Blogando com Alma... Ainda.

Como Usar a Criatividade para Renovar seu Blog

Como Usar a Criatividade para Renovar seu Blog

Ninguém gosta de ver sempre o mesmo filme, nem de ler sempre a mesma coisa. Muito menos na Internet, e ainda menos quando se trata de blogs. Blogs novos, que estão tentando construir uma audiência, cativar leitores, aparecer e tornar-se conhecidos, então, nem se fala. Lamento informar, mas estamos falando de um João Ninguém, ante um jurado extremamente difícil. Se você não tem um blog interessante, não tem nada.

Um blog interessante deve ser uma coisa viva e dinâmica, um ser orgânico; sempre em renovação e crescimento, e capaz de surpreender aos leitores de vez em quando. Mesmice, nem pensar! A repetição, a cópia, o uso excessivo do reblog e dos post-que-são-só-links, a eternização de uma mesma fórmula ou sistema, a falta de assuntos novos, geram tédio e desinteresse no leitor. E lá se vai seu público.

A melhor forma de manter um blog que capture a atenção e desperte a curiosidade dos visitantes é… usar e abusar da criatividade. A criatividade é o sangue novo, a seiva verde, a originalidade, aquilo que torna seu blog único e o eleva à categoria de “Vale a Pena Ler de Novo”.

6 idéias para despertar e canalizar sua “Musa”

1 – Anote

Habitue-se a anotar suas idéias assim que elas surgirem. O famoso “não vou esquecer” raramente funciona. Não confie na memória; tenha sempre papel e caneta (palm, agenda eletrônica, seja lá o que for que use) à mão.

2 – Analise

À princípio, não descarte nada. Anote todas suas idéias, mesmo as mais estranhas ou extravagantes. Mais tarde, durante a semana, dedique algum tempo à análise do material reunido. Mantenha a mente aberta, permita que conceitos e conexões fluam; acrescente idéias novas ou complementares, expanda um assunto, relacione pensamentos. Somente então faça uma triagem e elimine o que se revelar inútil.

3 – Organize-se

Mantenha sua “base de idéias” organizada, de forma clara e fluída, para que ela colabore com sua criatividade. Em vez de ter um monte de anotações dispersas em pedaços de papel e folhas soltas, dê-se ao trabalho de transcrever a informação ao PC, usando o programa que mais lhe agradar.

4 – Observe com Outro Ponto de Vista

Quando estiver reunindo informação para um post, procure vê-la desde outro lugar, fora de sua forma de pensar habitual. Se você é um escritor sério, encontre o humor da situação sobre a qual está trabalhando. Se está escrevendo sobre relações amorosas, imagine que você pertence ao sexo oposto. Se está descrevendo um lugar, pergunte-se o que uma pessoa que nunca esteve lá, gostaria de saber. Não seja você mesmo, seja alguém diferente.

5 – Atreva-se

Saia de sua “zona de segurança”. Ouse, desafie-se. Vá um pouco mais longe. Revele uma verdade que o faça sentir um pouco incômodo. Diga o que realmente pensa. Proponha um projeto arrojado e inovador. Entre em contato com alguém que não conhece mas que gostaria de conhecer. Invente uma história. Faça um comentário que provoque as pessoas. Escreva sobre o que realmente deseja escrever.

6 – Saia para Fora

Uma pessoa que está confinada à realidade virtual dificilmente terá idéias e pontos de vista frescos e inovadores. Viva a vida fora da Internet, capitalize experiências verdadeiras, converse com pessoas que não sabem nada sobre blogs, seja um ser humano de carne e osso. Respire ar fresco, encontre a poesia das coisas simples, o drama dos grandes problemas. Renove-se e traga histórias novas para a “caixa de eco” da blogosfera.

PS – Este post participa do Projeto Coletivo do Problogger.net

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

O Futuro Inevitavelmente Chegará

Next

Mudanças de Primavera

12 Comments

  1. Hilder P.S.

    Oi, td bem?Entrei no seu blog por acaso, e gostei muito dele. Parabéns! Os seus posts estão bem mostrados, além de possibilitar que a leitura dos mesmos se torne agradável. Gostei muito dos posts, em especial este aqui, que fala do “How to” para blogs. Te desejo sorte no concurso, e aviso que estou colocando um link do seu blog lá no meu: pimentacomdende.blogspot.com.Um abraço!

  2. Cris Zimermann

    Oi, No!Essas dicas estão sempre atuais. Devemos relembrá-las com freqüência ;)bjsss

  3. Excelente Artigo!Veja o que publiquei nos artigos do BlogGeral a respeito disso, citando-a.AbraçosGino Netto

  4. Isaias Malta

    Lapidares dicas que ensinam, entre outras coisas, blogueiro a ler blog. Ademais, também concordo que blogueiro tem que sair da frente da tela e trazer ar fresco para a blogosfera. No meu caso, prefiro voar até as nuvens nas horas de lazer, a bordo do meu parapente. Os outros blogueiros que façam por suas próprias estrepolias! Belo post!

  5. Nospheratt

    Obrigada! Agora, parapente é xtreme demais pra mim… prefiro cozinhar, ir ao cinema, assistir séries, conversar e tomar cerveja. Tudo perto do chão, jajaja! 😉

  6. Nooossa,ameei esse post,tipo,já é a décima vez que eu crio um blog e das outras vezes fiz tudo só para agradar aos outros sem dar espao pras minhas idéias também,fiquei chamando e enxendo o saco das pessoas para me visitarem mais nesse,não,nesse não!Idéias a mil na minha cabeça mais sem se ridicularizar ao extremo!Este blog está me ajudando muito a me auto-organizar como blogueira.Muito show!Amooo seus posts!

  7. Julia

    Tudo bem galera.

    Eu queria saber como faço pra fazer um blog bem legal…

    Não sei como colocar links… nada… nada…

    Será que alguém poderia me ajudar?

    Obrigada pela atenção!

  8. Dafne

    Obrigada por escrever! Estou construindo um blog é descobri que é não é fácil produzir conteúdo que valha a pena ser publicado… Seus posts são uma mão na roda, continue assim!

  9. É muito interessante os seus comentarios e seu blog, espero suas opiniões, valeu!

  10. Eduardo Tavares

    Vai ser meu conselho de bolso para botar meu blog para frente.

    Muito bom!!!

  11. Maravilhoso! Criativo! Incrível! Quero Blogar com estas pitadas de criatividade que você aconselha! Virei sempre em suas páginas! SUCESSOOOOO!!!

  12. Realmente, um material precisa ter uma originalidade/qualidade acima da média pra derrotar o estômago fraco das pessoas, que enjoam fácil de tudo que já tenham provado um dia.

    Eu só posso imaginar a barra que é administrar um blog de nicho, tendo que se preocupar em não ceder aos formatos e buscar sempre a criação de conteúdo original.

    Não sei até que ponto isso derrete os seus miolos, Nospheratt, mas espero que você continue a nos presenciar com seus textos e dicas incríveis. : )

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik