Blogando com Alma... Ainda.

Top 10 – Habilidades Para Ser Um Problogger Bem Sucedido

Trabalhe em Casa – Seja um Problogger

Uma da melhores formas de trabalhar em casa e ser dono do próprio nariz que a Internet oferece é a possibilidade de ser um Problogger. Mas o que é um Problogger? Existe muita discussão sobre o isso. O meu conceito de Problogger é o seguinte:

Pessoa que encara a atividade de blogar como profissão, e é remunerada por isso.

Essa remuneração pode advir de dois canais diferentes: através do blog, ou por causa do blog. Esses dois canais diferentes estão bem explicados neste artigo do Lucrando na Rede: Ganhando Dinheiro com seu Blog.

Claro que remuneração, neste caso, é uma questão relativa. Ninguém que ganha centavos por mês com o Adsense de seu blog se considera Problogger. Para entrar nesta categoria, é necessário que a remuneração obtida com o blog seja apreciável; no mínimo, que o total recebido seja visto por você como um salário mínimo, pelo qual você aceitaria trabalhar em um emprego tradicional. Isso varia de pessoa à pessoa.

Ser Problogger é o emprego dos sonhos de muita gente. Porquê?

– Você trabalha em casa;

– O investimento inicial é quase zero; se você tem Internet, só precisa de uns caraminguás para o domínio e a hospedagem;

– Você define a quantidade de horas e o horário em que trabalha;

– Você é pago por escrever sobre aquilo que gosta;

Não tem um chefe que fique gritando por cima do seu ombro… and so on.

No entanto, se você está pensando que “ser Problogger” é um eufemismo para “ganhe dinheiro fácil e rápido sem trabalhar“, se enganou. Para ser um Problogger de sucesso e viver da renda do blog, você precisa de:

1 – Paciência

Seu blog não vai ser um sucesso da noite para o dia – salvo raras exceções. Leva tempo para que a visitação seja significativa, e a remuneração depende disso.

2 – Persistência

A maioria das pessoas desiste em seguida, ao não obter resultados rápidos – o que transforma seu projeto em um fracasso. Você terá que persisitir, apesar dos pífios resultados iniciais, se quiser chegar a algum lugar; como por exemplo, viver da renda do blog ou largar seu emprego para trabalhar em casa e dedicar-se exclusivamente a blogar.

3 – Mentalidade Empreendedora

Como eu já expliquei, blog não é emprego, blog é negócio. Não há plano de saúde, férias pagas, chefe/patrão que se responsabilize por nada. Se você quer ser Problogger, necessáriamente tem que ser empreendedor, e encarar seu blog como negócio.

4 – Disciplina

Uma das grandes vantagens de ser Problogger é ser seu próprio chefe. Isso também é uma desvantagem: é facil demais deixar para depois, negligenciar o blog, fazer serviço porco, pois não há ninguém para cobrar um serviço decente. O problema é que quem sai prejudicado nessa história é o seu rendimento.

5 – Dedicação

O rendimento de um Problogger depende de seu blog (ou blogs) e o blog depende da dedicação de seu Problogger. Você terá que dedicar tempo, esforço, cabeça, muitas e muitas horas. O blog de um Problogger é uma amante exigente: quando ele a negligencia, ela lhe dá um pé na bunda e o deixa na sarjeta, no olho da rua da amargura. Se ela é devidamente atendida, ele é recompensado com delícias que a maioria dos mortais nem sonha que existem.

E não, isso não é um exagêro.

6 – Visão de Futuro

Isto se aplica em dois casos. Primeiro, embora a sorte e a flexibilidade sejam elementos importantes na criação de um blog de sucesso, um certo grau de planejamento é aconselhável. Imaginar onde deseja estar dentro de três meses, um ano, 5 anos. Estabelecer algumas metas, e planejar como alcançá-las. O que é necessário para chegar lá? Que oportunidades de mercado estão surgindo?

Segundo, Problogger não tem plano de saúde, salário nem plano de previdência, lembra? É altamente recomendável que, assim que você começar a ganhar uma grana mínimamente respeitável, comece a guardar para os dias de chuva. Qualquer empreededor que se preze sabe que as crises muitas vezes são imprevisíveis; o mercado sobe e desce, o Google de repente te odeia, o Buscapé faz a maior safardanagem com seus afiliados… É melhor prevenir-se do que cair num buraco sem saída.

7 – Criatividade

Para fazer um blog original, escrever conteúdo interessante e de qualidade, para encontrar soluções inéditas para novos e antigos problemas, para descobrir filões de mercado inexplorados, para inventar estratégias inovadoras… A criatividade é a única forma de se destacar em meio à massa de blogs que existem; e sem se destacar, você jamais poderá ser um Problogger.

8 – Disposição para Aprender

Os blogs fazem parte da Internet; o mundo virtual está em constante evolução e mudança. A cada dia surgem coisas novas para aprender; novas ferramentas, diferentes sistemas, novas versões de antigas linguagens ou programas. Um Problogger sempre está disposto a aprender.

9 – Autonomia

Você é um executivo ou um arigó? Se você é um pau mandado, incapaz de tomar decisões por si próprio, se precisa de alguém que lhe diga o que fazer, como e quando, você não serve para Problogger. Um Problogger tem que decidir por si mesmo se posta as fotos da Fulana nua na Playboy, ou não. 😉

10 – Bom Senso

Você vai encontrar com todo tipo de criaturas durante sua jornada pela Terra Média dos blogs: trolls, orcs, fadas, sábios, protozoários, miguxas, emos… Também surgirão convites, propostas, oportunidades, ofensas, brigas e sabe-se lá mais o que. Será necessário estabelecer relações com outros blogueiros, escolher sobre o que escrever, a que responder, quais blogs linkar, onde comentar, decidir quantas horas trabalhar, etc.

É preciso ser capaz de discernir o que vale a pena e o que não. Se não usar seu bom senso, vai acabar trabalhando horas demais, desperdiçando sua energia em milhares de direções, se estressando com besteiras e criando uma úlcera sangrante em seu estômago.

Isso se não terminar blogando sobre suas férias no hospício mais próximo.

Resumindo

Se o seu sonho é ser um Problogger e trabalhar em casa; ter poder de decisão sobre seu conteúdo, seu horário e suas atividades; enfim, se você deseja se livrar dos grilhões dos empregos “normais”, você vai precisar dessas 10 habilidades básicas.

É pouco provável que você domine todas elas de forma nata; mas não se preocupe. Habilidades podem – e devem – ser desenvolvidas e exercitadas. É só uma questão de foco e prática.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Como Anunciar Grátis Seu Blog no Adwords

Next

Tag: E Se o Apocalipse Chegar em 2008?

33 Comments

  1. Maysa

    Excelente este post.Parabens!Maysa

  2. webdotx

    Faço dos comentários da Maysa os meus e digo mais, do meu ponto de vista foi uma luz para que esta começando como eu nessa de blogar.Parabéns

  3. Paulo Villela

    As principais questões foram bem levantadas.Gostaria de acrescentar que no item mentalidade empreendedora, é importante que a pessoa saiba aplicar os rendimentos ganhos, para que numa época de maré baixa, tenha-se uma reserva.Ótimo artigo!

  4. Umbigo

    Siiiiimmm miuguxa!Só leio 10 blogs porque eu faço outras coisas da vida, como trabalhar e respirar ar puro, por exemplo.Pro teu chegar no top 100 ainda tem que melhorar muuuuiiito.OPS: Sites obscuros com dicas de como aparecer! muito bem!

  5. Moacir

    Mais um post interessantíssimo, cheio de dicas legais em especial para quem está em “inicio de carreira” como eu.Thanks! Nospheratt

  6. Cynara

    Boas dicas! Na minha opinião creio que o principal quesito no caso é ter uma visão empreendedora. Isso vale para qualquer negócio, até para blogs. E persistir, persistir, persistir… sempre!Abraços!

  7. Nospheratt

    Maysa: legal te ver por aqui. Obrigada! 🙂Webdotx: a idéia do blog é essa, ajudar quem precisa, no que estiver ao meu alcance. Valeu pelo feedback.Paulo: eu toquei nesse ponto no item 6, visão de futuro. Mas pensar em aplicar a grana é uma boa, não tinha pensado nisso!Umbigo: você é tão idiota que se deu ao trabalho de vir aqui me responder só porque eu tirei sarro de você lá no Contraditorium? Se você faz outras coisas na vida, porque perde seu tempo com “blogs obscuros”? Chegar no seu top 100 eu sei que não vou chegar, você só lê 10 blogs (9 agora, depois de tirar o cardoso da tua lista), não é? Miguxa? Insulto mais besta e sem sentido do que esse só o do cara que disse que meu português é muito ruim. Se vê que tu nem sequer sabe o que é um miguxo, né não? Moacir: You’re welcome! 🙂Cynara: eu também acho. As duas coisas. Se você quer ganhar dinheiro com o blog, tem que encará-lo como qualquer negócio. Se não está preocupado com monetização, mas quer que seu blog seja um sucesso, tem que encará-lo como empreendimento. Em qualquer caso, se não persisitir, vai desistir… e aí acabou-se, né?

  8. Ester Beatriz

    Realmente…tudo o que mais queria era transformar o prazer de blogar em dindin…Quem sabe ainda chego lá…Excelente conteúdo e ótimas dicas!!!Abraço!

  9. Vitto

    excelentes dicas… vou começar a usar alguma delas em meu blog do dinheiro

  10. Nospheratt

    Ester, experimente! quem sabe você chega lá mesmo? COm inteligência, esforço e dedicação, viver de blogar não é nenhum sonho impossível. 🙂

  11. Ex Games

    Palavras sábias como essa não só me ajudará a crescer como um problog mas como um homem, tem apenas um mês que comecei a usar blogs e ainda não enfrentei grandes problemas mas com a sua permissão já te digo que qualquer coisa venho me aconselhar com você.A palavra ao sair da boca mostra o seu valor e suas palavras são sábias.

  12. OláParabéns pelo blog.É uma mão na roda.Facilita demais a nossa vida.Excelente iniciativa.abraço do companheiro do blogBobagens Necessárias

  13. Nel

    10 dicas excelentes.
    Sempre gostei de blogs, já manti outros e agora estou tentando ter algum retorno financeiro deles (pelo menos para subsistência)…
    Estou buscando sempre aprender mais para ter uma “eficiência” nos blogs que mantenho…
    Valeu!

  14. Nospheratt

    Ex Games: Nossa, quanta gentileza, me sinto lisonjeada! Obrigada! 🙂

    Bobagens Necessárias: Obrigada, meu objetivo é exatamente esse, fico feliz de saber que o estou cumprindo! Valeu! 🙂

    Nel: Essa “busca pela eficiência” nunca termina… Manter blogs (decentes) dá um trabalhão, mesmo. Mas é bacana trocar figurinhas, ir aprendendo juntos, compartilhar experiencias…

    Obrigada por me acompanhar nessas jornadas! 🙂

  15. QUA QUA QUA!!!

    Esse miguxo está viajando!!!

    “Vai demorar muito para esse seu blog ser top 100”

    Se ele entrasse no Blogblogs ele veria algo interessante:
    https://blogblogs.com.br/people/view/143

    A primeira versão do “Blogando por dinheiro” chegou a ser 50 e pouco. Mesmo sem receber link a quase um ano ele ainda está praticamente no Top 100!!!

    E o Blosque está nos 300 e alguma coisa só com alguns dias, já que você não tinha colocado lá no blogblogs! Não dou mais 60 dias para ele estar no Top 100 novamente! 🙂

  16. Bom, já estamos em 350. Tomara que você tenha razão! 🙂

    Agora, de que miguxo cê tava falando??

  17. Guaraci Celso Primo

    Exelente! Pra mim que estou iniciando foi de grande valia.
    Obrigado.

  18. D+,valeu de montão!!!!!

  19. Olá Nospheratt,

    Parabéns por mais esse post. Incrivel como tem o dom da palavra escrita. Eu tenho um blog, e nele estou praticando todas essas dicas que tem exposto. Quero ser um pro-blogger e não demorarei muito. Se Deus quiser. Ralarei muito para atingir.

    Grande abraço e sucesso!
    Monthiel

  20. Nesia

    Hola
    Muito bom este tópico, alias como todo seu blog, to aqui pesquisando e aprendendo, to começando e to lendo tudo filtrando o que há de melhor
    Muito obriga
    com carinho
    Nesia

  21. Valeu o seu post é muito bom, me motivou muito a mergulhar nesta empreitada.

  22. Paciência é tudo para ter sucesso, claro que bastante esforço e estudo ajudará nisso. Parabéns

  23. Artigo muito bem montado e exclarecedor!

    Eu posso falar por experiência própria que, trabalhar de casa como Problogger me dá muitos resultados positivos e lucrativos, mas o fundamental na hora de blogar é conseguir a simpatia e o respeito de todos.

    Abraços,

    Diego Soares

  24. Muito bom esse artigo. Com certeza ao fazer a leitura quem tem um pouco de espirito empreendedor consegue identificar em si mesmo as características supracitadas.
    Características estas que não servem apenas para problogger, mas para líderes e administradores também.

    Valeu!!

  25. Estou lendo seus guias e eles estam me ajudando muito no meu blog. Obrigada e parabéns pelo trabalho.

  26. A cada dia me surpreendo mais com este blog, alem de ser uma otima fonte de informação, o mesmo é de uma linguagem direta e sem rodeios.
    Eu simplismente adoro o BLOSQUE!
    Muito obrigado gata, livro nenhum iria me ensinar o que você tem ensinado.
    bjOOO!

  27. É… Agora que já sei as habilidades que preciso, posso melhorar… O problema é que Disciplina e Dedicação faltam…

  28. É…parece que cada dia mais a concorrência aumenta porém os negócios na web parecem ser um pouco promissores para os que são pacientes e acima de tudo persistentes. Acho meio difícil viver de blogar no Brasil somente com adsense e outros programas pagos para clicar. o que ganha mesmo é aproveitar os leitores para vender mesmo.

    Adsense não tem sido tão lucrativo com o dólar valendo uma miséria. Mas afinal estamos aí batalhando o/

  29. Eu resumeria tudo isso com umas simples frase de um rap nacional “Paciência é tudo é a chave”

  30. nemo-tec

    Bom, são exatamente 2:05 da manhã e eu estou aqui feito um ‘tarado’ na internet a procura de conhecimento. estou a 9 hrs navegando. Estou de blog em blog lendo e absorvendo o que presta, pelo menos pra mim. Nem preciso dizer da qualidade do seu post, se não irei plagiar os comentários acima. Suas palavras são diretas e propostas. Com mais essas dicas crio coragem pra continuar o inicio do meu blog e seguir em frente… parabéns!

  31. Ótimo Post..

    Realmente precisamos desmistificar o que é ser Problogger. Mas também é possível chegar lá como em qualquer outro negócio onde há dedicação.

  32. Interessante,instrutivo,de real valor.
    Estou a captar orientações, pois vou iniciar um blog, no momento sou um analfabeto total, mas com intenção de aprender.
    Deus te conserve o saber ,pois está semeando e com certeza colherá bons frutos.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik