Blogando com Alma... Ainda.

50 Dicas de Usabilidade que Ajudam a Atrair e Reter Visitantes – Parte I – Design

50 pounds

O blog Dosh Dosh (em inglês) é bastante novo, mas o autor já mostrou que sabe sobre o que está falando: monetização. recentemente ele escreveu um post excelente: 50 Web Usability Tips that Help You Attract and Retain Visitors to Your Website (50 Dicas de Usabilidade que Ajudam a Atrair e Reter Visitantes no seu Website).

O Janio me deu a dica; eu pedi licença para o Maki (o autor do Dosh Dosh) para traduzir o post. Ele me deu permissão – Thanks, Maki! – e por isso estou traduzindo o post. Como o texto é longo, e está dividido em 5 partes, vou publicar a tradução em 5 posts mais curtos – o que com certeza facilitará a leitura.

Enão vamos lá, começando a primeira parte:

Dicas de Web Design e Usabilidade

  1. Tempo de Resposta ou Carregamento de um website é bastante importante. Se o seu site é lento, é provável que os visitantes vão embora; a lentidão também dificulta ao visitante o aprendizado do conceitos novos ou extranhos para ele.Comento: Site ou blog que leva horas para carregar é um porre para qualquer um. Pra quem usa conexão discada, então, nem se fala. se seu blog leva mais do que alguns segundos para carregar, pode dar “adiós” para uma boa parte de seus visitantes.
  2. Remova o link para a’home na sua homepage pois ele pode causar confusão. O usuário pode ficar em dúvida quanto a se está na Home ou não.Comento: Este ponto é bastante discutível; se seu blog está bem construído, um simples link não deveria causar confusão. No entanto, leve em conta o nível de seus usuários; nem todo mundo está familiarizado com os conceitos da web.
  3. Siga as convenções do web design (“azul para links – hypertexto“) Isto permite que o visitante ponha seu foco no conteúdo, em vez de usar sua energia mental para aprender a usar seu site.Comento: Esse ponto também pode ser discutível para quem usa Adsense, pois o azul nem sempre funciona bem com seu esquema de cores; apesar disso, você deve experimentar com os links azuis e ver se eles funcionam no seu blog.
  4. Designs em flash que não atendem às necessidades dos usuários não são recomendáveis pois enfraquecem a usabilidade.Comento: Um erro comúm dos webmasters e designers é criar páginas e sites pesadíssimos em flash, cheios de fru-frus e efeitos que não servem para nada, e que não funcionam em qualquer navegador ou sistema. Grande erro.
  5. Splash screens (páginas de abertura) não são úteis pois dão a primeira impressão de que o site está mais preocupado com sua própria imagem do que com os problemas do usuário. Os websites devem comunicar respeito pelo tempo do usuário.Comento: Quantas vezes você clica em “Pular Introdução” ou “Skip Intro”? Sempre? Ninguém está interessado em introduções e apresentações fru-fru. O visitante quer conteúdo, já.
  6. Testes de Usabilidade do Site podem ser feitas fácilmente, pedindo aos usuários que interatuem com seud esign enquanto pensam em voz alta. Grave os comentários e filtre-os para melhorar a qualidade do seu site.Comento: Se você não puder fazer isso ao vivo, talvez possa pedir aos seus leitores que lhe mandem feedback por email.
  7. Simplicidade é a Regra #1 para a Usabilidade. Quanto menos features (recursos) houverem no design, menos competição haverá pela atenção do usuário.Comento: Isso não significa não oferecer recursos úteis ao seu leitor/visitante. Significa não sobrecarregar o site com futilidades e inutilidades bonitinhas, ou seja… FRU-FRUS!
  8. Procure se apoiar principalmente na Tipografia (texto) em vez de em designs carregados e muitos gráficos. A meta é conseguir um visual bom, sem demorar o tempo de carregamento. Os sites mais sem graça podem gerar a maior quantidade de usuários e page views.Comento: Embora eu mesma deteste designs sem graça, a maioria dos usuários prefere um site rápido e simples – Google – do que um mais bonito e cheio de gráficos – Yahoo. O Google é muito mais “usável”. Nhé.
  9. Sirva os usuários mais experientes fazendo com que seu site seja mais legível e clicável. Use texto longo para os links de hypertexto e minimize o uso de menus drop-down e outros elementos móveis na sua interface.Comento: Os links devem ser claros e dizer aonde vão. “Clique aqui” ou “Aqui” são links péssimamente feitos. Novamente, não encha sua página de besteiras inúteis que pesam no carregamento.
  10. Mude a cor dos Links Visitados. Isso permite ao usuário decidir aonde irá à continuação, dentro do seu site. Links que não mudam de cor causam desorientação e confusão no visitante.Comento: É certo que seu visitante irá embora, quando descobrir que entrou pela terceira vez, sem querer, na mesma página. É vital que a navegação do site seja clara.

No próximo post da série, dicas para melhorar a Usabilidade do seu texto.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Definição de Problogger: Vagabundo, Desocupado Que Ganha Dinheiro Fácil

Next

Blog Brand – Elementos da Marca – Slogan

13 Comments

  1. Anny Rose

    Muito bom, Nospheratt. Concordo plenamente com as dicas apresentadas nesse post. Sempre enfatizei a simplicidade do layout e odeio essa parafernalhas que colocam nos blogs.Estou ansioso pelas próximas dicas. Até mais, abraços.

  2. Ronaldo Camacho

    Boas dicas. Uma coisa que eu preciso melhorar é exatamente o layout dos links.Aguardo os próximos.

  3. yogodoshi

    Engraçado que acabei de ler hoje de manha no livro “Projetando Websites”, sim aquele livro clássico, o seu comentário da dica 9 =pTenho que mudar isso urgentemente no meu blog!

  4. Diego Matias

    meus links mudavam de cor mas depois achei melhor deixá-los estáticos. Mas esses motivos mostrados são tão convincentes que estou pensando numa cor pra adotar novamente…

  5. ILO NAVARRO

    Eu tenho alguns “fru-frus” em meu blog pessoal, porém são “fru-frus” úteis, como por exemplo um meio do leitor aumentar ou diminuir a fonte, ou então imprimir o texto… se quiser dê uma olhada, acho realmente necessário isso para melhor acessibilidade.o endereço é https://ilo.ciadolinux.com.br

  6. Pankwood

    Tinha lido a parte 2, agora li a primeira, estou ansioso para a continuação !Só não entendi muito bem o item 6. É difícil alguém querer mandar opnião (sincera) da usabilidade do blog. Mas do resto gostei d+.PS: Ahh, tive que entrar no fórum para chegar aqui, hehe.Vo adiciona nos favoritos pra fica mais fácil !Abraços

  7. Nospheratt

    Anny Rose: Obrigada! Ainda estou devendo o post sobre Adsense no velho Blogger, vou ver se arranjo tempod e uma vez!Ronaldo: A gente costuma não dar importância para determinadas coisas, como os links, mas eles influem muito no resultado final do site. Quanto aos próximos, demorei tanto pra respodner que a 3º parte já está no ar! 🙂Yogodoshi: O texto dos links também ajuda no Page Ranking e na colocação nas buscas, sabia? As páginas que te linkam são importantes, mas as páginas que você linka também contribuem para a autoridade do seu site. Só que o robô do Google não sabe o que você quer dizer quando escreve “Clique aqui”! 😛Diego: É melhor mudar de cor, sim. Facilita muito a vida do visitante. Ilo: Fru-frus úteis não são fru-frus exatamente. Acho ótimo que você pense nesse tipo de acessibilidade, assim que puder vou lá dar uma olhada, valeu? 🙂Pankwood: Eu não acho que seja tão difícil, se você pedir que a pessoa seja sincera. Explique que você precisa desse tiode opinião para melhorar o blog, e provavelmente as pessoas se disporão a ajudar. Adiciona sim… mas me diga, você não usa leitor de feeds? É muito mais fácil!

  8. Moa

    Estou gostando muito do seu blog.Em apenas 1 dia aprendi e implementei algumas ferramentas bem bacanas que você sugeriu.https://mercadodesign.blogspot.comObrigado e continue com esse trabalho bacana e lógico faturando muito.Um grande abraço

  9. Nospheratt

    Continuarei, volte sempre! 🙂

  10. Jackson Rubem

    Excelente seu blog e a simplicidade com que você compartilha conhecimentos preciosos, permitindo que todos tenham oportunidade de “blogar por dinheiro”. Parabéns. Meu blog é simples https://jacksonrubem.blogspot.com mas com aprendizado assim vou acabar tornando-o comercial.

  11. Nospheratt

    Muito obrigada pela visita, e por comentar. :)Espero poder continuar oferecendo conteúdo útil pra você! Volte sempre, será sempre bem recebido.

  12. Obrigado pelas dicas!

  13. olá,

    gostei muito do seu site e agradeço as informações que contém nele. foram muito úteis para mim, que estou começando com meu blog agora.

    parabéns!

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik