Blogando com Alma... Ainda.

Nicho Não É Blog De Uma Nota Só – Terceira Revelação

Nicho Não É Blog De Uma Nota Só - Terceira Revelação

Já vimos duas revelações:

Nicho é um Bicho Inexplorado – Primeira Revelação
O Nicho Vai Pegar – Segunda Revelação

A terceira revelação é: Existem muitos tipos de nicho.

O Noronha escreveu: Confunde-se muito blog sem nicho com blog pessoal.

Verdade. Do mesmo modo, se pensa que blog de nicho significa blog de um assunto só.

Pra citar os Carpenters, “You are… WRONG!”

O Cobra me disse: “A questão é que para um site de nicho, você precisa acima de tudo, entender sobre o nicho para poder entender a necessidade / ponto-chave de mobilização desse nicho.”

Eis aí uma pérola de sabedoria nichológica (e eu vou voltar a esse ponto em outro post). O importante, sempre, é o público, o leitor. No público, nas suas necessidades e expectativas, é que você deve basear todas as suas estratégias. Tendo isso em conta, temos duas espécies principais do “bicho”:

1 – Nicho de assunto: nosso velho e conhecido “blog de um assunto só”. Neste caso, você escolhe seu tópico – seja cozinha, carros, caranguejos ou vacas – e escreve (somente) sobre tudo o que está relacionado a isso.

Exemplos de nicho de assunto:

Alessandro Martins. – Livros e leitura
Digital Drops – Gadgets
Dinheirama – Investimentos, educação financeira, ações

2 – Nicho de público: você escreve para um público determinado, sobre qualquer assunto que interesse a esse público.

Exemplos de nicho de público:

Papo de Homem – machões
O Fim da Várzea – público alfabetizado que frequenta a Internet
Mulher de Blogueiro – mulher de blogueiro (fiquem de olho neste blog, recém nasceu e promete muito)

E existem os híbridos.

O Homem na Cozinha, por exemplo, coloca seu foco no público masculino que está interessado em cozinhar. O BrPoint ensina SEO para blogueiros. E por aí vai – as combinações e graduações da mistura público+assunto são infinitas.

PS – Eu vou explorar um nicho híbrido na rede de blogs que o Bruno Alves está formando, com seu Blog Coaching. Aguardem! 😀

O negócio é prestar atenção na segmentação do público. Se você quer trabalhar em casa, ganhar dinheiro com seu blog, ser um problogger, o importante é O SEU PÚBLICO.

Você precisa saber QUEM é o seu leitor, para poder descobrir o que ele QUER e quais são suas EXPECTATIVAS e NECESSIDADES. Atenda seus desejos, preencha suas expectativas e satisfaça suas necessidades, e você logo estará emprestando dinheiro para o Interney. 😛

Além do foco, o nicho pode ser dividido pela forma como ele é apresentado.

Apresentação do Conteúdo

A Cynara comentou sobre os blogs de nicho: (É essencial um) Grande domínio do assunto: você pode ter menos fontes de pesquisa que um blog de tecnologia, por exemplo.

Concordo em parte. Existem pelo menos três modelos possíveis:

1 – Expert: Com certeza ter um grande domínio do assunto é uma vantagem – você pode ensinar desde uma posição de autoridade, o que gera confiança e credibilidade.

2 – Aprendiz: Se você tem interesse em determinado assunto, pode compartilhar seu aprendizado. O Blogando por Dinheiro nasceu assim e se tornou um projeto altamente gratificante, além de útil para o leitor.

3 – Caçador de Tesouros: um blog que se proponha ser um repositório de informações e recursos especializados. Fotos, vídeos, textos, links, audio, livros… Tudo o que se possa encontrar de relevante ao assunto, na Internet e fora dela.

Novamente, as combinações possíveis são incontáveis. Somem-se as variáveis público e assunto, e você verá que “blog de nicho” não é simplesmente um blog de uma nota só.


Technorati : , , , , , , , ,

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Finalistas do Best Blogs Brazil

Next

A Dama e o Vagabundo

11 Comments

  1. Edney Souza

    Opa, se os juros forem abaixo das taxas de mercado é só me procurar :DE pra não dizer que o comentário foi só pra fazer gracinhas acrescento:NichoRubrica: marketing.mercado especializado e que geralmente oferece novas oportunidades de negócioMercado de celulares não é pra vender apenas aparelhos, mas trata-se também de acessórios, conteúdo para dispositivos móveis, tecnologias de transmissão de voz e dados, disputa com o mercado de rádios, etc.O segredo é abrir a mente pequenos gafanhotos, e continuem seguindo as dicas da mestre Nospheratt

  2. Norberto Kawakami

    Essas suas revelações são realmente reveladoras mesmo. Quebram alguns “paradigmas” que se tem estabelecido (mitos?) na blogaria da Efigênia.A sua dica que considero principal é saber identificar as necessidades de seu público. E esse conhecimento só será disponível se você conhecer o nicho e interagir com ele.abraço

  3. Paulo Villela

    Esta série está imperdível.Fico aqui na torcida para que vc publique logo cada um dos posts.Como você disse, as variedades de combinação dentro do nicho, são muitas.Mas uma coisa é certa: em qualquer uma das escolhas, a qualidade do conteúdo é essencial… Assim como as outras q vc já indicou nos artigos.abs

  4. Interney: Hum, o Ministério da Saúde Blogueira adverte: o Edney chamar você de mestre pode causar aumento do Egodzilla! :DExcelente conselho, Ney: abrir a mente. Os criativos, os que pensam “fora da caixa” sempre levam vantagem. Não nos deixemos limitar pelo status quo. 😉Norberto: Isso é a BASE de tudo, de qualquer negócio bem sucedido: identificar as necessidades de seu público, sejam elas quais sejam. Não há outra forma possível de conquistar público fiel. Paulo Villela: Eu não disse nada neste post, mas tenho mais algumas revelações na manga. Agora, com licença, que tenho que subir a montanha para ir recebê-las. 😀

  5. Luis Santos

    Aloha Nospheratt!Muito boa esta série.Um dia me será útil.Porque é útil para todos com pretensão de fazer um bom blog. Especialmente o tipo profissional.Por enquanto ainda estou longe do Pro-blogger, acho que sou apenas um “paperback blogger”.E sempre é bom ler bons textos. Boas idéias, boa redação.Aloha!

  6. Realmente, o público alfabetizado na rede é interessante. E não são tão poucos como pensamos, felizmente.

    Muito boa a série, cheguei aqui pelo trackback e não sabia onde estava por um momento, hilário.

    Meio offtopic: tenho uma cópia hackeada desse tema que provavelmente não usarei mais, se quiser te envio.

  7. Fabrício

    os dois links para os outros artigos estão quebrados:

    Nicho Não É Blog De Uma Nota Só – Terceira Revelação

  8. Luis Santos: Muito obrigada, é sempre legal te ver por aqui! 🙂

    Noronha: Não sei porque caraleo estou respondendo estes comentários tantos meses depois, mas enfim… HUAHUAHAUA 😀

    Fabrício: Já corrigi os links, obrigada por avisar! 🙂

  9. Olá Nospheratt,

    Prometi que voltaria e aqui estou, um mês e meio depois de conhecer o Blosque! Acho que já aprendi muito e, tenho certeza que ainda tenho muito a aprender.

    Bem, sobre os blogs de nicho e o futuro, acredito que estou no caminho certo. Trabalho com Física a 8 anos e, ficou fácil juntar o útil com o agradável, Física, Vestibular e Blog.

    Sobre a divulgação, agora que já passei dos 30 posts acho que já posso investir um pouco de tempo. O Orkut está me ajudando bastante neste início, comentar nas comunidades relacionadas e, divulgar o blog no meu perfil e comunidades que sou moderar está trazendo ótimos resultados. Cerca de 10% das visitas são do Orkut, o legal é que com o e o bom é que são pessoas que ficam mais tempo no blog do que os paraquedistas do google. O sitemeter me ajuda a descobrir quais os links mais clicados, pois não enxergo isso no analytics.

    Estou encarando meu blog como um investimento para o futuro. Sei que tenho que melhorar e muito, como por exemplo o sistema de comentários do blogspot e até mesmo fazer uma correção de português (não escrevo bem..). O melhor de tudo é que adoro “perder” tempo nesse investimento… hehe

    É isso, mas eu volto! Sou seu fã, assinante do blosque e leitor da feed-se.

  10. Vanks: Nossa, meus parabéns! Pelo que vejo, você está no caminho certo, certíssimo!

    Vai levar tempo e trabalho, mas como você está consciente disso, e está disposto a investir, com certeza vai atingir todos os seus objetivos. Meus parabéns, de verdade! 🙂

    Volte sim, sinta-se à vontade por aqui. 🙂

  11. Nospherat, li os 3 posts que falam dos nichos.Excelentes!
    Cada vez que leio seu blog aprendo mais.
    A questão levantada de oferecer ao leitor o que ele quer ler faz muito sentido.
    A segmentação dos blogs é importante para quem lê e quem escreve.

    Andei analisando qual seria o meu nicho. No momento creio que é uma grande salada russa. Algumas de minhas crônicas tem informações úteis , outras são passatempo para os momentos de ócio e lazer.
    Quem pode me ajudar a elucidar essa dúvida? Gostaria de ter opiniões dos blogueiros feras.

    Meu objetivo não é ganhar dinheiro, apenas escrever.

    Abraços.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik