Blogando com Alma... Ainda.

2010 – O Ano Em Que Estaremos Em Contato

Oi! Tanto tempo… Bom te ver de novo por aqui! 🙂

Finalmente, 2009 acabou. E 2010 começa oficialmente por aqui, cheio de planos e projetos e sonhos.

O ano passado não foi um ano particularmente brilhante neste blog. Você, leitor, sabe bem disso, então nem vou perder tempo me espojando na lama. Melhor, vamos falar do que vem por aí – 2010 promete.

Atenção, Atenção, Creuzebek

Para começar 2010 oficialmente, vou contar para você um pouco dos planos e projetos que tenho para este ano. Tenha em mente que isto é um rascunho, sujeito à modificações e aberto à sugestões.

2010 - O Ano Em Que Estaremos Em Contato

1 – Manter a Frequência de Posts

Essa é uma meta que se renova todos os anos, e que até hoje eu não consegui cumprir. Sendo realista, este ano estabeleci como meta publicar 2 posts por semana. Veremos como me saio.

2 – Calendário

Este é o primeiro projeto importante deste ano: estou montando um calendário 2010 para download. Minha idéia é incluir:

  • Datas importantes, para que você possa se programar para postar com antecedência
  • Sugestões de tópicos para posts
  • Prompts para exercitar a criatividade
  • Tarefas de rotina, para ajudá-lo a organizar melhor a manutenção e produção do blog
  • Dicas curtas e links úteis.

O propósito do calendário é ser uma ferramenta útil para todo tipo de blog, tanto na organização, como no planejamento, manutenção e criação. Ele deve ser lançado em Fevereiro.

3 – Criar um Espaço no Facebook

Essa é uma idéia que está em debate. Eu quero a sua opinião: você acha que seria útil ter uma página/grupo/whatever do Blosque no Facebook? O que você gostaria de ver lá?

4 – Bê-a-Blog Volume II

Quem me segue no Twitter já está sabendo: estou desenvolvendo o Volume II do Bê-a-Blog. Esse segundo tomo vai expandir e aprofundar o que foi tratado na cartilha original, além de incluir tópicos novos.

Logo, logo, vou publicar post falando especificamente disso, explicando os quês, porquês, comos e quandos. Mas já adianto que estou aceitando sugestões de pautas para incluir.

5 – Newsletter

Seguindo o exemplo do Problogger e vários outros blogs excelentes que assino, vou oferecer uma newsletter mensal (no meu caso). Ela será enviada por email, e o conteúdo basicamente incluirá:

  • Textos curtos com dicas e idéias práticas
  • Links comentados (de outros blogs)
  • Recursos recomendados
  • “Sneak peeks” do que vai rolar no blog
  • Links para textos antigos que complementem a informação da newsletter
  • E tudo mais que me ocorrer que seja interessante para quem assinar.

O conteúdo da newsletter será exclusivo, isto é, ela não vai ser um “requentado” do que é publicado no blog. O objetivo é oferecer algo de valor agregado aos leitores fiéis.

Sobra dizer que a assinatura será voluntária, poderá ser cancelada a qualquer momento e que não vou fazer spam de espécie alguma.

6 – Meses Temáticos

Até onde eu pude ver, o Mês da Criatividade foi bem recebido. Estou pensando em repetir a experiência lá pelo meio do ano, mas com outro assunto. Sugestões?

7 – Desafio 21 Dias

Eu sei, #mimimi, não houve Desafio em 2009. Águas passadas não movem moinho, e águas não passadas, menos ainda. Para evitar imprevistos, estou produzindo o Desafio 2010 desde agora, e ele já tem data marcada: começa dia 10 de Novembro. Isso garantirá que eu possa cuidar do Desafio direitinho, antes que comecem as atividades de fim de ano. 🙂

8 – Mais Espaço Para o Leitor

Soa bonito, né? Só que é muito vago. Se alguém souber exatamente o que isso significa, me ilumine. No entanto, eu realmente quero abrir mais espaço para que você participe do blog, contribua com idéias e me ajude a torná-lo exatamente aquilo que serve para você. Estou precisando de boas idéias nessa área.

Devo dizer que abrir um fórum ou lista de discussão está fora de questão, por um motivo muito simples: esses âmbitos acabam se tornando um sistema de ajuda gratuita, onde 90% dos participantes só querem encontrar alguém que resolva seu problema específico, de preferência sem que o interessado tenha que fazer nada. No way, José.

Aceito sugestões. O que me ocorreu até agora:

9 – Posts-Debate

Estou com vontade de publicar (provavelmente duas vezes por mês) posts estilo “open mic”, onde eu proponho um assunto para debate, e vocês deixam suas opiniões nos comentários. Os melhores comentários seriam re-publicados em um post resumindo o debate, com link para o blog do comentarista.

10 – Sessões de Chat

Essa é uma idéia antiga, que pretendo levar à cabo este ano. Para evitar que o negócio vire putaria e perda de tempo, provavelmente terei que limitar o número de participantes. Isso, depois de descobrir qual seria a melhor ferramenta para fazer algo assim, claro.

Seja como for, a idéia é permitir que você, leitor, tenha um espaço onde conversar diretamente comigo sobre assuntos relevantes relacionados à blogs e blogar. Não que eu pretenda dar “aulas” ao vivo nem nada que se lhe pareça, mas creio que bater papo de vez em quando, ao vivo, pode ser uma experiência bacana. Então, experimentaremos. 🙂

Finalizando

Por ora, é isso. Tenho alguma coisa mais nos planos, mas sempre convém ter pelo menos um trunfo escondido na manga, né? 😉

Como eu repeti várias vezes (e aqui repito de novo :P), aceito sugestões e idéias. Não prometo que vá implementar tudo o que surgir, mas prometo que levarei em consideração todas as idéias.

Não sei se deu para perceber, mas estou deveras entusiasmada com o ano que acaba de começar. Estou certa de que este vai ser, de longe, o melhor ano deste blog – e espero que você me acompanhe. 🙂

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Explicações, Reflexões e Conclusões

Next

Para Onde Você Está Indo?

16 Comments

  1. Uma ótima notícia para o início de ano, sabermos que teremos conteúdo de qualidade nessa blogosfera que anda cada vez mais carente de bons artigos.

    Muito sucesso em 2010!

    @jmpsousa

  2. Várias ideias ótimas!! A Juliana Sardinha tem um Grupo Vip, criado no google, onde ela mesma convidou os seus leitores. Lá não tem SAC e todos já são conscientes destas regras! Você poderia fazer a mesma coisa!

    Abs e Sucesso em 2010! Estou acompanhando de perto! rsrs!

  3. Seja bem-vinda novamente!!
    Espero que esse ano seja muito bom para você e para o Blosque!~

    Estou no aguardo das novidades, principalmente do Volume 2 do Bê-a-Blog.

    (A idéia que o @Richard sugeriu é boa, não custa tentar, né? =D)

    Abraços,
    Luan Felipe!

  4. Deh

    Nosph,
    Dedinhos cruzados na tua torcida!
    Suas metas são sempre inspiradoras!
    Um beijo (também acreditando que 2010 será um ano lindo)
    Deh

  5. Bom.. o primeiro passo você já deu. Só em ver uma atualização do Blosque.com no Google Reader já me faz “ganhar o meu dia”.

    @Robhym

  6. Oi!

    Welcome back!

    Que 2010 seja um ano lindo, mesmo, para todos nós.

  7. Olá!
    Parece um pouco com as resoluções que fiz lá no meu blog, mas eu fui ainda mais vaga. E você com certeza será muito mais profissional em realizá-las 😉

    Bjsss

  8. Obrigado por sempre contribuir com informações sobre blogs e blogosfera, sempre leio seus artigos, espero que esse ano seja muito proveitoso para você. Sucesso!!!

  9. Sejam lá quais forem os planos para 2010; o mais importante é ter você de volta regularmente por aqui. (babação pouca é bobagem)

  10. Obrigada a todos pelo apoio! 🙂 Eu tava com saudades de vocês. ^^

    Agora, para quem está falando do “Grupo Vip”. Eu continuo achando esse tipo de coisa mais complicada do que útil, mas estou aberta ao debate. Então, me respondam algumas perguntas:

    Qual seria a utilidade concreta de algo desse tipo?
    O que vocês esperariam de um espaço assim?

    E o mais importante: que critérios vocês acham que seriam adequados para selecionar quem entra?

    Que fique claro que estou perguntando na boa, quero mesmo conversar sobre isso para ver se realmente valeria à pena ou não. 😉

  11. Na verdade um espaço desses acaba sendo pouco utilizado com o tempo e a única utilidade seria socializar e conhecer melhor quem são os leitores assiduos do blosque.

    A seleção seria por sua conta, analisando se a turma que você selecionar não vai ficar tirando dúvidas ou bagunçando o ambiente.

    Enfim, não é um espaço que necessariamente deva ser aberto, mas uniria mais alguns leitores a você e a nós mesmos.

  12. Nas metas 2010, se você conseguir postar um texto por semana, ou pelo menos, um a cada quinze dias, já é uma grande coisa. Como aqui tem conteúdo do bom, mesmo havendo demora nas publicações, semanalmente venho aqui dar uma conferida.

  13. Ih deu erro quando postei, segunda tentativa:

    Nospherat voltou com tudo, eba !!!
    Levei 24 dias para retomar a atividade no meu blog. Motivo? Qual assunto postar…rs
    Logo mais envio sugestões, vou pensar em algo.
    Seja muito bem vinda!
    Bjs

  14. Nospherat voltou com tudo !!!!!
    Seja muito bem vinda.
    Levei 24 dias para escrever o primeiro post do ano, motivo? Com qual assunto começar…..rs
    Férias prolongadas enferrujam os dedos…..rs
    Vou pensar nas sugestões.

  15. Sobre o grupo vip, não vejo utilidade além de sociabilizar.
    Quando quero informação venho direto no Blosque, se tenho algo a dizer posto aqui mesmo, acho prático.

  16. Achei excelente seu site/blog. Muito bom ter num único lugar tudo que preciso saber para manter e melhorar meu blog.

    Em breve escreverei um post sobre seu site lá no meu blog recomendando que outras pessoas que também têm blogs a virem aqui conhecer seu trabalho.

    Parabéns e obrigado!

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik