Blogando com Alma... Ainda.

Inspiração, Emoção e Lágrimas

Inspire by Gapingvoid

Inspire by Gapingvoid - CC

Inspire by Gapingvoid – CC

Eu choro de emoção quando vejo (ou leio) certas coisas. Qualquer coisa que mostre a grandiosidade da qual o ser humano é capaz me leva às lágrimas.

Choro porque essas coisas tocam alguma coisa “lá dentro”, mexem com minha alma.

Geralmente, isso acontece com bons filmes e livros. Mas também me acontece com bons blogs. Os blogs dos quais mais gosto, que mais admiro e que acompanho com mais atenção, são blogs que de vez em quando me fazem chorar.

É de conhecimento público que eu sou quase completamente biruta, louca da pá virada; mas essa preferência não vem da minha “birutice”.

O que acontece é que esses blogs me fazem chorar porque conseguem estabelecer uma conexão comigo, através das emoções. Esses blogs me inspiram.

Combustível Emocional

A definição mais comum de inspiração é aquele súbito lampejo de criatividade, que faz com que nosso trabalho flua e que gera resultados em geral muito satisfatórios.

Mas existe outra faceta da inspiração, que considero igualmente importante: a inspiração que embora não redunde diretamente em uma idéia específica, nos enche de energia criativa que pode ser direcionada para qualquer coisa que queiramos.

Essa é a inspiração que me dão esses blogs que me fazem chorar. Não há uma relação direta entre o que eu leio e as coisas que crio depois; mas há uma relação direta entre o combustível emocional e criativo que obtenho deles, e o que posteriormente é criado.

Esse tipo de inspiração nos sustenta por um período de tempo mais extenso e prolífero do que o lampejo de criatividade.

Inspirar-se é Preciso

Você precisa ler pessoas que inspirem você. Ter um arsenal de blogs e escritores que sejam capazes de inspirá-lo dessa forma é um remédio excelente contra a mesmice, o desânimo e a falta de criatividade que inevitavelmente nos assolam de tempos em tempos.

Não é fácil encontrar recursos desse tipo. Primeiro porque essa inspiração é extremamente pessoal; o que é inspirador para mim pode ser absolutamente “meh” pra você.

Segundo, porque não muita gente é capaz de escrever o tipo de coisa que é profundamente inspiradora. Isso é uma arte, que requer um certo talento – talento que espero desenvolver algum dia.

Mas seja como for, precisamos todos desse tipo de inspiração. Quanto mais recursos desse tipo você tiver, mais combustível terá para seus textos e projetos.

Fontes de Inspiração

Para “dar uma mão”, compartilho aqui dois dos meus maiores inspiradores. Eles escrevem em inglês.

Gapingvoid

Um dos meus ídolos e fonte perene de inspiração, é o Gapingvoid – autor do cartoon que ilustra o início deste post. Eu assino a newsletter dele, o “Hugh’s Daily Cartoon” – e você deveria assinar também, se entende inglês e gostaria de receber pedacinhos de inspiração na sua inbox, 5 vezes por semana. 😉

Fiquei muito feliz e surpresa quando esse cartoon – Inspire – chegou. Eu estava planejando escrever sobre este assunto há algum tempo já, e ver que ele pensa a mesma coisa que eu não tem preço. 😉

IttyBiz

A Naomi escreve sobre Internet Marketing, que é um assunto super batido e bastante espinhoso – o que mais há nessa área são estafadores, scams e coisas desagradáveis. Mas ela é diferente. O blog dela é simplesmente genial.

Há alguns meses ela escreveu um post que me leva às lágrimas cada vez que eu releio (por uma razão ou outra, voltei a esse post várias vezes). O post termina assim:

Don’t be angry. They’re just human. Try to love them anyway.

Esse parágrafo em si é maravilhoso, e mais ainda levando em conta que ela está falando de Internet Marketing. Mas vá lá e leia o post: Crushed Hopes and Spicy Chicken: How To Love Your Customers Como tudo o que ela publica, não tem desperdício.

E Você?

Você já havia pensado nisso? Tem suas fontes de inspiração à mão? Tem algum blog ou texto particularmente inspiradores para sugerir? Compartilhe nos comentários! 🙂

_____________________________

PS – Para quem lê pelo feed: o Blosque está de cara nova. Comentários, críticas e sugestões são bem-vindos. 🙂

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Onde Você Quer Chegar?

Next

Fail do WordPress

11 Comments

  1. Tenho certeza que muitos blogueiros que aprenderam os primeiros passos sobre blogar aqui no Blosque vão concordar comigo que você já tem esse talento de inspirar as pessoas. Eu, por exemplo, só estou aqui hoje porque há dois tive muita inspiração sua.

    Sobre textos inspiradores, tem um texto do Christian Barbosa chamado “Aonde estão os NERDS?” https://blog.maistempo.com.br/2008/01/20/aonde-esto-os-nerds/ que sempre volto a ler, pois além de sempre de ser muito inspirador pra mim, foi o texto que me despertou o interesse em criar um blog. Recomendo a todos.

  2. MInha primeira fonte de inspiração na blogosfera foi a Juliana Sardinha do Dicas Blogger e foi através dela que acabei descobrindo outra.

    Sempre gostei da qualidade dos artigos e tutoriais escritos pela Ju e também da forma simples e objetiva com que usa as palavras.

    E foi através de uma entrevista com você no Dicas Blogger, que acabei descobrindo o Blosque como outra fonte inspiradora, sem sombra de dúvidas, vocês são duas divas da blogosfera e é um prazer e um privilégio estar em contanto com vocês e com seus posts.

  3. Olá Nospheratt!

    Realmente para quem começa é necessário ter alguém em que pode se inpirar,tenho alguns,pois assino muitos blogs por email.
    Além do blosque tem o da Juliana Sardinha,Custodio,Paulo F e mais alguns que não lembro de momento.
    São bem famosos e dez vez em quando ajudam na criação de artigos.

  4. Oi Nospheratt!!
    Eu queria saber se depois de cada post voce nao teria um retweet abaixo.
    Sao tantos posts seus que me inspiram que sinto a necessidade de compartir!Com certeza entrarei nos seus blogs recomendados, realmente a vida sem uma boa inspiraçao nao tem tanta graça !!!
    Beijocas!!!
    Tati

  5. Eu ja retwittei esse post,mas seria mais fácil se tivesse o retweet automático!

  6. Oi,

    Conheci os blogs em 2009, faz pouco tempo, e resolvi me aventurar… Não me considero grande coisa, mas estou me esforçando para fazer algo que tenha alma…

    Teve o primeiro blog que me inspirou sim, hoje não me inspira mais tanto quanto antes, fui conhecendo outros blogs. Logo conheci o seu blog. E sempre encontrei inspiração aqui, como neste post. Você é única !

    Acho que é isso…

    Carpie diem !

  7. Alguns blogs que me inspiram:
    https://jochamaeu.blogspot.com
    https://respeitemeusmullets.blogspot.com
    https://elviscostellogritoumeunome.blogspot.com/
    https://encontro-comigo-mesma.blogspot.com/
    https://umbigodepaula.blogspot.com/
    https://rre.opsblog.org/
    https://filigranademim.blogspot.com/
    https://a-mah-rela.blogspot.com/
    E tantos outros… O tempo vai passando e a gente, infelizmente vai esquecendo de visitar alguns (não me adapto mesmo com o google reader), mas também vai descobrindo outros e tendo novas visões e novas inspirações.
    Acho que depende muito do momento que estamos vivendo também.
    Quando comecei a blogar com mais assiduidade, por exemplo, o Blosque foi uma grande referência para mim.

  8. Claudia Hein

    Olha, te entendo perfeitamente no que diz respeito a essa coisa de se inspirar e se emocionar. Eu também choro com alguma coisa que me toca… às vezes isso causa “ataques descontrolados de inspiração” que podem durar dias e noites em que quase fico maluca – não tenho vontade de fazer mais nada além de criar.

    Eu assino muitos blogs (entre eles o seu, dããããã), e acho que uma das coisas mais legais é quando o leitor acaba se identificando com a pessoa que escreve o blog mais do que com o blog em si.
    Confesso que mantenho algumas assinaturas de blogs cujos assuntos nem me interessam mais tanto assim, simplesmente porque viro fã da pessoa … Sem saber, ela acaba me fazendo companhia, apesar de nem ter noção que eu existo. E com certeza, aquele que inspira e arranca lágrimas nem sonha que faz isso. Por isso acho importante “dar o sangue” naquilo que se faz. Você nunca terá uma noção exata do quanto e como atinge as pessoas.

    (melhor ainda encontrar um lugar onde os comentários são bonitinhos e civilizados, rsrs)
    Be happy
    😉

  9. Bom, Nosphie, não é novidade que o seu blog e as suas palavras são uma das minhas inspirações. Fora o blosque, eu gosto muito deste tumblr aqui:

    https://paratodasascoisas.tumblr.com/
    Um tumblr sobre vida, romances, belas imagens, belas palavras.

    Beijos!

  10. Ups…escrevi compartir ao invés de compartilhar, é que estou morando em Cancun e e o espanhol as vezes me analfabetiza…rsrsr!!!
    Beijos!

  11. Rita

    Olha concordo com vc…
    Existem situações, pessoas e ferramentas que nos inspiram, estou num momento que preciso absorver todos esses recursos pois me sinto totalmente sem inspiração. Esse blog foi um achado, suas palavras são pra lá de inspiradoras e a partir de hj vc ganha mais uma admiradora, meus parabénstanta sutileza em suas palavras.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik