Blogando com Alma... Ainda.

Escreva seu About

Escreva seu About

Contagem regressiva: faltam 2 dias para o ultimo desafio do Desafio: 21 Dias para Fechar o Ano com Chave de Ouro!

Desafio fácil: escrever uma página falando de você e do seu blog; o famigerado (e geralmente inexistente) Sobre ou About.

É realmente frustrante encontrar um blog que você gostou, e não achar absolutamente nada, nenhuma informação sobre o autor ou sobre a proposta do blog. Muita gente nem sequer coloca seu nome/nick nos posts, e às vezes não se pode nem mesmo saber se quem escreve é homem ou mulher.

Além disso, uma página de About pode cumprir muitas funções, que você está desperdiçando se não tem uma:

Credibilidade

O simples fato de saber que há um ser humano real por trás das palavras do blog produz uma impressão completamente diferente. O blog passa de ser um amontoado de palavras, a ser a voz de uma pessoa.

Conversão de Visitante em Leitor

A página About não deve ser somente sobre o autor, mas sobre o blog. Como ela é uma página fixa (o que não quer dizer estática), e é linkada desde todas as páginas do blog, é um excelente lugar para apresentar seu blog, contar de quê ele se trata e explicar ao visitante porquê ele deve retornar para lê-lo mais vezes. E para sugerir que ele assine seu feed ou sua newsletter, claro.

Essa página, se for bem feita, pode ser o melhor jabá de todos os tempos, para o seu blog.

Exposição

De qualquer coisa que lhe interesse. Você pode aproveitar essa página para listar posts que mereçam destaque, ou fazer uma compilação de links que apresentem o blog ou o assunto do blog aos visitantes novos. Ou linkar para seus outros blogs, incluir os prêmios que você recebeu; enfim, qualquer coisa que você gostaria que seja visto pelo maior número de pessoas possível.

Contato

Mesmo que você já tenha uma página de contato (a qual geralmente consiste simplesmente em um formulário ou link), você pode incluir aqui opções adicionais. Por exemplo, suas redes sociais: Facebook, Twitter, Flickr, Last.fm, etc, etc.

Veja uma estrutura básica de página About:

1 – Foto

Ou imagem que represente você. As pessoas não gostam de livros sem figura, lembra? Além do quê, uma foto ajuda a que você seja lembrado, reconhecido como pessoa única.

2 – Texto Sobre Você

Se apresente, diga quem você é, e fale (um pouco) sobre você. Não conte a história da sua vida, nem dê detalhes muito pessoais. Se você escreve um blog de nicho, explique qual é sua experiência com o tópico; explique porque o leitor deveria estar interessado no que você tem a dizer.

3 – Texto Sobre o Blog

Apresente o blog, explique em poucas palavras qual é o assunto e o objetivo dele. O ideal é fazer isto citando um problema ou objetivo do seu leitor (por exemplo, aprender a cozinhar, organizar-se, instalar software, resolver problemas no seu blog, se divertir, etc) e explicando à continuação como seu blog ajuda a resolver os problemas ou alcançar os objetivos.

Para ter uma idéia mais clara, visite o meu About.

4 – Sugestões de Leitura

Aqui deve ir sua lista de posts, como foi mencionado antes. E não esqueça de colocar links para assinar seu Feed/Newsletter. Também é bom incluir um link para incluir nos Favoritos do navegador; muita gente ainda usa isso em lugar dos Feeds.

5 – Contato

Seus dados de contato, como eu expliquei lá em cima.

Como Criar a Página About

No WordPress:

Simplesmente crie uma página com o título “Sobre” ou “About” (ou qualquer coisa que lhe pareça adequado, mas que informe que se trata de uma página desse tipo). Você também pode editar a página About padrão, que é criada com o blog, caso você seja vergonhosamente relaxado/a e ainda tenha ela no blog, com aquele texto “This is an example of a WordPress page…”

Para criar uma página About no Blogger – Blogspot:

Crie uma página com o título desejado (eu acabei de falar nisso).  Se precisa de instruções detalhadas de como criar páginas estáticas no Blogger, leia:  Como criar páginas no blog

Após criar sua página, não deixe ela escondida.

Linke para essa página em algum lugar de destaque: no menu de navegação, no header ou na sidebar.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Faça Seu Sitemap

Next

Adicione Algo Novo

23 Comments

  1. Eu já tenho o meu. Aprendi aqui mesmo no antigo net-dinheiro.

    Mas pelo visto tenho que melhorá-lo.

    Abraço!

  2. Fico sempre tão concentrada no conteúdo dos meus blogs que nunca parei para criar meu perfil. Tenho blogs em que as pessoas me tratam por ‘cara’ apesar de assinar os posts (será que não sabem que Ariane é nome de mulher??). Taí uma coisa que vou providenciar antes da virada do ano…

    Gosto muito dos seus blogs e do seu estilo de escrever e este (Blosque) é um dos poucos que indico no Templates.
    Abraços!

  3. Já tá feito e muito bem feito, com um link pra ela na entrada do blog!

  4. O rascunho estava pronto, mas não ficou legal. Fiz outro rascunho que eu vou melhorar com a inspiração…

    Kika who?

  5. Cumprido graças ao Deusário. 🙂 Mas vou passar lá de novo, checar os itens, adicionar uma foto…

  6. Acredito que desse eu não vá fazer.

  7. Eu já tinha o meu, mas faltava uma descrição do blog.

    mais uma tarefa do desafio cumprida…

    Para o alto e avante.

  8. Como eu uso o blogger, o perfil padrão ajuda, mas depois de ver essa sua “listinha” eu percebi a diferença. Já que eu estou trabalhando em várias mudanças no template para 2008 (incluindo um menu horizontal) vou trabalhar bem essa página e estrear tudo junto.

  9. Nospheratt

    Diego: Quanto mais você puder aproveitar o About para “seduzir” leitores, melhor! 😉

    Ariane: Eu demorei muito tempo para colocar uma página dessas nos meus blogs, mas sem dúvida é algo que devemos fazer assim que for possível.

    E quanto ao nome… Com about e tudo, ainda me dizem “meu velho”! 😀

    Mairo: Excelente! 🙂

    Kika: Também estou pensando em mehorar o meu, mas vai ficar para o ano que vem! 🙂

    Lu: Eu gostei pacas do seu About. 🙂

    Lua: Como todos os outros desafios, cumprir ou não fica à seu critério! 🙂

    Bruno: Legal! Para o alto e avante, quanto faz que eu não “ouvia” isso! 😀

    Tico: Sinceramente, eu ODEO o perfil do Blogger por causa do layout… mas sem dúvida, é melhor que nada. Fico contente de saber que você vai colocar uma página de about, seu blog merece! 🙂

  10. Nospheratt, o meu blog já tem três meses e meio de vida e não tinha “about” até ontem! Vivendo e aprendendo… Sou muito grato pela dica. Sucesso!

  11. Nospheratt

    Olha, tem gente que tem blog há anos e ainda não tem about… você está começando bem! Boa sorte, e sucesso pra você também! 🙂

  12. Já tive alguns blogs e nenhum funcionou. Em todos utilizei o perfil da própria Blogger, mas ele é muito incompleto.

    No último que criei, decidi adicionar uma página “Sobre” e fiz ela ontem. Hoje, por coincidência, encontrei este seu post. Lendo ele, percebi que existem determinadas coisas para alterar e outras para adicionar.

    Ótimo tutorial de como aprimorar o “About”. E parabéns pelo blog!

  13. Nospheratt

    Daniel: É verdade; além de ser muito limitado, o perfil do Blogger é feio (pelo menos na minha opinião). Não se compara com um About personalizado.

    Muito obrigada, e boa sorte! 🙂

  14. Ola estimado! Eu gostaria de saber uma forma de deixar o Post “Sobre” sempre na página de entrada do Blog. Como posso fazer isto?
    Desde já agradeço.

  15. Daniel

    Eu comecei esta semana a fazer o blog para um projeto – o projeto CLAC (Curso de Línguas Aberta à Comunidade) e nunca tinha feito um blog antes. Li a matéria que fala da importância da página about, mas não sei como fazê-la aparecer na primeira página. Como faço esse link na primeira página?

  16. Muito boa dica, ela serve bem para pessoas com dificuladade de divulgar seu about(sobre) e não sabem onde pôr e qual widget usar.

    Abraço!

  17. Nospheratt, desculpe a pergunta idiota, mas como faço no caso para alterar a data do post. Não fiz o meu About ainda, uso o perfil do Blogger, pois não sei como fazer isso de ficar com uma data anterior ao realmente postado.
    Tem como me ajudar?
    Agradeço desde já.

  18. raimeiry julia

    oi querida, olha eu fiz um semana passada e fiz uma coisa horrivel, nao sabia q copiar texto dos outros era tao feio assim vou apagar….. obrigada pela dica…. o meu e raimeirywordpress.com nao tem nada ainda mas vou postar algo….

  19. amei o post. segui todas as dicas para criar o about do meu novo blog. não sei se acertei, mas valeu por ter me inspirado.

  20. Essa foi uma das primeiras páginas que criei no meu bebê e realmente é essencial!!

  21. Olá, Nospherrat!

    Apesar de eu não estar participando deste desafio, estou recebendo e acompanhando as postagens. É a primeira vez que acompanho e estou achando tudo muito interessante. Você tem dicas maravilhosas! Eu, por exemplo, não via essas outras possibilidades para a página “sobre”.

    Felicidades!

  22. Oi.
    Encontrei teu blog através da Tati, do Bicultural. Por aqui percebi que ter um About é importante e fiz um básico meu. Mas isso é detalhe: fiquei é muito feliz em te encontrar porque tenho muitas dúvidas sobre a eficácia de ser WordPress num mundo de artesanato que é quase todo do blogger. Vejo que as pessoas não conseguem me seguir… Vou te visitar bastante até conseguir entender alguma solução para isso.
    Bom domingo,

  23. Saudações, querida Nospheratt
    venho acompanhando seu blog a alguns meses e devo agradecer por todas as dicas e pela iniciativa do seu blog. Parabéns mesmo!

    Tenho feito mudanças significativas nos meus dois blogs, à citar: https://luciux.wordpress.com/ e https://hermeticrose.wordpress.com/, estou utilizando com muito cuidado e carinho seu ‘desafio dos 21 dias’ mesmo que fora de época, e ao meu próprio modo, e tem sido um excelente guia.

    Muito obrigado, ainda nos veremos por aí :3
    Continue o bom trabalho

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik