Blogando com Alma... Ainda.

Mais Coisas Que Não Podem Faltar no Seu Blog

Mais Coisas Que Não Podem Faltar no Seu Blog

Há mais de um ano escrevi sobre  4 Coisas Que Não Podem Faltar No Seu Blog.

Como estamos na vibe de colocar a casa em ordem, hoje vamos ver mais 5 coisas imprescindíveis para o seu blog bacanésimo. 😉

Página de Sobre

Quando as pessoas gostam de um texto, geralmente elas querem saber sobre a pessoa que o escreveu. É frustrante encontrar um blog bacana e não ter acesso a um parágrafo sequer de informação sobre o dono dele.

Escreva pelo menos umas poucas linhas sobre você e o blog, adicione uma foto ou avatar, e crie sua página de about. Não precisa ser algo definitivo, nem perfeito; você pode (e deve) fazer ajustes mais tarde, conforme o tempo passa.

Se quiser mais idéias, leia o post Escreva seu About.

Contato

Seus leitores e visitantes vão querer entrar em contato com você por diversas razões. Ofereça algum meio de contato privado, além dos comentários.

Para WordPress, recomendo o plugin Contact Form 7 – é o que uso nos meus blogs e funciona muito bem. Ele oferece muitas funcionalidades e customizações, leia os docs no site.

Para Blogspot, algumas opções:

Feed Completo

Eu sei de todas as razões que levam os blogueiros a oferecer feeds resumidos. Algumas são válidas, outras não.

Mesmo assim, continuo pensando que feed completo é a melhor opção. Quem assina seu feed é seu leitor fiel, e é sacanagem prejudicá-lo porque há pessoas idiotas no mundo.

Resumir o feed praticamente anula sua utilidade, que é poder ler o texto sem ter que acessar o blog. E 99% das pessoas que lêem feeds vai cancelar a assinatura do seu, se ele for resumido. Pense nisso.

Feed por Email

Além dos leitores que usam leitores de feed, estão aqueles que nem sequer fazem idéia do que seja um feed. Para estes, você precisa oferecer feed por email. Dessas forma as pessoas podem assinar seu blog, mesmo sem saber o que são feeds.

Para oferecer feed por email, você deve usar o Feedburner.

Assinatura de Comentários

Para poder acompanhar a conversa nos comentários de um post, é imprescindível poder receber os comentários por email. Ninguém tem tempo para ficar checando uma página para ver se alguém mais comentou.

Para WordPress, recomendo o plugin Subscribe To Comments – é o que eu uso.

Para Blogspot, essa opção é oferecida nativamente – mas somente para quem comenta usando sua Conta Google.

Image: Tambako the Jaguar – CC By-Nd

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

A Estrutura do Conteúdo é Importante Para o Leitor

Next

Os Ciclos Destrutivos do Blog

5 Comments

  1. Boas dicas, vou seguir elas.

  2. Muito bom você lembrar-nos disso, e principalmente lembrar as dicas pra quem é blogueiro de primeira postagem (minha versão cretina de marinheiro de primeira viagem). Mas e o blog Deusario Nospheratt? Tem algum plano novo pra ele? Espero que sim! Acho aquele seu espaço feminino o máximo, the best.

    Abçs.

    • Ahahahahaha Adorei o “blogueiro de primeira postagem”! 😛

      O Deusario vai ser reativado em algum momento, sim… só não sei quando. Mas ele volta! 🙂

  3. Eu usava o Feed completo no meu, mas de uma hora pra outra ele parou de funcionar, não atualizava com os novos posts, e consequentemente, não chegava aos e-mails dos leitores. Até que a única solução que encontrei foi de colocá-lo resumido, o que eu tb não gosto. Uso o Feedburner. Já aconteceu isso com alguém por aí?

    • Não faço idéia do que possa ser. Procure pela opção “Feed Doctor” lá no Feedburner mesmo, pode ser que ele dê alguma luz sobre o problema.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik