Blogando com Alma... Ainda.

5 Coisas Para Fazer Com Seu Blog Em Setembro

5 Coisas Para Fazer Com Seu Blog Em Setembro

Já estamos na metade de Setembro. Primavera chegando, último trimestre do ano chegando. Até a 3º edição do Desafio 21 Dias Para Fechar o Ano Com Chave de Ouro está chegando. 😛

Então, que tal ir adiantando o trabalho e aproveitar o resto do mês para tornar sua vida bloguística mais prática e produtiva?

Aqui vão 5 coisas simples que você pode fazer com seu blog ainda este mês:

1 – Criar uma pasta de “Ler Sempre” no Google Reader

Sejamos francos. Quase ninguém consegue ler todos os posts de todos os feeds que assina. Usamos com frequência o botão “Marcar Tudo Como Lido”, pelo bem da nossa sanidade.

No entanto, há alguns blogs entre essas assinaturas que são especiais; seja porque nos inspiram, nos alegram ou frequentemente nos dão dicas úteis.

Minha sugestão é agrupar esses blogs – não deveriam ser mais de 4 ou 5 – em uma única pasta. Use um nome que o lembre de ler esse blogs antes de marcar tudo como lido. Isso vai permitir que você não perca de vista os textos que lhe são mais úteis.

2 – Rever seus objetivos

Você, como eu, provavelmente fez uma lista de objetivos ou resoluções para o seu blog, lá no começo do ano. E como eu, provavelmente esqueceu dela em Fevereiro. 😛

Que tal resgatar a lista e ver o que ainda é possível realizar este ano? É certo que você cumprirá mais dos seus objetivos se decidir trabalhar em alguns deles agora, do que se não lembrar disso até Janeiro de 2012.

Mesmo que você só consiga atingir um desses objetivos, já vai ser melhor que nenhum. 😉

3 – Criar uma central de idéias

Já falei disso por aí, mas vale insistir. Estabeleça um lugar onde centralizar todas as idéias para seu blog.

Pode ser um documento de Word ou texto, ou uma pasta com vários arquivos. Pode ser uma planilha ou uma folha de papel, ou um caderno. Qualquer ferramenta com a qual você se sinta bem é adequada, desde que reúna tudo em um local só.

Anote idéias de posts, coisas que você quer ou precisa fazer no blog, projetos que você pretende colocar no ar, perguntas frequentes que podem virar uma página de FAQ… tudo. Tudo o que passar pela sua cabeça relacionado ao blog, coloque nesse lugar.

A vantagem disso é que facilita encontrar seus rascunhos e anotações quando precisar deles, e garante que você não “perca” suas boas idéias. Eu uso esse método há tempo, e garanto que ajuda muito na produtividade.

4 – Faça o que está pretendendo fazer há tempos

Todo blogueiro tem alguma coisa nessa lista.

Escrever um post sobre X. Mandar um email para o fulano. Convidar o mengano para fazer Y. Arrumar a página tal. Instalar um plugin ou gadget. Atualizar um texto. Descobrir como fazer Z. E assim por diante.

Escolha uma dessas coisas que você tem pendentes há sabe-se lá quanto, e faça. Hoje.

Se não puder terminar hoje, comece. Dedique nem que seja dez minutos à começar. E mais dez minutos amanhã. Continue trabalhando em blocos de dez minutos, e logo terá terminado.

Quando terminar com essa primeira coisa, comece com outra.

No fim do mês você se surpreenderá com quanta coisa conseguiu colocar em prática. 🙂

5 – Fazer uma revisão do blog

Este é um bom momento para “checar o óleo” do seu blog.

Para uma revisão simples, entre no blog, olhe-o com objetividade e pergunte-se:

  • O blog demora muito para carregar?
  • O visual está poluído?
  • Há coisas importantes faltando?
    Exemplos: link para assinar o feed, busca, forma de entrar em contato…
  • O visitante pode encontrar facilmente o que quero que veja?
    Exemplos: arquivos, lista de melhores posts, botões sociais…
  • Há coisas que não interessam ou não servem mais?
    Exemplos: Banners e links quebrados (Blogblogs, alguém? :P), enquetes encerradas, etc.

Se quiser fazer uma revisão mais profunda, leia Aproveite o Inverno Para Fazer Seu Blog Crescer. O inverno já está quase terminando, mas o post pode ser útil mesmo assim. 😉

É bem possível que você não vá resolver agora as questões que encontrar ao fazer a revisão. Anote todas as questões na sua central de idéias (como eu sugeri no ponto 3) e vá cuidando delas aos poucos, à medida que for possível.

Lembre-se:

Fazer um pouquinho de cada vez é infinitamente melhor do que não fazer nada.

Dar um passo de cada vez, por muito pequeno que seja, vai levar você ao seu objetivo muito antes do que se não caminhar.

Que passo você vai dar hoje?

Image: Andreanna Moya Photography – CC

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

O Caldeirão da Nospheratt

Next

7 Ferramentas Para o Seu Cinto de Utilidades

9 Comments

  1. Que bom que voltou, e cheia de energia para tocar seus projetos.

    Fiquei animada com as instruções de hoje, e vou atualizar minha planilha de tarefas, já que vergonhosamente eu anoto ideias em pedacinhos de papel que encontro por ai. E são muitas ideias.

    Abração.

    • Pedacinhos de papel são a pior coisa, porque a gente perde eles!! E digo por experiência!! Melhor trocar por um caderninho, nem que seja, porque é mais difícil de perder. 🙂

  2. Olá Nospheratt,
    Este seu artigo está muito bom. Vou aproveitar suas dicas para melhorar meus blogs, com certeza.
    Mas uma coisa eu faço há muito tempo já: tenho uma agenda ao lado do computador onde anoto tudo, desde sites interessantes para rever até idéias interessantes para desenvolver. Paralelamente tenho uma pastinha no word com anotações importantes e uma terceira fonte de lembretes: tenho um caderninho de anotações na bolsa que vai comigo aonde eu for…
    Não tem como esquecer as coisas, não é?
    Errado!
    Eu consigo esquecer coisas…
    Bjs e bom retorno. Que bom que seu braço está recuperado…

    • Ah, alguma coisa a gente sempre vai esquecer, não somos perfeitos. Esses sistemas servem para que a gente esqueça o menos posssível. 🙂 E obrigada!! 🙂

  3. Aah Nosph, eu tenho um caderno velho que ganhei da minha tia, que eu achei HORRÍVEL, e passei uma fita crepe e escrevi ADMIN BM , e lá eu anoto tudo, tudo mesmo, idéias de posts, reformas, e qualquer outra coisa que der na telha ;D

    Eu amei o post, e eu tenho muita coisa pra fazer, mas é qe eu sempre acabo procrastinando tudo (essa palavra, concerteza, eu não vou esquecer)

    Tô amando todos os seus posts, e espero que eles não parem de surgir !

  4. Minhas ideias eu deixo em um bloco de notas no pc mesmo.
    Uma das coisas que preciso é arranjar alguém para escrever comigo em algum dos meus blogs,seria bom rs.

    Abraço!

  5. Dicas importantíssimas.
    Sobre a central de ideias, já comecei a usar este método: anoto a todo momento (no smartphone) cada possibilidade de post. O próximo passo será reservar tempo para executá-los.
    Agradecido pela contribuição.

  6. Oie conheci seu blog recentemente, e amei seus posts, é uma pena eu ainda não estar neste nível de blogagem (pode ser pela minha idade de 13 anos) e você virou minha heroína da internet. Amo muito seu blog e ficaria muito feliz se você visitar meu blog recem criado.

    By: Kaori

  7. Muito útil este post! Vou agora mesmo usar o Google Docs para organizar minhas idéias, já que ele está meio paradão mesmo!rs Quanto ao Reader realmente é humanamente impossível conseguir ler um décimo que seja! Bora criar um grupo dos 5 blog mais e é claro que o Blosque está neles! Valeu Nospheratt! 🙂

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik