Blogando com Alma... Ainda.

O Nicho Vai Pegar – Segunda Revelação

Previsões 2008

Continuando com meu post anterior – Nicho é um Bicho Inexplorado – Primeira Revelação – vamos ver a segunda revelação:

2 – O mundo não acaba amanhã

Como eu disse, nós não estamos pensando no futuro.

Está sendo repetido até a exaustão que a blogosfera está crescendo, lemos ad nauseum sobre a evolução e a maturação da Efigênia, blá blá blá. Talvez pela repetição, estamos deixando de ver uma coisa muito importante: em meio à toda essa balbúrdia de debates sobre a função, a credibilidade, o futuro e a responsabilidade dos blogs, está havendo um crescimento e uma maturação real.

O panorama blogosférico não vai ser igual para sempre. Está havendo uma busca pelo leitor de fora da blogosfera, estamos tentando alcançar “um público mais amplo”. E apesar de todas as questões umbiguísticas, egosféricas e paneleiras (copirraite do Becher), apesar de todas as punhetações filosóficas, esse público será alcançado. A blogosfera está caminhando para fora de si mesma. E, citando um dos meus personagens favoritos, o Agent Smith: “That is the sound of inevitability”.

Você está preparado para essa inevitabilidade? Você faz alguma idéia do que acontecerá com seu blog dentro de 1 ano? E dentro de 5 anos? 10 anos? Parece muito tempo, não é mesmo?

Não é. Um ano não é nada, passa voando. Nos últimos 3 ou 4 meses, a blogosfera passou por vários acontecimentos importantes, que aceleraram muito as mudanças. Redes de blogs surgiram, novos projetos foram criados, muita coisa ainda vem por aí. E as mudanças continuam. Estamos amadurecendo à passos gigantes.

Então a questão primordial é: que lugar você estará ocupando, quando essas mudanças, essa expansão se materialize? Os pioneiros sempre contam com a vantagem de serem os primeiros. Só para ter uma idéia, alguns dos blogueiros mais conhecidos e bem sucedidos estão aqui desde quando? Digamos, O Interney, o Inagaki, o Cardoso – estão lá em seus blogs mais ou menos desde sempre, não é mesmo?

A Cynara comentou no post anterior (grifos meus):

Nosph, apesar de ainda haver poucos blogs de nicho, acredito que o futuro esteja aí. Quem começar agora vai sair na frente, mas duas características são essenciais para quem quer investir nesta área:

Grande domínio do assunto: você pode ter menos fontes de pesquisa que um blog de tecnologia, por exemplo.
– Capacidade de ter rentabilidade fora do adsense: Existem boas alternativas no mercado hoje.

Divulgação offline é o mais fácil, diferente do que se pensa. Ao invés de gastar rios de dinheiro com Adwords, porque não usar o bom e velho classificados? Parceria com empresas locais do setor também seria uma boa estratégia. Enfim, alternativas não faltam.

Perfeito, vários pontos interessantes. Vamos por partes:

O Futuro Está Nos Blogs de Nicho

Porquê? Pelo seguinte:

O público de fora da blogosfera, vai ser alcançado, isso é certo. E estamos falando de um público não-geek, não-blogueiro; pessoas “comuns” com interesses diversos, procurando informação. Essas pessoas estão acostumadas a procurar essa informação em sites especializados.

Tomemos os portais como exemplo. São sites que oferecem informação sobre um mundaréu (palavrinha antiga) de coisas – mas essas informações estão divididas em seções. Ninguém lê um portal inteiro, da mesma forma que ninguém lê um jornal inteiro. A pessoa entra nas seções que lhe interessam, seja música, comportamento, notícias, finanças, etc. A mesma lógica se aplica à qualquer site, fórum, etc. E a mesma lógica se aplicará aos blogs. Uma pessoa interessada em carros, vai ler blogs especializados nisso.

E aí reside uma vantagem estratégica para nós. Os portais oferecem informação pasteurizada, a maioria dos sites tradicionais oferece informação estática, pouco atualizada. Um blog pode oferecer informação especializada, constantemente renovada, cheia de referências e recursos; tudo isso temperado com um ponto de vista pessoal e único, e o contato direto (comunidade) com o blogueiro e com outros leitores.

Pra mim é óbvio que o modelo “blog” é muito mais atrativo. O blog pode oferecer tudo o que qualquer outro modelo de site oferece, e mais.

Quem Começar Agora Vai Sair Na Frente

Quem Começar Agora Vai Sair Na FrenteClichê que é verdade: Deus ajuda a quem cedo madruga. Não que antiguidade por si só resolva, mas se você escreve um bom blog, o tempo será um grande aliado. Portanto, em vez de pensar só no hoje – no hype, na graninha do Adsense e no mercado de hoje – pense no futuro.

Previsões 2008: Provavelmente (quase seguramente) no final de 2008 estaremos ante um cenário muito diferente. Os blogs estarão sendo vistos como o que são: simplesmente outro canal de comunicação, outra fonte de informação. Se você começar hoje, em Dezembro de 2008, você pode ter uns 200 posts sobre um determinado assunto, dependendo da sua frequência de postagem.

200 textos é uma quantidade apreciável de informação. Se for informação de qualidade e relevante, nem se fala. Lembrando que o conteúdo de um blog está sempre em constante expansão, e que conteúdo de nicho geralmente não tem prazo de vencimento.

O importante é capitalizar a informação. Pense em seu conteúdo como um “bem material”; cada post é um depósito no banco. O valor total de seu capital será composto pela quantidade de depósitos, e pelo valor de cada depósito. 200 posts/lixo têm um valor próximo de zero.

Resumindo: quem começar agora, e fizer o dever de casa (construir um blog de qualidade, com conteúdo útil e relevante, pensando não só no hoje mas no futuro), vai sair na frente.

A terceira revelação vem aí. Até lá.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Mais Blogais – Update – Updated

Next

Como Se Tornar Um Blogueiro Famoso

10 Comments

  1. Luiz Edmundo

    Interessante e oportuno seu Post, talvez fosse melhor dizer SEUS posts…Muita gente pode achar loucura acreditar que em 5/10 anos muita coisa vai mudar…Se olharmos 10 anos para traz, não veremos nenhum (ou quase nenhum) internet banking. Se olharmos 7 anos veremos o boom das ponto.com, se olharmos 6 veremos o estouro da bolha…realmetne muita coisa está mudando, e rpecisamos estar ligados…Gostei muitod e seu blog por isso, estou devidamente registrado no RSSParabens

  2. meu blog é nicho?

  3. Oi Nospheratt, eu fiz um blog de nicho (blog sobre o BOPE) aproveitando o hype do momento: “tropa de elite”.consulto muito seu blog, coloquei a dica do “leia mais…” encontrada aqui… etc…Gostaria que vc avaliasse para ver se é realmente de nicho…visitebeijos

  4. PQPariu! Isso que é um post atemporal e de qualidade. Pena que só para quem está no meio dos bloggers.Mas enfim, voce alimentou mas a minha ideia de blog de nicho, o meu atualmente é nicho/bicho/hypes, e eu sei que os posts sao como copinhos descartaveis.otimo post, estava com saudades de quando voce sumiu, o blog bom esse.a´teFilipe ~

  5. Cynara Peixoto

    Nosph, excelente post, apesar de algumas pessoas ainda não entederem plenamente o conceito… estou aguardando a terceira parte desta trilogia. :DBjus!

  6. Parabéns, há muito tempo que não lia um bom texto sobre o futuro dos blogs.
    Espero que eu possa mesmo realizar esta façanha de tornar um blog em um bom blog.
    Parabéns mais uma vez!

  7. Nospheratt

    Luiz Edmundo: 10 anos é POUCO tempo, mas a gente tende a não perceber isso. Mas o tempo passa rápidamente, e na Internet mais ainda. Bobeou, dançou.

    Muito obrigada! 🙂

    Mairo: É sim, eu estive lá durante o Desafio 21 dias.

    Hacker: Se ele trata somente de um assunto específico, é de nicho sim.

    Filipe: Muito obrigada, você é muito gentil! 🙂

    Cynara: A estas alturas (eu sempre respondo comentários atrasados, né) já saiu a 3º parte, e estou pensando em mais 2.

    Muito obrigada pelo comentário e pela sua inestimável contribuição para a série! 🙂

    Fernando: Com certeza poderá, se trabalhar nesse sentido. Muito obrigada, e boa sorte! 🙂

  8. Marcelo Caetano

    Oi Nospheratt, ótima esta sua série… é tão boa e atual que só agora me dei conta que os textos tem quase um ano!

    Agora queria acrescentar alguns pontos que acho a respeito dos portais, o primeiro é que os grandes portais buscam sempre muita audiência e também procuram antecipar as “tendências” e o comportamento dos internautas, por isso estão procurando ser cada vez mais interativos, deixando de ser “estáticos” e se aproximando mais do formato dos blogs.

    O outro ponto é o uso da mídia cruzada, onde emissoras de TV/Rádios e jornais/revistas conduzem os telespectadores/ouvintes/leitores para seus sites e lá encontram mais informações a respeito do tema ou participam de um chat com um especialista, isso tem um efeito poderoso no sentido de mobilizar a massa para um site ou assunto específico (e que pode até ajudar um blogueiro que tenha conteúdo de qualidade a respeito daquele tema).

    Sei que você já deve estar cansada de ouvir isso, mas não posso deixar de elogiar seu blog, é muito bom.

    Grande abraço e Parabens!!!!

  9. Marcelo: Seria bacana aplicar esse conceito aos blogs, e ir “um passo mais além”, não? A questão é, como? Vou pensar. 😉

    Obrigada, volte sempre, serás muito bem vindo! 🙂

  10. Essa coisa de nicho já deveria ter acontecido há muito tempo, a internet é bem específica. Para quem estiver pensando em começar, é bom saber que é um trabalho árduo e o amdurecimento demora um pouco.
    A tecnologia sempre foi um assunto que atrai a todos, assim como videos, erotismo ou os dois juntos, temas tabus são muito procurados. Para se divulgar, nada melhor que uma boa rede social.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik