Blogando com Alma... Ainda.

Você Sabe Como Seu Design Afeta Sua Visitação?

Através do Google Instant Preview. O Copyblogger publicou um post bem importante, tão importante que resolvi falar disso aqui: Will Your Site Survive the Google Shrink Ray? ou “Seu site sobreviverá ao raio encolhedor do Google?

Como Seu Design Afeta Sua Visitação?

O post fala sobre o Google Instant Preview, como ele afetará a visitação dos sites, e o que se pode/deve fazer para sobreviver à mais uma mudança nas regras do jogo.

O resumo básico da ópera é que as pessoas poderão ver seu blog diretamente nos resultados de busca, sem sair do Google. Sendo que nesse preview só é possível ler títulos e com sorte os subtítulos dos seus posts, o design/visual do blog passa a ser um fator preponderante na sua visitação.

Como Seu Blog Aparece no Instant Preview?

Para saber qual é a aparência do seu blog nos previews, ative o Google Instant Preview, e faça uma busca por “site:seuendereço.com” ou simplesmente digite seuendereço.com na caixa de busca.

No meu caso a busca é site:blosque.com. O preview não está de todo mal:

Blosque - Google Instant Preview

No entanto, descobri um problema; na maioria dos previews, as imagens do header e alguns banners não aparecem, pois tenho proteção contra hotlink:

Blosque - Google Instant Preview

Vou solucionar isso o mais rápido possível. De resto, fiquei bastante satisfeita com os resultados. Talvez eu faça modificações futuras no layout, pensadas para otimizar mais ainda esses previews (sem prejudicar a experiência de quem visita o blog, claro está), mas de momento, estou satisfeita.

E você? Já sabe como seu blog aparece no Instant Preview?

Como Aparecer Bem No Instant Preview

O post do Copyblogger tem boas dicas e explicações, mas vou listar aqui o que acho mais importante:

1 – Design

O visual do blog sempre foi importante; mas se antes ele podia ajudar ou prejudicar seu conteúdo, hoje ele pode ser a diferença entre receber visitas ou não.

Nunca um design limpo, claro e de aparência profissional foi tão importante como agora.

2 – Títulos

Os títulos dos posts são provavelmente a única coisa que as pessoas vão conseguir ler no preview. Títulos claros e atraentes tornaram-se fundamentais.

3 – Estrutura do Conteúdo

Parágrafos de tamanho apropriado, subtítulos e listas não só facilitam a leitura e compreensão do texto, como tornam o conteúdo mais agradável e “digerível” visualmente.

4 – White Space

White Space é o “espaço em branco”, vazio, sem texto ou imagens. White space permite que seu conteúdo “respire” e evita que os olhos se cansem ao ler o conteúdo.

Designs que não oferecem suficiente white space ficam poluídos visualmente, dão sensação de “aperto” e passam uma impressão nada profissional.

5 – Imagens

Nem todo mundo é devoto da minha teoria de que imagens são fundamentais para suavizar o peso do texto. Dificilmente eu publico um post sem ao menos uma imagem, pois minha experiência diz que a maioria dos visitantes tem preguiça de ler “livro sem gravuras”.

Seja que eu tenha razão nesse ponto ou não, uma coisa é certa: muita, muita gente vai desistir de clicar em um preview que seja puro texto, pois não há atrativo visual.

Resumindo

Simplesmente ter um conteúdo excelente já não é suficiente. Se o seu visual não passar no teste do preview, é bem possível que seu conteúdo sequer tenha chance de convencer o visitante a ler o que você produziu com tanto trabalho e cuidado, pois ele não será visto.

Recomendo que você dê uma olhada hoje mesmo no visual do seu site no Google Instant Preview, e tome as medidas necessárias para que as falhas no design não acabem arruinando sua visitação.

Image Credit: Beriliu

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

É Hora de Contratar Uma Hospedagem Para o Seu Blog?

Next

Dezembro – A Hora do Espanto

18 Comments

  1. muito legal o post, vou dar uma boa verificada em meu blog.

    Ótimo post;

  2. Nospheratt,
    Saudações de Belo Horizonte!!

    AMEI O SEU POST! Um dos melhores que li no Blosque!! Parabéns, Nota 1.000!!
    Neste momento, estou empolgadíssima com as informações que acabei de ler.
    Eu havia reparado no Instant Preview há uns três dias atrás, acidentalmente. E achei o máximo!

    Estava pensando em “mudar” o meu design, MAS depois de ler o seu excelente e brilhante texto, vou deixar como está: MENOS É MAIS. Às vezes, a simplicidade é o segredo do sucesso, certo?

    Sem modéstia nenhuma (e com certa alegria), ao terminar de ler o SEU MARAVILHOSO POST, vi (eu vi, você ou outras pessoas podem ter uma visão diferente, ok?), bem, vi que estou fazendo “meu dever de casa” direitinho!! Muitos toques de sua lista eu já ponho em prática!! E por quê? Por quê?

    RESPOSTA: Porque acompanho, leio, degusto o Blosque e o Dicas Blogger. Simple like that!

    Fique na Paz de Deus, Nosphe!!
    Você e Todos os Seus Internautas!
    Uma bloggueira TÃO Generosa e Talentosa como você não faz o sucesso que faz por acaso:
    pura doçura, puro profissionalismo, pura ética, pura bondade! Parabéns!!

  3. Oi, Nospheratt

    Excelente post.
    Conferi o preview do meu blog e na página inicial, parece que está tudo ok.
    Nos resultados que apontam direto para um post, mostra o título (lógico) o primeiro parágrafo, a primeira imagem, biografia do autor e posts relacionados. Outro detalhe que eu notei, é que salta o texto da biografia do autor que fica no post-footer, escondendo os posts relacionados. Entretanto, eu gostei.

    Obrigado por compartilhar essa informação.

    Abraços

  4. Eu tô meio encucado com isso desde que o preview foi lançado – até já fiz algumas alterações pra melhorar um pouco o visual, mas o que eu espero mesmo é que comecem a aparecer algumas pesquisas (ou dados do próprio Google) mostrando quanto o preview tem alterado o comportamento de cliques dos usuários.
    Mas o caminho é esse mesmo: fazer o possível agora e evitar perceber nos relatórios do Analytics que o movimento caiu por falta de atração visual.

  5. Oi, Nospheratt!

    Vc promete que faz um postzinho para nos ajudar com essa questão de o header não aparecer? O meu tb não está aparecendo e não tenho ideia do que fazer, só vc mesma para ajudar! 🙂

    Muito obrigada e beijos!

    Letícia.

  6. Amei o texto!! Já conferi meus blogs e estão todos bacanas. De cara, chamou-me a atenção o lance das imagens no meio do texto, realmente fica bem mais agradável. Ainda bem que quase todos os meus posts têm imagens. 🙂

    A única coisa chata são os anúncios gráficos do google adsense. Velho dilema, aliás.

  7. Muito interessante essa nova ferramenta do Google!
    Valeu por abordar esse assunto.
    Bjs

  8. Ainda bem que as mudanças no layout de meu blog estão em boas mãos… Posso respirar aliviada 🙂
    beijo, menina

  9. Mas será quem o usuáiro médio deixaria de visitar um blog por causa do google preview? Talvez só naqueles sites pega paraquedista que normalmente tem um visual pésismo.

  10. Olá, Nosphie!
    Faz tempo que não passo por aqui pra te deixar um comentário, mas agora que estou de férias vou poder curtir muito mais os blogs que curto, como o seu.
    Sobre o Instant Preview, eu gostei. Quem não deve não teme e, portanto, os blogueiros que dão importância do visual de seus sites (principalmente os profissionais “ao pé da letra”, que criam vários mini-sites) ganharão muito, ao invés de perder.
    Eu gostei do preview do Análise Blogueira e de todos os meus outros sites. Não notei nenhuma queda de visitas e sim apenas subidas, por enquanto, mas não sei se isso se deve ao lançamento do Instant Preview.
    Um abração, muitos desejos de sucesso com o Blosque e parabéns pelo novo visual, que fui conferir só agora! 😀

  11. Esse post me fez ir no Google como ver como está meu Blog.
    Muito bom, parabéns.

  12. Reparei que as galerias de fotos do Flickr incorporadas às postagens não aparecem no google preview. Utilizo meu blog como uma ferramenta para divulgar minhas fotografias. Para isso, crio álbuns no Flickr e copio o HTML dos slideshows. Terei que mudar de estratégia.

  13. Muito bom! Foi uma boa dica! Vou ter que mudar um pouco o visual do meu blog, está visualmente horrível… hehehe
    Obrigada por todas as dicas, são muito importantes para quem tem blog!

  14. Olá Mestra tenho aprendido muito com suas postagens nestes últimos dias!
    Depois de criar um blog por curiosidade não sabia que enfrentaria tantos desafios devia ter pesquisado sobre como criar um blog etc., talvez tivesse ate desistido aprender html,
    css, postar com responsabilidade,dedicação e carinho,ufa que bom que pesquisando deparei com o blosque indicado pelo “dicas para blog” outra que nos ajuda muito, estou no ar a pouco mais de um mês estou aparecendo bem no Google,mas tenho muito a aprender.
    Le em certo lugar que você e uma mãe para os iniciante gostaria de alguns conselhos seu
    Gratos parabéns pelo seu trabalho. Adilson silva

  15. Gi

    Olá nospheratt
    Queria saber se existem outros papéis de parede para blogspot e como faço para deixar meu título do site personalizado(como exemplo o seu,com as árvores e tudo mais…)

    Obrigado!

  16. Valeu pela postagem. Mas não compartilho da imensa alegria dos internautas quanto a novidade do preview nas pesquisas do Google. Prefiro 1000x o modo antigo. Limpo, rápido, enxuto. Sem falar das pesquisas por imagens que ficou pior ainda. Muito carregado, lento, chato, poluído.

  17. Vi o prewiew agora, e achei estranho, aparece o título da postagem, um pedaço do artigo e uma “linha serrilhada”, às vezes duas.. como sou meio leiga ainda… o que vem a ser isso? Não é jump break, porque não faço isso…

    Ainda bem que tem páginas como o Blosque, assim vou aprendendo mais.
    Thanks!

    • Essa linha serrilhada é enfeite, é o “recorte” visual que o Instant Preview faz. Olhe as imagens que tem neste post de como o Blosque aparece. As linhas aparecem no preview de qualquer site, não se preocupe. 🙂

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik