercial, sem restrições e estão disponíveis em alta definição.

  93. luciene

    Isso é um mapa para mina de”ouro”, Obrigada por facilitar a vida, principalmente de quem pretende iniciar e se ve perdido entre direitos, não direitos, plágios e outras armadinhas autorais que se possa cair. parabéns não apenas pelas dicas, pois encontramos dicas tb. em outros blogs. Mas principalmente pela didatica com que faz a coisa.

  94. Adorei!
    É o tipo de post que todos gostam.

    Obrigada. Vai me ajudar muito.
    Bjs
    Dani

  95. Eu baixei o seu livro Bê-aba-blog e estou lendo esta sendo muito útil pra mim, através dele estou aqui e voltarei mas vez.
    As suas dicas foram de grande ajuda eu estou começando agora e estou muito feliz por saber que existe pessoas inteligentes e com um grande coração disposta a ajudar e a passar o seu conhecimento para outras pessoas. Antes de ler suas dicas na minha ignorância saia copiando fotos do Google sem saber dos direitos autorais, achando que podia copiar qualquer coisa da net, estava enganada, agora vou prestar atenção nos termos de uso dos sites, Os sites que você indicou acima era o que eu estava precisando.Obrigado! Se poder por favor da uma passada no meu blog e mim da umas dicas comecei a dois meses e estou precisando de umas dicas para melhorar principalmente sobre a aparência estou um pouco perdida eu criei o blog sozinha e sem ter nenhuma noção, se não poder tudo bem, desde de já eu sou grata por tudo Valeu que Deus te abençoe sempre.

  96. Este tipo de post que dá orgulho e esperança a quem acredita em compartilhar conhecimentos ao invés de só vender!

    Parabéns.

  97. Não me interessa o seu blogue. Apenas me interessa se você está bem depois de tanto tempo de silêncio. Varia vezes pensei em mandar comentários em comunicações antigas.
    Hesitei.Pois não sabia se você tinha abandonado o blogue, e eu não queria interferir na sua vida pessoal ou profissional.
    Fico muito feliz em estar de volta.
    Nós precisamos de você. Bm vindo o seu regresso

  98. Olá,
    gosto muito do seu blog, sempre aprendendo mais alguma coisa, agora estou precisando de uma ajudinha, como faço para colocar aquele loguinho na frente do http://www...
    estou saindo do blogspot e indo para .com.br, me diz vou ter que começar tudo novamente, ou copiar e colar meus post, e dizer para meus leitores que estou mudando de endereço.
    bjs.
    Vivian

    • Se você vai simplesmente colocar um domínio personalizado no Blogger, não precisa fazer nada além de configurar o domínio. O Blogger se encarrega de fazer todas as mudanças necessárias.

      Quanto a “loguinho”, suponho que você está falando do Favicon. O Dicas Blogger é o melhor lugar para essas coisas, e tem vários posts ensinando a colocar favicon no Blogspot, como esse: Opção nativa de favicon personalizado no Blogger.

  99. Valeu!
    Já tá no meu CTRL + D aqui

    ;D

  100. Atmos Maciel

    Nospheratt.
    Muito bom as suas dicas. Ajudam bastante.
    Os sites são muito legais eu vi alguns e com certeza vão ser usados.
    Eu colocaria nesta o site eweb4 (https://hdw.eweb4.com/).
    Todas as imagens são gratuitas e livres para download, a pessoa não precisa se cadastrar. Não há exigencias quanto a créditos, mas é bom colocar mesmo assim.

    • Esse site não tem informação de licença sobre cada imagem, é um buscador. O fato de que lá não diga nada sobre créditos não quer dizer nada. Olhe o FAQ deles.

  101. Você está fazendo um excelente trabalho. Espero que ganhe por isso. Merece. Esse post é muito bom, faz todo o trabalho pelo blogueiro, é só escolher as imagens nos sites. Um dos melhores blogs da web.

  102. Gostei das dicas, mas gostaria de saber si você tem idéia de como trabalhar uma foto para ficar meio “rasgado” na moldura delas, acho muito bom, mais ainda não consegui fazer.

    Sucesso,

    Edmar

    • Você precisa usar algum programa de edição de imagens que tenha o efeito que você quer. Não lembro de nenhum que tenha esse efeito específico, dê uma procurada no Google.

  103. Olá amei todas essas informações, acabei de criar um blog e estava com muito medo de pegar imagens pelo o motivo do plagio, mas agora ja sei aonde encontra-las. Eu gostei do site do Flickr, mas ainda tenho algumas duvidas em relação a este. Para que eu possa usar as imagens, tenho que salvar no meu pc e depois quando publicar colocar o nome do fotografo, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações ou não nas fotos ? De forma simples ou tem que ter algum tipo de formalidade? desde já agradeço por td o que voces me ajudaram.

    • Se a licença permite o uso da imagem simplesmente com o crédito, publicar as informações como você disse é suficiente, não é necessária nenhuma formalidade. Só tenha cuidado de usar somente imagens que permitem o uso dessa forma.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik