Blogando com Alma... Ainda.

Como Criar Uma Lista de Objetivos Que Realmente Funciona

Quer traçar um plano de objetivos para o seu blog, que realmente funcione? Ou pelo menos, que tenha mais probabilidades de funcionar do que as listinhas que a gente faz todos os anos?

Vamos lá:

1 – Liste Objetivos Motivadores

Como Criar Uma Lista de Objetivos Que Realmente Funciona

Para começar, precisamos de uma lista de coisas que nos encham de entusiasmo. Não importa se são grandes ou pequenas, mas devem ser coisas que deixem você com a sensação de “ISSO é o que eu quero! O que posso fazer já mesmo para conseguir isso?

Muito possivelmente, esses objetivos não farão muito sentido para outras pessoas. Não importa. O que importa é que eles te motivem à agir.

Pense fora da caixa, não se preocupe com o que outros podem achar dos seus objetivos, ou com objetivos-padrão, isto é: objetivos que você acha que deveria ter, mas que na verdade não o motivam. Escolha objetivos que lhe darão satisfação pessoal por cumprí-los, que tenham significado para você.

E atreva-se a pensar grande; inclua pelo menos um objetivo que seja algo realmente importante, diferente, inovador e desafiante.

Limite-se à no máximo 10 objetivos – e isso já é muito. Lembre que cumprir objetivos depende de investir tempo neles, e o seu tempo é um recurso finito, não-renovável, e provavelmente escasso.

2 – Liste Objetivos Concretos e Específicos

Alguns dos seus objetivos terão que ser reformulados, pois serão coisas vagas e esotéricas como “aumentar minhas visitas”. Se você realmente quer aumentar suas visitas, seja específico: “Atingir o patamar de 2.000 visitas por dia” é um bom exemplo, embora números não sejam a única forma de medir coisas concretamente.

A regra é: se o objetivo é concreto e específico, você só pode responder “Sim” ou “Não” quando se perguntar se ele foi atingido. Se a resposta pode ser “Mais ou menos” ou qualquer outra coisa, o objetivo está mal formulado.

Por exemplo: “Eu atingi 2.000 visitas diárias?” Se você tem 2.000 visitas ou mais por mês, a resposta é “Sim”. Se você tem 1.900 visitas por mês, a resposta é “Não”. Simples assim.

Elimine da lista objetivos que não podem ser medidos ou quantificados de alguma forma, pois você não terá como saber depois se atingiu o resultado esperado. Se não conseguir reformulá-los de forma concreta e específica, esqueça-os.

3 – Estabeleça Como Vai Cumprir Seus Objetivos

Para cada objetivo listado, você deverá descrever o que vai fazer para atingí-lo. Seja tão específico quanto possível.

Este é o passo que vai dar mais trabalho, mas se você não listar agora os passos específicos que vai dar, não vai chegar à lugar nenhum. Dedique o tempo necessário para descobrir e anotar o que precisa fazer para concretizar cada objetivo.

E aqui vale a mesma regra: passos e ações concretas e que possam ser medidas. Exemplo: se precisa escrever mais posts, liste quantos e de preferência já anote alguns tópicos. Não sabe sobre quê escrever? Anote também “Pesquisar tópicos”.

Não caia na tentação de deixar este passo para depois, ou achar que já sabe como vai fazer. Escreva tudo, um passo depois do outro.

4 – Estabeleça Prazos

Agora que você já sabe o quê e como vai fazer, é hora de ver o quando. Determine um prazo realista para cada objetivo – e para cada passo intermediário.

Procure dividir os objetivos em passos semanais ou mensais. Isso facilita a realização do que você deseja, e transforma tarefas enormes em pedacinhos mais “administráveis”.

Como estamos falando de um plano para o ano inteiro, você pode dividir seus objetivos em 11 ou 12 etapas principais, e essas etapas em passos semanais.

5 – Programe Revisões Periódicas

Este é o passo que vai fazer com que o seu plano realmente funcione. É o parafuso que faz com que todas as rodas da máquina girem.

Inclua na sua agenda revisões semanais dos seus objetivos. Uma meia hora ou 20 minutos deve bastar para que você revise seu progresso, relembre quais são seus objetivos e veja se é necessária alguma correção de rumo. Além disso, é aconselhável fazer uma revisão mais profunda cada três meses, para certificar-se de que você realmente está trabalhando pelos seus objetivos, e indo para onde quer ir.

Isto é IMPORTANTÍSSIMO. Agende essas revisões no mesmo lugar onde você anota seus compromissos mais importantes. Não confie na memória, nem pense que não é necessário fazer essas revisões.

Porque é tão importante? Porque rever periodicamente seus objetivos é a única coisa que vai impedir que você esqueça deles ao cabo de duas semanas. E é o único jeito de ter certeza de que você vai se manter no rumo que estabeleceu.

Sério, se você não vai fazer as revisões semanais, nem se dê ao trabalho de elaborar o plano. Ele não vai funcionar. 😉

Uma Lista de Objetivos Que Funciona

Como Criar Uma Lista de Objetivos Que Realmente FuncionaEu fiz um plano assim no começo de Janeiro. Para me ajudar, além das revisões semanais às quartas, tenho minha lista de objetivos aqui ao lado do computador, bem à vista.

E três semanas depois, tenho o orgulho de dizer que está funcionando. Três semanas pode parecer pouco, mas não é. Uma caminhada, por mais longa que seja, começa com o 1º passo, e é feita dando um passo depois do outro. Não há outra forma de chegar aonde queremos ir.

Então, vamos lá. Crie seu plano, e comece a caminhar hoje mesmo. Se você se mantiver caminhando, em Dezembro terá muitas vitórias para comemorar. 😉

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Para Onde Você Está Indo?

Next

Eu Não Quero Ensinar Você A Blogar

5 Comments

  1. Para mim, o primeiro passo já está difícil. Mas vamos lá…
    Como sempre, ótimas e inspiradoras dicas, Nosphie.

  2. Estou precisando urgentemente traçar os objetivos para meu blog, acho que ando meio sedentário em relação a isso, aliás, estou apenas transferindo esse procedimento da vida OFF para a vida ON.

    Belas dicas!

    @jmpsousa

  3. Meus objetivos nem chegam aos 10,só quero neste ano ter a possibilidade e o conhecimento de criar ou personalizar totalmente um template no meu blog e gerar mais visitas é claro,pois quando as pessoas primeiramente não estudam para depois por em pratica ou pelo menos ir com calma acabam fazendo muita burrada e o tempo para voltar ao caminho certo demora muito mais,por exemplo o Alan do analiseblogueira ficou comendo blogs por 2 anos para depois criar o seu sabendo que tinha a segurança de que estava no caminho correto ou boa parte dele…
    Coloquei os burros na frente da caroça!rsrsr
    Agora estou caminhando devagar na trilha certa!rs

  4. Muito obrigada pelas informações! Foi muito útil, o mais brevemente vou começar a trabalhar na minha lista de objetivos também!

    Deze

  5. Muito obrigado pelas dicas!

    Realmente são inspiradoras.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik