Blogando com Alma... Ainda.

10 Estratégias Para Um Networking Poderoso – Parte III

Chegamos à 3º e última parte das 10 Estratégias Para Um Networking Poderoso. Você pode ver a 2º parte aqui: 10 Estratégias Para Um Networking Poderoso – Parte II.

Sem mais delongas, prolegômenos ou solilóquios…

8 – Redes Sociais

10 Estratégias Para Um Networking Poderoso - Parte IIINão sou muito fã de redes sociais, mas sem dúvida elas são excelentes espaços de networking.

Orkut, Facebook e afins são lugares onde você pode achar pessoas com os mesmo interesses.

Todo mundo tem perfil nessas redes, e alguns amigos adicionados. Vejamos algumas estratégias para explorar ao máximo o potencial de networking:

  1. Use o mesmo avatar e username em todas as redes. Isso cria um perfil facilmente reconhecível.
  2. Invista uns minutos em criar seu perfil, escreva coisas que despertem interesse. Inclua links (e descrição, se possível) ao seu blog.
  3. Adicione pessoas. Parece óbvio, mas por exemplo, meu Orkut (shame on me, eu tenho) tem uns 10 amigos. Só. Uma rede minúscula dará resultados minúsculos. O que você precisa é de uma rede sempre em crescimento.
  4. Una-se à comunidades do seu interesse. Quanto maiores e mais ativas, melhor. Se apresente, seja simpático. Todas as redes têm fóruns, mensagens, enquetes, etc. Participe!
  5. Quando for pertinente, envie links aos seus posts. Para responder dúvidas, por exemplo. Use bom senso; não faça isso todos os dias ou em todas suas participações, ou será visto como spammer.
  6. 10 Estratégias Para Um Networking Poderoso - Parte IIIEntre em contato com as pessoas. Faça amigos em vez de colecionar nomes no perfil. Fique atento às oportunidades de enviar emails, dar uma mão, responder dúvidas.

Quanto mais você oferecer (dentro dos limites do bom senso, claro) mais receberá.

Resumindo: crie uma presença ativa, reconhecível e útil. Invista nas pessoas.

9 – Comunidades – BlogBlogs, MyBlogLog

Existem outras do estilo, mas essas duas são minhas favoritas. O BlogBlogs não é tão social como o MyBlogLog, mas acredito que ele chega lá. O Manoel Lemos está sempre inventando novidades excelentes. De momento, vale à pena usar as funcionalidades existentes:

  • Personalize seu perfil e cadastre seus blogs.
  • Use tags nos seus posts. Tags apropriadas trazem bastante visitas.
  • Escolha seus blogs favoritos. Essa é a função mais “social” do BlogBlogs.
  • Se quiser, use os Bookmarks e os widgets do BlogBlogs.

10 Estratégias Para Um Networking Poderoso - Parte IIIO MyBlogLog permite maior interação com outras pessoas. Ele oferece a criação de comunidades (e você pode se unir à comunidades do seu interesse), tags para o blog, estatísticas, personalização de perfil (SEMPRE faça isso), widgets, feeds do blog, e uma coisa bem interessante: envio de mensagens à pessoas específicas, ou às suas comunidades inteiras.

Claro que se abusar, vira SPAM. Devagar com o andor que o santo é de barro: não publique todos seus posts aí, para isso existem feeds. No entanto, se você tem algo REALMENTE importante ou interessante para compartilhar, não se acanhe de enviar uma mensagem.

Teste as águas primeiro; se você enviou algo e teve uma boa resposta, siga esse caminho. Divulgar promoções, pedir participação em enquetes ou campanhas ou oferecer qualquer coisa que seja do interesse do outro, são boas opções. Use sua criatividade.

Este uso do MyBlogLog não é comum (pelo menos para blogs em português), o que gera a oportunidade de se destacar utilizando esta ferramenta.

10 – Encontros Offline

10 Estratégias Para Um Networking Poderoso - Parte IIINenhum networking estaria completo sem a interação cara a cara. Saia de trás do PC. Participe de reuniões, eventos e encontros informais. Vale tudo: churrasco na casa de alguém, chope no bar, cinema, sorvete, reunião para jogar cartas, o que for.

Dos encontros offline costumam surgir amizades, projetos bacanas, idéias e parcerias. Aproveite!

Finalizando

Agora você conta com 10 “armas mortais” para o seu networking. Eu sei que dá trabalho, eu sei que consome tempo, yada yada yada. Mas sem investimento, não há retorno, compadre. Você terá que investir em todas estas áreas, para obter um bom retorno.

A idéia é que, investindo constantemente nessas 10 estratégias, você estará dando tiros de bazuca, de canhão, de metralhadora. O “estrago” é infinitamente maior do que trabalhar com uma espingarda de chumbinho.

Em breve, continuamos com nossa série sobre Como vencer a Estagnação do Seu Blog.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Campus Party 2008 – A Profissão Mais Antiga do Mundo Ainda é Negócio

Next

Campus Party

17 Comments

  1. Nospheratt!!!

    Faltou o ITEM PRINCIPAL DO NETWORKING!!!

    11- Tenha sempre em mãos seus cartões de visita!! Afinal ninguém tem memória de elefante para lembrar todas as URLs!

    Ainda mais se a URL for algo complicado como o meu endereço (jonnyken.com – quem vai decorar?)

    Você só não precisa de cartão de visita quando as pessoas já te chamam pelo nome mesmo sem você conhecer ninguém (tipo o Edney :p)

    É inadimissivel que em um encontro de blogueiros, onde o objetivo principal é fazer contatos, ninguém levar cartões de visita!!

  2. O Jonny arrematou a ideia divinamente. Cartão de visitas! E de preferência bem feitinho (mesmo que seja numa jato de tinta, mas tem que ter uma cara decente pro cara não morrer de vergonha quando abrir a carteira perto de alguém…).
    Lembro da Gisele do http://www.blognatv.com entrando na sala de aula da faculdade com um cartão muito, mas muito bacana.
    – Ó, Cler.
    – Que isso?
    – Meu cartão.
    Eu ri muito porque já acompanhava o blog desde o tempo do wordpress free. Mas eu achei muito legal a ideia. E na época eu disse:
    – Isso é pra quem quer viver de blog
    Hoje eu digo:
    – Isso é para qualquer civil que queira apresentar seu blog à sociedade. 😉

  3. Redes sociais. Tá aí um detalhe que tenho que ser mais atento. No inicío, fui assíduo no Orkut, mas hoje perdeu meio que a graça. Dou duas, três checadas por semana e olhe lá.
    E não conhecia o MyBlogLog, vou lá dar uma conferida.

  4. Nospheratt

    Jonny: Peralá! O item principal não creio, mas um item importantíssimo – para encontros offline, né.

    Você tem TODA razão sobre os cartões, vou dar apideite neste post também.

    E vou começar a te mandar meus posts antes de publicar, assim não tenho que ficar dando apideites em todos eles depois. Hunf. 😀

    Cler: Verdade. Todo blogueiro quer ser lido, e tendo o cartão se pode aproveitar qualquer oportunidade que surja. Que melhor forma de “apresentar” seu blog aos leigos, do que com um belo cartão, bem-feitinho?

    Bruno: Eu entro no Orkut cada vez que chove bolo. Também tenho que trabalhar mais nessa área – pois seja como seja, o potencial dele é enorme. Há que saber explorar, e dedicar o maledetto TEMPO pra isso.

  5. Nospheratt…

    No Podcast Digital Paper eu acabei falando da influencia do Fotolog ainda hoje (está entre os 20 sites mais visitados do Brasil).

    Mais tarde fiquei pensando em trabalhar por lá também, colocando minhas montagens para ver se o pessoal acaba indo para a área de photoshop do meu blog!!

    Vou ver se dá certo, e ai eu informo meus resultados!

    O link para a minha entrevista (web nos anos 90)
    https://digitalpaperweb.com.br/ezine/podcast/podcast-digital-paper-05-jonny-ken

    chique, ein?? uma entrevista de 1 hora e 30!!!!

  6. Estou tentando seguir algumas dicas, até virarem prática e ao final, seguir as 10, vejo alguns resultados já… espero melhorá-los…

  7. Luiz

    Você tem orkut? Então você não passa de uma miguxa! 😛

  8. Nossa. Voltei do Carnaval, olha que não bebo.

    Mas jurava que tinha acabado na parte 2 esta série. Sei lá onde estou com a cabeça que não vi que era até o 7 na parte 2.Por isso q falei no post da bloguta (péssimo trocadilho de blogueira q vende o corpo) sobre editar seu post dos 10, sendo q vc só tinha postado 7

    hehehehe.

    As redes sociais foi o pontapé do meu blog. Com comunidades de 300, 100,50 mil e por ai vai. Ter propaganda do meu blog ajuda um pouquinho. No inicio 80% das visitas vinham do orkut, hj aos poucos o Google vem ultrapassando.

    Aprendi com blogs como estes que só devia linkar depois de ter postado algo. Isso realmente é o que importa.Senão ninguém voltava.

    Não consigo imaginar eu dando um cartão do meu blog. Imagino um MORROIDA ou DEDADA DIGITAL dando um cartão pro sogro ou pro futuro patrão. hehehehe

  9. A meu ver, o principal inimigo dessas práticas é tempo exíguo. Como todo negócio, blogar também requer domínio da arte de administrar o tempo.

    Um abraço.

  10. Nospheratt,

    Para incluir as tags do Blogblogs nos artigos basta apenas mandar um trackback para a tag?

  11. Tenho que bater palmas para os três posts relacionados ao nosso networking, simplesmente importantes e suficientes, ainda mais para quem está entrando nesse ramo a pouco tempo como eu, estou virando leitor compulsivo do Blosque 🙂

    parabéns Nosphe,
    abraços!

  12. Ainda bem que existem pessoas como você Nospheratt! Se não fosse seus textos, dicas e tudo mais, não sei o que seria de mim… Quando a gente está começando, tudo parece muito difícil, mas com essas estratégias já tenho uma “luz”. Obrigado.

    ——————————–
    Já tem algum tempo que leio seu blog, mas só agora tive coragem de deixar um comentário, mas a partir de agora sempre que possível vou comentar!

    Até a próxima.

  13. Acabo de conhecer seu site e tem tanta informação útil que quase nem sei por onde começar! Faz cerca de vinte dias que comecei a postar conteúdo em meu blog e tem sido uma experiência interessante e enriquecedora. Parabéns pelo seu site minha cara. Abraços

  14. Nospheratt

    Jonny: Bem, o Fotolog e o Orkut provavelmente são minas de ouro de visitação e divulgação… merda é que… haja paciência para desbravar esses horizontes, né? :p

    Boa sorte, recruta! 🙂

    Daniel: Se você conseguir dedicar um tempinho regularmente à essas coisas, tenho certeza de que melhorará ainda mais! 🙂

    Luiz: Shame on me, né? :O

    Fernando: Certamente, existem muitas opções de lugares para divulgar blogs – o caso é achar esses lugares, pois nem todos servem para todos os blogs, e uma vez echados, conseguir tempo para explorá-los e fazê.los frutificar em visitação.

    É uma batalha árdua, eu bem sei. E quanto ao domínio, eu até já falei disso – é preciso prestar MUITA atenção ao escolher o nome, e pensar no futuro.

    Arthurius: Podes crer! O tempo é o maior problema, sem dúvida! E quem descobrir a fórmula mágica de administrá-lo, vai ficar rico, hahahaha! 😀

    Alex: Eu uso o Zoundry, que faz isso automáticamente – ele coloca tags para o technorati, que são as mesmas usadas pelo BlogBlogs. Para fazer manualmente, não sei se seria o caso de trackback, exatamente. O que sei é que é preciso linkar a tag no seu post.

    No próprio BlogBlogs tem uma boa explicação: Como usar melhor as TAGs e o BlogBlogs – Dicas para melhorar o seu blog

    Juliano: Eitcha, muito obrigada, viu? 🙂

    Lenon: Seja muito bem vindo, sinta-se à vontade para comentar, sugerir, cirticar opinar… Fico feliz de ser útil, meu objetivo é esse mesmo! 🙂

    Paulo Ribeiro: Seja bem vindo você também! Volte sempre, o Blosque sempre está esperando quem chega, de braços abertos. 😉

  15. Sou uma novata na blogsfera e as suas dicas são ótimas,já estou navegando há horas no seu blog e lendo vários posts antigos.
    Parabéns

  16. Assim como a colega acima, estou navegando desde às 10:30 no seu blog e agora são 11:30.
    Essas dicas de networking são muito valiosas, não só para blogs, por isso é que começarei a recomendar seu blog para os (futuros) leitores do meu, a muito o que se extrair daqui.

    Parabéns, mais uma vez!

  17. menina (moça, mulher, como queira); o blog ta de parabéns, já li praticamente tudo em tempo inacreditavel, excelentes dicas, parabéns também pelo “be-blog”, ainda não i nada lá que não de certo pro meu blog, parabéns e obrigado pelas dicas

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik