Blogando com Alma... Ainda.

Cuidado! A Falta de Usabilidade Pode Estar Prejudicando Seu Blog

Bem, já estamos praticamente de volta ao normal. Ainda há alguns bugs para resolver, mas a maioria das coisas está em ordem.

Navio EncalhadoTalvez você não tenha visto, mas eu troquei de theme segunda-feira, depois de resolver os problemas mais urgentes surgidos do upgrade mal fud… sucedido.

Calma. Este não é outro post da categoria EgoCentro – pelo menos não exatamente. Eu quero falar é de usabilidade, e de como a ausência ela pode estar prejudicando seu blog.

Mais importante que a mudança de theme, são as mudanças que fiz na estrutura do blog. O theme ajudou, pois oferece muitas opções de configuração e customização.

Usabilidade Tendendo a Zero!?

Tudo começou cerca de um mês atrás, quando eu comecei a desenvolver um projeto para aumentar a visitação do blog. Em razão disso, eu olhei o Blosque com os olhos de uma visitante que nunca esteve aqui – e percebi que eu havia feito uma grande m*rda.

A usabilidade tendia a ZERO. Em duas sidebars, só haviam duas coisas realmente úteis: a caixa para assinar o feed por email, e a lista de posts recentes. E mais nada.

O resto era lixo:

Barco Encalhado– Links para três páginas de categorias (Adsense, Melhore Seu Blog e Blogger Hacks), as quais são uma bela porcaria, pelo menos na minha opinião. Eu detesto navegar em página de categoria, especialmente se os excertos são longos. E se aparecem os posts na íntegra, eu desisto de 1º.

– Lista de arquivos por mês – outra porcaria muito similar à anterior;

– Lista de categorias – similar às porcarias anteriores, com um agravante: quase todos os meus posts pertenciam pelo menos a 3 categorias diferentes, e alguns estavam listados em 5 ou 6!! Provavelmente eu estava drogada ou bêbada quando fiz isso, só pode.

– Comentários recentes – alguém olha isso?

Para completar, os posts relacionados estavam mal configurados. Eu uso o Simple Tags para isso, e quando instalei o plugin, usei a função que tageia automaticamente os posts, pois eu já tinha uns 200 posts publicados. GRAVE ERRO! Ele colocou a tag “Tag” em quase todos os posts, por causa das tags que eu tenho em quase todos os posts. Resultado: os posts relacionados não faziam sentido.

E por fim: eu tinha perto de 70 links internos, ainda apontando para o antigo endereço do blogspot. Quando você clica num link desses, ao invés de ser levado diretamente à pagina linkada, você passa por uma página de redirecionamento do Blogger, com uma mensagem sobre “spam, vírus e blá blá blá” que faz com muita gente desista de continuar.

Isso no Firefox, porque no Internet Explorer o Blogger não está fazendo redirecionamento – dá erro 404 direto.

Então, some tudo isso e analise do ponto de vista de alguém que põe os olhos pela 1º vez no blog. Eu realmente dificultei a tarefa de navegar pelo meu conteúdo, né?

Então, eu criei uma estrutura nova, pensando principalmente na usabilidade. Veja o que eu fiz, e aproveite para se inspirar.

Veleiro en Sépia

Usabilidade na Home:

1 – Os 3 posts mais recentes em destaque, em vez de 1 só;
2 – 5 posts recentes de 4 categorias;
3 – 4 Seções destacadas. Essas seções são “Páginas Sneeze” – páginas que listam os melhores posts publicados neste blog, relacionados a um mesmo assunto. Essas páginas serão atualizadas mensalmente, e provavelmente criarei outras no futuro.

Através dessas 3 coisas, quem chega na Home tem acesso a mais de 60 posts.

Usabilidade na Sidebar:

1 – Assinatura de feed por email, em lugar visível
2 – Lista de post recentes
3 – Lista de posts destacados (posts que eu gostaria que um visitante lesse ao chegar aqui pela 1º vez)
4 – Botões que linkam para as Páginas Sneeze
5 – Lista de categorias (as quais foram devidamente reformadas, pois eram uma lambança)
6 – Post Surpresa: lista aleatória de posts
7 – Uma 2º sidebar, com espaço disponível para exibir mais coisas relevantes, conforme eu achar necessário.

Através da sidebar, você tem acesso a mais de 70 posts, além das categorias.

Usabilidade nos Posts:

1 – Corrigi os links internos que apontavam para o blogspot
2 – Corrigi as tags de quase todos os posts, melhorando muito o funcionamento dos Posts Relacionados.
3 – Deixei mais espaço para os posts, e troquei a fonte, melhorando o conforto da leitura.
4 – Navegação de “breadcrumb” no topo do post, e links para próximo post/post anterior, no rodapé

Resultado da Reestrutura:

Veleiros ao Por do SolEm 4 dias, a média de page views aumentou quase 15%. Ainda é cedo para saber se esse número vai se manter ou aumentar, mas as perspectivas são excelentes.

Além disso, estou oferecendo um serviço MUITO melhor ao leitor e ao visitante. Com esse novo formato, as pessoas têm acesso à uma grande porção do blog, de forma simples e rápida.

Mesmo assim, ainda quero melhorar outras áreas – os arquivos e as páginas de categoria, por exemplo.

Moral da História:

Que tal dar uma boa olhada no seu blog, com os olhos de um visitante de 1º viagem? Outra opção é pedir uma avaliação para um amigo ou colega que não conheça seu blog. E saiba que você pode levar uma surpresa desagradável.

No entanto, melhorar a usabilidade do blog não só vai facilitar a vida do leitor/visitante, como vai beneficiar seu blog também. Além de aumentar seus page views, uma boa navegação ajudará a convencer o visitante a se tornar leitor fiel.

Experimente!

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Preciso de Ajuda

Next

Mantenha-se Saudável Enquanto Trabalha no PC

22 Comments

  1. Nospheratt, ótimo texto (como sempre).

    Só tenho uma sugestão? quando preencho os campos nome, e-mail e website nos comentários, a letra está em branco, o que dificulta a leitura.

    Poderia me ajudar a esclarecer uma dúvida?

    Quais tags uso para oferecer aos meus leitores o link para o texto anterior e posterior, como você fez logo após os comentários?

    Obrigado!

  2. Eu acho que qualquer coisa além do post e dos comentários é ruído e atrapalha. Anúncios também, claro, mas são um mal necessário.
    Ah, e se liga que aqui nesse form, os campos de nome, email e site estão impossíveis de ler, sem contraste quase nenhum.

  3. Cada blog é um blog, mas no ddf a lista de posts recentes é uma bela inutilidade também. Quase não tem cliques. Já os posts relacionados, esses são mais visitados.

    Lista de categorias também é pra lá de útil para o visitante, desde que elas sejam bem-estruturadas (ainda tenho que dar um jeito em algumas no df).

    Já as tags… bom, eu ralei por vários dias o ano passado para taguear TODOS os meus posts. O lado bom foi que, como comecei do zero e tinha uma base de mais de 300 posts, deu pra fazer um trabalho coerente.

    O visual geral do blosque está mais leve, mais agradável – teu trabalhão valeu a pena! 🙂

  4. Muito bom este post! Vou precisar citar isso no QTB.

  5. Eu leio sempre aqui e já utilizei muitas dicas suas em blogs alheios. Mas pelo menos no meu firefox, fica um espaço em branco muito grande antes da postagem, além dos comerciais do já cotei estão atrapalhando muito, coloca entre os post e o s comentários, pelo menos despolui bastante, sem falar que o none do blog esta MUITO apagando, acho muito válido vc criar uma logo e deixar ela em destaque.

    abraço, parabens pelo trabalho.

  6. Anúncios também diminuem a usuabilidade dos blogs/sites, a não ser quando bem posicionados.

  7. Segundo o Chris Pearson (Pearsonified), uma sidebar com links para categorias, arquivos e etc, serve apenas para confundir e atrapalhar a usabilidade do visitante.
    De tempos em tempos é importante analisar o blog e ver o que realmente é necessário e o que não é.
    E parabéns pelo post!

  8. Oi, Bem, ficou melhor, eu vou dá meus pitacos, não custa nada ne:
    1:Pra você ver, adoro navegar em categorias, claro, categorias bem organizadas, principalmente quando estou procurando alguma coisa, por exemplo, há duas semanas que procuro uma forma de colocar um calendário e uma foto (favicom)do autor no título da postagem e uma nuvem de tags. Já entrei em vários blogs, mas achei complicado e em outros nem localizei,hoje encontrei um blog e tinha um banner logo na entrada do blog escrito assim: ” todas as ferramentas para blogger” coisa assim, nem precisei procurar muito o que eu precisava, claro, ja adicionei o que eu queria no delicious e nao perderei mais. Viu, “Categoria”.

    porcaria, porcaria, ops..comentários recentes?? no meu blog o povo gosta de ver aquilo, a julgar pela quantidade de cliques que eles são recebidos, jurava que isso não era importante, mas agora repensei, me ajuda a ver que as pessoas comentam em postas antigos também, sem falar que o nome e o link são disponíveis nas pesquisas. Alem deles, os meus coments em blogs também recebem mais cliques que o texto da página, isso de acordo com mybloglog.

    Sabe o que eu mais gostei?
    Foi da forma como você disponibilizou as ‘guias’.
    🙂

  9. Olá! Sou recém-blogueiro e recém-leitor aqui do blosque, e queria deixar registrado que gostei muito de seu artigo! Concordo com praticamente todas as suas opiniões aqui dispostas, com exceção de sua opinião sobre a navegação em categorias.

    Quando bem organizadas, de preferência “1 post, 1 categoria”, são uma verdadeira mão na roda, acho mais conveniente do que tags. Isso quando estou navegando em um blog desconhecido. Se já conheço o blog, e quero buscar um artigo em especial, bem, para isso existem as caixas de pesquisa/busca!

    É isso, continue com o seu excelente trabalho, estou aprendendo bastante.

  10. Seu blog ficou melhor, no design, claro. No conteúdo sempre foi muito bom. Vou dar um pitaco.
    É claro que é preciso dar desconto para os meus pitacos, sou diagramadora de livros e às vezes acho tudo horrível nos meus blogues, aí tenho uma crise de diarista louca que troca todos os móveis de lugar!

    A propaganda logo no início se pudesse se mernorzinha… isso não é o pitaco é só sentimento.

    O pitaco é: destacar mais o título do post. Está perdendo para os subtítulos (Usabilidade Tendendo a Zero!?) Tamanho maior? Acho que não… Fonte sem serifa? talvez… as hastes são mais grossas. Bold não, tende a ficar grosseiro dependendo da fonte disponível da criatura-leitor.

    As cores adorei, são muito parecidas com o meu Jane… risos

    é isso, beijo pra você

  11. O maior empecilho para fazer estas necessárias reformas na estrutura do blog é tempo e disposição. No meu caso, vejo em meu blog falhas evidentes, mas fico protelando as correções, nada bom. Só por ter tomado a iniciativa, como outros leitores acima também, já demonstra a seriedade com que encara o blog.

    Quanto aos comentários recentes, acho válido, e as pessoas lêem e comentam em posts antigos por causa deles. Acho que dá um certo retorno.

  12. Ale Rocha: Obrigada! E obrigada por avisar sobre os comments, já arrumei. 🙂

    As tags são Previous Post Link e Next Post Link. 🙂

    Bruno: Bom, eu acho que isso é meio relativo – depende do público do blog, e de quais são os obejtivos do blogueiro, também. Não deixa de ser ruído, mas algumas coisas também se encaixam em “mal necessário”. Já arrumei o form. valeu pelo aviso! 🙂

    Lu: Pra ti ver, eu já recebi muita reclamação por falta de mais posts na lista de recentes. E acredito que por aqui os posts relacionados são bem úteis, por causa da natureza do blog.

    As categorias estão bem melhores agora, antes não serviam para nada. Ainda vou arrumar melhor as páginas de categoria, mas de momento tá bom.

    E ainda tenho que arrumar as tags, e formato de um monte de posts. Mas como vocêd iz, vale a pena, né! 🙂

    Ale: Muito obrigada! Fiquei super orgulhosa do que você disse lá, obrigada mesmo! Aquelas palavras, vindas de você, são um enorme estímulo, Ale. Nem tenho como agradecer. 🙂

    Wagner: Suponho que o espaço em branco que você diz é o lugar onde está o Adsense, pois testei o layout em vários browsers e versões diferentes e não tem espaço em branco nenhum.

    Sobre o nome, você tem razão. É uma questão de como o theme foi feito, eu percebi quando instalei. Assim que tiver tempo vou corrigir esse problema. Obrigada!

    Henrique: Concordo. E não é fácil fazer isso!

    Paulo: Pois é, a gente se acostuma a usar as coisas “porque se faz assim” e acaba prejudicando a usabilidade. Eu só lamento não ter feito essa análise e implementado as mudanças antes!

    Iara: Aí é que está. Minhas categorias eram inúteis, afinal, todas elas listavam pelo menos a metade dos posts! Agora estão bem divididas, tenho certeza de que vai ser bem mais fácil navegar por elas e encontrar coisas.

    Bem, como você e alguém mais aí falaram que gostam dos comentários recentes, vou colocar eles de novo e observar o que acontece. 😉

    Eu sempre tive a intenção de criar páginas assim, pois sei que são ótimas para o leitor, mas fui deixando… É aquela coisa, de boas intenções o inferno está cheio! 😛

    FloripaSP: Seja bem vindo, então! 🙂

    Sobre as categorias, se você está dizendo que cada post pertença a uma categoria só, concordo. Se você está dizendo que cada post pertença a uma categoria exclusiva desse post, discordo – eu já tenho uns 270 posts, imagine ter 270 categorias! :S

    Obrigada, continuarei! 🙂

    Raquel: Obrigada! 🙂

    Realmente, você tem razão. Eu não tinha reparado nisso! Vou anotar isso na minha lista de “bugs a corrigir”. Valeu! 🙂

    Eduardo: Ah, com certeza. Eu pretendia ter feito várias coisas logo após a migração, em Novembro passado. E protelando, protelando, cheguei a Julho!

    O pior de tudo é que eu e os leitores poderíamos estar usufruindo dos benefícios dessas mudanças a meses. Se você precisa de mudanças, não cometa o mesmo erro! 😉

    Vou colocar de volta os comentários recentes e acompanhar os resultados. 🙂

  13. Oi Nosphe, eu usei o que voce fez e resolvi perguntar a meus leitores o que achavam do meu blog e do leiaute, nossa!! fiquei surpresa com a quantidade de sugestões e como tem porcarias e coisas inuteis nele!! 🙂
    Blogar também ensina.

  14. Eu andei pensando em mudar algumas coisas nos meus blogs e você deu grandes dicas com este post.
    Com o Woopra dá para ver como é a navegação, em tempo real, de quem chega ao blog e também pode dar algum insight de como melhorar a usabilidade…

    abraço

  15. André

    Olá Nospheratt!
    Essa é minha primeira vez aqui, então não posso opinar sobre as mudanças, mas como parece ter dado muito trabalho, parabéns!

    Eu cheguei aqui porque juntei umas idéias interessantes (pelo menos eu as acho interessantes.. XD) e resolvi tentar fazer um blog!
    Sim, eu imagino que deve dar muito trabalho, ainda mas porque eu nunca tive um e não saco nada, mas tudo tem uma primeira vez, não é verdade?

    Pesquisando sobre dicas, como fazer, aonde fazer, cheguei aqui através de outro blog que citava o seu,

    https://queroterumblog.com/2008/07/07/usabilidade/

    e achei muito interessante esse texto. Ainda não olhei o Blog todo, mas já pude notar que vou achar muitas coisas úteis aqui!
    Qualquer dica ou outra coisa que você possa desejar me passar, não esite em mandar para o meu e-mail!

    p.s.:Já assinei o feed 🙂

    Boa sorte e parabéns pelo seu trabalho!

  16. Parabéns pelo Blog!
    Acredito que como eu, muitos começam um blog “por conta” e dão muitas cabeçadas até engrenar e entrar nos trilhos.
    Encontrei aqui dicas muito valiosas e serei leitor assíduo do Blosque.

    Abraços!

  17. Iara: Pois é, a gente geralmente leva surpresas nessas questões. Mas é bacana, porque nos dá a oportunidade de aprender e melhorar. 🙂

    Norberto: Fico feliz de ser útil. 🙂 Vou testar o Woopra quando tenha tempo – soa deveras interessante.

    André: Obrigada, e seja bem vindo! Modéstia a parte, acho que vai encontrar muita coisa que lhe se´ra de utilidade, sim. 🙂

    E não se preocupe, todas as dicas vão direto para o feed! 😉

    Rodrigo: Muito obrigada! Seja bem vindo você também, e volte sempre! 🙂

  18. O blog melhorou bastante desde minha última visita, não acho que estava mal mas eu não sou blogueiro profissiconal. Toda mudança para melhor é sempre bem vinda, que bom que você pensou como visitante, todo webmaster deveria pensar assim.

  19. Quero agradecer-te pelos ótimos artigos publicados no Blosque, tem me ajudado muito a melhorar cada vez mais o meu, principalmente após ler a cartilha bê-a-blog. Tenho indicado a amigos e visitantes. Que Deus continue abençoando você e inspirando bastante.

  20. “Provavelmente eu estava drogada ou bêbada quando fiz isso, só pode.”
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Muito obrigada pelas dicas! =D

  21. Nospheratt,
    já é o terceiro comentário que eu escrevo hoje pra você. Mas não é à toa. Suas dicas são realmente valiosas, assim como sua boa vontade em se expor e compartilhar as lições das suas experiências. COM CERTEZA, meu blog será outro daqui a um mês (ahá – já coloquei a data).
    Obrigada por me orientar neste caminho
    Com carinho de uma blogueira com muita vontade (mas sem tanto conhecimento técnico. ainda…)

  22. Adoro seu blog

    Aos poucos vou melhorando o meu… sou uma recém nascida ainda na “blogosfera” como você mesmo diz, mas suas dicas são incríveis.

    Beijos e obrigada

    Juliana

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik