Blogando com Alma... Ainda.

Como Produzir Mais Em Menos Tempo e Com Menos Esforço: Crie Uma Rotina.

Escrever não é uma tarefa fácil.

Manter um blog com regularidade é ainda mais difícil. Entre trabalho, família, estudos, atividades de diversos tipos e todas as outras tarefas relacionadas com o blog, muitas vezes parece impossível cumprir a tarefa mais básica e importante: produzir conteúdo.

Mesmo quando não sofremos de falta de inspiração, a desorganização e a falta de foco dificultam a criação de textos. Geralmente não vemos essa tarefa como prioridade, e ela acaba ficando relegada para “quando der”.

Escrevemos quando dá, quando sobra tempo, quando não temos nada melhor para fazer. O conteúdo gerado nessas condições muitas vezes é medíocre, pois não colocamos a atenção e trabalho necessários para produzir algo realmente bom.

Tudo isso pode ser resolvido de forma simples.

Crie uma rotina para produzir seu conteúdo.

Crie uma rotina para produzir seu conteúdo.

“Rotina” pode soar como algo chato, tedioso. No entanto, uma rotina personalizada e bem organizada cria espaço para a criatividade e diminui consideravelmente o esforço necessário para realizar suas tarefas.

Esse tipo de rotina também ajuda a encontrar e manter o foco, e a evitar distrações e – sobretudo – perda de tempo.

Pare de lutar contra si mesmo.

Primeiro que nada, descubra em que momento você escreve melhor.

Talvez você seja do time que produz mais durante a manhã. Ou quem sabe à noite é o melhor momento para você, pois há tranquilidade suficiente na sua casa para se concentrar na leitura. Todos temos horários em que o pique e a energia são maiores. Quais são os seus?

Além disso, é importante levar em conta de que forma você rende mais: escrevendo vários textos de uma vez só, ou um pouco todos os dias? Talvez durante o fim de semana, quando você não precisa se preocupar com o trabalho?

Saber quais são os horários e dias em que você rende mais e melhor é a parte mais importante para estabelecer uma rotina que realmente seja útil para você, e que você possa seguir ao longo do tempo.

Não importa se você acha que deveria escrever pela manhã ou qualquer coisa do gênero, se isso vai contra sua natureza. Pare de lutar contra si mesmo e necessitará muito menos esforço e força de vontade para fazer o que quer.

Planeje e economize tempo e esforço.

Quando souber quais são os horários e dias mais apropriados para escrever, programe-se para isso. Coloque esses horários no seu calendário ou crie uma planilha com esse fim específico.

Respeite sua programação. Considere a produção de conteúdo como prioridade; é a única forma de produzir conteúdo de qualidade com a frequência necessária.

Além disso, planejar de antemão evita que você perca tempo pensando “O que era que eu pretendia fazer?”. Também ajuda a ficar longe das distrações; você sabe que deveria sentar e escrever por uma hora (por exemplo), então pode fechar o Facebook e o Twitter por uma hora, não pode? 😉

E falando em Facebook e Twitter…

Use as distrações a seu favor.

Nem eu, nem você nem ninguém consegue ficar longe das distrações por tanto tempo quanto deveríamos ou gostaríamos.

Mas podemos usá-las (ao menos em parte) a nosso favor. Como?

Quando estiver se divertindo por aí, lendo bobagens e compartilhando besteiras divertidas, procure por inspiração para seus textos. Mesmo que o que você estiver vendo não tenha nada a ver com seu blog, é possível usar a criatividade e inventar coisas completamente novas a partir de duas idéias não-relacionadas.

Se o que você está lendo/vendo tem a ver com o assunto do seu blog, é facílimo: anote links, citações e idéias que lhe pareçam interessantes. Quando chegar a hora de criar seu conteúdo, já terá uma boa base prontinha para seu post!

Agrupe tarefas de forma lógica e economize esforço e tempo

Agrupe tarefas de forma lógica e economize esforço e tempo

O grande segredo de uma rotina eficiente para produzir conteúdo – além de levar em conta sua forma de ser – é agrupar tarefas de forma lógica para cumprí-las mais rapidamente.

Nosso cérebro não funciona bem com multitasking (multi-tarefa, fazer várias coisas “ao mesmo tempo”). Cada vez que mudamos nosso foco, o cérebro gasta preciosos segundos para se adaptar à nova tarefa que pretendemos realizar.

Aí você volta à primeira tarefa, e lá vai o coitado do cérebro voltar a esse foco. Pode parecer pouco, mas a realidade é que ficar indo e vindo entre coisas diferentes aumenta muito o esforço para se concentrar no que você está fazendo.

A melhor forma de evitar isso é trabalhar agrupando tarefas do mesmo tipo. Você vai trabalhar melhor e produzir melhores resultados com menos tempo e esforço.

Como criar sua rotina, passo a passo.

1 – Defina grupos de tarefas.

Faça uma lista de todas as tarefas que você precisa realizar para produzir seu conteúdo. Por exemplo:

  1. Coletar material e inspiração.
  2. Escrever.
  3. Adicionar links, imagens, citações, etc. para complementar o texto.
  4. Edição – passar corretor ortográfico, reler o texto para ver se não faltou nada, etc.
  5. Publicar.
  6. Divulgar – no Twitter, Facebook, etc.

2 – Defina horários e dias para cada grupo de tarefa.

Como eu falei lá em cima, leve em conta os dias e horários mais apropriados para cada tipo de tarefa.

Agende seus períodos de criação para os momentos em que seu pique mental é maior e sua criatividade flui melhor.

Aproveite os horários em que você anda “bobeando” pela web para coletar material e idéias.

As tarefas restantes – adição de informação, edição e publicação (pois você pode agendar posts para publicação futura) – ganham MUITO em eficiência se você tiver vários textos prontos para passar por esse processo.

A divulgação deveria ser feita nos horários e dias em que seu público está mais atento. Sexta-feira, por exemplo, é um dia ruim para publicar ou divulgar qualquer coisa importante (a menos que essa coisa tenha a ver com cerveja :P), pois a maioria das pessoas está pensando no fim de semana e só quer ler bobagens.

3 – Execute cada grupo de tarefas por separado.

Quando for realizar um tipo de tarefa, EVITE gastar tempo com outro tipo. Essa é a forma de fazer que sua rotina funcione da forma mais eficiente possível.

1 – Coletar material e inspiração.

Aproveite seus momentos de distração como eu falei, ou programe blocos de tempo específicos para reunir idéias. Recomendo que você faça as duas coisas.

Se quiser, ao anotar um idéia ou link/citação, adicione alguns pontos que pretende cobrir no texto ou crie um esqueleto para o post. Mas não comece a escrever! Nesta fase, você só vai anotar idéias. Anote tudo o que surgir, mesmo que não tenha certeza de quando vai escrever o post.

2 – Escrever.

Quando chegar o horário programado para escrever, decida quantos textos quer criar.

A seguir, olhe suas anotações e escolha quais vai usar.

Comece a escrever. E escreva sem se preocupar em corrigir, editar ou adicionar nada.

Se sentir falta de algo no meio do texto, anote no próprio texto (algo como ADICIONAR LINK ou IMAGEM ou MAIS INFORMAÇÃO ou seja lá o que for).

Escreva, escreva, escreva como se não houvesse amanhã.

3 – Adicionar informação

Neste bloco de tarefas você vai procurar links, imagens, citações, etc. para complementar os textos que escreveu.

4 – Edição

Passe o corretor ortográfico, releia o texto para ver se não faltou nada, e certifique-se de não ter esquecido as anotações que fez quando estava escrevendo.

5 – Publicar.

Se você criou mais de um post como eu sugeri, agende-os para publicação futura.

Procure distribuir seus textos ao longo da semana ou mesmo de mais de uma semana. É melhor ter alguns dias de intervalo entre cada post do que publicar vários seguidos e depois passar dias sem publicar nada.

6 – Divulgar

Programe também blocos para divulgar cada post – no Twitter, Facebook, etc.

Não é preciso despender muito tempo com isso; mas é bacana estar presente quando o post “vai ao ar” nas redes sociais. Assim você pode dar atenção e respostas aos leitores que interagirem com você. 😉

Invista um pouco agora e ganhe muito no futuro

Criar e estabelecer sua rotina de criação de conteúdo vai exigir um pouco de tempo e esforço.

No entanto, você só tem a ganhar – depois que sua rotina for estabelecida e você se acostumar a usá-la, verá que realmente precisa de menos tempo, esforço e força de vontade não só para criar conteúdo como para criar conteúdo de excelente qualidade de forma regular.

E lembre-se: nenhum sistema funciona, se nós não o fazemos funcionar.

Quer uma rotina que facilite seu trabalho? Crie a rotina e atenha-se à ela.

Se perceber que algo não funciona, adapte, muda, substitua. Mas não desista antes de usar sua rotina pelo menos por um mês. Antes disso, pode ser que a preguiça esteja falando mais alto. 😉

Você acha que uma rotina assim funciona para você? O que você faria diferente? Tem dicas baseadas na experiência? Compartilhe!

Images: Peter HellbergRob Nguyen – CC By-Sa

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Quer Ser Mais Produtivo? Apoio é Fundamental!

Next

Renove Seu Conteúdo e Atraia Mais Visitas e Leitores

4 Comments

  1. Uma rotina sempre funciona, mas só se você NÃO tiver preguiça e TER organização. Eu já testei há algum tempo atrás os horários que sou mais produtiva. Sexta-feira é o dia mais valioso para mim. Eu consigo escrever uns 5 posts só nesse dia, então nunca marco compromisso na sexta-feira, ou pelo menos evito o máximo possível!

    Preciso criar uma rotina para mim. Faço muitas coisas ao mesmo tempo. Enquanto estou escrevendo um texto estou vendo o twitter, ou mexendo em alguns errinhos no layout do meu blog. Enfim, esse post vai me ajudar e muito. Obrigado!

    Nosphe, o Bê-a-Blog II já está quase pronto? Não vejo a hora!

    • Eu costumo escrever segunda-feira, mas estou pensando em passar o “dia de escrever” para terça – sempre tem trocentas coisas para resolver na segunda e isso acaba roubando tempo de escrita. Também estou no processo de implementar essa rotina (at+e agora eu só tinha mesmo o dia de escrever e mais nada) – acho que vai me economizar tempo e esforço mesmo.

      O Bê-a-Blog está quase pronto!! Se não sair ainda este mês, estará no ar no comecinho de Agosto. Também não vejo a hora! =)

  2. Excelentes dicas! Para mim, não há nada mais eficiente do que Check Lists! Tenho vários, para tudo! Toda tarefa que, num primeiro momento, me fez investir um tempo considerável se transforma num check list. Isso facilita muito a minha vida! Consigo relembrar com rapidez os passos e as providências a serem tomadas. Recomendo!

    A propósito… talvez essa “quedinha” por check lists tenha sido a maior responsável por me “fidelizar” por aqui. Trombei logo de início com o “Bê-a-blog”, cheio de etapas a serem superadas, relações de providências, etc… Sedutor! Também aguardo o II… ansiosamente!!!

    • Fanática por listas? Duas! 🙂 Concordo plenamente que elas facilitam horrores a vida. Também tenho toneladas, pra tudo que é tipo de coisa.

      E sobre o Bê-a-Blog, bom, planejo criar worksheets com checklists para acompanhá-lo, em algum momento no futuro. 😀

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik