Blogando com Alma... Ainda.

Seu Blog Pode Estar Sendo Bloqueado Nos Resultados do Google

Há algum tempo eu escrevi sobre Como Seu Design Afeta Sua Visitação.

A partir do dia 13 de Setembro de 2011, ele pode afetar ainda mais.

Seu Blog Pode Estar Sendo Bloqueado Nos Resultados do Google

Retirado do blog oficial da busca do Google:

Em Março, nós introduzimos a opção para que você bloqueie nos seus resultados de busca sites que você ache que não são úteis. Algumas vezes você clica em um resultado, descobre que não é o que você queria, e volta diretamente à página de resultados de busca.

Pode ser que o resultado não seja exatamente o que você procurava, mas outras vezes você pode estar insatisfeito no geral com um site específico  que aparece nos seus resultados de busca.

A partir de hoje, você pode bloquear site na maioria dos domínios Google.

Fonte: Hide sites from anywhere in the world

Como Funciona o Bloqueio

Funciona assim: se você está fazendo uma busca no Google, clica em um resultado e volta aos resultados imediatamente após visitar o link, você verá a opção de bloquear esse site – ele não aparecerá mais nos resultados de busca quando você estiver logado nessa Conta Google.

Você, e todos as pessoas que visitarem seu blog estando logadas em sua conta Google.

Na prática, isso significa que o que as pessoas vêem assim que entram no seu blog importa mais ainda que antes. Se elas clicam em um resultado de busca e tudo que elas conseguem ver sem rolar a página são anúncios e banners, e nada do que elas estavam procurando, a chance de que elas cliquem no botão de “Voltar” do navegador é alta.

Ao voltar, elas verão a opção de bloquear seu site. Não a página que elas visitaram – o blog inteiro.

ATENÇÃO – a pessoa pode bloquear sites para que não apareçam para ela. Não é um botão mágico que faz que os sites desapareçam dos resultados de busca de todo mundo. É uma ferramenta pessoal.

É Fácil Encontrar Conteúdo No Seu Blog?

Não faço idéia de quanta gente efetivamente usa esse recurso – que porcentagem dos usuários do Google bloqueia sites que considera inúteis. No entanto, se eu tivesse um design que obrigasse os visitantes a fuçar muito para encontrar o conteúdo pelo qual vieram ao blog, estaria preocupada. Se eu usasse táticas para que meu blog apareça em resultados de busca que não têm nada a ver com meu conteúdo (usando palavras-chave não relacionadas, por exemplo), também.

Esse recurso é o tipo de coisa que no começo é usado por uns poucos, pois ninguém sabe que existe – mas sendo útil como é (pois permite que você elimine spammers, sploggers e outros bichos escrotos dos seus resultados de busca), provavelmente vai cair no conhecimento da massa, mais cedo ou mais tarde.

E aí eu quero ver.

Image: Keith – CC By-Sa

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Onde Hospedar As Imagens do Seu Blog

Next

Blog – Obrigação ou Diversão?

10 Comments

  1. Nospherat,

    e como ficam os haters, que negativam tudo que conseguem?

    Tenho experimentado algo nessa área e sempre me espanto com a persistência dessas criaturas.

    • Se eles bloquearem, não vão mais ver o seu blog, o que diminui as probabilidades de que encham o seu saco. WIN! /

  2. Em contrapartida, devia existir um botão para que as pessoas demonstrassem que encontraram o o que procuravam e que “amaram” o blog.

  3. Oi, Nospheratt

    Não tinha a menor ideia de que existia essa possibilidade. Valeu pela dica 😉

    Abraços

  4. Mais uma opção que não conhecia, e pelo jeito é muito importante! Já pensou se bloqueado pela pessoa, e não ter uma segunda chance com ela. Que coisa ruim. tenho que evitar isso!!!

  5. Caríssima Nospheratt, como sempre, você é um luxo! Boas ideias, boas dicas, conversa agradável. Só tenho a agradecer. E te desejo a constância necessária ao sucesso. Felicidades hoje e sempre. Forte abraço!

  6. Olá, achei muito interessante também essa função, “filtrar” oque queremos ver na internet (via motores de busca) é verdadeiramente uma democracia 🙂

  7. Que ferramenta mais assutadora O.o

  8. Interessante. Eu uso essa ferramenta e nem sabia que era NOVA. Estou fazendo muitas buscas para aprender sobre blogs (por isso caí aqui) e na parte direita do google, em Mais ferramentas aparecem as opções
    Visited pages
    Not yet visited
    Mas conheço muito pouca gente que usa o google em todas suas potencialidades… A maioria só busca mesmo, pega os primeiros links e se dá por satisfeita

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik