Blogando com Alma... Ainda.

Descubra o Potencial Oculto do Seu Blog – Parte I

5 Perguntas - Descubra o Potencial Oculto do Seu Blog

No post anterior eu perguntei: Quer avaliar o potencial do seu blog?

E deixei você com 10 perguntas para pensar no fim de semana. Você respondeu?

O objetivo das perguntas é descobrir a quantas anda seu blog, e em que áreas ele tem algum tipo de potencial escondido, inexplorado. Hoje vamos ver as 5 primeiras perguntas; em cada uma encontraremos mais perguntas, o potencial oculto em cada uma dessas questões, e alguns exemplos e estratégias para explorar esses potenciais.

1 – Qual é o propósito do seu blog?

Por que esta pergunta é importante – O propósito ou objetivo do seu blog é (ou deveria ser) o seu “norte bloguístico”. 🙂 Como você vai chegar onde quer chegar, se não sabe onde quer chegar ou para onde está indo?

Além dos propósitos mais óbvios – ganhar dinheiro, expressar meus pensamentos, fama, satisfação do ego – seu blog deve ter uma direção clara. Alguns exemplos:

  • Oferecer informação útil e interessante sobre…
  • Ensinar a…
  • Ser um repositório das últimas novidades sobre…
  • Reunir toda a informação sobre… em um só lugar.

Apesar de que possa parecer o contrário, um foco é importante porque ele permite criar autoridade – se você se concentra em uma área específica, fica mais fácil saber qual é sua concorrência, decidir o que vale a pena postar ou não, achar inspiração, manter-se atualizado, encontrar e fidelizar seu público.

O que fazer a respeito – Qual é a sua área? Notícias, diversão, ensino, informação? Se ainda não definiu isso, dê uma boa olhada no repositório de posts que já tem, e procure descobrir que assuntos funcionam melhor, ou em que tópicos você costuma colocar seu foco.

Potencial Oculto – Ser visto como uma autoridade no seu nicho, seja ele grande ou pequeno.

Como explorar esse potencial – Se você se foca numa área mais específica, é essencial que trabalhe para ser visto como autoridade nessa área; seu blog deve ser visto como um dos primeiros recursos que vem à mente do usuário quando ele deseja informação sobre o seu tópico.

2 – Que tipo de contribuição você está fazendo para a blogosfera?

Por que esta pergunta é importante – A blogosfera é a grande fonte de credibilidade, links, parcerias e colaborações. Todos os blogs são parte dela, quer se queira, quer não. Eu já disse, e repito: nenhum blog sobrevive sendo uma ilha.

O que fazer a respeito – Pense na forma como você contribui para a blogosfera; você participa das conversas, procura fazer com que o círculo dos blogs cresça, seja produtivo e frutífero? A sua atuação faz com que você seja convidado para participar de projetos, para dar sua opinião? Você já encontrou seu lugar na blogosfera?

Potencial Oculto – Conseguir links relevantes apontando para seu blog.

Como explorar esse potencial – Procure participar dos movimentos importantes da blogosfera – o caso de Congonhas é um bom exemplo. Você emitiu sua opinião, protestou contra o descaso das autoridades, fez a sua parte? Esse tipo de “atitude participativa” lhe abrirá muitas portas.

3 – Que tipo de relações você tem com outros blogueiros?

Por que esta pergunta é importante – Pela mesma razão que a pergunta anterior. Por trás de cada blog, existe um ser humano; e essa pessoa é quem vai lembrar de você e convidá-lo para participar de memes e tags (ou aceitar seus convites), é quem vai ouvir o que você tem a dizer, escrever sobre seu blog e suas opiniões, apoiá-lo nos momentos difíceis, lhe dar um puxão de orelhas quando seu egodzilla estiver muito solto.

O que fazer a respeito – Procure estabelecer relações de amizade e colaboração com outros blogueiros. Não se preocupe apenas com os A-list ou com os famosos; é bem possível que esses blogueiros estejam muito ocupados e/ou cheios de si para lhe dar atenção. Não descarte ou ignore um blogueiro só porque ele não é conhecido – você se surpreenderá muitas vezes, se der uma olhada em blogs novos e desconhecidos.

Potencial Oculto –
Obter colaboração quando você necessitar dela.

Como explorar esse potencial – Participe. Proponha. Converse. Alguém escreveu um post que lhe deixou pensando, e você tem algo a acrescentar? Faça um post. Alguém lhe pediu opinião, ajuda, apoio? Faça o que estiver ao seu alcance para responder. E evite, sempre, discriminar blogueiros pela fama.

4 – Que objetivos você tem para o seu blog?

Por que esta pergunta é importante – Diferentemente do propósito, os objetivos são uma forma de medir e estimular o crescimento do seu blog. Eles servem para motivá-lo a se superar, a trabalhar mais, a não deixar a peteca cair.

O que fazer a respeito – Estabeleça algumas metas. Exemplos: aumentar as visitas em tanto porcento, em determinado período de tempo. Atingir e manter determinada frequência de postagem, até o dia X. Chegar a certa quantidade de dinheiro, em 3 meses.

IMPORTANTE: Seja realista, não estabeleça metas impossíveis ou irrealizáveis dentro do prazo proposto, ou o único objetivo que atingirá será a frustração.

Potencial Oculto –
Aumentar sua motivação e aperfeiçoar sua estratégia.

Como explorar esse potencial – Depois de estabelecer as metas, crie um plano de como vai atingi-las. Que divulgação vai fazer para aumentar as visitas? Como vai distribuir seu tempo para conseguir postar na frequência desejada? Revise suas metas regularmente (não precisa ser todos os dias); comemore as vitórias, mesmo que sejam parciais, pois todo progresso é bem-vindo; utilize os fracassos como aprendizado.

5 – O que você poderia fazer para melhorar a qualidade dos seus textos?

Por que esta pergunta é importante – Os textos são a base sobre a qual se constrói o blog. Sem textos que incitem a leitura, não há visitantes, não há leitores, não há conversa. Se seus textos são ruins, não há divulgação ou estratégia de SEO que o salve.

O que fazer a respeito – Leia seus textos com olho crítico, ou peça a alguém de sua confiança que o faça. O que falta? O que sobra? Que defeitos ou erros se repetem? Os assuntos são sempre os mesmos, seus textos são chatos, muito curtos, muito longos, faltos de informação?

Potencial Oculto – Construir uma base sólida ou fortalecer a base do seu blog.

Como explorar esse potencial – Após detectar as fraquezas de seu texto, é só partir para corrigi-las. Você pode criar uma check-list, e usá-la para analizar seu texto antes de publicá-lo. Claro que isso vai demandar um tempo extra para cada post, mas o esforço com certeza vale a pena; e só será necessário até que você incorpore automaticamente o novo “padrão de qualidade”.

Amanhã tem mais.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

O Hype dos Hypes – Comentando a Semana

Next

Descubra o Potencial Oculto do Seu Blog – Parte II

9 Comments

  1. Pankwood

    Estava ansioso por esse post. Acho que o mais importante é criar metas, isso que estimula o blogueiro a crescer. Espero a segunda parte : )

  2. Italo André

    Estou há pouco na blogosfera, e seu blog tem me ajudado muito, parabens pelos ótimos blogs.

  3. Italo André

    Se você puder dar uma acessada e comentar eu serei grato.

  4. Lu

    Já virou hábito elogiar seus textos… Esses artigos sobre o que fazer para um blog dar certo, como cuidar do blog etc. e tal são sempre interessantes! Quem bloga há mais tempo até tem uma noção intuitiva de alguns aspectos, mas a sistematização dos artigos dá uma maior compreensão e clareza do funcionamento da blogosfera.

  5. Nospheratt

    Pankwood: Não sei se será o mais importante, mas criar metas ajuda muito. Dá motivação, senso de direção e realização. E também serve para que a gente possa ver com mais clareza quando perdeu a direção, e ajuda a ver onde estão os erros.Italo André: Obrigada, assim que puder vou dar uma passada lá! 🙂 Lu: Não precisa elogiar não, sua presença já é elogio mais que suficiente! A sistematização é vício de personalidade, sou uma baita control freak! 😛 Pelo menos esse defeito serve pra alguma coisa, né? Abraço!

  6. Anonymous

    se puder ver esse blog e verificar se ele encaixa na descrição de blog comercial e específico…agradeço muito sua colaboração

  7. Nospheratt

    Você me desculpe, mas o que você tem não é um blog. É um site de propaganda. Um blog não é só o formato blog; você não tem conteúdo lá, só as propagandas.Nada errado com isso, mas se quer ter um blog, teria que escrever conteúdo. Se isso vale a pena o esforço ou não, depende de qual seja seu objetivo, o que será adequado à sua intenção.

  8. Rosdu

    Tomei a liberdade e coloquei esse post em meu blog, com os devidos créditos é claro. Muito bom esse post, assim como os outros que tem me ajudado muito.Obrigado!

  9. Que orientações fantásticas! Certamente elas ajudarão muitos blogueiros iniciantes ou mesmo já tarimbados que não estão dando a devida atenção ao planejamento da sua atividade. Levarei alguns dos seus eninamentos à práica na minha atividade blogueira diária.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik