Blogando com Alma... Ainda.

Você Sabe o Que Não Fazer? Use a Preguiça a Seu Favor!

Uma ferramenta de produtividade e organização que todo mundo conhece e muita gente usa é a “lista de tarefas”, “lista de pendências” ou “to-do list”.

Eu uso. Testei diferentes métodos ao longo do tempo, e o que funciona melhor pra mim é ter no meu wiki listas-mestras (divididas em áreas como “Blogs”, “Casa” e coisas assim) com toooooooodas as coisas que preciso/quero fazer, e ir pinçando coisas dessas listas para minha listinha de “Hoje”.

Nessa lista eu coloco as 3 coisas mais importantes (conceito baseado nas Tarefas Mais Importantes do ZTD) que quero fazer hoje. Se faço essas três coisas, me dou por mais que satisfeita.

Mas a conversa hoje não é sobre isso. É sobre exatamente o contrário: uma lista de coisas para não fazer, ou “not-to-do list“.

Use a Preguiça a Seu Favor

Lista Do Que Não Fazer?!

Vi a idéia neste post: Attention Splatter: The Top Ten Cleaning Solutions. A autora menciona de passagem: “Crie uma lista do que não fazer. Mantenha a lista perto do seu escritório. Assegure-se de que “Se preocupar” é um dos itens.

Fiquei pensando. Saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer. Permite que você mantenha seu foco no que importa, e não desperdice energia e tempo no que não interessa.

Além disso, a preguiça leva vantagem em tudo, como eu disse dia desses pra Lu Monte. 😛

Não Fazer é (Aparentemente) Mais Fácil do Que Fazer

Por isso a lista do que não fazer me pareceu interessante. E decidi fazer uma experiência.

Além de listar as coisas que quero/preciso fazer cada dia, vou incluir na lista de “Hoje” uma seção de “não fazer”.

Sabemos que tentar eliminar ou mudar hábitos é uma coisa complexa, que leva tempo. E que uma das melhores forma de conseguir isso é pensar só no dia de hoje – você sabe, “não vou beber hoje”. “Não vou comer besteiras hoje”. Hoje.

(Se não sabia, agora sabe. Um dia de cada vez. O que importa é o que você vai fazer HOJE, não o que fez ontem ou o que vai fazer amanhã.)

Então, vou incluir na minha not-to-do list o que eu não vou fazer HOJE. Por exemplo:

Lista do que NÃO fazer hoje:

  • Checar as estatísticas.
  • Olhar o email 567 vezes.
  • Twittar enquanto estou trabalhando.
  • Entrar em pânico. 😛

Uma Questão Psicológica

Eu tenho a sensação de que uma lista de coisas que não precisamos fazer é de certa forma liberadora. É mais fácil não fazer, do que fazer.

“Fazer” implica em esforço. Uma ação é necessária. “Não fazer” não tem essas implicações psicológicas, embora muitas vezes o não fazer requeira mais esforço do que o fazer.

Podemos usar nossa psicologia a nosso favor. Eu faço isso o tempo todo – procuro formas de facilitar psicologicamente minha vida, e garanto que funciona. Muito.

É muito mais fácil ir pela vida quando nossas emoções remam junto com a gente, do que ir a vida toda lutando contra elas e remando em direções opostas.

De modos que verei se consigo transformar a preguiça em minha aliada, usando uma lista do que não preciso fazer. 😛

O que você acha? Será que funciona? O que você colocaria na sua “not-to-do list”?

Image: Ricky Flores – CC

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Para Encerrar o Ano Velho

Next

Que Futuro Você Está Criando Hoje?

11 Comments

  1. Nospheratt,
    boa dica, vou testar fazer a lista do que não fazer, pois a minha do que fazer está sempre “lotada”…rs…
    Feliz 2012!

  2. Olá Nospheratt,

    Algumas vezes a preguiça faz com que a procrastinação seja a “arte” de ser um blogueiro fracassado. Além disso, a preguiça é um ciclo vicioso e que se não for bem analisada e revertida poderá levar um projeto para o fundo do poço.

    Um abraço!

  3. Com certeza vou começar a montar uma listinha todos os dias. Também tenho mania de ver toda hora o meu e-mail, apesar do meu blog ser novo. Quando eu estou escrevendo post de vez em quando olho as estatisticas do blog, sim as vezes perco o foco e nisso peco muito. Também quero fazer tudo de uma vez só, quando é impossível. Estou conseguindo parar com isso mas é dificil.
    Então minha listinha de hoje fica assim:
    -Não olhar o e-mail toda hora
    -Não perder o foco
    -Fazer uma coisa de cada vez, sem ficar lembrando das outras

    Acredito que vai funcionar e muito pa mim. Obrigado Nosph.

  4. Nicole

    Gostei ! mas tenho dificuldades nisso [acabei de perceber ! haha] preciso pensar mais sobre isso… acho que não olhar as estatisticas do meu blog também, vou trabalhar nisso haha

  5. Engraçado, Nosphe… lendo seu post percebi que me causa mais ansiedade são as coisas que luto para não fazer do que arrumar forças para cumprir um cronograma. É fácil resolver pepinos que precisam ser feitos, a pressão ajuda, mas como não pensar no que “te tira a paz”? Se souber, me diga 🙂

  6. Adorei o conceito!
    Perfeitamente perfeito pra mim, que sou preguiçosa de verdade.
    Eu deveria escrever “não ficar sem preguiça”, mas é meio impossível. é melhor escrever “não ficar sem preguiça de fazer os outros ítens”
    Poisé, eu adorei mesmo a teoria da contrariedade, kkk. apesar de estar dando um pouco de nó na minha cabeça, mas… é MARAVILHOSA, gracias.
    Somando isso ao meu evernote, acho que vou aumentar bem minha produtividade.
    Aí nem vai sobrar tempo para o curso de blogs à distância que eu estou fazendo ilegalmente (ja que não tenho 18) na Iped =)
    Feliz 2012, haha!
    ;D

  7. Realmente manter o foco é muito importante para se fazer um trabalho de qualidade (ou simplesmente conseguir fazer algo). Sua dica veio para apontar o caminho para se chegar lá. Thank you!

  8. Oi. Gostei muito do blog. é a primeira vez que visito aqui. Eu sempre fiz listas a minha vida toda, mas nunca pensei em criar uma not to do list… muito legal esse post! ^___^

  9. Muito boa ideia 😉

  10. Lucas

    Muito bom, já vou colocar em prática minha not-to-do list ! hehe

  11. Nosph tudo bem com voce?
    So’ passei para dizer que estou com saudades dos seus posts e torcendo para que voce volte a postar, assim que der.
    Abracos e otima semana
    Gra

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik