Blogando com Alma... Ainda.

Editores de Blog

Editores de Blog

É com muito pesar que informo que após as últimas atualizações do Windows 7 o Zoundry (o software que eu usava desde 2006 para editar meus blogs) morreu. Snif. 🙁

É impressionante que um programa que deixou de ser atualizado em 2008 seja ainda hoje o melhor editor de blogs (para Windows, pelo menos). Ele ainda funciona com XP, pelo que sei. Mas no meu Win7, nada feito.

De modos que, sob intensos protestos internos, fui procurar alternativas. Encontrei apenas três editores de blogs para Windows que, na minha opinião, podem realmente ser vistos como alternativas. Minhas primeiras e segundas impressões:

Windows Live Writer

O WLW é o mais conhecido. Eu sempre tive birra dele, mas sendo que o Zoudry realmente não funca mais, decidi tentar me adaptar. Não rolou.

Pros:

  • É gratuito.
  • Continua sendo atualizado (eu suponho)
  • Addon de “Blog This”
  • Sistema de plugins para adicionar funcionalidades
  • Permite que você defina links automáticos

Contras:

  • Interface do Office, dividida de forma desnecessária e confusa.
  • Visualmente o título do post não está separado do texto. Onde eu estou acostumada a ver o título, estão as categorias.
  • Ele não guarda seus posts já publicados no PC. Cada vez que você quer pegar o link de um post antigo, tem que esperar que ele baixe a lista do server. Pra quem como eu tem caralhadas de posts, é impraticável.

BlogJet

Sendo pago, pensei que o BlogJet seria melhor. Ele tem coisas bem bacanas, mas tem outras que eu não entendo porquê são feitas do jeito que são. Eu pensava comprá-lo, mas depois de testar, acho que não vale a pena – pelo menos pra mim.

Pros:

  • Continua sendo atualizado
  • Interface agradável
  • Boa variedade de recursos de edição de texto e inserção de tipos de conteúdo

Contras:

  • É pago. E a licensa não inclui novas versões, só pequenas atualizações da versão que você comprar.
  • Ele não tem nem sequer uma lista de rascunhos. Você precisa abrir seus rascunhos através de uma janela do windows, como se fosse abrir qualquer outro tipo de arquivo.

Qumana

Estou escrevendo este post no Qumana. Espero que ele não faça m*rda ao publicar. 😛

Qumana - DropPad

Pros:

  • A coisa mais bacana do Qumana é o DropPad. É uma “janelinha” que fica aberta enquanto o Qumana estiver aberto (mas você tem a opção de escondê-la). Veja a imagem acima; o DropPad é o círculo amarelo no canto de baixo, à direita. Ele pode ser posicionado onde você quiser.
  • Você pode selecionar texto, links e imagens e arrastar ao DropPad; quando quiser fazer um novo post com as coisas que guardou nele, é só dar dois clicks e ele abre um racunho já contendo o que você arrastou para ele. Pelo que pude ver, ele não guarda dados entre uma sessão e outra, mas achei a funcionalidade bem útil.
  • O Qumana também aceita que você arraste imagens, texto e links diretamente ao post que você está editando, ao invés de ao DropPad. Ao arrastar uma imagem, ele abre automáticamente a janela de propriedades da imagem.
  • Ele é gratuito.
  • Ele mostra todos os seus posts em uma lista – tanto os antigos como os rascunhos. Ao clicar em um post nessa lista, ele mostra um preview da primeira parte do post e permite que você copie a url, edite, delete ou abra o post no seu navegador.

Contras:

  • A útlima atualização é de 2009, o que me faz supor que não vão haver outras.
  • A ferramenta de criar links é ridícula; só permite que você defina a url. Para definir os atributos – ttitle, rel, etc – você precisa editar o html do post. Não é o fim do mundo, mas deveria ser bem melhor do que isso.
  • Pelo que vi, ele não tem função de publicar como rascunho (mas tem de agendar). Vou publicar com a data de amanhã e ver se realmente o post fica agendado. (Update: agendou lindamente)
  • Não sei se ele permite adicionar dicionários em outros idiomas além do Inglês e Espanhol que ele traz. Acho que não, mas acho que isso pode ser resolvido adicionando o arquivo de dicionário diretamente na pasta do Qumana. Testarei e contarei – se eu continuar usando o Qumana.

Por enquanto, o Qumana parece ser o que melhor se adapta às minhas necessidades. O WLW e o BlogJet têm mais funcionalidades, mas falham em coisas que para mim são fundamentais – como a lista de arquivo de posts.

Se você conhece algum outro editor de blogs que seja bacana – buscas no Google vão revelar muitos, mas são péssimos e/ou muito velhos – me conte nos comentários, por favor.

Image: Derya – CC By-Sa

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

7 Ferramentas Para o Seu Cinto de Utilidades

Next

Caixa de Bis

19 Comments

  1. E eu achando que o WLW era uma sigla que diz “walew” kkkkkkkkkkk. Agora, brincadeiras à parte: Fala sério, parece que os produtos ligados ao Windows Live não pegam, não viram nada, de jeito nenhum, são tão pobres em recursos. Eu sou suspeita pra falar, pois detesto praticamente tudo dessa empresa, desde o Hotmail até o MySpace. Vou testar o Qumana e ver qual é a dele. Parabéns pelo belo post Nosph.

    Até mais!

  2. Eu usei o Blogdesk por muito tempo e achava simples e relativamente prático. Tinha tudo que eu precisava e ainda contava com uma edição básica de imagens e alguns atalhos para substituir formatações que eu usava com frequência. Mas também não vinha sendo atualizado com frequência e tinha algumas coisas irritantes.

    Forcei-me a me acostumar com o WLW, mas recentemente o posicionamento de imagens passou a sair errado quando o post era publicado e acabei desistindo dele.

    Acabei voltando pro editor padrão do Wordpress, online mesmo. Parece um enorme retrocesso, mas até que tem funcionado bem, ainda mais com a função de editar em fullscreen para manter o foco na tarefa de blogar. O chato é editar e enviar as imagens, mas por questões de otimização de tamanho tenho editado as imagens à parte mesmo.

    Até achar outro bom editor, quem sabe até aqui nos comentários do seu post, vou continuar editando direto no Wordpress…

  3. Jamais pensei que existissem ferramentas para editar os posts. É isso mesmo que ele faz ou eu estou enganado? Eu faço tudo na pata mesmo, usando os recursos do blogger e dá um trabalho danado! Valeu a dica. Vou experimentar.

  4. Olá, Nospheratt!

    Que post mais bacana! Eu nunca havia ouvido sequer falar do BlogJet e do Qumana. Gostei de sua análise sobre este último e fiquei curioso. Uma pena que não haja mais atualizações.

    Desde sempre eu utilizei o Windows Live Writer. Em meu caso, ele se adaptou bem às minhas necessidades.

    Só uma pequena observação a respeito de seu texto: os artigos publicados pelo WLW ficam sim gravados em nosso computador. Eles ficam na pasta “My Weblog Posts” dos documentos do seu usuário (em meu caso, por exemplo, “D:SmaniaDocumentsMy Weblog Posts”). Lá estão tanto os artigos publicados quanto os rascunhos.

    Um abraço!

  5. Confesso que sou um bloqueiro de primeira viagem. Uso o editor do próprio Blogger, com todas as suas limitações e faço edições necessárias no HTMl, tais como cores e tamanho das fontes, tamanhos das fotos, etc.
    Como também não sou versado em inglês, presumo que o Writer serviria aos meus propósitos de leigo, você não acha?
    Desculpe incomodá-la. Leio com muita frequência seus posts, os quais me têm ajudado sobremaneira a manter o meu Blog de principiante e amador bem legal e organizado (pelo menos eu acho!).
    Um abraço do Antigão.

  6. Você passaria ainda mais raiva se usasse Mac.

    É incrível o quanto parece que os programadores de tais sistemas parecem fazer qualquer coisa menos usá-los para blogar, visto a quantidade de reclamações acerca da ausência de recursos básicos, como os que havia no finado Zoundry.

    • “É incrível o quanto parece que os programadores de tais sistemas parecem fazer qualquer coisa menos usá-los para blogar” <- Não é só no Mac, infelizmente (pra mim :P).

  7. Rodrigo Ghedin

    Qual o problema com o editor nativo do WordPress?

    • Eu acho o editor do Wordpress bem chato de usar. Ele é fresco com muita coisa que os editores offline administram direito – como inserção de código, por exemplo. Ele melhorou muito nos últimos tempos, mas continuo não gostando da interface. Outra: o editor desktop não precisa recarregar a página cada vez que você salva uma edição. Se você bloga muito, a economia de tempo que isso representa é significativa.

      Além disso, eu gosto de criar e administrar meus rascunhos “offline”, no meu PC – sem precisar fazer login no blog. E ter a lista de post publicados à vista e ao alcance de um click, no máximo; isso facilita muito a criação de links internos. E o wp continua sendo deficiente nesse quesito, apesar da opção de links internos.

      Outra vantagem dos editores desktop é que se ele baixa todos os posts ao PC, serve como backup extra. Enfins, há muitas razões para preferir editores desktop, e estas nem são todas. 🙂

      • Deve haver outras mesmo, porque essas não convenceram 🙂

        O editor nativo do WordPress salva automaticamente as mudanças a cada tantos segundos (não precisa recarregar a página), o botão de link traz a lista dos posts publicados para inserção rápida com pesquisa interna e backup tem muitos serviços e hospedagens que fazem automaticamente.

        A única reclamação plausível é quanto à inserção de código. O editor visual encrespa mesmo com JavaScript, pra funcionar direito tem que alterar para o HTML e publicar desse modo.

        []’s!

        • Well, eu estava falando de porque eu não gosto do editor do WP. 😉 Assim como tem gente que se adapta bem com o WLW, tem gente que se dá bem com o editor do Wp. Eu não sou uma dessas pessoas.

          E o editor nativo salva, sim, mas quem nunca perdeu um post inteiro usando ele, que atire a primeira pedra. 😛 Eu nunca perdi um post com os editores offline, mas duas por três aparece alguém que perdeu usando o painel do wp. Aí vai mais uma das minhas razões.

          E desculpe, mas plausíveis todas elas são. Que elas não sejam importantes para você é outra coisa. 😉

  8. Oi, você deve saber mas eu sou uma leitora nova em seu blog. Tenho aprendido muito com você. Eu utilizo o blogger, por isso não posso ajudar muito nesse assunto. Mas caso você queira saber sobre algo so blogger, me mande um e-mail.

  9. Eu tenho usado o zoundy corretamente no meu windows 7.

    Apesar de que ele está muito velhinho e ainda com alguns bugs, já que o blogger mudou e ele não é mais atualizado.

    Os bugs me incomodam, mas como não tem outro melhor, fico com ele.

  10. Eu acabo de baixar um editor de blog que dizem ser o melhor. o zRaven
    ainda não testei, mas é gratuito e segundo comentários contidos na página onde ele estava disponível, é bom. Eu não entendo muito disso mas estou tentando colaborar.
    No mais abraços a todos.

  11. ♥ Sou fã do WLW. ♥

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik