Blogando com Alma... Ainda.

Blog Brand – Elementos da Marca – Slogan

imaginação

No post Qual é a Marca do seu Blog eu expliquei o que é Brand/Branding, e como essa ferramenta de marketing pode ser útil para seu blog. Também expliquei que o processo de criação de uma marca tem elementos e etapas específicas.

No post “Definindo sua Marca” listei esses elementos e algumas perguntas relacionadas.

Já vimos o primeiro elemento, a base de todos os outros: o Pensamento ou Filosofia Central. Hoje veremos o próximo elemento:

Slogan

Como eu expliquei no post anterior, o pensamento central não é o mesmo que o slogan. O pensamento central expressa o valor que constitui o núcleo daquilo que o blog oferece, mas de forma complexa, difícil de ser aceita ou compreendida por completo pelo cliente/leitor. O slogan se refere ao mesmo valor, mas de forma mais digerível e aceitável.

Como você pode transmitir ao seu cliente – o leitor ou visitante – a essência do seu blog, em uma frase curta, memorável e inspiradora? Lembre-se, o slogan deve informar qual é a proposta do blog, de forma digerível e cativadora. O slogan deve referir-se sutilmente à filosofia central, mas de forma sub-entendida, sem necessáriamente mencioná-la.

Por exemplo, a filosofia central da Fedex é: Garantido, “trackable”, entrega no prazo. O slogan deles é “Fazendo mais que o possível”. Percebe como as duas coisas estão intimamente relacionadas, sem serem a mesma coisa?

Segundo a Revista Letra Magna (versão em HTML):

O slogan geralmente se apresenta de forma curta, destinada a ser repetida pelo máximo número de locutores. É frase de efeito que se caracteriza pela brevidade, autoridade, condensação, prestígio, anonimato, ambigüidade, humor, impacto, cadência e comunicação imediata. (…)

O valor pragmático do slogan está associado à sugestão e se destina, acima de tudo, a fixar na mente dos consumidores a associação entre uma marca e um argumento persuasivo capaz de levá-lo à compra de determinado produto.

O artigo acima citado contém muita informação útil e técnica sobre slogans. Recomendo a leitura. E comento: no nosso caso, a “compra de determinado produto” seria a atração e fidelização ao nosso blog.

Exemplos de Slogans de blogs:

Interney (In)formação e (In)utilidade
Contém: Brevidade, condensação, anonimato, ambigüidade, humor, impacto, cadência e comunicação imediata.

Efetividade.net Agenda em dia e caixa de entrada vazia!
Contém: Brevidade, autoridade, condensação, prestígio, anonimato, impacto, cadência e comunicação imediata

Contraditorium O único blog de US$1 milhão do Brasil (no momento, ele tem mudado de slogan como troca de cueca)
Contém: Autoridade, prestígio, anonimato, ambigüidade, humor, impacto, e comunicação imediata

Problogger Helping Bloggers Earn Money (Ajudando os blogueiros a ganhar dinheiro)
Contém: Brevidade, autoridade, condensação, prestígio, anonimato, ambigüidade, impacto, cadência e comunicação imediata

No meu caso pessoal do meu próprio blog enquanto meu…

Como eu expliquei, a filosofia/proposta do Blogando Por Dinheiro é quanto melhor a qualidade do seu blog, maior será o seu rendimento. Resumindo isso numa frase curta, seria:

“Blogs de qualidade ganham mais”
ou
“Blogs de qualidade rendem mais”

Ainda não decidi, mas entre as diferentes opções de slogan que se me ocorreram, gostei mais desta:

Blogando por Dinheiro…
…com Inteligência.

Lembrando que o nome do blog vai mudar, então não haverá redundância no “Blogando por Dinheiro”. O quê vocês acham? 🙂

No próximo post da série, o terceiro elemento da construção da marca: Personalidade.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

50 Dicas de Usabilidade que Ajudam a Atrair e Reter Visitantes – Parte I – Design

Next

50 Dicas de Usabilidade que Ajudam a Atrair e Reter Visitantes – Parte II – Texto

4 Comments

  1. Lu

    Fiz um brainstorm na semana passada e cheguei a conclusões legais sobre a “filosofia” do diadefolga. Estou numa coreria louca, mas vou fazer um artigo a respeito uma hora dessas – aliás, a minha idéia é fazer um artigo para cada um dos tópicos da sua série. :)Nem tinha reparado na mudança de slogan do contraditorium. Aquela frase em alemão ficou registrada no subconsciente mesmo (sem contar que quase não entro lá, fico só no feed).Gostei do slogan pra o “Blogando por Dinheiro”. Agora, já que o blog vai mudar de nome, será que não ficaria melhor integrar as duas partes numa única “frase” visualmente? Algo como “Blogando por dinheiro, com inteligência”, ao invés das duas linhas separadas?Mudando de assunto: como você consegue resistir à mudança imediata para o blosque, pr’aquele visual lindo?! Eu teria mudado no mesmo dia!

  2. Diego Matias

    Eu achei melhor o “Blogs de qualidade rendem mais” e poderia ser apenas “Qualidade rende mais”. De qualquer forma, esse espaço é excelente e vai continuar em destaque seja qual for o slogan. Abraço!

  3. Nospheratt

    Lu: Esse slogan é uma bela filosofia, né? :)Eu tenho tantos projetos ao mesmo tempo, que termino atrasando tudo. Agora vou esperar um pouco até o Blog Templates deslanchar, para fazer a mudança. Além do que, a perda de visitantes e PR me assusta um pouco! 😉Diego: Ainda não está decidido, vou levar sua sugestão em conta. Obrigada pelo feedback!

  4. laura

    muito bom

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik