Blogando com Alma... Ainda.

12 Soluções Criativas Para Utilizar Melhor Seu Footer

12 Soluções Criativas Para Utilizar Melhor Seu Footer

Embora haja uma tendência cada vez maior a utilizá-lo como espaço útil, o footer ou rodapé muitas vezes é uma seção morta e sub-utilizada nos blogs.

Ao mesmo tempo, nossas sidebars estão cada vez mais longas e entulhadas de coisas – especialmente para quem tem uma sidebar só.

O Blog Herald publicou 12 Formas de Utilizar Melhor seu Footer – Rodapé. Achei o texto bem útil, e como está em inglês, vou reproduzir aqui a lista para quem ainda não aprendeu a língua do Tio Sam.

1 – Navegação

Repita seu menu de navegação (aquele que você tem no topo do blog, com links para a home, about, etc.), assim seus leitores não precisam rolar a página até o topo para navegar.

2 – Selos e Botões

Muitos sites, contadores e diretórios exigem ou pedem que você coloque um link para eles, no momento de se inscrever, usando uma imagem, selo ou botão.

Se você tiver muitos desses, sua sidebar acaba virando um caos de imagenzinhas coloridas. Jogue-as no footer.

3 – Flickr

Os streams e widgets do Flickr são bastante populares, mas não é necessário que eles estejam na sua sidebar.

Você pode embelezar seu footer e melhorar o carregamento do blog, colocando o stream no footer.

4 – “Em Outros Lugares”

Uma lista de outros lugares onde seus leitores podem lhe encontrar na web: redes sociais, Twitter, outros blogs ou sites.

5 – Blogroll

Outra opção para conseguir mais espaço para o que for mais relevante na sidebar é colocar no footer a lista de blogs que você lê e recomenda.

6 – Leitura Recomendada

Recomende livros interessantes para seus leitores. Inclua links afiliados – Submarino, Amazon – e voilá, outra possibilidade de rendimento para seu blog.

7 – Afiliações

O autor do post original diz que “o footer é o lugar perfeito para listar as associações online ou profissionais das quais você é membro“.

Não sei que tanto isso se aplica aos blogs, mas você pode incluir aqui qualquer informação que julgue interessante, mas que não precise da visibilidade da sidebar.

8. Doações

Se você usa um botão para aceitar doações ou tem um “wish list” (lista de desejos), inclua os links no footer.

Isso pode ser a última coisa que seu visitante veja, antes de ir embora. 😉

9 – Twitter/Facebook

Estes widgets ocupam espaço, e muitas vezes demoram o carregamento do blog.

Que tal colocá-los em um lugar de menos destaque? Isso também pode minimizar os danos causados por problemas de carregamento dos widgets.

10 – Caixa de busca

A caixa de busca do blog deve estar visível, acima da dobra; mas repetí-la no footer pode ser uma boa idéia para facilitar a vida do leitor.

11 – Repita seu “pedido de ação”

O que você quer que as pessoas façam? Que assinem seu Feed RSS? Que respondam uma enquete? Que comprem seus produtos de afiliado? Repita seu “pedido de ação” no footer.

12 – Uma boa citação

Esta foi a sugestão que achei menos útil mas é válida igual: deixe seus leitores com uma citação, parágrafo ou frase interessante ou bem-humorada.

Resumindo, qualquer coisa útil ou que seja um “algo à mais” para o blog, mas que ocupa espaço que poderia ser destinado à coisas mais importantes na sidebar – publicidade, listas de posts, informação, etc. – pode ser transferido ao footer sem maiores danos.

Seja criativo, pense no que pode despertar o interesse de seu leitor quando ele chega ao rodapé do blog. Não é muito difícil transformar o footer num espaço tão útil e “vivo” quanto o resto das seções, e isso pode melhorar muito a usabilidade do blog.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Enquanto Isso, Em Outra Blogosfera… Hillary Clinton Dando Entrevista Para Blog?

Next

Os Bloghits e a Mortalidade do Caranguejo Blogosférico

8 Comments

  1. Super Pesquisador

    Ótimo post, me deu algumas idéias para melhorar minha utilização do footer.

  2. Erica Akira

    Muito bom post Nospheratti, eu estava mesmo jogando vários botões no footer do meu blog pessoal, mas mudei pro WP e o tema.Vou tratar já de arrumar o footer desse novo tema, e criar vergonha na cara e fazer igual no blog de templates.favoritado aqui!

  3. Jonny

    Nospheratt…Seu blog é o único que eu conheço que o footer fica no começo da página! rs rs rs rs rs rs rs

  4. Lu Monte

    A Lorelle (que escreve sobre o WordPress, em inglês) fez uns posts sobre o mesmo assunto no fim de setembro. :)Meu footer já leva o blogroll, mas quem sabe dou uma incrementada…

  5. O Caçador de Paraquedistas

    Olá Nospheratt…Muito boa essa dica, pois o Footer, é um espaço onde todo mundo esquece e deixa de qualquer maneira…Uma boa utilização tambem seria usa-lo para por creditos de serviço que usamos, pois usamos varios serviços de outros sites ou blogs, então colocar no footer seria uma boa opção…Alem de parecer mais profissional ;)Abraço

  6. O Caçador de Paraquedistas

    Olá Nospheratt…Muito boa essa dica, pois o Footer, é um espaço onde todo mundo esquece e deixa de qualquer maneira…Uma boa utilização tambem seria usa-lo para por creditos de serviço que usamos, pois usamos varios serviços de outros sites ou blogs, então colocar no footer seria uma boa opção…Alem de parecer mais profissional ;)AbraçoOps: Tinha Faltado o Jaba(Link);P

  7. ajTEC

    Nosph,Boa dica. O footer serve para colocar os mesmos links do header, e além disso, os links podem ser mais extensos, o que vai melhorar as técnicas de SEO.Conselho: coloquem imagens ou botões, nos links do header, e usem links com as keywords principais em textos longos no footer.Ex:net-dinheiro contactos / net-dinheiro feed / net-dinheiro lista de templates / about net-dinheiroPodemos melhorar nosso PR, usando técnicas de SEO, colocando as keywords principais do nosso blog nos links do footer, ao contrário do header, onde o espaço é limitado e não permite links com textos longos.Abraços,ajTEC

  8. UsuárioCompulsivo

    Ok, mas não vais implementar nada aqui no footer do Blogando por Dinheiro?

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik