Blogando com Alma... Ainda.

Zoundry – Top 10 Ferramentas Para Blogar

A 1º ferramenta do meu Top 10 Ferramentas Para Blogar é o Zoundry.

Zoundry - Top 10 Ferramentas Para Blogar

O Zoundry é um editor gratuito de blogs – o melhor deles, na minha opinião. Entre outras coisas, ele permite:

  • Administrar todos os seus blogs no mesmo lugar;
    Você “pula” de um blog a outro com um click.
  • Manter uma cópia local de todos os seus posts;
    Tanto antigos (você pode fazer download deles) como novos, a medida que são publicados. Além de funcionar como backup, isso facilita muito a tarefa de linkar ou atualizar posts antigos.
  • Armazenamento de rascunhos de forma local;
  • Criação de links aos posts antigos com dois clicks;
    Qualquer link, tanto interno como externo, conta com as opções “title”, “target” e “class”.
  • Inserção de imagens como tag ou como arquivo;
    No caso de arquivo, ele permite fazer upload da imagem através do FTP ou XML-RPC do blog. As imagens contam com varias opções de configuração, como “title”, “alt”, “class”, “URL”, tamanho, alinhamento e estilo.
  • Publicação de posts como rascunho ou com data de publicação futura;
  • Atualização facílima de posts antigos;
  • Editor visual (WYSIWIG) e XHTML;
    Os dois funcionam muito bem, e o editor XHTML inclusive sugere tags HTML.
  • Corretor ortográfico, agora também em português;
    Você pode adicionar palavras (o dicionário disponível é em português de Portugal, portanto alguns ajustes são necessários) e configurar o Zoundry para corrigir automaticamente os textos antes de publicá-lo – o que garante que você nunca mais vai esquecer de corrigir seu post!

Existem outras funcionalidades, mas acho que essas são suficientes para que você veja o potencial que o Zoundry tem. Para uma resenha mais completa, leia o post onde eu “descobri” o Zoundry: O Melhor Editor de Blogs do Universo.

Zoundry

Porque o Zoundry é Imprescindível

  1. Porque tanto a interface do WordPress como a do Blogger são uma bostalina frita para escrever e formatar posts – a do Zoundry é BEM melhor e oferece mais opções;
  2. Porque com ele tenho todos os posts de todos os meus blogs no mesmo lugar, à 2 clicks de distância;
  3. Porque ele permite trabalhar offline (exceto publicar seus posts, todo a produção pode ser feita sem depender de conexão);
  4. Porque ele faz backup de todos os meus blogs, e permite restituir esse backup ao blog com uns clicks.
  5. Porque todas as funcionalidades dele representam um ganho enorme de tempo e produtividade.
  6. Porque ele permite que você avalie seu blog como um todo. Para saber como, leia Analise a Qualidade de seu Blog e Analise a Qualidade de Seu Blog – Mea Culpa

IMPORTANTE:

Eu ainda uso a versão antiga do Zoundry. A versão mais recente, o Zoundry Raven, saiu do Beta em Agosto, mas eu ainda não testei. O Raven tem as mesmas features do Zoundry original, e muitas melhoras.

O motivo pelo qual eu ainda uso a versão antiga, é que eu instalei um dos betas do Raven, e ele fazia uma mistureba entre tags e categorias no Blogger (eu tenho vários blogs lá). Ele pegava as tags do Technorati, por exemplo, e as transformava em categorias do blog. O pessoal do suporte disse que esse problema seria resolvida nos próximos builds, mas eu não chequei. Quando eu testar a versão nova, faço um update aqui para contar se o problema foi resolvido ou não.

Seja como for, eu recomendo que você teste alguma das duas versões. Você só tem a ganhar: em tempo, praticidade e produtividade.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Três Anos… E Daí?

Next

Você é Medíocre?

17 Comments

  1. Baixei o programa e configurei um de meus blogues do blogger. Mas quando fui publicar o post, a imagem não apareceu. Retornei ao programa e refiz o post. Inseri novamente a imagem e quando fui publicar, surgiu uma mensagem dizengo algo como configurar o Media Repository. Fui configurar, mas não sei os dados que tenho que colocar em Host e Path. Como devo proceder?

    abraços

  2. Conheci esse programa também pelo Baixaki. Tô com ele na minha lista de downloads do Orbit, mas preferi usar outro, o Windows Live Writer.

    Mas valeu pela dica, talvez eu possa usar esse programa algum dia. 🙂

  3. Pelo que tu mencionaste no post, ele ganha do Windows Live Writer pela questão de poder realizar backups, no entanto, o WLW conta com dicionário em Português do Brasil. No demais, os dois são iguais nas funcionalidades.

  4. Eu usei Zoundry Ravem Beta. (lembro que procurei a versão antiga pra baixar, mas não achei)

    Simplesmente odiei, não funcionava nada direito, e acabei ficando com o “Blog Editor” do navegador Flock mesmo.

    Vou dar uma segunda chance ao programa, talvez tenham consertado todos os bugs ‘-‘

  5. Uso o Windows Live. Achei simples e sem maiores problemas. Mas vou experimentar o Zoundry. Pela sua descrição parece bem completo.

  6. o Raven foi transformado em open-source faz uns 2 meses e desde lá, assim como todo projeto open-source sem uma empresa por trás, foi largado às moscas.

    Só pra completar 🙂

  7. É impressão minha ou o Zpundry não funciona em Macs?

  8. Nosphie, vou testar! Se você e mais o Cardoso comentaram, deve ser uma mão na roda, realmente, hehe.
    E depois passo aqui pra dizer o que achei!
    Beijão e boa sexta-feira!

  9. Eu já usei o Zoundry Beta, e a postagem que eu fiz ficou uma droga. No zoundry ela estava mega normal, no blog, não deu quebra de linha, não inseriu imagens, enfim, ficou feiona.

    Uma vez usei o Windows Live Writter, e ele também não deixou a postagem “elegante”. Os dois tem muitas funcionalidades legais, mas fiquei com trauma e estou usando só a plataforma do Blogger mesmo, rsrs.

    Bem, acho que vou baixar o Zoundry novamente, tentar (de novo) não custa nada. Até porque, como disseram, tem voto da Nospheratt e do Cardoso, então é porque é bom!

  10. Fernando

    Caro Blogueiro que este o encontre bem e com saúde,

    Se eu criar um blog no bloger, e postar assuntos políticos que vão desagradar alguns políticos, esses políticos conseguem descobrir em qual computador e em que local está este computador (endereço)?

    Ou seja, posso ser descoberto?

    Como faço para evitar saberem que eu sou?

    Agradeço a oportunidade

    Fernando

  11. Acho que a galera que escreveu mal sobre o Zoundry, nunca usou.
    Eu uso e muito, pois depois de algumas imagens ficarem sumindo no Windows Live Writter, ou quando eu precisar copiar um texto do Word e o Live Writter zoava tudo ou não copiava direito eu disse basta !! Preciso de outro editor de Blog.
    O Zoundry tem muitos recursos de Writter não tem, sobre postagem de imagens em vários servidores, gerenciamento de várias contas ao mesmo tempo, backup de blog, fazer multiplas postagens em vários blogs, enfim é muito bom.

  12. Músico estagiário

    Antes de mais nada gostaria de dizer que passei a ser leitor do blog pela ótima organização e qualidade do conteúdo, acho que viciei no blosque.com rsrs.
    Agora falando do Zoundry, atualmente estou procurando me dedicar a construção de um blog, então comecei pesquisando servidores, ferramentas… e tudo mais que precisaria pra começar, resolvi então utilizar o Blogger, mas logo de cara não gostei da interface, então, de tanto ouvir falar nesse tal Zoundry resolvi fazer o download do Raven Beta, fácil configuração, interface agradável, quase tudo perfeito, o único problema acontece quando preciso pular linha no texto, na visualização do programa tudo ok, já no blog o texto aparece sempre com uma linha extra, visualizando o código percebi que de forma mágica é adicionada uma tag “” extra no código. Já viram esse tipo de problema acontecer?
    Abraço!

  13. Músico, isso é o Blogger quem faz.

    Você tem que entrar nas configurações do seu blog, lá no Blogger. Tem uma opção na 3º aba, algo como “Converter quebras de linha”. Coloque “Não”. Problema resolvido. 🙂

  14. Músico estagiário

    Problema 100% resolvido, muito obrigado pela dica Nospheratt, agora sim eu posso dizer que o Zoundry é muito eficiente, tirando o preview que deixa a desejar, funciona perfeitamente, textos, imagens, posicionamento, todos os testes foram positivos, recomendo a todos que procuram uma boa ferramenta de trabalho.

  15. Parece-me que merece um muito obrigado, pela dedicação e excelente trabalho que dedica aos caloiros, como é meu caso. Nós os novatos queremos receber tudo e, esquecemos quem nos ajuda.
    Da minha parte Agradeço-lhe, acho que não só você, mas muitos bons sites que existem e não exigem nada em troca.
    Na sua pessoa agradeço a todos.
    Bem Hajam
    JGG

  16. Obrigada pela dica, Nospheratt
    Eu sempre usei o Writer mas, com novo computador e WXP em ingles, baixei a versao em PT e EN e nehum dos dois funciona. estou ha dias tentando postar no blog e nao consigo. e no Blogger eh terrivel…
    Todo o pacote deu problema, fui resolvendo aos poucos mas este bendito WLR nao abre mais.
    Beijosss…parabens pelo Blosque!
    *meu teclado tambem eh europeu e nao esta acentuando palavras…
    Estou com serios problemas!

  17. Eu prefiro o live.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik