Blogando com Alma... Ainda.

Mantenha-se Saudável Enquanto Trabalha no PC

Trabalhar muitas horas no PC pode causar muitos problemas de saúde, sabia? Os riscos vão desde a temida L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo) até problemas nos olhos e stress.

Para combater esses problemas, estou usando um software que foi criado justamente para isso: Health Keeper. Existem outros, certamente, mas este é leve, faz o trabalho necessário, é Open Source e grátis. 😉

Descanso e Saúde

O Health Keeper funciona assim: você estabelece períodos de trabalho e descanso (por exemplo, 10 minutos de descanso a cada hora de trabalho). Ele fica minimizado, e avisa quando está na hora de parar para descansar. Caso você seja teimoso, o Health Keeper pode apagar o monitor e/ou bloquear o mouse e o teclado durante o período de descanso.

O programa também oferece a opção de mostrar lembretes para descansar os olhos, o que ajuda a evitar problemas oculares e dores de cabeça.

O programa oferece outras opções bacanas, como contar o tempo em que o PC está inativo como tempo de descanso, e “Mais 5 minutos” de trabalho antes da pausa, caso você esteja finalizando alguma coisa urgente. Ah, e ele não é bobo – ele só permite que você peça mais 5 minutos uma vez. 😉

Mãos Felizes Durante a parada, não vale ficar olhando a tela. Levante-se, faça um alongamento, caminhe um pouco, organize sua mesa.

Eu faço questão de exercitar as mãos, para evitar o inchaço causado pela alergia ao frio – e isso também ajuda muito a evitar tendinite e problemas nas articulações das mãos.

Além disso, as paradas regulares ajudam a evitar a perda de noção do tempo – você vê o dia passar, ao invés de levantar a cabeça e ver que já são 10 da noite.

Outro benefício é a melhora da produtividade. Ao fazer pausas, você descansa o corpo e a mente, e renova as idéias. Ao invés de ficar cada vez mais cansado e estressado, você mantém o nível de energia mais ou menos estável até o fim do expediente.

Convencido? Faça o download no Source Forge: Health Keeper

E mesmo que você não esteja convencido, recomendo enfáticamente que você ao menos experimente. Um programinha bacana e simples como esse pode lhe economizar um dinheirão em despesas médicas, sem falar no sofrimento físico.

Lembre-se: um blog feliz precisa de um blogueiro feliz! 🙂

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Cuidado! A Falta de Usabilidade Pode Estar Prejudicando Seu Blog

Next

A Geladeirinha Verde, a Ética Transparente e o Balaio

11 Comments

  1. Boa dica, eu posso entender como uma pessoa que passa tempo demais no computador pode sofrer, sobretudo com relação à tendinite, a “dor na nuca” e a “dor nos olhos”. Uma boa dica para descansar a vista é procurar ficar um pouco à luz do sol se possível, e focar a visão (de preferência sem os óculos) em algum objeto bem distante por 1 ou 2 minutos. Isso relaxa bem a vista. E claro, deixar o sono em dia também é essencial!

  2. 24,3% baixado.

    Eu ainda tenho um agravante: trabalho escrevendo no computador (sou jornalista) e quando chego em casa vou para…

    …o computador, atualizar o blog.

    =P

    Minha tendinite já passou do estado de “destruída” para o estado “flagelo total e irrecuperável”.

  3. Eu tenho a maior meda de tendinite depois que vi uma conhecida se aposentar do Banco do Brasil na flor da idade, com tendinite nos dois braços – e ainda teve que fazer cirurgia prá amenizar o estrago.
    Vou baixar o Health Keeper prá testar, embora já faça esses descansos pois além do blog que atualizo em casa, tem o trabalho, onde fico praticamente o dia todo no computador.

    Boa dica, Nosphie.

    Ah, gostei do novo design. Ficou muito mais amigável e organizado. Vida longa e próspera!!!!!

  4. Rodrigo

    Infelizmente não deu certo no meu computador

    Na hora em que ele deveria fazer eu parar de trabalhar ele travou. Até fez , porque tive que dar um ctrl+alt+del hehe

  5. FloripaSP: O programa também ajuda com a questão de descansar os olhos – ele dá avisos regulares dizendo para focar a vista em um ponto distante por 20 segundos. 🙂

    Dormir é essencial mesmo, sem descanso não dá, né!

    Fábio: Puxa, que saco! Você precisa MESMO se cuidar, companheiro. :S Siga os conselhos do programa, aposto que vai te ajudar!

    Bruno: Eu também! Eu paro de vz em quando, mas com o Health Keeper eu não esqueço, e as paradas são regulares – sem falar no descanso dos olhos. Estou gostando muito!

    Abraço! 🙂

    Rodrigo: Dê uma olhada nas configurações; uma das opções é bloquear o PC, talvez tenha sido isso o que aconteceu. 😉

  6. Diego Paraizo

    Muito bom!
    Na primeira pesquisada encontrei exatamente o que queria!

  7. Alda

    Há uns 30 anos que trabalho no computador e hj eu uso o mouse c/a mão esquerda e tudo isso por causa da LER. Fiquei 2 anos de licença e me sentí na época uma pessoa completamente inútil e depressiva. Lutei c/todas as minhas forças físicas e divinas p/conseguir o salário-acidente de trabalho, onde conseguí. Voltei ao meu trabalho(não quiseram me aposentar pois, me acharam mto nova)e continuei recebendo tbém este salário acidente-trabalho. Fiz acupuntura por 2 anos consecutivos, fisioterapia e conscientização comigo mesma com o que podia fazer e o que não podia, com jeitinho e moderação. Me libertei das dores violentas físicas e emocionais que me perseguiram durante 24 horas e sabem porquê?
    No meu trabalho, pratico “obrigatoriamente” o Health Keeper.
    Hoje observo em mim.
    Beijins prá vc Nosperatt!!!

  8. Muito obrigado pelo artigo, estava precisando de uma programinha assim, como você mesmo diz quero ver meu dia passar sem ficar extressado.

  9. hime.ruri

    Olá ^^
    Acabei de encontrar seu blog que estou gostando muito, mas queria fazer um comentário do início do post…
    Sobre o que vc chamou de L.E.R. já está ultrapassado e o melhor termo para descrever é D.O.R.T. (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) e suas causas são diversas, entre tensão excessiva da musculatura, jornada prolongada de trabalho (ou seja, sem pausas) e postura inadequada (pode ser por vício postural ou equipamento inadequado para seu tipo corpóreo).
    Bjs ^3^

  10. Gostei… tô precisando de um aplicativo assim! 😀

  11. Muito Obrigado mesmo pela dica do programa! 😉

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik