Blogando com Alma... Ainda.

Onde Você Quer Chegar?

Eu acabo de fazer uma lista de 20 ítens que pode ser resumida em uma só palavra: #mimimi.

Era uma lista de todas as razões pelas quais eu não quero trabalhar hoje. Entre essas 20 razões, há duas ou três que são coisas sérias, razões “legítimas”, digamos, para não querer trabalhar. E mesmo assim, a lista toda pode ser taxada de choradeira, e descartada como irrelevante. Como foi.

Foco e Perspectiva

Onde Você Quer Chegar?

Porque focar nisso, mesmo nesses problemas sérios, não vai me levar à lugar nenhum. Deixar de trabalhar hoje, para me lamentar por problemas (sérios ou não) não me ajuda em nada. Nem a resolver os problemas, nem a dar mais um passo em minha caminhada.

Então, ao invés de me espojar na auto-comiseração, listei o que eu posso fazer com respeito à cada ítem. Há alguns sobre os quais não posso fazer nada, e sobre outros não posso fazer nada hoje.

De modos que, a lista de #mimimi virou lista de tarefas distribuídas ao longo da semana. Coisas produtivas vão sair de uma coisa à princípio completamente auto-complacente e inútil.

É uma questão de re-avaliar as coisas desde uma perspectiva maior, mais à longo prazo. E re-direcionar o foco.

Dito assim, parece fácil. Parece simples.

Não é.

É dificílimo, requer uma enorme força de vontade, e um grande senso de para quê estou aqui, e para onde estou indo. Requer lembrar onde é que quero chegar.

Você Precisa Saber Onde Quer Chegar

Onde Você Quer Chegar?Se não sabe onde quer chegar, não saberá como chegar lá.

Se não sabe como chegar lá, não há nada que lhe permita saber quando se desviou do rumo.

Se não sabe onde quer chegar, tampouco saberá o que é necessário para chegar lá.

Se não sabe o que é necessário para chegar lá, jamais alcançará seu objetivo, pois não dará os passos necessários.

Depois de saber onde quer chegar, existem ainda todos os passos que terá que dar, todos os planos, mapas e correções de rumo que serão necessários para realmente chegar lá.

Só que nada disso pode ser feito, sem antes decidir onde quer chegar, para onde está indo. Esse é o 1º passo, o passo ineludível, a condição sine qua non.

Eu ainda não quero trabalhar. Mas estou trabalhando mesmo assim. Eu sei onde quero chegar, e estou caminhando, um passo de cada vez.

E você, onde quer chegar?

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Rescue Timer – Saiba Onde Você Realmente Gasta Seu Tempo

Next

Inspiração, Emoção e Lágrimas

2 Comments

  1. maria

    quero chegar a ser um bom gestor de rh.
    isto so depende de mim.
    pois este será o meu objetivo.

  2. “E você, onde quer chegar?”
    É a pergunta que pretendo manter em minha cabeça até que a resposta (que eu sei que está aqui, dentro de mim, em um processo de formação que precisa urgentemente ser catalizado) seja obtida por completo. E que saia em altos brados, não para que os outros ouçam, mas para que alcance cada partícula do meu corpo.
    É claro que, como apontado no texto, grande parte das mudanças são acompanhadas de exigências gigantescas, muitas vezes ignoradas em um momento de empolgação, mas que nos alcançam com força total quando fraquejamos pela primeiríssima vez.
    Sendo assim, é importante respirar fundo e esperar o coração recuperar o ritmo. Da empolgação, que seja retirada a força necessária para o primeiro passo, pois o caminho é longo demais para que seja percorrido a passos rápidos.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik