Blogando com Alma... Ainda.

Soluções Para Ladrões de Tempo

Depois de analisar a questão por algum tempo, cheguei à conclusão de que estes são os maiores ladrões do meu tempo, do meu foco e da minha produtividade – e estas são as soluções que encontrei para cada um:

1 – Feeds

Apesar de que a grande vantagem dos feeds é centralizar uma grande quantidade de informação, permitindo que ela seja processada em pouco tempo, essa também é sua grande desvantagem.

Acabamos assinando qualquer feed que vemos pela frente. Se lemos todos, perdemos demasiado tempo; senão, deixamos passar inadvertidos artigos/posts que poderiam ser de grande interesse.

Solução para os feeds:

Revisar todos os feeds, um por um, e manter somente aqueles que realmente valem a pena. Deletar feeds resumidos, sem exceção. Novos feeds vão para uma pasta de “Teste”, por uma semana. Uma vez por semana, decido se os feeds dessa pasta se tornam definitivos ou são deletados.

Além disso, com os feeds filtrados e organizados em pastas, fica mais fácil racionalizar a leitura; dedico 20 ou 30 minutos somente a ler os feeds relacionados com o blog para o qual quero criar um post. Reúno material, escrevo o post, e recém aí vou ler os feeds relacionados com outro blog.

2 – Email

A tentação de ler seus emails assim que eles chegam à inbox é grande. No meu caso, eu checo o email mais ou menos cada minuto e meio! 😛

Falando sério, a possibilidade de estar constantemente online termina produzindo um sentimento de obrigação: nos sentimos obrigados a responder imediatamente a qualquer contato, seja lendo ou respondendo. Balela! Não há necessidade disso. Despender atenção constante à caixa de entrada do email é altamente contraproducente.

Solução para o email:

Ler e responder emails três vezes por dia, e só. Como máximo, 10 minutos no começo do dia, 10 minutos ao meio-dia, e 20 minutos ao encerrar o expediente. É mais que suficente para me manter atualizada com o que realmente interessa, e evita o desperdício de milhões de horas nas listas de discussão.

Outra coisa que facilitou a racionalização do tempo gasto com emails é a utilização dos Filtros do Gmail. Eles mantêm a Inbox limpa, e permitem decidir facilmente onde vou investir meu tempo.

3 – Mensageiros Instantâneos

É difícil rejeitar um papo. O que é fácil é não ver a hora passar, conversando com gente interessante. Ou desinteressante e sem noção.

Solução para o chat:

Em primeiro lugar, não saio adicionando gente a torto e a direito. Meu MSN tem uns 20 contatos, e é só. Isso já minimiza as interrupções, e as possibilidades de distração. Também resolvi usar o status de “Ocupado”, e levá-lo a sério. Não adianta nada colocar “Estou ocupado”, e você mesmo sair à procura de gente para conversar.

Limpe sua lista de contatos. Coloque os contatos de safardanagem/diversão numa categoria separada, e mantenha-a fechada quando estiver trabalhando. Use o status “Ocupado”, e exija que seus contatos o respeitem. Não tenha medo de dizer “Estou ocupado, falamos mais tarde?”. Se a pessoa se ofender, bem…

Como me disse um amigo muito sábio: Se não der pra ter a liberdade de dizer “agora não posso”, é porque algo está errado, né?

4 – Estatísticas

Quantas vezes por dia você “dá uma olhadinha” nas suas estatísticas de visitação? E no Adsense? E nos relatórios de outros programas de monetização? Principalmente no começo do blog, é comúm acompanhar as estatísticas o tempo todo, quase minuto a minuto. Vacilou, a gente pimba!

Solução para as estatísticas:

Checar as estatísticas duas vezes por dia – ao começar o dia, para ver os resultados do dia anterior. Ao encerrar o dia, para recolher dados úteis – idéias para posts futuros, números e valores, exportar e guardar relatórios.

5 – Dispersão e Falta de Foco

Navegar na web. Passar de um blog a outro. Ficar pensando na mortalidade do caranguejo. Não saber o que fazer agora. Não ter idéia de assunto para escrever. Preguiça. Mente em branco.

Solução para a dispersão:

Criar uma rotina de trabalho, se possível com períodos de tempo assignados a cada tarefa. Ao finalizar o dia, fazer uma lista (de no máximo 10 itens) de coisas a fazer no dia seguinte. Manter uma lista de idéias e tópicos, à qual você possa recorrer nos dias menos inspirados.

Mas será que essas técnicas funcionam?

Na realidade, todas essas estratégias, e qualquer outra que você possa inventar ou adaptar, dependem de uma coisa só: DISCIPLINA.

Não adianta implementar o melhor método de todos para organizar seu tempo, se você não tiver disciplina para seguí-lo.

As coisas funcionam, se você faz com que funcionem.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Seja Mais Produtivo – Racionalize Suas Tarefas

Next

AVISO AOS PLAGIADORES: JÁ CHEGA!!!!!

11 Comments

  1. Danilo da Silva

    boas dicas!!Vou tentar adotar a dica sobre feeds, realmente tenho feeds demais on juntam-se 500 matérias facilmente.

  2. Lu

    Preciso implementar algumas dessas dicas, especialmente a do email… O comunicador instantâneo, por outro lado, está sob controle, depois de cansar-me de perder as tardes com bate-papo.A sugestão de uma pasta “de testes” para novos feeds será implementada hoje mesmo. 🙂

  3. Cynara

    Excelentes dicas! Preciso começar urgentemente a por em prática, principalmente com relação a feeds e email, afinal, time is money!! :)Abraços!

  4. Nospheratt

    Pois é, os feeds se tornam uma perda de tempo quando não os usamos com discernimento. Não adianta querer ler TODOS os feeds disponíveis, a gente nunca dá conta disso. Mania de querer abarcar o mundo com as pernas, né? :)E o email, credo, eu tenho um problema com email! Tenho que me policiar muito, senão passo o dia lendo emails.

  5. Anny Rose

    Ótimas dicas. Confesso que tenho que me adaptar a muitas das dicas citadas por você. Às vezes passamos horas e por falta de administração, não conseguimos fazer o que fariamos em metade do tempo que gastamos.P.S: Preciso adotar a dica “4 – Estatísticas” urgentemente. Abraços.Tv Retrôhttp://www.tvretro.blogspot.com

  6. Maysa

    nossa, tudo isso e mais algumas coisas me distraem e roubam minhas horas

  7. Nospheratt

    Meninas, então eu não sou a única com esse problema, ainda bem! Já posso parar de me sentir a maior idiota em cima da face da terra, valeu! :)Falando sério, o desperdício de tempo é um problema gravíssimo. Eu ainda não consegui resolver 100%, mas estou lutando pra isso. Mau hábito é phoda mesmo.

  8. Aprendiz

    Cara isso pode funcionar muito bem para uma pessoa normal, pois para eu, que sofro de transtorno bipolar, esta seria uma tarefa hercúlea, para não dizer, quase impossível. Eu tento agir assim, mas com minha dificuldade para manter rotinas (elas me deixam mais perturbado do que sou, rsrs), eu tenho que me deixar levar pela “inspiração”.Meu Blog:bipolartododia.blogspot.com

  9. Nospheratt

    Aprendiz, pois é, eu dei uma lida no seu blog e não deve ser nada fácil…A única idéia que se me ocorre seria fazer uma lista de tarefas a serem cumpridas cada dia, agrupando-as de à duas ou três para serem realizadas ao mesmo tempo – e ir escolhendo qual grupo você quer fazer, segundo seu estado de espírito. Não sei se me explico, mas taí minha humilde contribuição. 😉

  10. Guaraci Celso Primo

    Ótimo!!! É isso. Valeu muito, obrigado.
    Abraço.

  11. Sábias dicas, tenho que aprender a segui-las, pois pero muito tempo com coisas que poderia deixar para depois. E por isso quase sempre minha esposa fica brava comigo (diz que passo muito tempo no computador, e não tenho tempo pra ela), e o pior é que ela tem razão! Preciso usar melhor o meu tempo, e essa postagem veio no momento em que senti essa necessidade. Essa postagem vai me ajudar muito com isso!

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik