Blogando com Alma... Ainda.

Renove Seu Conteúdo e Atraia Mais Visitas e Leitores

É inevitável. Quando começamos a blogar, não sabemos bem como fazer as coisas de forma correta.

Um dos piores erros que TODO mundo comete é encher os posts de lixo no código fonte.

Outra questão é que com o tempo e a prática nossa escrita melhora muito. Anos se passam, e você olha seus textos mais antigos e sente vergonha deles; o estilo e até a gramática e a ortografia são péssimos, comparados com os textos mais recentes.

Renove seu conteúdo e atraia mais visitas e mais leitores

Outros problemas comuns:

  • Imagens nos posts que são pequenas ou grandes demais para o layout atual.
  • Códigos antigos de programas de afiliados, redes sociais e semelhantes que você não usa mais.
  • Links quebrados.
  • Informação inválida por sua antiguidade (quase todos meus tutoriais sobre Blogger se encaixam nisso, por exemplo).

Vamos começar nossa reforma resolvendo todos esses problemas.

1 – Liste os posts que serão renovados

Como eu disse no post anterior, para começar precisamos de uma lista dos posts que vamos renovar.

É uma tentação simplesmente pegar todos os posts desde o começo, mas recomendo que você comece pelos textos que recebem mais visitas. O seu contador de visitas pode lhe informar quais posts são esses caso você não faça idéia.

Outra opção é listar primeiro os textos que você acha que merecem melhor atenção ou mais visitas. Além de que corrigir os possíveis problemas que esses textos têm pode automagicamente atrair mais visitas, você pode linká-los em um post contando sobre a renovação e apresentá-los aos leitores mais novos.

2 – Decida quantos posts vai renovar por semana.

Se você sair adoidado arrumando todos os posts que tem pela frente, logo vai se cansar e desistir.

Recomendo que você coloque como meta arrumar no máximo 5 posts por semana.

Pode ser que demore um bom tempo até você conseguir arrumar todos – não importa. O importante é ir fazendo um pouquinho de cada vez, até terminar.

Eu calculo que tenho uns 300 posts para revisar e arrumar. Fazendo 5 por semana, vou levar um ano e dois meses para terminar.

Isso não me desanima – o importante é que dentro de um ano e pouco terei o blog todo arrumadinho. 🙂

Após ter sua lista, começa a reforma propriamente dita. O que seguem são os critérios de avaliação e revisão que devem ser usados para cada post.

3 – Revise a URL

Este passo é meio opcional, mas eu gosto de ter endereços corretos para meus posts. Tenho muitas URLs com palavras e letras faltantes – herança da migração do Blogger. Vou corrigir todas elas.

Quem nunca saiu do Blogger tem o mesmo problema. A boa notícia é que agora o Blogger permite usar URL completa.

Redirecionamento é importante!

Quando você for alterar a URL de posts antigos, deve redirecionar esse endereço de post para o novo endereço a fim de não perder visitas.

Anote os dois endereços – o antigo e o novo.

Para WordPress, recomendo o plugin Redirection. Eu uso há anos e funciona muito bem.

Para Blogger, leia: SEO no Blogger: Redirecionamentos personalizados.

4 – Analise a informação

Este é o passo onde você pode realmente fazer seu conteúdo brilhar. Dê-se ao trabalho, vale a pena.

Leia o texto do post e pergunte-se:

  1. A informação precisa de adições/correções? – Pode ser que você agora saiba algo que antes não sabia, queira melhor o estilo do texto, tenha encontrado links que complementam o texto ou respondem dúvidas sobre o assunto, a informação já não é correta pois perdeu validade…
  2. Há algo que possa/deva ser eliminado? – Se você não quer atualizar informação que já não é válida, delete ou ao menos coloque um aviso de que a informação está desatualizada.
  3. Seria melhor unir este texto com outro post? – Se o post é muito curto e poderia enriquecer outro texto sobre o mesmo assunto, una os dois. Não esqueça de redirecionar o post para o endereço do outro texto.
  4. Este post faz parte de uma série? – Se faz, coloque links para todos os outros posts da série no rodapé. Ou um link para uma página onde estão listados todos os textos da série.

Após revisar a informação, passe o corretor ortográfico.

5 – Revise o código

Esta é a parte mais enfadonha, mas necessária. Código-fonte limpo e estrutura correta nos posts é importante para que seu blog apareça melhor posicionado nos resultados de busca – o que significa mais visitas e mais leitores. Além disso, a estrutura do conteúdo é importante para o leitor também.

  1. Delete todo o lixo do seu código. Siga estes critérios.
  2. Delete códigos de afiliados, redes sociais, indexadores e similares que você não usa ou não existem mais. Tags do Technorati e do Blogblogs são exemplos.
  3. Revise os atributos dos seus links. No mínimo, use o atributo title em todos eles. Ajuda na indexação.
  4. Certifique-se de que seus links funcionam. Se houver links quebrados (que dão uma página de erro ao clicar neles) corrija, delete ou substitua com novos links.

6 – Revise as imagens

Por último, vamos cuidar das imagens do post.

  1. As imagens estão no lugar certo? – Talvez elas tenham perdido alinhamento ao mudar de layout.
  2. Há espaço entre as imagens e o texto? – Texto colado nas imagens é desagradável aos olhos e dificulta a leitura. Use margens e padding.
  3. As imagens têm crédito? – Talvez você usa imagens que não precisam de crédito; mas certifique-se de que suas imagens tem uma licença correta e credite de acordo.

Se precisa de mais informação, leia:

Pronto!

Agora é só repetir o processo com o resto dos porrilhões de posts que você precisa arrumar. 😛

Faça um pouco de cada vez, à medida que for possível, não desista.

Eu sei que é um monte de trabalho. Mas também sei que os benefícios compensam.

Para começar, se você mantiver as boas práticas após a limpeza, não terá mais dores de cabeça nessa área.

Em segundo lugar ter seu conteúdo estruturado corretamente, informação atualizada e código-fonte limpo ajudam a aparecer melhor nos resultados de busca – o que redunda em mais visitas.

Além de atrair mais visitas, essa renovação vai melhorar a experiência que o visitante tem no seu blog. Isso aumenta muito as chances de que ele vire leitor fiel.

Moral da história: quer mais visitas e leitores? Faça o dever de casa. Vale a pena. 😉

Image: Jenny Downing – CC By.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Como Produzir Mais Em Menos Tempo e Com Menos Esforço: Crie Uma Rotina.

Next

Quem se importa?

7 Comments

  1. Olá,
    Uma das coisas que aprendi nesses 2 anos de blog é que comentários são um combustível importante e percebo que sempre ando por aqui e nunca comento. Então estou aqui precisamente para te dizer que teu blog me organiza, dá ideias e aprecio muito as tuas dicas.
    Comecei outro há pouco, com um projeto que está mexendo com livros de modo muito legal: http://www.freguesiadolivro.wordpress.com. Apesar do assunto ser bacana e de ver no FB que muitas pessoas se interessam por ele, esse blog tem visitação pífia.
    Bem, teus últimos posts me mostraram que é tempo de faxina no ArteAmiga, postergada por viagem iminente, mas já agendada para a volta.
    Obrigada por sias ideias!

    • Para mim o que é mais importante do que o comentário em si é saber que fiz algo útil… Muito obrigada! 🙂 Fico deveras feliz em ajudar! =)

      Achei muito bacana o Freguesia do Livro, e entendo que deve ser frustrante ter pouca visitação. Mas não desista! Ele é relativamente novo e blogs demoram mesmo em “decolar”. Boa sorte! 🙂

  2. Nosphe,

    Que maravilha vc publicar esse assunto.

    Ando justamente pensando se renovo ou não meus posts antigos. Por um lado acho terrível olhar o conteúdo antigo do blog e me deparar com várias imagens péssimas (do tempo que eu fotografava pessimamente), textos que eu modificaria, a linha editorial (que demorei para sacar exatamente qual era)… me incomoda por que muita coisa está tosca… por outro lado (ah os librianos e seus dois lados…) acho que conta uma história minha, mostra a minha evolução, mostra como mudei (ainda bem) nesses anos… aí que sou uma criatura emocional e fico com dó de jogar essa história fora atualizando os posts… vc me deu mais elementos prá eu pensar no assunto. Gracias!

    No mais saudades grandes e muita vontade de te visitar!

    beijo

    Let

    • Let, eu te entendo. Acho super importante a parte mais humana de blogar, a evolução, as fases. Quem sabe você pode encarar isso como contar sua história mesmo; acrescentando coisas tipo “na época eu achava que X e depois descobri que Y…” Acho que você não precisa deletar sua história, mas pode acrescentar as partes novas, recadinhos, anotações, aprendizados… Sei lá, entende? 😛

      Saudades também!! E venha quando puder, mas recomendo esperar clima mais ameno – o frio está de lascar as pedras! 😛

  3. Olá, Nospheratt!

    Ótimas dicas as do seu artigo! Eu tenho uma situação bastante similar à sua: como escrevi diversos tutoriais e as ferramentas mudaram, muitos deles precisam ser revistos. Já fiz isso com os que atraem mais visitas, pois nos comentários ficava claro que os leitores estavam tendo dificuldades para seguir as instruções. Mas, ainda tenho um longo trabalho pela frente para acertar os demais.

    Quanto ao artigo em português sobre o redirecionamento no Blogger, tenho um artigo sobre isso, caso deseje indicar aos seus leitores. O link é
    https://www.gerenciandoblog.com.br/2012/03/seo-no-blogger-redirecionamentos.html.

    Um abraço!

    • Longo trabalho… #tamojunto! 😛

      Excelente tutorial, vou adicionar o link já mesmo. Obrigadíssima! 🙂

  4. Ed

    Grande e ótimo post sem dúvida um manancial de dicas a seguir, umas já aplicadas no Emprego Dinheiro outras não.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik