Blogando com Alma... Ainda.

É Hora de Contratar Uma Hospedagem Para o Seu Blog?

É Hora de Contratar Uma Hospedagem Para o Seu Blog?

A Ana Paula fez uma pergunta bem interessante nos comentários, sobre hospedagem para o blog:

Meu blog tem poucos meses de vida, será que já devo providenciar a hospedagem ou posso deixá-la mais para frente?

A hospedagem é uma questão mais complexa do que o domínio. Qualquer pessoa que leve o blog minimamente à sério deveria ter um domínio próprio, pelo seu próprio bem.

Já a necessidade da hospedagem depende de vários fatores. Responda as seguintes perguntas:

  • Você quer usar WordPress self-hosted?
  • Está sentindo que o Blogspot ou o WordPress.com (ou qualquer outra plataforma de hospedagem gratuita de blogs que você use) é muito limitada para o que você quer fazer?
  • Você encara seu blog como um negócio?
  • Pretende que ele venha a ser seu ganha pão ou sua principal fonte de ingressos?
  • Seu blog tem como objetivo ser um portfólio de seu trabalho?
  • Você pretende captar clientes através do blog?
  • O blog é a presença online do seu negócio ou empresa?

Se você respondeu sim a qualquer dessas perguntas, recomendo que providencie uma hospedagem paga para seu blog assim que for possível. Principalmente nos casos em que o blog tem um viés profissional, seja da sua profissão, da sua empresa ou do seu negócio.

Sobra dizer que se respondeu sim, você PRECISA ter um domínio próprio. Pra ontem.

Se nenhuma dessas perguntas se aplica ao seu caso, e você conta com domínio próprio, não creio que seja estritamente necessário contratar uma hospedagem já mesmo. Provavelmente você vai “sentir” quando for hora de migrar.

Se nenhuma das perguntas se aplica ao seu caso e você não tem domínio próprio, deveria pensar seriamente em comprar um.

Hospedagens Recomendadas

Como quem lê este blog está careca de saber, eu uso e recomendo estes dois serviços de hospedagem (ambos atendidos pelos respectivos donos):

Via Hospedagem – Para blogs e sites de pequeno e médio porte.

Porto Fácil – Para blogs e sites que recebem alta visitação e precisam de muitos recursos.

Não, isto não é publicidade paga nem jabá. Eu sou cliente dos dois há anos, e estou por ver serviço melhor atendido e clientes mais bem cuidados.

Finalizando

Uma análise dos seus objetivos e necessidades relacionados ao blog responderá rapidamente se é momento de contratar uma hospedagem ou não.

Pessoalmente, eu recomendo que você contrate uma hospedagem o antes que lhe for possível, pelos motivos citados neste post: Quem Controla Seu Blog?

No entanto, você é quem pode saber quanto pode investir no seu blog – e que riscos está disposto a correr. 😉

Image Credit: Manitou

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Dúvidas Sobre Domínio Próprio

Next

Você Sabe Como Seu Design Afeta Sua Visitação?

8 Comments

  1. Nospheratt,
    Saudações de Belo Horizonte!!

    Puxa! Um Post só baseado na pergunta que lhe fiz? Que honra! Que legal!

    Para variar, mais um texto seu que me fez “engolir seco”. Afinal, você leva a Blogosfera a sério e nos incita a fazer o mesmo. Está certíssima. De todas as perguntas que nos fez, respondi SIM para esta: “Pretende que ele [meu Blog] venha a ser seu ganha pão?”.

    Tenho essa ambição. Ou sonho. Ou mera pretensão.

    Já lhe contei que comprei o domínio assim que conheci o seu trabalho através do Dicas Blogger. Aliás, o que vocês duas – você e a Juliana – escrevem é LEI para mim. Abaixo minha cabeça e digo: “Yes, Sir!”.

    Desse modo, assim que eu puder – já que sou dona-de-casa e bloggueira! – vou providenciar a Hospedagem.

    Deus Lhe Pague pelo Carinho, pela Atenção e pela Ética!
    Saúde e Paz a você e a Todos os Internautas do BLOSQUE!!

  2. Oláá flor
    ameii o blog..me deixa bem informada sobre a blogosfera..e o melhor vindo de uma mente feminina!!
    me perco em seus posts informativos de dicas sobre a blogosfera ^^

  3. Oi, há um tempo atrás deixei um comentário e na hora de informar o nome do site, eu disse:
    “no meu cérebro, em fase de construção”. Enfim, o bichinho está mostrando a cara bem devagar, muito tímido e com muita coisa a ser aprendida.
    Quanto a hospedagem, no meu caso, ainda é muito cedo. Parabéns pelo seu trabalho!

  4. Prezada Nospheratt,

    Ouvi falar que você é a maior fera no assunto, de modo que vou parecer a maior “anta” do mundo agora, mas lá vai:

    Fiquei muito assustada com as últimas notícias de que Blogs inteiros desapareceram da Net e imagino que quase teria um infarto se isso acontecesse com o meu !!! Por isso queria transformar o meu Blog num local seguro, livre desse tipo de ocorrência, ou se não, que no caso de algum desastre pudesse ser recuperado por direito contratual (ou seja, que fosse backupeado automaticamente, sem maiores sobressaltos).

    Para isso quero ter um domínio, uma hospedagem, enfim… o que for necessário (e que caiba dentro do meu bolso) para que eu possa salvar a “minha” pele. Só que eu sou honesta em dizer que não sei a diferença entre um e outro, se é necessário ter um ou outro ou os dois, se posso transformar meu wordpress.com em wordpress.org sem perder as informações que já estão lá e se isso resolveria o problema, enfim… não sei nada de nada !!!

    Já recorri às ajudas do Dicas Blogger e do WordPress, mas quanto mais eu leio, mais burra eu me sinto !!! Será que você pode me ajudar essa criatura que NÃO É da geração Y, mas que está se metendo no mundo virtual ?!?!?

    Obrigada,
    Gisela.

    • Gisela,

      Não parece anta coisa nenhuma. Ninguém nasceu sabendo, nem eu. 😉

      Para tirar suas dúvidas, vou te indicar meu amigo Becher. Mande um email para becher@viahospedagem.net com suas dúvidas, e ele te explica tudo o que você quiser saber. Pode considerar as respostas dele como se eu mesma estivesse falando, ele é da minha absoluta confiança. 🙂 Eu até já disse pra ele que possivelmente uma de minhas leitoras ia escrever para ele, com algumas dúvidas sobre hospedagem e domínio. Ele é especialista nisso, e disse que você se sinta à vontade para enviar suas perguntas. 🙂

  5. Flavio

    Muito legal o artigo! Mas essa questão de hospedagem é muito importante mesmo! Trabalhava com um hosting gratuito, no final acabei perdendo meu domínio, uma dor de cabeça do caramba!
    Eu atualmente tô usando o serviço de hospedagem da inter.net, estou gostando, me dão um bom suporte, e tenho hospedagem por espaço e não por dominio! Escreva mais artigos sobre hospedagem de blogs, pra mim seria essencial, eu preciso muito de dicas como estas! Valeeu!

  6. Jordana

    Olá, eu to começando a blogar agora, e tenho um fan – blog, ou seja, um blog sobre uma celebridade. Já estou providenciando um domínio mas pretendo ainda ficar no blogger. Tipo, eu não me arrisco no wordpress pq sou meu “noob” e lá a hospedagem é obrigatoria.

    Hoje não tenho um número grande de visitantes, mas penso que num futuro venha a ter e talvez precisa de mais funções como uma galeria, páginas independentes. Daí o que é melhor:
    *Sair do blogger agora e pagar por um servidor que me ofereça mais coisas
    *Ou continuar lá ainda por um tempo e só depois pensar no que fazer, de acordo com a minha necessidade?

    Ps: Até agora não tenho muito o que reclamar do blogger pois ele tem atendido as minhas necessidades básicas, até o design modifiquei ao meu gosto, mas como não temos que pensar só no presente…

    Obrigada!

  7. Muito bom vir aqui.
    Sempre me faz muito bem ler o que você escreve.
    Quanto a hospedagem, estou em dúvida sobre qual serviço utilizarei, por isso, vou ler com calma e aprofundar no tema, pra tomar uma decisão acertada.
    Aproveito a oportunidade pra agradecê-la porque se hoje tenho a alegria de ter o meu blog, devo muito ao que aprendi com você.
    Abraço.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik