© Blosque.com. Todos os direitos Reservados.
A cópia e reprodução não-autorizada deste texto está expressamente proibida.
Plágio é CRIME!

Mulher por nascimento e vocação, irônica por diversão e hobby, brasileira inveterada, filósofa nas horas mais impróprias, blogueira de profissão, escritora e poeta pela pura necessidade de expressar seus oceanos interiores.

48 responses to “O Que Significa Ter Um Blog de Sucesso?”

  1. Daniel

    Exatamente,Nospheratt. As maioria das pessoas têm um conceito de suceso que não corresponde a realidade. As vezes,o operário de uma fábrica, poderá ser mais bem sucedido do que o executivo de uma grande empresa.Porque sucesso está ligado a realização pessoal.E cada pessoa é livre para sentir e decidir o que as tornam realizadas, não é mesmo?
    Parabéns pelo blog, e quando você deixará de ser o “Lombardi” da blogosfera brasileira? Ficamos curiosos, ora!

  2. SidCafeína

    Olá Nosph,

    ainda não sei como me enquadro na lista do seu post anterior. Porém escrevo porque gosto, tenho muito que aprender ainda e vou fazendo o que posso para melhorar.

    Quando eu estava da faculadade, eu costumava devolver a pergunta ao professor só para apimentar um pouco mais a aula. Pois bem, creio que você tem experiência de sobra para escrever o assunto ter ou não sucesso, fazer ou não $$ com blog.

    Mas como você se enquadra nessa situação, ou seja em frente ao espelho, como você se vê(beautiful)creio eu, qual a sua auto-crítica?(por favor, não quero dizer que você tenha feito qualquer crítica com o que você postou.

    Abraço e parabéns pelo Blosque.

  3. Evandro

    Penso 90 visitas diárias dentro da proposta de blog da Gabi é um número bom. Acabei de mudar o Parem o Mundo para a Rede de blogs do Bruno Alves e estou com umas 20 visitas só, é normal e essa é a proposta desse blog, quer dizer, para mim é um sucesso mas que precisa ser melhorado e muito! Dependendo do tipo de blog, de blogueiro o tal conceito de sucesso é tão vasto quanto o número de pessoas no mundo. PS: adorei o “trabalhar como um cavalo” essa é a verdade!

  4. Ariane

    dê à um medócre um blog lindo, com um titulo genial e conteúdo interessantíssimo (xupinhado, no caso) e ele transforma tudo em lixo em um mês. Ter um blog é como ter uma revista, um jornal… não é prá qualquer um. Comunicações não é prá qualquer um, é preciso talento, é preciso dedicação, é preciso estudo e uma auto crítica feroz (ao menos eu vejo assim) Mas, como todo mundo pode ter um blog, todo mundo quer ter um blog…e, consequentemente, todo mundo quer ser visto, sem ter muito o que mostrar.

    pois é, hoje baixou o o meu lado limão! 🙂

    abraços

  5. Ariane

    os erros de digitação são cortesias do azedume 😉

  6. Evandro

    Lado limão… ótima essa! 🙂 Mas concordo com o que você diz Ariane comunicação não é nada fácil e para aprender isso do zero, como é o meu caso, é preciso trabalhar como um cavalo, ou melhor, como um burro de carga!

  7. Lu Monte

    Boa, Nosphie. Eu, como nunca estou satisfeita com nada (muito menos com meu blog), nunca o considerarei um caso de sucesso. “Eu sempre quero mais que ontem”. 🙂

  8. Jonny

    Como eu já disse para vc, meus blogs são como meu boneco do The Sims… Quanto mais ganha $$, mais eu fico feliz, mas não dá para fazer nada com o $$$. Para mim, dinheiro é mais uma fonte para ver se levo jeito com blogs…

    Comentários > Assinantes > Visitação > $$$

  9. Jonny

    Na verdade a ordem é:

    Comentários > Assinantes > Links > Visitação > $$$ > Pagerank

  10. Luiz Edmundo

    Texto perfeito!!!

    Posso copiar alguns trechos no Blog Profissional ? (depois da discussão na lista blogosfera não quero correr riscos…)

  11. Jonny

    Luiz Edmundo

    Já sabendo a resposta que a Nospheratt vai dar, porque você não escreve um post começando por “hoje eu estava lendo o excelente post da Nospheratt sobre “o que significa ter um blog de sucesso” e me fez pensar sobre bla bla bla bla bla bla bla…” ?

    Acrescentar é muito mais legal do que repassar informação.

    Abraços

  12. Norberto Kawakami

    Texto matador!

    A primeira coisa que uma pessoa tem que responder antes de ter um blog é: Para quê que eu quero manter um blog?

    O fato é que blogar virou um modismo e como tal, as pessoas fazem sem antes pensar o que se quer. Depois ficam reclamando aos 4 cantos que não deu certo.
    Se a maioria soubesse o quão difícil é manter um blog atualizado, desistiriam antes mesmo de começar.

  13. Caloã

    Vc já leu o blog do Cafa? O cara tem trocentos acessos e nenhuma publicidade! Tem gente que quer só escrever, sabe fazer e não se importa.

    Mas quem escreve, escreve para os outros lerem, senão bastava travar o blog para somente quem escreve ler, como em um diário de papel!

    ou seja, no fundo todo mundo quer ser lido.
    🙂

  14. Eduardo Wagner

    Eu penso que todo mundo que escreve espera quem pelo menos uma meia dúzia de pessoas leiam, e conseqüentemente se for bom a tendência é aumentar. Realmente depende das expectativas de cada um.
    O problema é que como na mídia tradicional, há uma tendência de muitos seguirem sempre um fluxo que já é consagrado, na esperança de crescer cada vez mais e isso nem sempre funciona.

  15. Leonardo Luz

    É, depende. Eu tenho um blogue com crônicas, textos grandes, enormes, e tenho uma média de 200 diárias. Duzentas pessoas que perdem entre dez e quinze minutos lendo na internet não é pouca coita. Não tenho adsense, e se tivesse ia ficar três anos rpa ganhar vinte dólares com essas visitas, mas acho que tenho sucesso, pois as pessoas gostam, e voltam sempre.

  16. Nospheratt

    Daniel: Esse é o X da questão: “sucesso” depende do que você quer – sempre e quando estejamos falando de parâmetros razoáveis, claro.

    Quanto à sua pergunta… só a Deusa sabe! 🙂

    Sid: Eu me considero muito bem sucedida. Vivo de blogs, trabalho fazendo algo que me dá prazer, contribuo com muita coisa para o ambiente que me rodeia. Além disso, sou relativamente conhecida, existe muita gente que me respeita e gosta do que eu faço. O número de leitores cresce dia a dia, e cada vez conheço mais gente legal e interessante.

    Estou muita satisfeita com meu crescimento; o que não significa que não continue trabalhando para melhorar e crescer ainda mais. Ainda estou longe de ser um Interney da vida, mas eu chego lá! 😉

    Evandro: Se é! Nego pensa que ter um blog é mole como mumu com fanta. Nada a ver!

    Claro que o sucesso pode e deve ser melhorado. Sem importar que tão bem-sucedido você seja (ou se considere) sempre devemos apontar mais alto – do contrário nos estagnamos. ^^

    Ariane: Tá coberta de razão, sem tirar nem por. E eu entendo perfeitamente seu azedume sabor limão, se entendo! 🙁

    Lu: Querer mais que ontem é positivo. Isso nos mantêm em movimento, em busca de crescimento. Mas acho que isso não deveria fazer com que não valorizemos o que já foi conseguido, construído, alcaçado… concorda? 🙂

    Jonny: Bem, pelo menos você se diverte com seu blog, né? 😛

    Achei muito boa sua equação; é assim que você mede seu sucesso, né?

    Luiz Edmundo: Eu já te respondi isso em outro post, mas vamos de novo: eu permito citação (o que significa reproduzir uma pequena porção ou pequenas partes do post) desde que seja incluído link para a fonte original.

    Jonny: Sempre à postos, né? Valeu! 🙂

    Norberto: Mais um que acerta na mosca! Pior que muita gente responderia “para ganhar dinheiro”, mas não fazem idéia (nem procuram saber) do quê isso implica.

    Caloã: Pura verdade. Todo mundo quer ser lido; e muita gente só quer escrever, não necessariamente ganhar $$$. Há lugar para todos!

    Eduardo Wagner: Exatamente; não há fórmula mágica. Simplesmente copiar o que deu certo (para si mesmo ou para outros) não é garantia de nada.

    Leonardo: Com certeza; essa média de visitas é nada para o Adsense, mas pode significar muito para você. Como já falamos, sucesso é uma coisa relativa. Se as pessoas gostam do que você escreve, isso evidentemente pode ser considerado sucesso! 🙂

  17. sergio bianchi

    Quem procura sempre acaba achando coisas legais… Parabéns pelo blog!… Sou “novinho” nesta coisa de blog, nem seis meses… Sou “portador” do Ad sense, coisa incurável, mas que ainda não me “dominou”… Tenho reagido bem aos medicamentos… apesar do cunho sério e irônico do meu blog, tenho me divertido e me mantido atento para saber se o mesmo se passa com os leitores… De qualquer modo, vou aprendendo a cada descoberta, como esta daqui… Sucesso, e um forte abraço!

  18. Nospheratt

    Sergio: seja bem vindo! O Adsense é incurável mesmo, mas bem tratado e controlado pode ser bem satisfatório! 😉

    Muita sorte pra você, volte sempre! 🙂

  19. Ronaldo Costa

    Eu de volta… Falou tudo Nospheratt, e o pessoal dos comentários complementaram bem… Descobri lendo seus posts que meu blog é de nicho, mas o criei como uma experiência pessoal e percebo que tem se tornado um diferencial para o meu trabalho. Para mim isso é sucesso também.

  20. Sérgio F. Lima

    Olá Nospherati!

    Gostei da sua perspectiva ponderada do que é ter/ser um blogue de sucesso!

    Mas me parece que tem muita gente tentando emparedar ou homogeneizar, como queira, a própria idéia do blogue como espaço pessoal de documentação e conversações…

    É regra de design, regra de escrita, regra de comentários, regra para escrever mais, tem até blogue com termo de uso… faça-me o favor…

    Claro, cada qual faça com seu blogue o que bem entender… mas eu ainda prefiro o estado nascente dos blogues

    []’s

  21. Nospheratt

    Ronaldo: Com certeza que é sucesso, meus parabéns! 🙂

    Sérgio: Eu detesto massificação. E quanto às regras… acredito que a única REGRA é o bom-senso, o resto são guias e pontos de vista. Muita gente precisa delas, desesperadamente, porque carecem de bom senso.

    Eu concordo com você; muita gente esqueceu (ou fez questão de esquecer) que blogs também são lugares onde a gente se expressa, além de muitas outras coisas. Mas aí vai de cada um; apesar de “blogar por dinheiro”, eu coloco alma, sangue e lágrimas nos meus blogs. Eles tem vida, como você mesmo pode ver.

    Acho que o grande problema é que todo mundo foi na onda do “fique rico rápido e fácil com um blog”, e já sabemos qual é o resultado disso…

    No entanto e apesar disso tudo, nós estamos aqui, e sempre estaremos, não é mesmo? Abraço! 🙂

  22. Diego

    Eu penso que o sucesso depende das perspectiva de cada um, o importante é o blogueiro ter objetivos para escrever sobre tal assunto, ou até mesmo simplesmente escrever por prazer, pois há blogueiros para tudo e qualquer jeito. Assim como eu que estudo tecnologia e resolvi ensinar tudo que aprendo, no meu blog, pra mim passar conhecimento é tudo. Então meu sucesso é saber que muitos estão aprendendo comigo. E assim vai, cada tem seus objetivos, sucesso??acho que depende de cada um. É isso. Parabéns pelo Blog, é fantástico.

  23. Nospheratt

    Diego: Concordo plenamente – aliás, isso é o que eu estava pensando quando escrevi o artigo. Sucesso é relativo!

    Muito obrigada, volte sempre! 🙂

  24. Léo Silveira

    Na verdade não preocupo com ele, quando fiz meu primeiro blog e único, não esperava nem 5 pessoas por dia, na verdade meus amigos mais chegados, mas logo nos primeiros dias me surpreendi com números que eu não acreditava e nem sabia que eram possíveis, cheguei a pensar que era um erro do contador ou que eu não tinha feito corretamente.

    Só sei que cheguei a ter 500 visitas por dia e em menos de três meses de blog. Poxa para mim isso foi mais do que um sucesso, até porque eu não tinha a mínima, e ainda não tenho muita, noção do que era a “blogosfera” ou “blogar”.

    Agora de uns tempos pra cá deu uma caída na visitas, normal, também não posto mais com a mesma voracidade do começo, mas o sucesso que eu “não” esperava esse eu já estou no lucro, e, como sucesso é prazer pessoal eu posso dizer que estou nas nuvens e de olhos virados. (sabe como…rsrsr)

    Sucesso é estar de bem com o que se faz, é fazer o melhor que se pode, é acreditar e ser feliz, é premiar a ser premiado.

    Parabéns pelo post e sinta-se mais do que premiada, pois seu blog é mais do que uma premiação é uma razão. Razão que nos faz voltar, voltar e voltar.

  25. Nospheratt

    Léo: Meus parabéns! Isso é sucesso sim, você tem toda a razão.

    E pra mim, prêmio, sucesso, é ter leitores como você e receber comentários como o seu. Muuuuuuuuito obrigada, e volte sempre, sim! 🙂

  26. Gairova

    Muito legal esse tópico. Dinheiro não é tudo mas também não é pecado. Falando como leitora (o que sou realmente pelo menos por enquanto), acho que a questão do sucesso está muito afinada com a qualidade do que se oferece na rede. Ainda não sou uma blogueira de sucesso mas já sei quando um blog oferece qualidade ou não e seus artigos me ajudaram muito a pensar sobre isso.

  27. Monthiel

    Olá Nospheratt,

    Cara. Seu post está excepcional. Muito bom. Acho que o sucesso é diferente para cada pessoa. Eu, por exemplo. Almejo o sucesso com meu blog (que ainda é um bebê de apenas 30 dias). O mesmo está atingindo uma marca de 120 visitas diárias. Acho pouco –muito pouco–, mas isso é porque almejo muito. Desejo ter muitas visitas. Quero ganhar dinheiro com meu blog. Eu sei que terei que ralar muito, mas estou disposo. E super disposto.

    Grande abraço,
    Monthiel

  28. Blog de sucesso… « Hiper Urânio

    […] sobre blogs, não deixe de ler este post: O que significa ter um blog de sucesso? Sucesso significa diferentes coisas para diferentes pessoas. O sucesso está intimamente […]

  29. roberval elias

    Estou estudando sobre blogs,quero ser como vcs,ms vou trazer algo novo,para ter uma repercursao,um debate ,vcs vão adorar,um abraço a tds…

  30. Diih

    Meu blog por enquanto não tem um tema!

    mas acho que pra fazer sucesso temos que criar um tema e seguir um padrão, ter um pouco de criatividade e sinceridade mostrar quem somos no caso de um blog pessoal e influenciar as pessoas a acreditar no que você esta falando ali!

    Si não o que visita uma vez nunca mais volta!

  31. David

    Muito boa sua visão de blog de sucesso e como chegar lá.
    Procuro me esforçar para melhorar o conteúdo a cada postagem, pois só assim serei colocado em local de destaque nos favoritos dos visitantes.
    Como sou um duro, seria legal se ele me desse algum retorno financeiro, mas meu movimento ainda é pequeno e sinceramente quase não tive resultados com estes programas de afiliados.
    Mas tudo bem. Continuo na luta, estudando, e procurando melhorar.

    Abraço!

  32. Fernando

    Nossa Nospheratt, virei seu fã… sou ainda um bebezinho na blogosfera, mas aprendendo muito contigo!!!

  33. Charlie

    Este blog é muito bom, porém, o que enche o saco no mundo da web, é ver tento blog de merda cheio de comentários e visitas, enquanto alguns com ótimo visual e conteúdo ficam as moscas.. vai entender esse povo.

  34. Nanda Botelho

    Ok, gostei muito da definição!

    Mas existem critérios técnicos para avaliar um blog com desejo de ser muito visitado e gerar rendas maiores que o custo de seu próprio domínio?

    Estou tendo dificuldade de aumentar meu número de visitantes, ele aumenta, mas muito devagar.

    Abraços!

  35. Carlos

    Estou maravilhado com as coisas que encontrei aqui sobre o mundo particular do blog.
    Achei interessante a discussão sobre sucesso, mas eu não tenho a menor preocupação com a quantidade de pessoas que visitam meu blog.
    Estou começando agora e colocar um blog no ar para mim já é por si só uma grande vitória. Meu objetivo é falar sobre as coisas que não falo normalmente no dia a dia, até porque nem é possível e eu me tornaria um chato, mas como gosto de contar minha história, uso o blog para isso e lê quem quiser.
    Meu objetivo tenho alcançado, que é o de escrever o que penso, mas olhando a conversa de voces sobre 90 visitas por dia, etc., comecei a rir, porque a continuar como está, talvez daqui a pouco mais de um ano eu consiga um total de 90 visitas. (rsrsrs).
    Voltarei sempre aqui para aprender, adorei a quantidade de informação, principalmente prá mim que sou iniciante.
    Muito obrigado.

  36. antonio

    Muito bom blogue.

    tenho facilidade de ensinar a disciplina de fisiologia para os colegas da faculdade adaptando a linguagem, usando gírias, exemplos grosseiros mas que facilitam a associação e entendo que isto ajuda na aproximação, haja vista a popularidade do presidente Lula. Os colegas têm melhorado, e muito suas notas e até atribuem a mim o seu resultado e por esse motivo gostaria de fazer um blog.
    Acredito também que as abreviações aceleram o raciocínio e o entendimento da informação. (pensamos dezenas de palavras a mais do que conseguimos escrever por minuto e muitas vezes perdemos “o fio da meada e a credito que ao ler também acontece o mesmo) Penso que, dependendo da finalidade a adequação da linguagem seja necessária para não tirar o estímulo de quem quer aprender e, por diversos motivos sociais, possuem uma maior dificuldade de vocabulário, porém, estão em busca de conhecimento. A minha dificuldade é, obviamente, com a escrita. Qual a sua opnião e sugestão?

    Obrigado e parabéns!!!

  37. Elvis D' Angelo

    Parabéns você e seu blog são Fantásticos, li alguns textos de sua autoria e você realmente
    tem talento, e o mais importante paixão pela arte de escrever, seu estilo de escrever é livre, leve e solto, porém suas palavras trazem muitas informações e divertimento aos leitores, te desejo todo sucesso do mundo pois você merece, pensar é ser inteligente, mas fazer os outros pensarem é ser sábio, você como eu investe na arte de pensar e fazer todos pensarem através de seus brilhantes textos, seu trabalho é valioso, nunca se esqueça disso, você é única, te desejo muitaz paz e amor Nospheratt!.

  38. Milton G. Machado

    Nossa, um artigo antigo que me pôs a pensar. Levando em consideração a média de 67 visitas (calculada pelo WordPress) diárias em meu blog, ainda não alcancei o sucesso esperado. Mas não entrei em desespero por causa disso.
    Meu blog é pessoal, o que torna mais difícil que as pessoas o visitem muito – elas têm que, antes de tudo, se identificar comigo para começar a gostar do que escrevo. Ninguém vai procurar no Google “eu quero conhecer o Milton G. Machado, escritor que não publicou nenhum livro ainda”. A procura é sempre por um assunto específico, e normalmente a pessoa só encontrará um post sobre esse assunto no blog (dependendo do assunto).
    Às vezes, eu acordo com vontade de falar sobre certa coisa e posto. E o assunto para por aí. Logo, quem lê precisa “ir com a minha cara” para continuar visitando o blog!

    Não tenho anúncios (até porque o WordPress.com não os permite, sem domínio próprio), ou seja, não é através do blog que quero ganhar dinheiro – é através da minha imagem de ator e livros de escritor. E o blog é o espaço onde divulgo essa imagem e esses livros.

    Talvez., quando eu aparecer na Globo, consiga as mil visitas diárias… Sem precisar do Ocioso, é claro. A última linkada lá me gerou 1800 em um dia, mas no próximo caiu para 300. Afe.

  39. Elizângela

    Olha…
    eu tento
    tento
    tento
    e tento outra vez… e não consigo nada…
    Vejo que um assunto que interessa muito os “internautas” são os BLOG’s de ajudas para “blog”…
    o problema é que eu não entendo nada de códigos e bla bla bla… eu não faço idéia de como agente tem que fazer nossas coisas. E uma, não acho legal ficar copiando dos outros blogs e tal… porém sei que é um modo de fazer o tal* sucesso.
    O meu sonho “internetico” é fazer um template só meu… que EU criei… xii, mas estou muito longe disso. E onde que procuro?… um Blogs como o seu. E muitas pessoas tem o mesmo desejo que o meu, por isso esse seu sucesso incrível… meu blog tem 6 meses, e só tem 2000 visitas em média, isso é uma porcaria, logo vi que esse não era meu ramo, e já abandonei.

    E eu queria aproveitar pra falar que os seus tutorias de códigos HTML não estão dando certo, pois eu procuro a partes que você fala no ctrl+F e não tem… tem que atualizar.. não ta adiantando nada

  40. Plantão Geek

    Realmente você disse tudo que um blogueiro tem que ouvir. A parte mais legal que achei foi Sucesso x Dinheiro.
    A maioria se preocupa apenas com Dinheiro, e esquece do principal, artigos legais, networking, etc.

    Parabéns

  41. Adriano

    Realmente um excelente texto, muito realista sobre a perspectiva que as pessoas têm criado em cima dos blogs, não é um mar de rosas, eu particularmente não administro nenhum porém assim que puder “tempo” iniciarei um mas assim como este com assuntos que realmente serão de utilidade para as pessoas.

  42. Mauro Faé Toresin

    É um site de humor. Eu ja escrevo para um site, sem ganhar nada.
    Eu sei que tem muitos sites de humor.
    É totalmente de minha autoria.]
    Devo colocar Adsense ou outro qualquer visando ganhar dinheiro?

  43. Darcy Nogueira Brito

    Olá!
    Acabo de me cadastrar e vejo que as frustações dos blogueiros são muito parecidas. O meu blog trata de assuntos gerais: literatura, cilência, opniões a respeito de assuntos políticos e diversos outros. Partilho em sites tipo facebook, google reader, etc. De vez em quando acessam.
    Não fico muito frustrada porque me dá prazer escrever.

  44. Ceres

    Estou, literalmente, devorando teu blog. Já aprendi umas “cositas”, agora vou colocar em prática! Adorei! Sucesso sempre!

  45. Maurílio Resende

    Eu já gastei muitos neurônios pensando sobre esse assunto, sobre o que desejo alcançar com o meu blog, e os filtros a que deveria expor o conteúdo que eu crio antes de publicar um post.

    No meu texto “Desculpa, mas é pessoal” (http://dft.ba/-28ut) eu falo um pouco sobre isso, e também sobre a minha decisão de relaxar um pouco com relação ao editorial do Platitudes com Café. O meu objetivo agora é produzir. Não quero me preocupar com cliques, RTs e visitações. Quanto mais, melhor, é claro, mas o que realmente quero é praticar a escrita e criar textos cada vez mais interessantes.

    Quando achar que já não sou mais um completo noob, passarei a distribuir meus esforços entre outras áreas.

  46. Elizabeth Bucker

    NOSSA ! boas dicas, bom português, mensagens claras …parabéns , voce tem um blog muito bom de ser visitado e curtido ! Beth Bucker