Blogando com Alma... Ainda.

Descubra o Potencial Oculto do Seu Blog – Parte II

Descubra o Potencial Oculto do Seu Blog - Parte II

Continuando com as perguntas sobre o potencial oculto do seu blog:

6 – O que você poderia fazer para melhorar a qualidade do seu blog?

Por que esta pergunta é importante – Para reter os visitantes no seu blog, eventualmente transformá-los em leitores e manter seus leitores satisfeitos, é preciso ter um standard de qualidade. A qualidade do blog também é fundamental para se destacar em meio aos milhões de blogs que existe.

O que fazer a respeito – Faça uma análise da qualidade do seu blog. Um bom ponto de partida é este questionário: Seu Blog se Destaca?

Potencial Oculto – Alavancar ou aumentar o crescimento do blog.

Como explorar esse potencial – Institua um padrão de qualidade. Faça todas as melhoras possíveis ou necessárias: renove o visual, melhore a usabilidade e a navegação, facilite ao visitante a descoberta do que o blog tem de melhor.

7 – Que tipo de compromisso você tem com seus leitores?

Por que esta pergunta é importante – Todo blog precisa de leitores. Para consegui-los e mantê-los, é necessário “mostrar serviço”.

Ninguém fica por muito tempo em um lugar onde se sente ignorado ou é maltratado. Menos ainda num blog, onde a natureza da relação autor-leitor é muito mais pessoal, íntima e direta.

O que fazer a respeito – Existe um acordo tácito entre você e o leitor: você propõe o assunto, o estilo e o formato do blog; o leitor considera sua proposta válida, interessante, e vem ler o que você escreve, comentar, trocar idéias.

Você cumpre sua parte do acordo? Entrega o que promete? Você respeita seu leitor? Tem um compromisso com ele?

Potencial Oculto – A fidelização de visitantes e a permanência dos leitores.

Como explorar esse potencial – Mostre respeito pelo leitor, sempre. Não só na interação direta que se dá nos comentários, mas no seu texto, na frequência e estilo dos posts, nas informações que fornece, nos emails que responde.

ATENÇÃO: este ponto não se aplica necessariamente às salsinhas.

8 – Que tipo de divulgação você poderia fazer, mas não está fazendo?

Por que esta pergunta é importante – Sem divulgação, você pode escrever o melhor texto do mundo, ser o blogueiro mais respeitoso e prestativo do Universo conhecido, ter o blog mais funcional, bonito e bem bolado de toda a galáxia, e mesmo assim não ter visitantes nem leitores.

O que fazer a respeito – Faça uma lista das formas de divulgação que você poderia fazer e dos lugares onde poderia divulgar seu blog (aqui já seriam coisas mais específicas, relacionadas com o assunto do blog – fóruns, listas de discussão, comunidades, outros blogs).

Potencial Oculto – Aumentar a visibilidade do blog.

Como explorar esse potencial – Invista tempo usando a lista de divulgação que você fez, regularmente.

9 – O que você poderia fazer para renovar seu blog?

Por que esta pergunta é importante – Se você não se renova, vai acabar se cansando do blog, e cansando seus leitores. Ninguém quer ler a mesma coisa eternamente, mesmo que esteja escrita em 756 formas diferentes.

Além disso, uma boa renovação pode dar uma injeção de ânimo num blog que anda meio capenga, ou está estagnado. As pessoas gostam de novidades.

O que fazer a respeito – Olhe o blog e veja que coisas podem ser renovadas. O design? A estrutura do conteúdo? Talvez ele esteja precisando de uma faxina, para retirar coisas inúteis ou que já perderam validade. Seu about ainda fala de quem você é hoje? Seu blogroll e recomendações continuam mostrando aquilo que você considera relevante?

Potencial Oculto – Revitalizar a visitação e renovar o feeling do blog.

Como explorar esse potencial – Faça as mudanças que considerar apropriadas, e escreva sobre isso. Conte que as mudanças foram feitas com a intenção de melhorar o blog, de prestar um melhor serviço ao leitor. Peça opiniões.

10 – O que você poderia fazer para conciliar melhor seu blog com sua vida diária?

Por que esta pergunta é importante – Leitores felizes precisam de um blog feliz. Um blog feliz precisa de um blogueiro feliz. Um blogueiro feliz precisa estar de bem com a vida.

O que fazer a respeito – Examine suas rotinas e veja onde o blog (ou blogs) e o resto de suas ocupações entram em conflito. Reflita sobre que coisas pode fazer para solucionar esses conflitos.

Potencial Oculto – Aumentar sua produtividade. E seguramente sua saúde, bem estar e bom humor também!

Como explorar esse potencial – Organize-se e dê prioridade ao que for mais importante. Prescinda de coisas e obrigações prescindíveis.

Aqui acabaram as perguntas. Espero que sejam úteis para você, como foram para mim!

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Descubra o Potencial Oculto do Seu Blog – Parte I

Next

5 Coisas Que Mais Me Irritam Na Blogosfera

6 Comments

  1. Rick

    Todos os posts daqui, são uteis.. a cada dia procuro seguir as suas dicas e melhorar o meu blog, ainda estou longe do ideal, mas estou no caminho certo, a cada dia mudando as coisas buscando melhorar.Sempre venho ler aqui e nunca tinha comentado, hoje faço questão de comentar e agradecer por tocas essas dicas dadas aqui, são muito importantes para pessoas que realmente pensam em trabalhar com blog.Valeu pelas dicas e parabéns pelo ótimo trabalho. #)

  2. Jonny

    Nospherattum [OFFTOPIC] aqui.Você vai ficar decepcionada comigo, mas eu converti alguém para o que você considera “o lado negro da força”.O TV Retrô agora é WordPress!!!Por favor, sem Pensamentos negativos ao meu respeito!!! rs rs rsAbraçosJonny

  3. Nospheratt

    Rick: Se você está procurando melhorar, com certeza está no caminho certo. A busca do aperfeiçamento é um excelente propósito, pois ele sempre nos leva mais adiante. Fico muito feliz de ser parte dessa jornada, que também é minha – eu também estou sempre procurando me aprimorar e melhorar meu trabalho; e pessoas como você fazem com que tudo valha a pena! 🙂Jonny: “Lado negro da força”? Meu caro, você está muito enganado! Eu é que estou do lado escuro da força, saca? Em todos os sentidos! ;)Falando sério, eu não tenho nada, absolutamente nada contra o WordPress; inclusive penso mudar para lá dentro de algum tempo. 🙂 O que eu não gosto é que avacalhem o Blogger como hábito, só porque ele é pequenininho. 😛 Eu já parabenizei o Anny pela mudança, e te dou os parabéns pela iniciativa filantrópica. Desejo muitas felicidades aos dois! 😛

  4. Muito, muito obrigado mesmo por todas as dicas!
    Todas me ajudaram bastante, preciso destacar o Bê-a-blog (demaiss!)
    Esse FDS soh fiquei no Blosque (HUAHUAHU)

    OFF

    Como assim?? O Blogger num eh bomm?

  5. Muito interessante sua forma de abordar este assunto, parabéns.

  6. eu comecei com meu blog agora e to amando as dicas.
    esta me ajudando bastante.. ja sou leitora do seu blog. to aqui sempre buscando dicas para nao errar na blogosfera.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik