Blogando com Alma... Ainda.

Rescue Timer – Saiba Onde Você Realmente Gasta Seu Tempo

Uma boa parte da avaliação que é feita através da Planilha de Avaliação Básica do Blog que eu crie para vocês, é baseada em quanto tempo você gasta em determinadas atividades.

A gente sempre tem uma estimativa disso, mas geralmente não sabemos exatamente quanto tempo gastamos com cada atividade.

Aí é que entra o Rescue Timer – um programa que lhe diz exatamente quanto tempo você gasta com o quê, enquanto está no PC. Isso é deveras útil para ver onde estão os desperdícios e exageros no uso do seu tempo.

O uso dele é muito simples.

  1. Você cria seu cadastro – pode escolher a conta grátis mesmo. (Esse link é meu link de referral, se criar o cadastro através dele, estará me dando de presente duas semanas de Rescue Timer Pro :D)
  2. Baixe o instalador que ele vai lhe oferecer, e instale no seu PC;
  3. Pronto. A partir daí, ele estará monitorando tudo o que você faz no PC, com exatidão que vai até os segundos gastos em cada coisa. O melhor é deixar ele monitorar por no mínimo 24 horas, antes de ir ver os resultados.

Rescue Timer - Saiba Onde Você Realmente Gasta Seu Tempo

Quando você entrar no seu Dashboard (que pode ser acessado via web ou click com o botão direito no ícone do Rescue Timer no System Tray), verá que todas as suas atividades estão listadas lá. Os reports incluem gráficos variados, que mostram visualmente onde você está despendendo seu tempo.

Ele monitora tanto sites como programas usados (e até documentos específicos, na versão Pro). Cada site é assignado à uma categoria específica, que tem uma pontuação determinada.

A pontuação vai desde “Very Productive” (2 pontos) até “Very Distracting” (-2 pontos). O Rescue Timer tem categorias com pontuações default, mas você pode criar suas próprias categorias ou personalizar as existentes, de modo que ele se adapte exatamente ao que você precisa.

Por exemplo: ele lista o Gmail como “Very Productive”. Eu gasto tempo demais respondendo emails, então alterei a pontuação dele para “Distracting”. Você pode adaptá-lo fielmente ao que é produtivo para você.

Além disso, ele oferece um monte de opções e personalizações. Você pode criar reports personalizados, trackear projetos específicos, estabelecer metas de como você quer usar seu tempo, configurar avisos de quando você excedeu o limite de tempo para atividades que não são produtivas, excluir certas atividades ou períodos de tempo do monitoramento, e muitas outras coisas.

Claro que configurar tudo isso demanda tempo. E o bacana é que mesmo que você não configure praticamente nada, ele continua sendo útil, pois mostra exatamente onde você gasta seu tempo, sem que você precise fazer nada mais do que criar sua conta e instalar o programinha.

Recomendo deveras que você experimente o Rescue Timer, pelo menos por uns 15 dias. Ver exatamente o tanto de tempo que desperdiçamos com coisas não produtivas ajuda muito à vender maus hábitos de administração do tempo, e mostra os motivos reais do “Não tenho tempo” (que geralmente é justamente por desperdiçar tempo com o que não interessa).

Experimente. Crie seu cadastro, você não tem nada a perder. A não ser, talvez, a ilusão de que você gasta a maior parte do seu tempo em coisas produtivas. 😛

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Deixe Morrer o Que Deve Morrer

Next

Onde Você Quer Chegar?

1 Comment

  1. No PC, fico na maior parte do tempo no meu blog. Será isso útil ou não? rsrs 😀
    Esse programa é no mínimo interessante. Mas não é um tipo de programa obrigatório no PC. Vale pela curiosidade, hehe.
    Abs

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik