Blogando com Alma... Ainda.

Seja Mais Produtivo – Racionalize Suas Tarefas

Um dos maiores desafios que um blogueiro enfrenta é o excesso de informação disponível.

Seja Mais Produtivo - Racionalize Suas Tarefas

Entre a quantidade de feeds, o fluxo constante de email, chat, rede sociais, as estatísticas de visitação, do Adsense e outros programas de monetização, comentar e responder comentários, as listas de discussão, jogos online, pesquisa e mais um milhão de etcéteras, o tempo que sobra para o trabalho mais importante – escrever – é quase nulo.

Também é comúm o hábito de fazer todas essas coisas ao mesmo tempo – dispersando a atenção em várias coisas simultaneamente, nos enganamos com a ilusão de sermos excelentes “multitaskers”.

A crença popular reza que o processo de multitasking nos permite ser mais produtivos e nos economiza tempo. A realidade é bem outra: ao final do dia nossa produtividade se revela escasssa, o que geralmente nos deixa com uma sensação de frustração.

O melhor é evitar fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Uma organização/racionalização dos processos e tarefas se faz necessária para uma melhor administração do tempo; a qual redundará não só em um aumento na quantidade de trabalho realizado, mas em uma melhora na qualidade do trabalho.

Como racionalizar suas tarefas? Aqui vão algumas dicas que encontrei pela web:

1 – Escreva posts para o futuro

Eu já falei sobre isso muitas vezes, e é um excelente conselho – embora muitas vezes (hum, a maior parte das vezes?) eu mesma falhe vergonhosamente em seguí-lo. Aproveite especialmente aqueles dias em que se sente muito inspirado ou com disposição para escrever, e escreva vários posts de uma só vez.

Crie conteúdo que posssa ser publicado a qualquer momento (ou seja, que não esteja relacionado às notícias, nem a nenhum assunto que tenha data específica) e guarde. Esses posts o farão muito, muito feliz no futuro, acredite.

2 – Termine seu dia com uma lista do que deve ser feito no dia seguinte

Isso vai evitar que você perca tempo pensando “O que era que eu queria/devia/pretendia fazer?” e vai permitir que você comece seu dia imediatamente, se ocupando de coisas produtivas.

3 – Transforme as distrações em tarefas produtivas

Como eu já disse, email, feeds, chat, tudo isso nos distrai e dilui nossa concetração e produtividade, durante o dia inteiro.

No entanto, para o blogueiro essas coisas podem e devem ser tarefas produtivas; basta com estabelecer um tempo específico para dedicar-se à elas.

Por exemplo, se você focar em ler seus feeds durante 20 ou 30 minutos com a intenção de pesquisar tópicos sobre os quais escrever, certamente obterá resultados muito melhores do que se der uma espiada nos feeds cada 10 minutos, enquanto está com a cabeça em mais 15 tarefas.

4 – Estabeleça limítes

Descubra quais são as atividades nas quais está desperdiçando tempo, e limite-as.

Exemplos: Vou checar minhas estatísticas somente duas vezes por dia. Vou trabalhar sem interrupções das 10 da manhã até a 1 da tarde. Vou ler e responder emails uma vez por dia. Só vou ler emails de listas de discussão depois de completar o trabalho do dia.

E você? De que forma racionaliza ou poderia racionalizar suas tarefas blogueiras?

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Blog, escrever por paixão ou por dinheiro?

Next

Soluções Para Ladrões de Tempo

8 Comments

  1. Alberto Mengozzi

    Acompanho seu Blog já há algum tempo, sou assinante de seu Feed.Está sendo uma ótima fonte de inspiração para um novo projeto que estou RE-iniciando.Tomarei a liberdade de incluir seu link, espero que não tenha problemas.Parabéns pelo seu trabalho (Blog).Alberto.

  2. Moacir

    Hahá… não creio além de escrever super bem, escreve sempre o que preciso ler. Estou vivenciando essa situação e tendo muitos dos problemas que relatou, acrescentado de mais um agora, estou ficando com medo de você 😉

  3. Nospheratt

    Alberto: Problema nenhum, imagine! Sempre fico feliz quando alguém gosta de meu trabalho a ponto de referenciá-lo em seu próprio blog. Aliás, qualquer blogueiro gosta disso; então, sinta-se à vontade para linkar todos os blogs que queira! Boa sorte com seu projeto. 🙂Moacir: Tenha meda, tenha muita meda! 😛

  4. O problema é quando a vontade de blogar e viajar aleatoriamente pela net vence a disciplina.. Tem acontecido comigo.
    Mas foi bom por um lado: achei seu blog, nunca tinha visto um lugar que agregasse tantas dicas sobre a blogosfera. Parabéns, está sendo muito útil pra mim.

  5. olá, eu sou blogueira há pouco mais de 1 mês e agora achei esse site cheio de dicas………….muito bom, vai me ajudar bastante

    Abs

    Sheyla

  6. Olá descobri este site de dicas, fico feliz por que abri um blog e não sei como lidar com ele. Com certeza preciso de ajuda simplificada, pois sou quase leiga, ou diante de vcs uma não alfabetizada.

  7. Olá! Nossa! Tbm estou vivenciando isso! E além das tarefas blogueiras, acrescente-se as de todo ser humano normal… kkkkkk
    Depois que comecei a me dedicar a isso parece que não há vida além da blogosphera… rsrs… E olhem que estou apenas começando!!!
    E faço minhas as palavras do Mocair… ainda por cima acrescentei mais um que é o medo de você… E já faz tempo! 🙂
    Abçs
    Myrian

  8. Agradeço por sua postagem, pois de fato muito enriquecedora para a minha vida e de muitas outras pessoas.
    Preciso me policiar em:
    – Ler e responder e-mails apenas 2 vezes ao dia.
    – Acessar meu Perfil nas redes sociais e Comentar/Curtir o que for interessante apenas 1 vez ao dia.
    Acredito que se conseguir disciplinar-me nestes dois assuntos eu conseguirei aumentar muito a minha produtividade, e consequentemente ser mais feliz!

    Mais uma vez, obrigado!

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik