Blogando com Alma... Ainda.

Mudanças de Primavera

A primavera chegou. Por estes lares austrais aonde vivo, o frio ainda se resiste a ir embora, mas a temperatura está mais amena, as flores florescem, as árvores reverdecem… Tudo se renova, até o humor das pessoas.
Agora você está pensando: o que diabos isso tem a ver com Blogar por Dinheiro? Ora, se tudo se renova, é um bom momento para renovar seu blog também. A idéia não é minha, embora eu faça uma limpeza de primavera todos os anos, em minha casa. Estou preparando mudanças no blog há algum tempo, e coincidentemente o Blog Helper publicou dois posts sobre o assunto:
Recomendo a leitura e aplicação, sem restrições. Além dos passos recomendados lá, acrescento mais quatro, que resumem as mudanças que eu tinha em mente:

1 – Design
Seu blog tem o mesmo design desde sempre? Você ainda usa um dos templates prederminados do Blogger? Mudar o visual é a estratégia mais evidente para renovar a vida de um site. Experimente com outras cores, fontes, estilos. Não tenha medo de inovar. Apenas tenha cuidado para que o novo design seja agradável aos olhos e não dificulte a leitura. Letras violeta sobre fundo preto, por exemplo, são muito difíceis de ler.

Caso prefira manter o visual atual, certifique-se de que ele não requer mudanças – para funcionar bem no Mozilla, por exemplo. Elimine erros de HTML, CSS, etc. Se não sabe como fazê-lo, procure aprender ou peça ajuda à alguém. Só não deixe seu blog com uma navegação capenga.

2 – Links
Quando foi a última vez que você atualizou seus links? Aproveite esta limpeza para desfazer-se de links quebrados, inexistentes, incorretos. Veja se seu blogroll e seus links são condizentes com o momento atual de seu blog, ou estão cheios de indicações que não lhe interessam mais. Acrescente novos elementos, faça novas conexões. E pelo amor de Deus, se você ainda tem os “Edite-me” e o link do Google, EDITE-OS.

3 – Seções
Dê uma olhada em sua sidebar – a barra lateral. Como ela esta divida? Que elementos contêm? Analise suas seções desde o ponto de vista de seu visitante: o que chama mais a atenção, que informação é mais relevante, o que é difícil de encontrar?
A ordem das seções é importante. Para os usuários do Blogger, por exemplo, geralmente a ordem é esta: Perfil, Posts Recentes, Arquivos, Links. Pessoalmente, acho que os arquivos devem ser uma das ultimas coisas na barra lateral, pois pouca gente navega através dessa seção. É melhor ocupar esse espaço com algo mais interessante para os visitantes, e deixar os arquivos lá embaixo.

Também é possível adicionar outros elementos: horóscopo, enquetes, frases, notícias, etc. Use a criatividade e o bom senso, e enriqueça seu blog. Se estiver sem idéias, dê uma olhada no Blog FAQ do Interney. Eu uso vários serviços do Bravenet. Embora não seja o ideal, é grátis, e funciona bastante bem.
Considere também a adição de uma seção com links permanentes aos seus melhores posts. Sempre há gente nova chegando, e vale a pena manter suas obras-primas à vista.
E não esqueça de deixar uma forma de contato também à vista: é fundamental que seus leitores possam entrar em contato com você de forma privada, se assim o desejarem.
Tenha em mente que a barra lateral contém quase toda a navegação de seu blog. Ela deve ser clara, bem dividida, e permitir uma navegação fluída. O que está escondido não será acessado; e se for informação relevante, isso desagradará seus visitantes. Habitue-se a analisar seu blog desde o ponto de vista deles.

4 – Plug-ins
Aqui se incluem, além dos plug-ins propriamente ditos (especialmente para os usuários do WordPress), outras ferramentas que você porventura tenha em seu blog. Contador, sistema de comentários (como o Haloscan), sistema de busca, anúncios (Adsense, Submarino, etc.), feeds, filtro de spam… Examine um por um, respondendo as siguintes questões:

Funciona bem?
As opções estão definidas a meu gosto?
É necessário fazer alguma mudança?
Existe algum erro ou problema a ser corrigido?
Estou satisfeito com os resultados, ou será melhor trocar de serviço?
Tome as providências necessárias, de acordo com suas respostas. Quanto ao Adsense, recomendo a leitura deste “artigo” do Cardoso:
Aumente Seu Faturamento no AdSense se Livrando dos Anunciantes Porqueiras

Vamos lá, dê um “chega pra lá” na preguiça, e aproveite a inspiração da primavera, para dar um sopro de ar fresco no seu blog. E não deixe de ler também meu post anterior, Como Usar a Criatividade para Renovar seu Blog. Feliz Primavera!

PS – Logo, logo, o Blogando por Dinheiro estará renovado. Aguardem.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Como Usar a Criatividade para Renovar seu Blog

Next

Novidades no Blogando por Dinheiro

2 Comments

  1. santa mistura

    feliz primavera pra vc também ; ))

  2. Mudanças

    feliz primavera pra vc também e parabens pelo blog

    sucesso em 2009

    Michelle

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik