Blogando com Alma... Ainda.

Criatividade Se Aprende Na Cozinha

A criatividade é como qualquer outro talento ou habilidade: precisa ser exercitada. A menos que você seja alguma espécie de Da Vinci – coisa que nenhum de nós é.

Além disso, eu tenho a teoria de que a criatividade precisa ser alimentada. Vou usar uma metáfora para explicar, e peço desculpas antecipadas por isso. 😛

Fogo e CriatividadeDigamos que a sua criatividade é uma panela, onde você cozinha suas idéias. Para cozinhar, precisamos de um bom fogo, e ingredientes.

O fogo é a paixão que você tem pelas coisas. Quanto mais apaixonado você for por um assunto, mais vivo será o fogo com o qual cozinhar suas idéias.

Os ingredientes são as coisas que guardamos na despensa que é nossa mente: informação, experiências, aprendizados, conceitos, idéias já conhecidas, etc.

Para cozinhar idéias criativas, precisamos colocar alguns ingredientes na panela, misturá-los bem, e deixar que elas cozinhem. É óbvio que quanto melhor a qualidade dos ingredientes, melhor será o resultado. Também é óbvio que precisamos de uma boa variedade de ingredientes; caso contrário, cozinharemos sempre as mesmas coisas; e que quanto mais cozinhamos, mais aprendemos a cozinhar e melhor serão nossos “pratos”.

Você não pode “comprar” esses ingredientes. A forma de obtê-los é observar o mundo, ler muito, estar aberto à novas experiências, procurar sempre aprender coisas novas, prestar atenção no que vê, absorver informação… e todos os clichês do gênero. Acontece que sua mente armazena todas as coisas que você vive – e o que está armazenado lá são os ingredientes com os quais você pode trabalhar. Não há outra opção.

Criatividade Se Aprende Na Cozinha

No entanto, se você quer cozinhar realmente bem, você precisa selecionar seus ingredientes, sempre que possível. Para ser bem clara, se a maioria do que você guarda na sua despensa são frascos de bosta, o que diabos você vai cozinhar?? Não estou dizendo que você deve estocar somente caviar e ovas de esturjão vesgo. Mas se você passa a maior parte do tempo alimentando sua mente com reality shows, piadinhas idiotas, vídeos de gente vomitando e coisas assim, não deveria esperar que sua panela produza coisas muito brilhantes, originais ou interessantes.

Não é preciso investir todo o seu tempo em coisas eruditas, inteligentes e desafiantes. O importante é a variedade, e que sua mente seja desafiada de vez em quando.

Por exemplo: ontem eu assisti o vídeo do “Peeeeedro, devolve o meu chipeeeeeeeeeeeeeee” (uma coisa perfeitamente idiota e inútil), li um monte de bobagens e algumas coisas úteis no Twitter, aprendi coisas sobre o café, li um gibi, vi um documentário sobre vulcões, assisti dois percussionistas africanos tocando, joguei um jogo besta no PC, li um excelente texto sobre prostitutas, e alguns casos de sucesso de posts de blogs conhecidos… e isso são só algumas coisas, as que eu lembro agora. Uma dieta variada.

Recomendo que você examine sua dieta, e descubra alguns ingredientes novo para acrescentar à ela. Procure coisas diferentes do que você costuma consumir – outros tópicos, outras culturas, outros tipos de meio (livros, revistas e jornais impressos são boas alternativas de vez em quando, para quem utiliza muito a web), talvez outros idiomas.

No próximo post, algumas receitas. 😉

Imagens: CarbonNYC Mjhoy

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Como Salvar Uma Péssima Idéia

Next

Receitas Criativas

6 Comments

  1. Boa noite, adorei a comparação e concordo que você reflete o que pensa, no geito de falar, de escrever, de agir, do estilo de vida, enfim..estou animado com os textos do “Mês da criatividade”.. fez mesmo eu parar pra pensar sobre o meu blog e a blogosfera em geral.

    Sucesso =D

  2. Boa Metáfora,estou tentando fazer o que você indicou estimular a mente,mais sabe como é as dividas,dia-a-dia,dinheiro não deixam nos concentramos 100%!rsrs

  3. Excelente postagem! Traz uma ótima e criativa abordagem para um tema tão batido e gasto. Obrigado e parabéns!
    Franz

  4. Creio que a criatividade, hoje em dia, seja fundamental para a sobrevivêmcia em qualquer assunto ou área. Um excelente tema. Concordo que, para ser criativo, deve-se conhecer o assunto detalhadamente, para depois ter uma idéia criativa e inovadora.

    Abraço,
    Pablo – Blog Leitura & Negócios

  5. Gostei bastante da postagem . A alegoria da comida foi muito boa, serviu pra me dar um toque a respeito da qualidade dos meus blogs.
    Um abraço e excelente domingo pra vc !!!

  6. Ana Lisboa

    show de bola

1 Pingback

  1. Receitas Criativas

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik