Mulher por nascimento e vocação, irônica por diversão e hobby, brasileira inveterada, filósofa nas horas mais impróprias, blogueira de profissão, escritora e poeta pela pura necessidade de expressar seus oceanos interiores.

62 responses to “Como Usar Imagens no Seu Blog, Sem Ferir os Direitos de Autor Sobre Imagens”

  1. Cópias na Internet: Nem Tudo é Plágio

    […] – Estou preparando um artigo sobre direitos de autor sobre imagens. A legislação aplicável é a mesma (sabia?), mas acho que cabe um texto mais específico. […]

  2. Paulo Faustino

    Olá Nospheratt e obrigado pelo link.
    Recentemente tive um problema com os direitos autorais de uma fotografia e felizmente cheguei a um acordo com a autora, tendo pago 20EUR pelo uso indevido, que posteriormente foram doados a uma instituição de caridade.

    Ontem li também uma notícia interessante de um caso de uma americana que venceu um processo de tribunal no valor de 12 milhões de dólares por uso indevido de fotografias sem a sua permissão. Veja aqui: Fotógrafa ganha 12 milhões de dólares

    É preciso muito cuidado com o que usa, especialmente para quem faz uso do Google Images, que é um péssimo recurso.

    Obrigado.

  3. Marta

    Acabei de remover esse blog dos meus feeds.
    Que coisa chata. Uma preocupação exagerada e desnecessária com plágio etc.
    Fala de código penal mas não cita o artigo. Mostra apenas o a Lei de direitos autorais mas só explica a parte que lhe interessa.
    No final dos posts, coloca um texto que constrange até o leitor.
    Isso é falta de idéias, assunto, inspiração ou o que?
    Vira o disco!

  4. Danillo Nunes

    Marta, eu não me senti nem um pouco constrangido com os posts. Na verdade, estou de pleno acordo com o que a Nospheratt escreveu e não acho que preocupação com plágio seja desnecessária.

    Também senti falta dos artigos citados, mas acho que seria informação em excesso para um texto escrito para iniciantes. Talvez um link fosse o suficiente.

  5. Evandro Cesar

    Mesmo porque se fizer Hotlink te passam fogo 🙂

  6. Fábio Buchecha

    Danillo, ficou na cara que essa Marta deve cometer todos os crimes de direitos autorais do mundo. Gente assim eu ignoro.

    E tenho me organizado nesses últimos meses para começar a produzir minha próprias fotos. O equipamento está quase todo comprado =P

  7. LeoCabral

    Olá Nospheratt;

    Nunca tive problemas com imagens até porque optei por não usá-las. Apesar de muitos dizerem que valoriza o artigo, nunca senti essa necessidade em nenhum dos meus blogs, principalmente no leocabral.com que são tutoriais e já é cheio de imagens, mas trabalho em uma editora e vejo esse problema com imagens todos os dias em livros e revistas que as usam sem autorização. O mesmo vale para a internet, porém as pessoas acham que na internet é tudo livre, que podem tudo e isso traz sérias conseqüências. Ótimo post como sempre. Parabéns e obrigado pelo link do Hotlinks.

  8. Paulo R Diesel

    Gosto de usar as imagens e gostei das dicas.
    Temos que observar os direitos e deveres de todos.

    Abraço.

  9. Boa ação do dia: Limpar a barra dos probloggers | Pois Bem...

    […] (sorry, escrever de madrugada gera essas confusões ) estava lendo um post no Blosque sobre como usar imagens no seu blog sem ferir os direitos de autor sobre imagens, e em um dos comentários uma retardada certa garota chamada Marta reclamou da […]

  10. Lucia Malla

    Seu post é super-claro e muito bem escrito.

    Eu tenho trabalhado com fotos, e vejo bastante o outro lado da moeda: fotógrafos chateados por suas imagens serem “catadas” da rede para uso indiscriminado, muitas vezes sem crédito. Alguns alegam que é ok (propaganda gratuita, etc. – geralmente esses são iniciantes querendo mostrar seu trabalho pro máximo de pessoas possível), mas muitos acham ruim (os mais “antigos”, ainda não totalmente familiarizados com a festa da uva q virou o mercado fotográfico).

    Mas nessa história toda, fica claro para mim que muitos fotógrafos ainda não sabem muito bem como lidar com a internet, com os meandros dela, com a dinâmica da coisa. A dica dada pela maior parte dos sites especializados é de q se vc quer proteger sua foto, publique na menor resolução possível que não comprometa a foto e faça uma marca d’água ou uma assinatura, e publique a foto assim – nem q a marca apareça só no formato maior, como boa parte das agências faz. Embora removível por alguém bom de photoshop, a maioria das pessoas não o faz. Fica meio “intrusivo”, mas é a melhor forma de pelo menos garantir o crédito sem depender do terceiro que a está usando.

    Aqui no Brasil tenho certeza q isso não vai pegar (a gente adora “catar” fotos, infelizmente, sem pensar muito em quem produziu aquilo e no trabalho árduo q está por trás de muitas fotos…), mas nos EUA e Europa, a famosa Getty Images (via sua empresa-filha, a iStock) já trabalha com o esquema de microstock, que é a venda de fotos para blogs e outros serviços da rede. A foto vai em média resolução e em geral é vendida beeeem baratinha; mas o fotógrafo ganha uns centavos, pelo menos. Outras agências já estão entrando nesse nicho do mercado – q a maioria dos fotógrafos abomina, mas essa é a evolução da coisa, e no mundo das digitais onde é facílimo produzir fotos excelentes, há de se adequar à nova realidade se vc quer investir nessa carreira.

    Para se proteger (minimamente, mas vá lá…) da violação de direito autoral de imagens no meu blog (95% das vezes publico fotos do nosso acervo), eu as hospedo numa conta do flickr fechada (só eu sou autorizada a ver), q basicamente só gera uma URL pra foto. Se a pessoa clica na foto, cai num dead-end no flickr. Ou seja, se quiser catar, vai fazê-lo via meu blog, e eu vou ficar indiretamente sabendo, pelos cliques dados. Dá pra coibir quem realmente queira catá-la? Muito pouco. É mais uma camada de dificuldade, apenas. Mas a foto pelo menos vai com assinatura e num tamanho q eu determino, impossível de ser aumentado. E tbm não é pra ficar paranóico com isso, né? Na maior parte das vezes, o uso de quem cata é ingênuo, sem fins comerciais, o q realmente termina sendo apenas uma divlgação.

    Então a melhor dica é o equilíbrio em questões de direito autoral de imagem: nem restrição total nem casa da mãe joana. Pq nenhum fotógrafo com quem conversei consegue ter 100% de controle sobre todo seu acervo na rede, isso eu te garanto. 🙂

  11. Moniquinha

    Achei perfeito o post e muito útil. Acabo de descobrir que cometo um erro grave, apesar de já ter pensado nisso, porém nunca dei tanta importância assim. Tbém uso muito imagens em meus posts…aliás, sou movida a elas. Meus poemas e crônicas sem imagem parecem pelados, falta sempre alguma coisa.
    Sempre busco as pesquisas Google, pela praticidade. Nem sempre se encontra a autoria da foto, muitas vezes não fica claro, e assim acabo postando à revelia.
    Já estou ansiosa pela dica dos sites.
    Agora, gostaria de pedir uma sugestão…tenho nos meus blogs muitas imagens, sem a devida autoria. Tenho alguma opção que não seja removê-las de lá? Posso fazer algum adendo aos posts?
    Abraço!

  12. Catarino

    Eu uso imagens e não tinha me ligado para esse fato do direito autoral.
    Vou começar a observar.

  13. 31 Sites Onde Achar Imagens Para o Seu Blog - Guia de Uso de Imagens

    […] eu prometi no post Como Usar Imagens no Seu Blog, Sem Ferir os Direitos de Autor Sobre Imagens, hoje vamos ver 31 lugares onde você pode encontrar imagens para usar em seus […]

  14. Moniquinha

    Ai dio santo! Labuta, labuta, labuta…rsrs
    Vou avaliar com calma qual a forma mais prática pra mim…é trabalho de formiguinha né? Um pouquinho todo dia. rsrs Mas valeu, ao menos agora não incorro mais no erro. Obrigada.
    Abraços!

  15. Vale a pena ler de novo, edição de 26 de julho de 2008… | Vivendo e aprendendo sempre...

    […] gosta de colocar imagens em seu blog e não quer ferir os direitos autorais leia os posts “Como Usar Imagens no Seu Blog, Sem Ferir os Direitos de Autor Sobre Imagens” e “31 Sites Onde Achar Imagens Para o Seu Blog – Guia de Uso de […]

  16. Candido

    Se alguém tem alguma resposta para esta pergunta. Favor, me informe.

    Por exemplo, copiar a imagem propriamente dita, não pode (caso queira usá-la num site, se pedir permissão), mas se eu tirar uma foto da imagem? Qual o direito que terá, a minha ou o da imagem que eu tirei?

  17. Jonny - Infopod

    Faz um bom tempo que eu resolvi colocar no infopod somente imagens criadas ou fotografadas por mim. Mas ai é uma mera questão editorial.

    Eu já disse que adoro as fotos que você coloca em seus posts?? não? então está dito!

  18. ulires

    Acho que você já deve ler lido isto em algum lugar, mas vale e pena ser dito mais uma vez: parabéns! seus posts são sempre muito esclarecedores!

  19. Economize banda administrando suas imagens | PortoFácil

    […] Como Usar Imagens no Seu Blog, Sem Ferir os Direitos de Autor Sobre Imagens: já que falamos de hospedar imagens fora da conta de hospedagem do site, nada mais adequado do que saber também como encontrar imagens que possam ser utilizadas, e qual a responsabilidade envolvida nisso. A Nospheratt, que calha de ter seus sites orgulhosamente hospedados na PortoFácil, entende do assunto e explica de maneira muito clara e didática esta questão. […]

  20. Miya

    Muito bom este post! Que bom que o encontrei :D.
    Só que colocar uma imagem, como por exemplo um wallpaper em um servidor de download, para ser baixada seria ilegal? Claro que com o autor no link e no post, ou seria melhor colocar o link origianl do wallpaper?
    Obrigada..

  21. Carlos Noel Mazia

    Me orientem, por favor, pois sou analfabeto em assuntos relcaionados com a internet. Produzi um material didático voltado para o ensino de física e que será usado pelo gestor público estadual, sem fins lucrativos. Ocorre que usei várias imagens sem as devidas autorizações, mas apenas citando as fontes de onde foram tiradas. O que devo fazer para evitar complicações?

  22. Misa

    Oi e no caso de ser a foto de um cantor ou ator o que devo fazer ?

    Obrigada o seu texto foi de grande ajuda 🙂

  23. Do uso de imagens de pessoas públicas. Pinky diria: narf, zort, poit ou troz ! | Parem o Mundo

    […] como sou, (talvez por ler tanto a Nospheratt) fui procurar me informar sobre esse tipo de uso de imagens de pessoas públicas porque afinal […]

  24. Charles Fernando

    Eu me oriento muito no flickr se o autor da imagem deixou o embed disponível.

    Assim, presumo a vontade do autor e pego a imagem, hosteio no servidor do blog para não ferir a bandwidth, e mando um e-mail à ele avisando do uso, já dando créditos no post.

    Devia perguntar antes de usar, mas é complicado para o blogueiro, e eles ganham divulgação do mesmo jeito se não aceitarem a utilização 😉

  25. Iniciando um blog… « Shiva

    […] de uma página carregando o arquivo diretamente de lá (coisa que eu nem sabia que acontecia). Esse post me ajudou um […]

  26. PontoPro

    Muito obrigado Nospheratt!
    Sou seu leitor/fã de carteirinha e posso dizer que o blosque é realmente uma caixinha de soluções!

    Se possível da uma visitadinha no meu blog pra me dar alguma idéia.

    Desde já muito obrigado mesmo!

  27. @n!nh@

    Léo: Eu tenho fotos hospedadas no álbum Picasa,
    Photoboucket e Imagenshack. Ao postar uma imagem
    no meu blog, posso apanhá-la de qualquer um desses
    ‘hospedeiros’?
    Agora fiquei encucada. Ajuda eu!

  28. @n!nh@

    Hammm… desculpe-me por me referir a vc como
    Léo (quando me dei conta, já tinha enviado)

  29. Sobre copiar e colar – O plágio que assombra a internet brasileira » Winnext

    […] Blosque.com – Como usar imagens no seu blog sem ferir os direitos do autor Bem, não vou me estender mais pois o texto já está suficientemente “pequeno”. Só quero deixar aqui minha colaboração as campanhas anti-plágio e explicar o que é e como acabar com isso. Vamos mudar os pensamentos e dar um pouco de ânimo aos que querem ser chamados de blogueiro, mas devido a este erro não podem. A imagem que ilustra o início do post tem um autor que desconheço. […]

  30. Propriedade Intelectual / Creative Commons « Desafio 10 Milhões – Making Of

    […] Creative Commons: Let’s be creative together Como Usar Imagens no Seu Blog, Sem Ferir os Direitos de Autor Sobre Imagens […]

  31. Amanda

    Como fotógrafa amadora, eu agraceço por explicar ao público leigo sobre o uso de imagens.
    Algumas pessoas pensam que a gente não gasta nada com equipamento, não passa tempo criando fotos e só fotografa pra ter seu trabalho utilizado sem autorização, afinal, se tá na net, então qualquer um pode pegar o seu trabalho e usar como bem entender.
    Seria bom que as pessoas entendessem também a diferença entre “Todos os direitos reservados” e “atribuição”. Quando todos os direitos estão reservados, você não pode usar, ponto. Quando a foto está osbre uma licença “atribuição”, você pode usar e distruir, mas somente dando crédito.
    Quem quiser ler mais sobre licenças, pode visitar a página do Flickr sobre o assunto:
    http://www.flickr.com/creativecommons/
    ou no site da Creative Commons:
    http://www.creativecommons.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=22&Itemid=35

  32. R1qu3

    Olá,

    Estou pensando em fazer um site com minhas artes, o que devo fazer para garantir meus direitos autorais das obras? é possível garantir um direito de tudo que aparecer no site? Desde já agradeço pela atenção e “blosque.com” está ótimo. abraço.

  33. Clara

    Gostaria de saber o que significa quando um blog ou site coloca sob uma foto “reprodução”. Isto isenta a pessoa de indicar a autoria?
    Obrigada

  34. Silvio Junior Wencevoski

    Gostaria de agradecer o “alerta”. Já estou colocando os devidos créditos (não custa nada).

    Abraços. Sucesso!

  35. Regina Bolico

    Oi !
    Fico muito grata por tudo o que aprendi com esse blog, principalmente porque penei bastante até conseguir entender essa linguagem que, de início, era complicadíssima. Uma das coisas que mais me deixou atenta foram os teus alertas a respeito dos direitos autorais. A tua dica a respeito do Flickr tem ajudado bastante, é o meu preferido para procurar imagens.
    Um grande abraço!

  36. Lugirão

    Adoro colocar imagens nos meus posts, sempre que vejo o nome do autor coloco, mas é complicado… o fato de estarem ali a disposição faz parecer que estão disponíveis e não é bem assim.

    Sempre tenho medo de errar e colocar uma imagem que não podia ou não dar o devido crédito.

  37. Cláudio Magalhães

    Sou escritor e terminei um novo livro, tenho dúvidas pois queria utilizar fotos de bandas, ouvi falar após 10 anos a foto se torna dominio público, é verdade? Como posso fazer para utilizá-las sem ter problemas?

  38. Henrique

    Por favor, de que maneira podemos obter autorização de um autor para usar uma imagem ou um filme?
    Quero colocar um trecho de uma filme animado num site que estou desenvolvendo.
    Onde posso obter uma consultoria especializada nisso?
    abs
    Henrique

  39. 5 maneiras de redimensionar ou cortar suas imagens | Como Fazer Web

    […] ja posso dizer isto,obrigado a todos que contribuiram para isto. Bônus para assinantes de feed * Como usar imagens no blog sem ferir os direitos do autor sobre elas. Artigos RecomendadosSaiba como ver a Copa do mundo ao vivo pelo pc com a melhor imagemLinks mais […]

  40. Camila

    Estou começando a montar um blog sobre livros e autores, baixei suas apostilas, mas ainda continuo com duas dúvidas sobre uso imagens:
    – Capas de Livros, posso usar? Entrei em vários blogs e ninguém informa.
    – Fotos dos autores, posso usar?
    Aguardo suas considerações se possível.
    Muito Obrigada!

  41. Jeferson

    Saudações!

    Gostaria de saber quais são os critérios com relação as fotos antigas? Por exemplo: Fotos de guerras, personalidades, enfim uma infinidade de fotos antigas que circulam pela rede. Como saber se poderei usá-las com tranquilidade?

  42. VALÉRIA

    Adorei seu texto e concordo, ja encontrei fotos minhas espalhadas por ai e até alguns textos, venho aqui pedir autorizaçao para usar seu texto sobre as imagens e texto em um forum de orquideas para concientizar as pessoas a respeito.
    Abraços e desde ja obrigada pela atençao

  43. Maurílio Resende

    Parabéns por mais esse post esclarecedor e instrutivo.
    Na verdade, seguindo as dicas de um outro post seu, criei uma Tag no Evernote para registrar os pontos mais importantes desse estudo que venho realizando ultimamente.

    É realmente injusto tratar imagens e fotografias como objetos de trabalho menos “valiosos” que textos ou vídeos disponibilizados na internet. Ambas as formas de criação, em texto ou imagem, exigem esforço, tempo e dedicação de seu autor.
    Seria como assaltar uma confeitaria e, ainda por cima, sair distribuindo pedaços suculentos de bolo para cada um que encontrasse na rua, ganhando todos os créditos por isso.

    Nada mais posso fazer depois dessa analogia, se não me despedir. 🙂
    Um grande abraço.

  44. aneliza

    ah agora fiquei na maior duvida quanto ao uso de imagens da internet, o que posso fazer pra resolver isso? Pois na maioria das vezes fica difícil não saber o verdadeiro autor da imagem… acho que vou começar a colocar minhas próprias imagens… bjs

  45. Rogerio

    Uma curiosidade:

    Se eu tirar foto de uma foto eu posso usa-la em postagens ?
    Por exemplo, se eu for a uma exposição que permita tirar fotos, ou tirar foto de um banner na rua, ou ainda tirar foto de uma imagem que esteje em uma revista.

    Isso ainda seria plagio moral e criminalmente ?

  46. Bia Hain

    Ótima postagem, eu já havia lido outras, mas esta explicou com clareza o que eu queria saber. Obrigada por compartilhar, um abraço!

  47. Luis Fernando Negri

    Muito boa, a descrição sobre vc… kk

  48. Como renovar seu conteúdo e atrair mais visitas e leitores

    […] Como Usar Imagens no Seu Blog, Sem Ferir os Direitos de Autor Sobre Imagens […]