Blogando com Alma... Ainda.

Dúvidas Sobre Domínio Próprio

O Tyo deixou um comentário com algumas dúvidas quanto ao uso de domínios no post 7 Razões Para Usar Domínio Próprio – Hoje Mesmo!

Como acho que outros leitores talvez tenham essas mesmas dúvidas, decidi respondê-las em um post.

Dúvidas Sobre Domínio Próprio

1 – Há vantagens em usar um domínio.com sobre um domínio.com.br quando o blog é direcionado pra quem lê em Português?

Creio que se há alguma vantagem, ela é mínima. Eu sempre usei .com e nunca tive problemas por isso.

Sei que muita gente tem tendência a pensar que todos os sites e blogs em Português usam .com.br, mas isso é facilmente contornável se você se encarregar de criar uma identidade bem construída junto ao leitor, e de estar bem posicionado nos resultados de busca.

2 – Usar um domínio.com ou um domínio.com.br influencia os anunciantes que fazem publicidade no blog?

Não. Para o anunciante o que interessa é a qualidade do blog, a influência que ele tem sobre seu público, os números do blog. Como eu disse anteriormente, ter um domínio próprio é importante se você pretende vender publicidade direta; mas não fará diferença alguma se esse domínio é .com ou .com.br.

3 – Um domínio.blog.br é melhor que um domínio.com para publicar um blog?

Absolutamente não. Ter a palavra “blog” no seu domínio, seja como parte do nome ou da extensão, é uma coisa que deve ser evitada, pelo seguinte:

Muita, muita gente acessa a Internet estando no trabalho – o que é natural, pois o trabalho costuma ser o lugar onde passamos mais tempo.

A maioria dos filtros de acesso à Internet usados pelas empresas bloqueia qualquer domínio que contenha a palavra “blog”. Portanto, se você tem essa palavra no seu domínio, está perdendo uma enorme quantidade de potenciais leitores e visitantes.

Então, dentro do possível, evite usar a palavra “blog” no seu domínio.

4 – Onde é confiável comprar os domínios? Tenho receio de fazer compras online ainda, principalmente quando se trata de fazer pagamentos para empresas internacionais.

Se você quer um serviço nacional, recomendo a Via Hospedagem. O Daniel vende domínios além de hospedagem e é de absoluta confiança. Sou cliente há anos e você pode comprar na Via de olhos fechados, eu agarantcho! 🙂

Finalizando

Espero ter respondido as dúvidas de forma clara. Se você tiver outras, deixe suas perguntas nos comentários e eu responderei assim que for possível. 🙂

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Quem Controla Seu Blog?

Next

É Hora de Contratar Uma Hospedagem Para o Seu Blog?

6 Comments

  1. Se fosse só por sua indicação já compraria de olhos fechados, mas tenho visto bastantes pessoas indicando o Via pra hospedagem… É algo em que já penso dado o crescimento do “Análise de Textos”. Certamente considerarei suas últimas indicações quando for fazer isso. Beijo, Nosphe.

  2. Nospheratt,
    Saudações de Belo Horizonte!!

    Excelente Post. Sou nova na Blogosfera e ratinha de Blogs que nos explicam tudo tintim por tintim, como o Blosque e o Dicas Blogger. Você resumiu em quatro pontos a importância do Domínio Próprio. Não há o que discutir.

    Durante o dia, meus maiores acessos vêm de parentes que… Estão no horário de trabalho.

    Um exemplo: Shailen, o marido da minha melhor amiga, Viviana Paula, lê o Blog na empresa dele, que veta não só endereços de blogs como até mesmo de e-mails como o Hotmail. Ambos moram na África do Sul. SE eu não tivesse o domínio .com, perderia o acesso de, pelo menos, duas pessoas.

    É isto aí: domínio .com JÁ!!
    Saúde e Paz a Você e aos Internautas do Blosque!!

  3. tyo

    Oi Nospheratt,

    muito obrigado pela atenção ao meu comentário.
    Quando encontrei o Blosque, reservei o horário de duas noites pra ler post por post… hehe
    Continuarei acompanhando.

    Naquela mesma semana que deixei o comentário e você já tinha me indicado empresa pra hospedagem por aqui, eu comprei o meu domínio. : )

  4. Nospheratt, tenho que discordar quando você diz que não há grandes diferenças entre utilizar um domínio .com e um .com.br. Sou blogueiro há pouco menos de 4 anos e usuário de internet há mais de 16 anos, e tenho acredito que usar .com.br ou .com faz sim uma boa diferença.

    Pense comigo em uma situação fictícia: um leitor procura por um determinado assunto no Google e acaba indo parar no seu blog. Ele lê o texto e gosta do que leu. Umas duas semanas depois, essa pessoa quer entrar denovo no blog mas não lembra o endereço, lembra apenas do nome. MUITAS pessoas vão tentar digitar http://www.nomedoblog.com.br antes de http://www.nomedoblog.com ou ainda de pesquisar isso no Google.

    Acredito que essa questão não seja decisiva para a maioria das pessoas, mas facilitar a vida dos seus leitores “desmemoriados” é sempre bom. Principalmente se pararmos para perceber que algumas dessas pessoas podem desistir de entrar no blog se não conseguirem através do http://www.nomedoblog.com.br.

    #FICAADICA =)

  5. Oi, Nospheratt

    Eu tinha essa dúvida quanto ao domínio.com e o domínio.com.br. Resultado: comprei os dois.
    Porém, enquanto lia seu texto, descobri que não adiantou muito em relação ao filtro das empresas porque o nome do meu blog é CataBlogando Saberes…rs
    Que zebra, hein! Como é que não pensei nisso?

    Semana passada estava pensando em diminuir o tamanho do domínio. Seria algo como “cbsaberes.com”. Fácil, né? Entretanto, vou precisar comprar outro domínio. É isso, né?

    Outra dúvida: se eu comprei os domínios no UOL Host, posso usar outro serviço de hospedagem?

    Excelente texto! Direto ao ponto.
    Obrigado pelas dicas.

    Abraços

  6. Elisangela

    não sei se vc pode me ajudar espero que sim.eu tenho um blog era kabulosamodablogspot.com só que mudei para kabulosamoda.com e agora não consigo mais acessar meu blog.Meu domínio novo está registrado mais toda vez que eu ou outras pessoas tentam entrar a google informa que página não encontrada.Será que vc pode me ajudar?Obrigada

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik