Blogando com Alma... Ainda.

Receitas Criativas

Conforme eu prometi no post anterior – Criatividade Se Aprende Na Cozinha – vamos ver agora algumas receitas para cozinhar na sua panela. Coloque seu avental, e vamos lá.

1 – Molho de Inspiração

A criatividade tem muito a ver com inspiração, mas não necessariamente da forma mais óbvia, que consiste em uma idéia surja através de um estalo de inspiração. Existe outra inspiração, que não é esse estalo súbito; é o que sentimos quando vemos algo que chamamos de “inspirador” (por exemplo, uma história de vida emocionante, um filme grandioso, um feito épico, uma grande vitória).

Esse sentimento nos causa vontade de fazer grandes coisas, de criar, de ser como o objeto da nossa admiração. Nos motiva e nos dá energia; e tudo isso pode ser usado para cozinhar suas idéias, mesmo que elas não tenham nada a ver com o motivo inspirador.

Procure essa inspiração – que coisas te inspiram? Boa música com determinado tipo de letras? Histórias de pessoas que venceram enormes obstáculos? O trabalho de gente extremamente talentosa? Biografias de gente bem-sucedida?

Descubra o que lhe inspira, carregue sua “bateria” o máximo que puder, e use essa energia criativa para trabalhar com suas idéias.

Receitas Criativas

2 – Idéias Mexidas

Pegue duas idéias ou conceitos completamente não relacionados, e veja de que formas você pode uní-las. Vai surgir muita coisa absurda e/ou não-aproveitável, mas se você permitir que a criatividade flua (como já foi explicado aqui), conseguirá algumas pérolas.

Por exemplo: peguei o tópico de “filmes românticos” que eu tinha usado como exemplo, e pensei em como relacionar isso com o Blosque. O resultado poderia ser “Aprenda com os filmes românticos como chegar à um final feliz com o seu blog” (a idéia é essa, mas eu precisaria de um título melhor :P). Esse post seria escrito colocando o blogueiro e o blog como um casal, dando dicas baseadas em filmes conhecidos.

Não seria o post mais fodástico da história, mas seria interessante, sem dúvida.

3 – Cozinha de Fusão

Cozinha de Fusão é um tipo de cozinha que mistura de sabores, tradições, costumes e técnicas gastronômicas de diferentes regiões e culturas. Como isso se traduz aqui? Simples.

Aplique teorias, conceitos e princípios de áreas completamente diferentes da sua, ao tópico ou estilo do seu blog. Eu uso muito os conceitos e teorias da Psicologia e do Marketing, ao escrever meus textos. Outras opções seriam, por muito bizarro que soe, Mitologia e Religião. Não, eu não vou explicar como, não vou fazer o dever de casa por você. 😛

Claro que esse tipo de método requer conhecimento sobre outras áreas – mas nada que não seja possível obter com um pouco de pesquisa e estudo, não é necessário ter um diploma na área em questão.

4 – Aperitivos

Receitas CriativasAperitivos, como todo mundo sabe, são pequenos bocados destinados à abrir o apetite dos comensais. A versão “escrita” desses bocados é o que em Inglês se chama “Writing Prompt” ou “Creative Prompt”. São palavras, frases ou questões que têm como objetivo servir de ponto de partida e inspiração para os escritores, principalmente como exercício literário.

Se você fizer uma busca no Google por esses termos, vai encontrar toneladas de sites e material sobre isso. Acabo de entrar em um site qualquer desses, e encontrei um prompt bem interessante: “Você tem medo da morte?”

O óbvio seria fazer um texto respondendo a pergunta. Mas como isso poderia ser utilizado neste blog? Me ocorre: o que vai acontecer com o Blosque quando eu morrer? Será que ele existirá até lá? O que “mata” um blog? Quais são os sinais de que um blog está morto?

E por aí vai. A função do prompt não é necessariamente que você escreva sobre o que ele sugere, mas ser a faísca que acende sua criatividade. E mesmo que ele não gere um texto que valha à pena ser publicado, ou uma obra de arte, utilizar prompts é um excelente exercício para a sua criatividade. Experimente.

Infelizmente, não encontrei material sobre isso em Português; se alguém souber onde posso encontrar, por favor me avise nos comentários e eu atualizo este post. Nos próximos posts, vou sugerir alguns prompts para que você exercite a sua criatividade bloguística. 🙂

Imagem: Visualpanic

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Criatividade Se Aprende Na Cozinha

Next

Murphy Também Cai no Porto Cai na Rede

2 Comments

  1. Entendi o conceito, mas o único material em português que conheço é impresso. Trata-se do Livro da Tribo (adoro), em que cada página traz uma provocação, uma frase, um verso ou uma imagem, lá no canto. A página está vazia pra gente escrever sobre a provocação. É MUITO bacana.

    Tem uma outra agenda assim também, mas sem marca.

    Livro da Tribo: https://www.livrodatribo.com.br/

  2. Hummm, interessante. Mais uma missão para a Veríssima!
    Um tempero aqui, um acompanhamento ali…
    Depois é só degustar!

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik