Blogando com Alma... Ainda.

10 Estratégias Para Um Networking Poderoso – Parte II

Continuando com as 10 Estratégias Para Um Networking Poderoso, aqui temos a Parte II.

6 – Emails Diretos e IM – Colaboração com Outros Blogueiros

10 Estratégias Para Um Networking Poderoso - Parte IIUma das partes mais importantes do networking do seu blog é estabelecer e manter contato com outros blogueiros.

Cada vez está mais na moda pedir troca de links e banners, e oferecer “parcerias” (simples eufemismo para troca de links), mas isso não funciona com blogueiros reconhecidos.

Ao contrário, propor isso para esse tipo de blogueiro gera uma péssima imagem. A mensagem que você passa é: “Não tenho talento, criatividade ou força de vontade suficientes para conseguir as coisas por mérito próprio, então saio pedindo.”

Ofereça ao Invés de Pedir, e Obterá Muito Mais

O que realmente chama a atenção de forma positiva é oferecer algo, sem pedir nada em troca.

  • Teve uma idéia fantástica para um post, que não serve pro seu blog?
  • Viu algo que seria perfeito para outro blogueiro publicar?
  • Descobriu algo interessante que pode ser extremamente valioso para o outro?
  • Sabe como resolver um problema para o qual alguém está procurando solução?

10 Estratégias Para Um Networking Poderoso - Parte IIEnvie um email ao possível interessado, informando sobre o assunto. Se for a 1º vez, se apresente – tipo: “Olá, sou o Fulano do blog Tal. Tudo bem? Vi isto e achei que fosse do seu interesse.

A mesma coisa vale para o IM. Só que em vez de pedir o MSN ou similares de alguém, envie antes um email, explicando quem você é, e porquê deseja entrar em contato direto com a pessoa.

A maioria das pessoas que conheço não adiciona gente que não sabe quem é ou o que quer.

Chaves do Êxito: Bom Senso, Educação e Simpatia

No entanto, não bombardeie outros blogueiros constantemente, com idéias e sugestões. Só envie coisas realmente úteis, inovadoras, interessantes. Cada interação conta; se você passar a vida mandando tudo o que cruzar pela frente, estará sendo um spammer chato.

IMPORTANTE: ter o IM de alguém não significa carta branca para abusar da pessoa. Se ela estiver com status ocupado, não interrompa a menos que seja caso de vida ou morte. Se quiser jogar conversa fora, pergunte se a pessoa está disponível e com vontade. E não dê endereços de IM para terceiros – pergunte antes ao dono do IM.

10 Estratégias Para Um Networking Poderoso - Parte IIAo enviar emails, seja breve e educado, vá direto ao ponto e não peça nada. Se tiver mais de um blog, coloque-os na assinatura.

ATENÇÃO: Nem sempre o que você acha que é perfeito para outro blog, o será. Não se ofenda e não reclame se a resposta não for exatamente o que você esperava. Escolha bem os blogueiros com quem entrar em contato; por exemplo, não desperdice seu tempo enviando idéias para uma pessoa que não dá créditos, ou ajudando preguiçosos.

7 – Links e Posts

Outra coisa que está na moda, são os bloghits. Em essência, os bloghits são linkbaits, isto é, coisas criadas com a intenção de atrair links. Nada de errado com isso, desde que sejam bem feitos.

O grande problema é que após alguns casos de sucesso – Super Trunfo e Blogurinhas, por exemplo – o pessoal desembestou a criar bloghits de péssima qualidade. Pretendendo ganhar links com qualquer porcaria feita sem nada de criatividade e/ou talento. Isso não funciona.

10 Estratégias Para Um Networking Poderoso - Parte IIBlogueiros gostam de ser linkados. Os links são o sangue da Internet, e têm ainda mais importância para os blogs em particular. Ergo, outra boa forma de captar a atenção de um blogueiro é falando dele – com links.

Isso pode ser feito efetivamente de 3 formas:

  1. Citando (isto e, reproduzindo um pequeno trecho do texto) um post do outro, link incluído, e adicionando sua opinião à respeito do mesmo assunto;
  2. Utilizando links à textos de outros como informação adicional ao seu próprio texto (como eu fiz com o texto do Jonny sobre bloghits)
  3. Participando e/ou divulgando campanhas e iniciativas interessantes lançadas por outros blogueiros. Claro que você não deve fazer isso a menos que a campanha em questão seja interessante também para você, ou para seus leitores.

Alternativas Que Podem Ser Trabalhadas

10 Estratégias Para Um Networking Poderoso - Parte IIOutras formas comuns de linkar são incluindo o blog no blogroll, e em listas de posts do tipo “O melhor da semana“. Em termos de networking, incluir links em posts é infinitamente melhor do que na sidebar.

Porquê? Dificilmente um blogueiro reconhecido (ou até mesmo estabelecido) vai prestar muita atenção em um link na sidebar; após um certo nível de “fama”, o número de links recebidos em blogrolls cresce e cresce, o que resulta em duas coisas:

  1. Esse tipo de link perde encanto, pela repetição;
  2. O tempo que teria que ser dedicado à agradecer esses links seria enorme, e existem coisas mais chamativas e importantes para serem atendidas.

Isso não significa que os blogueiros não dão bola para esses links. Todo mundo gosta de aparecer em blogrolls. Acontece que esses links não oferecem muito espaço para resposta, para diálogo, e por conseguinte caem numa categoria de pouca prioridade, na hora de dividir a atenção.

10 Estratégias Para Um Networking Poderoso - Parte IIUma boa forma de evitar isso é escrever um post explicando porquê resolveu incluir aquele blog no blogroll. Isso maximiza as possibilidades de receber atenção do outro blogueiro, e presta um serviço aos seus leitores – que são os verdadeiros usuários do blogroll.

Ao escrever listas de posts, também convém incluir seus comentários no texto.

E como isso aqui já ficou mais comprido do que esperança de pobre, as estratégias restantes ficam para uma 3º e última parte desta série sobre Networking, que nasceu dentro da série sobre Blogs e Estagnação. 😀

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

10 Estratégias Para Um Networking Poderoso – Parte I

Next

Campus Party 2008 – A Profissão Mais Antiga do Mundo Ainda é Negócio

15 Comments

  1. Só para parabenizar, estes dois posts sobre Networking foram fantásticos, muito bem feitos! Enfim, seu blog é muito bem feito, já usei MUITAS dicas daqui no meu blog. Tu tá de parabens!

  2. Interessante as suas dicas. Têm me feito ver a blogosfera de uma forma diferente: não adianta tentar fazer um bom trabalho sozinho. É como no ‘mundo físico’ vivemos em sociedade. E essa série tem mostrado isso.
    O que mais me impressiona é que ainda faltam 3 dicas. Parabéns!

  3. Nosphe,

    Vc poderia ter citado ao menos um Bloghit que o Criativo lançou (PC da Blogosfera e o recém Universo da Blogosfera).

    Já para o calabouço.

    Bjo e bom carnaval

    Marcus, Criativo de Galochas

  4. Realmente a questão dos bloghits é complicada. Devido a grande criatividade e sucesso dos que você citou, nada fará barulho se não for tão bom ou melhor do que bloghits passados. Sobre os “Melhores da semana”, eu tive essa idéia lendo dicas de outros posts teus, antes mesmo deste. Ahh, e exemplos de outros blogueiros que já implementaram esse tipo de lista a bem mais tempo do que eu.

  5. Thiago

    tem jeito sim de um novo bloghit fazer sucesso!!!

    O problema são a qualidade de execução, a relevância e a idéia inicial…

    No meu ver, a maioria dos bloghits estão pecando em duas ou até nos 3 itens!!

    [jaba]Escrevi sobre isso no link de bloghit que a Nospheratt linkou. Dê uma olhadinha! Dá até para fazer um bloghit com papel higiênico, desde que englobe os 3 ítens. Olha lá![/jaba]

    Abraços!

  6. Interessante esse detalhe sobre links. Estou pensando em “estratégias” para linkar outros blogs que acho interessante e agregam valor ao leitor. Mas meu blog por se tratar basicamente de tutoriais, me deixa um pouco limitado em relação a isso. Talvez essa idéia de um post periodicamente indicando alguns blogs/posts interessantes seja uma boa.

    E o post não parece longo não, quando é bom nem se percebe o tamanho (pelo ao menos para quem lê, hehehe).

  7. Criativo de Galochas

    Olhe um dos ítens do tópico 6:

    “Ofereça ao Invés de Pedir, e Obterá Muito Mais”…

    rs rs rs rs

  8. MUITAS dicas úteis nesse e no post anterior. Preciso rever com calma o que faço e o que posso melhorar. Já comecei me cadastrando no Uêba (façanha, façanha, sempre resisti a esse e todos os outros sites de notícias).

    Pena que tem gente que acaba de ler o texto e continua sem entender nada…

    Aliás, essa história de pedir links também não cola com os blogueiros estabelecidos, Dona Moça. 😉

  9. Eu mais uma vez 😛 li a primeira parte também, muito bom, o problemas as vezes é tempo, só que se o cara quer ter algum sucesso com blog tem se dedicar né, nosphe, já que você fala tanto em networking bem que agente podia se conhecer e manter um contato mais pessoal ein 😛 rs.
    espero ansiosamente o próximo post.

  10. To no Rio (cheguei vivo e to morrendo de calor!?!?!?!, 1 ano sem vir a minha antiga casa dá nisso), depois leio com mais calma e te respondo melhor.

    Estes blogshits de calcinha, e derivados é apelação. hehehe

    Depois posto melhor a minha resposta.

  11. Enviar dica pra blogueiro e ser ignorado é a pior coisa que existe!
    Já bati muita cabeça, mas hoje em dia, tenho meus alvos certos pra indicar matéria e se não resulta num artigo, ao menos agradecem!
    Beijo

  12. Nospheratt

    Mairo: Muito obrigada, espero que sejam úteis para você! 🙂

    Wagner Santos: Realmente, não adianta. Blogs-ilhas não vão muito longe. Obrigada! 🙂

    Criativo: Bem, sobre o PC eu te falei, alguém teve a MESMA idéia antes… e o Universo eu ainda não conheço. Assim que tiver tempo, vou lá te visitar. Espero que este último gere uma boa repercusão! 🙂

    E quanto ao calabouço… eu tenho a chave! 😛

    Thiago: Você está absolutamento certo quanto aos bloghits. Eles criaram um “standard” difícil de ser seguido, e eu acho que isso é bom.

    Essas listas são bem legais, já descobri bons posts e blogs através delas.

    Jonny: Eu amei seus bloghits, o do PH é genial! 😀

    Bruno: Valeu pela força, tenho me preocupado muito com isso ultimamente! 🙂

    É preciso um pouco de criatividade e esforço, mas acredito que você poderá encontrar coisas interessantes, dentro do seu tópico, para recomendar aos seus leitores. 😉

    Lu Monte: É uma pena mesmo, mas o que se há de fazer? 🙁

    Tô sabendo, tô sabendo. Foi descuido ter citado só os reconhecidos, sorry! 😀

    Pedrotxp: O tempo é o GRANDE problema. Tudso que vale à pena e dá bons resultados consome tempo, de uma forma ou de outra.

    Quando quiser vir me visitar, é só vir, uai. 😉

    Fernando: Tem muito bloghit que xé de Deus, dá vontade de chorar. Mas com essas porcarias não se consegue nada, nada. Inté mais, boas férias! 🙂

    Neto Cury: Podes crer. A gente tem que escolher bem com quem manter contato, a quem ajudar e tals… Existem MUITOS espertinhos que só querem tirar proveito dos outros. Esses, só evitando. 🙂

  13. Gostei muito das dicas passadas neste post. Tanto que já iniciei a utilizá-las 😉

    Parabéns pelo blog!

  14. SOCORROOOOOOOOOO!!!!
    Cheguei aqui nesse blog há horas e não consigo mais sair! Cada post é melhor do que o outro e a variedade é tanta, que já estou tonta!
    Parabéns!
    Amei o blog e já tô viciada!

  15. Nospheratt

    Luiz: Obrigada! Espero que elas te sejam úteis! 🙂

    Olívia: Hahahahaha 😀 O Ministério da Saúde adverte: o Blosque faz bem ao seu blog, mas pode prejudicar sua sáude! 😛

    Bem vinda, muito bem vinda! Sinta-se em casa! 🙂

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik