Blogando com Alma... Ainda.

Use o Evernote Para Administrar Seus Blogs

Eu contei para vocês sobre o Evernote. Hoje vamos ver como ele pode ser usado para organizar e facilitar sua vida blogueira.

O que eu fiz foi o seguinte: criei um caderno para cada blog (Blosque, Deusario, etc.). No entanto, simplesmente jogar dentro do caderno tudo o que tem a ver com cada blog não é muito prático – mesmo com as funções de busca.

Usando Tags

Para resolver essa questão, uso as tags. Dentro de cada caderno/blog, tenho as seguintes tags:

1 – Imagens

Frequentemente ao navegar, ou quando estou procurando imagens para um determinado post, vejo imagens que poderiam servir para outro blog, ou para posts futuros. Eu costumava guardar a url nos bookmarks – coisa que se mostrou altamente inútil, pois o bookmark não mostra a imagem. Assim, eu teria que entrar em cada url para ver a foto, coisa que não faço.

Agora, eu copio a imagem e a guardo no Evernote, junto com a url (pois preciso da url para creditar corretamente a imagem, né) e qualquer informação que eu ache necessária; além de palavras-chave, para facilitar buscas futuras.

Assim, estão todas as imagens à vista, e fica fácil navegar entre elas para escolher.

Organize Seu Blog Com o Evernote

2 – Rascunhos

Eu escrevo meus rascunhos de post no Zoundry, mas descobri que é bem melhor guardá-los no Evernote. Fica mais organizado, e é mais fácil encontrá-los depois.

3 – Idea File (Arquivo de Idéias)

Idéias de posts. Aqui eu guardo as idéias antes de que elas virem rascunhos; são frases, parágrafos, anotações, links e qualquer outra coisa que me sirva de inspiração para posts futuros.

4 – Idéias

Projetos a serem desenvolvidos no blog. O Bê-a-Blog seria um exemplo; se eu estivesse usando o Evernote quando desenvolvi o projeto, minha vida teria sido MUITO facilitada.

Como estou sempre desenvolvendo novos projetos, é aqui onde vou guardar toda a informação relacionada com eles, a partir de agora.

5 – To-Do

Aqui tenho duas listas: tarefas rotineiras e tarefas eventuais. O Evernote inclusive permite que você crie caixinhas para “ticar” quando as tarefas são cumpridas.

Usadas em conjunto com o Remember The Milk (que também vale post, ora se vale – vai para o Idea File ;)), essas listas não só me ajudam a organizar melhor meu tempo, como garantem que não esqueço nenhuma tarefa importante, seja ela rotineira ou não.

6 – Email

Não sei você, mas eu tenho alguns emails que são enviados com maior ou menor frequência, cujo texto é sempre o mesmo ou praticamente o mesmo. Para economizar tempo, copiei esses textos e guardei no Evernote – quando preciso enviar novamente o mesmo email, basta abrir o programa e copiar o texto.

7 – Bookmarks

Alguns links guardados nos meus Favoritos estão relacionados especificamente com um dos meus blogs, por uma razão ou outra. Eu inclusive tenho pastas para cada blog nos Favoritos.

A vantagem do Evernote é que aqui eu guardo somente a parte da página que me interessa, e ela fica à vista – não preciso abrir a URL para saber exatamente do que se trata, ou para recuperar a informação que estou procurando.

Essas são as tags que uso para cada blog.

Organize Seu Blog Com o Evernote

Tudo Sobre WordPress

Além disso, tenho outros cadernos e tags para coisas relacionadas à todos os blogs. Por exemplo, eu criei um caderno “WordPress”. Dentro dele, tenho as seguintes tags:

1 – Plugins

Páginas e textos sobre plugins que uso ou pretendo testar. Toda a informação necessária – instalação, customização, utilidade do plugin – à vista, sem ter que carregar página nenhuma. Algo assim como um repositório personalizado de plugins.

2 – Themes

Screenshots, links, anotações, etc. Sejam themes que estou usando, ou cujo layout vai me servir de inspiração, ou que talvez eu venha a usar no futuro – todos ele juntos, para pesquisa rápida e sem dor.

3 – Bookmarks

Textos úteis sobre… WordPress, claro.

Mais Cadernos = Mais Organização

Organize Seu Blog Com o EvernoteTambém tenho outros cadernos e/ou tags, que me ajudam a classificar, separar e organizar ainda mais a informação relacionada com blogs. Alguns exemplos:

– Ferramentas

Aplicações, software, sites, serviços… Tudo o que encontro útil e interessante, para usar agora ou no futuro, entra aqui.

– Tutoriais

Tutoriais que pretendo usar e/ou traduzir. Esta tag é um repositório de conhecimento e material de consulta. Quantas vezes você seguiu um tutorial para fazer alguma coisa, e muito tempo depois precisou fazer a mesma coisa – e descobriu que não lembrava como fazer, nem onde estava o tutorial que usou da 1º vez?

Eu passei por isso muitas vezes. Graças ao Evernote, nunca mais. 🙂

– Bookmarks

Estou no processo de transferir meus Favoritos do Firefox para o Evernote. Alguma coisas vão ficar lá no FF mesmo, pois são usadas todos os dias e é prático tê-las ali, a um click de distância (nesse caso, os Favoritos funcionam perfeitamente como “speed dial”).

O resto dos favoritos, que são coisas que guardei para consulta futura, ou por algum outro motivo, vão para o Evernote. Para mim, ter as páginas à vista, sem ter que carregá-las no browser, é uma economia gigantesca de tempo e esforço.

Um Passo de Cada Vez

Organize Seu Blog Com o EvernoteTudo isso é um panorama geral de como o Evernote esta sendo usado por mim, para administrar a informação relacionada com meus blogs. Realmente, ele está facilitando minha vida, e economizando meu tempo.

Ainda estou me habituando à usá-lo, e levando a informação para lá aos poucos. Tudo o que chega de novo, é guardado diretamente lá; mas estou evitando entrar em um “surto organizador” e migrar toda a informação antiga para lá de uma vez.

Porquê? Porque isso levaria bastante tempo, e de momento não disponho de tempo livre para dar vazão à minha obsessão organizadora. Uma ferramenta de produtividade deve me ajudar a ser mais produtiva, e não um ralo por onde meu tempo se esvai.

Com o tempo, tudo estará guardado em seus devidos cadernos e tags. E mesmo sem ter TUDO lá, o Evernote já se confirmou como a melhor ferramenta que já usei, no tocante à organização e produtividade da minha vida blogueira.

Você está usando o Evernote para se organizar? Tem alguma idéia ou dica útil diferente das minhas? Conte nos comentários! 🙂

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Projetos Demais, Produtividade De Menos – It’s Ironic, Don’t You Think?

Next

Todas as Escolhas Vêm Com Um Preço

17 Comments

  1. Tinha lido o post anterior, mas não tinha experimentado o Evernote. Agora, fui lá, me cadastrei e segui seu “tutorial”. Minha primeira impressão foi positiva; o negócio é mesmo uma mão na roda.
    Nosphie, daqui a pouco você vai ter que lançar uma versão revista e ampliada do Bê-a-Blog. 🙂

  2. Parabéns pelo excelente post, Nosph.

    Mas, o que traz aqui é um problema com meu blog. Já deixei mensagens no Templates para Novo Blogger, Dicas Blogger e UsuárioCompulsivo, mas nenhum dos 3 me respondeu. Espero que você possa me ajudar.

    No meu blog, que está com o link no comment, não aparece a coluna da direita, o template é Minima Black alterado. Esse problema só ocorre no Internet Explorer.

    Uma coisa peculiar dele é que se eu usar o mesmo template em outro URL, funciona, mas não é viável. Espero que possa me ajudar.

    Parabéns pelo trabalho,

    The Rated R King

  3. Parabéns pela dica.
    Mas vale lembrar que não importa quão perfeita seja a ferramenta de organização, se você não utilizá-la nunca vai dar certo… =D…
    Digo isto por experiência própria…
    Abraços

  4. Nospheratt, Você está no diHITT?
    Procurei rápido, e não achei, apesar das inúmeras referências ao seu nome e ao do blog. Indiquei notícia em cima de seu post Use o Evernote Para Administrar Seus Blogs e fiz o seguinte comentário:
    ” Este post é daqueles especiais, porque transmite conhecimentos úteis, principalmente para o time da blogsfera. Em meu caso, sou de total ignorância neste tipo de ferramentas. E, mais grave que isto, seja o meu desinteresse profundo em avançar nesta questão, talvez por egoísmo com o pouco tempo disponível. E a tragédia? Mais e mais, sinto que para evoluir no meio, isto vai EXIGIR um mergulho no assunto. Imagine! É como se o Cascão, do Maurício de Souza, precisasse dar um mergulho, em uma piscina cheia d’água, para vender seus gibís! ”
    veja lá: https://dihitt.com.br/noticia/evernote-na-administracao-de-blogs-1/
    Parabéns pelo ótimo trabalho, Edu

  5. boa dica. Vou esperimentar ainda hoje. Preciso me organizar mais. Abraços

  6. Eu ia responder no comentário, mas tava ficando meio grandinho… vai virar post semana que vem. 🙂

  7. Jorge Flávio Costa

    Muito interessante, vou testar esse aplicativo. Até o momento, tenho usado o Google Notebook. Ele tem quase tudo que o Evernote oferece. Pra quem quiser conferir:
    https://www.google.com/notebook

  8. Parabéns Nosph, por mais um excelente post. Você sempre com posts inéditos. Parece que adivinha o que queremos ou precisamos. Fiz até uma busca no google rapidamente pesquisando sobre o tema, mas encontrei justamente aqui, por acaso.

    Gostaria, se possível, que você diga quantos Blogs administra e como o faz.

    Um abraço,

  9. Olá,

    há tempos que li sobre sua “paixão” pelo Evernote. Fiquei interessado, mas ainda não havia testado. Hoje resolvi experimentar e confesso que gostei mas fiquei com umas “pulgas na orelha”, pois meu inglês não é lá aquelas coisas. É impressão minha ou o Evernote suporta até 40MB na versão free?

    Parabéns pelo blog!

  10. Adoro o Evernote e depois que uso,não quero saber de outra coisa. Ajuda muito na hora de se prepara posts e oq mais gosto é que como trabalho com 3 pcs diferentes, tudo fica sempre sincronizado. É uma beleza, sempre tenho minhas informações onde quer q eu vá, inclusive Iphone.

    Amei o post, super completo e cheio de dicas!!Parabéns!

  11. Olá!
    Nossa perfeito post, vou testar esse programa agora…hehehe Como também prezo por uma boa organizaçao e uma mesa clean de papeis e porcarias, isso garanto que vai me ajudar muito tambem.

    E como to começando um blog (com muita ajuda do blosque.com hehehe) vai ser lá que vou ve se consigo o organizar as coisas para ele(rascunhos, ideias, post, imagens etc…).

    PS: dica do Zoundry também tirada daqu, vai ser testada em breve também!! 😉

    Um abraço Nospheratt, sempre vou passar por aqui, seja por ajuda ou por uma boa leitura 😉

  12. Excelente post, vou testar o Evernote e Zoundry agora mesmo…
    E Excelente site também, me fez ver com outros olhos o que eu chamo de “iniciante mundo da blogosfera”, mundo que eu me encontro no momento, procurando aprender bem antes da verdadeira iniciação…

    Parabéns Nospheratt e usarei suas dicas sempre…

  13. Ja estou utilizando, e realmente é ótimo.

    Grande abraço.

  14. Estou tocando dois projetos para compartilhar informações de trabalho atravéz de blogs, sou um leigo na blogosfera mas sempre que tenho uma dificuldade e procuro no Google o Blosque tem a resposta. Mas dessa vez essa dica não irá refletir apenas na maneira como administro meus blogues e sim como administro informações…Blosque acaba de ganhar um novo fã e um leitor assíduo!

  15. Também sou maníaca por organização, adorei as dicas, aliás estou há quase 1 hora lendo seu blog e pelo jeito vou ficar mais um pouquinho hahaha

  16. Naldo Nomad

    Bom, estou começando agora nesse “troço”… Nem me considero ainda um “novato”, mas estou me esforçando pra isso. Estou seguindo todas as suas dicas. E deixa eu te falar, se me permite ser franco e justo com você… É verdadeiramente, simplesmente, absolutamente MÁRAAAA… Adoro, me divirto e acima de tudo aprendo muito… Háaa… É muito bom rir dos meus próprios erros, são abomináveis e facilmente identificados quando estou lendo e estudando através das tuas postagens. Ops… esqueci… foi mal! Sobre o “Evernote”, adorei! Mesmo sendo um completo ignorante em se tratando do inglês, mas acredito que sou inteligente o suficiente pra aprender, além do mais, já estou usando, ótima dica!

    Volte logo! Não nos deixe sem amparo, nós… abomináveis semi-novatos ou nem isso; ou caminhando pra isso e certo de que seremos melhor que isso com a ajuda de pessoas como você… Abraços!

  17. Gostei do post! Sabe eu tambem uso muito o Evernote. Uso ele pra tudo. Eu tenho o app no meu smartphone e tambem faço como você. Mas nesse post vi umas idéias que eu nem imaginava rsrsrs
    Valeu pela dica!
    O Evernote é show

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik