Blogando com Alma... Ainda.

Para Onde Você Está Indo?

Ok, 2010 começou, tudo voltou ao normal depois da fuzarca de fim de ano. Provavelmente, depois de ter postado com menos frequência por algumas semanas (cof, cof), seu blog também está voltando ao normal.

Mas você sabe para onde está indo?

Para Onde Você Está Indo?

Ou, dito de outra forma, você fez algum planejamento para os próximos 12 meses? Você parou em algum momento para pensar no que vai fazer com seu blog em 2010? Fez uma lista de objetivos, ou talvez a famigerada lista de resoluções de ano novo?

Na verdade, não faz diferença se você fez alguma dessas coisas ou não, por um motivo muito simples. Nenhuma das delas vai funcionar.

Oh, que exagero? Ahã. Vá espiar a lista de objetivos/resoluções/whatever que você fez em 2008, e veja quantos você cumpriu em 2009. E depois volte. Eu espero.

Se você cumpriu tudo, bom, você provavelmente é um mentiroso. 😛 Se cumpriu algumas, meus parabéns, você é um gênio e eu tenho inveja de você. Se não cumpriu nada ou quase nada, bem vindo ao clube.

Porque As Listas De Ano Novo Não Funcionam

Os principais motivos pelos quais as nossas listas e propósitos não funcionam são:

1 – Porque os objetivos são vagos

Coisas do tipo “aumentar minhas visitas”, “escrever mais” são muito vagas, e por lógica, inúteis. Digamos que você tem 1.000 visitas diárias; se tiver 1.001, já terá cumprido seu objetivo, certo? Certo.

Isso serve de alguma coisa? Obviamente, não.

2 – Porque os objetivos não são motivadores

Como eu falei para a Denise Rangel, só cumprimos dois tipos de objetivos: os que somos obrigados à cumprir, e os que nos motivam e enchem de entusiasmo.

Seguindo com o mesmo exemplo, me diga: “aumentar minhas visitas” é um objetivo que te enche de entusiasmo? Eu poderia apostar que não. Entusiasmo e motivação verdadeiros são coisas que nos impelem à tomar ação imediata; se você realmente se entusiasmasse com a idéia de “aumentar minhas visitas”, no mínimo já não estaria mais prestando atenção neste texto e sim pensando em como você pode fazer isso o mais rápido possível.

“Aumentar as visitas” é o típico objetivo que nos propomos somente porque “faz parte”, porque “as coisas são assim”, porque é o que se supõe que devemos ter como meta. E esse tipo de objetivo não funciona.

3 – Porque os objetivos se perdem em meio ao ruído da vida diária

Todo ano é a mesma coisa: começamos o ano cheios de planos e bons propósitos, até que chega a 2º semana de Janeiro e já esquecemos de tudo. A vida diária, com todos seus problemas, questões e falta de tempo nos engole novamente, e puf! Lá se foram os planos, os objetivos e os propósitos.

4 – Porque você não sabe como vai cumprir esses objetivos

Voltando ao nosso exemplo. Digamos que você anotou “aumentar minhas visitas” como objetivo para 2010. E agora?

De vez em quando você talvez lembre disso, e aí? Ou, mais provável, cai chegar em Dezembro, lembrar disso, ver que ao invés de 1.000 visitas por dia teve 1.100 (o que seria o mínimo de aumento possível, se você tem um blog decente), e dar o objetivo como cumprido?

Digamos que sim. E aí voltamos ao ponto 1: objetivo cumprido, nenhuma utilidade prática.

Outros Motivos de Fracasso

Além desses fatores principais, outros motivos pelos quais não cumprimos nossos objetivos incluem: preguiça, falta de disciplina, falta de realismo (estabelecemos objetivos quase impossíveis de atingir), falta de prazos claros (“em 2010” não é um prazo)… existem mil maneiras de preparar um fracasso, invente a sua.

Tudo isso posto, volto à perguntar:

Você Sabe Para Onde Está Indo?

Se a resposta é “Não”, ou “Mais ou menos”, fique ligado nos próximos posts. Vamos ver o que podemos fazer para traçar um plano para 2010, que realmente sirva para alguma coisa.

Isso, claro, se você quer fazer coisas interessantes e importantes com seu blog em 2010. E se você está disposto a fazer o esforço necessário para isso.

Eu quero, e estou. Quem me acompanha? 🙂

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

2010 – O Ano Em Que Estaremos Em Contato

Next

Como Criar Uma Lista de Objetivos Que Realmente Funciona

4 Comments

  1. Eu acompanho! Não fiz nenhuma lista de fim de ano, mas pretendo trabalhar mais ainda este ano e alcançar maiores resultados. Um Abraço! Gostei do texto.

  2. Siiiiiim!

    Eu estou muito feliz porque cumpri os objetivos mais importantes que tracei para o blog!
    No twitter, falamos sobre eu contar a história do meu blog, lembra? Poisé, até escrevi um rascunho, mas não tenho o teu email… manda aí que eu conto tudo!
    Agora vou seguir teu conselho e pensar em novos objetivos, até mais!

  3. Olá, excelente o post, parabéns! Nos leva a um aprofundamento de nossas idéias, valeu a dica. Sou muito preocupado com essa questão da organização anual, as tarefas a serem cumpridas ao longo do ano e coisas do gênero. Realmente, somos falhos pela nossa própria falta constância.

    Gostaria de tomar a liberdade e deixar um link de um post que escrevi sobre esta questão de nossa organização anual, nossa famosa lista, e uma dica bem interessante para categoriza-la de forma eficiente.

    https://www.alvoconhecimento.com.br/index.php/2010/01/05/e-comeca-2010-prepare-se/

  4. Ano novo, vida nova, novo blog. Espero conseguir fazer coisas interessantes e importantes no meu blog.

    Abraço e sucesso a todos!

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik