Blogando com Alma... Ainda.

Compfight – Encontre as Melhores Imagens Para o Seu Blog

Hoje quero apresentar a ferramenta que eu uso para encontrar imagens bacanésimas para meus blogs: o Compfight.

O Compfight permite realizar buscas no Flickr. O serviço não pertence ao Flickr, mas a busca dele é muito melhor que a do próprio Flickr.

Ele mostra maior quantidade de resultados por página, e a qualidade e beleza dos resultados são MUITO melhores em, sei lá, 99.99% dos casos. 😛

Compfight - Encontre as Melhores Imagens Para o Seu Blog

Imagens de Primavera

Para dar um bom exemplo: veja os resultados de busca para “spring” (primavera) no Compfight e no Flickr.

Ambas buscas estão limitadas a resultados Creative Commons que possam ser usados comercialmente. Algumas imagens aparecem em ambas páginas de resultados, mas eu acho a organização do Compfight mais bonita, mais prática e melhor organizada.

Após realizar sua busca, basta clicar em qualquer das thumbnails no Compfight, e você será levado diretamente à página da foto no Flickr.

A exceção são as imagens que aparecem na coluna cinza à direita – são imagens pagas do Shutterstock. Como o serviço é gratuito, suponho que eles rentabilizam o site através das comissões geradas pela venda dessas imagens.

Opções de Busca

Na coluna da esquerda, você pode escolher:

  • Pesquisar somente nas tags ou no texto completo da imagem;
  • A licença das fotos que aparecem nos resultados;
  • Incluir, esconder ou mostrar somente imagens que têm tamanho original (maior a 1024px)
  • Filtro seguro ou não (incluir ou excluir resultados que não são aptos para “todo público”)

Verifique a Licença, Sempre

Lembre-se de que ele mostra imagens do Flickr, e cada imagem tem uma licença diferente – mesmo que todas elas sejam Creative Commons. Assegure-se de que a licença da imagem permite o uso que você quer fazer dela.

Coloque os Créditos Corretos

Após escolher uma imagem, coloque o crédito correto – link da página da imagem no Flickr, e nome do autor da foto. Não coloque o Compfight no crédito da imagem – ele é somente o motor de busca que você utilizou.

Se tiver dúvidas, leia Como Usar Imagens no Seu Blog, Sem Ferir os Direitos de Autor Sobre Imagens.

Finalizando

Recomendo que você experimente o Compfight, na próxima vez que for procurar imagens para o seu blog. Depois que descobri sua existência, dificilmente uso a busca do Flickr. Além de ser mais prático, o Compfight é uma festa para os olhos. 🙂

Image: Vicente Villamón – CC By-Sa

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Os Ciclos Destrutivos do Blog

Next

Pornografia da Produtividade

9 Comments

  1. Muito bom esse serviço. E como você mesma disse, é muito melhor que o próprio sistema de buscas do Flickr. Fiz um teste rápido e percebi que os resultados são bem melhores.

    abraços

  2. Oi, Nospheratt

    Excelente dica!
    Ainda não conhecia esse serviço.
    Para mim, a parte mais difícil é encontrar imagens para ilustrar as postagens.
    Acredito que esse buscador será de grande valia.

    Obrigado por compartilhar.
    Abraços

  3. Minha linda Nospheratt realmente essa sua dica é FANTÁSTICA, a busco no Compflight é muito superior do que o próprio Flickr. Obrigado por dividir conosco dicas assim. Eu amei. Gostei muito pois eu utilizo muita imagem em meus textos e sigo a risca tudo em relação aos direitos autorais e claro as imagens sempre precisam ser incríveis… E pra não esquecer as imagens do seu Blog são lindaaaaaaasss!

  4. Mariana

    Sempre dicas maravilhosas!
    Grata ; )

  5. Tenho usado bastante dicas que você dá em sua postagem “Guia do uso de imagens”, agora vou usar também esta nova dica.
    No entanto tenho utilizado bastante fotos minhas. Não que eu seja fotógrafa, longe disso, mas fotografo tudo que me parece interessante ou curioso e guardo para usar quando necessário. Claro que nem sempre isso é suficiente e é preciso apelar para imagens mais bonitas e profissionais.
    Bjs

  6. Marcelo

    Oi, Nospheratt!

    como peguei a dica aqui e entendo que a internet é uma “via de mão-dupla”, estou devolvendo com uma nova dica, embora ache que você já conhece: estou usando o plugin do Compfight para WordPress (https://wordpress.org/extend/plugins/compfight/) e é uma dádiva pra quem usa muitas imagens no blog (estou montando um sobre fotografia). Você pode pesquisar as imagens via Compfight e inseri-las com um único clique a partir do próprio WordPress. Show de bola!

    Abraço e parabéns pelo blog.

  7. Jefferson Almeida

    Olá Nospheratt, parabéns pelo blog! Eu gosto muito de tudo daqui, pois tem muitas informações bastante interessantes. 😀 E eu tenho umas dúvidas, que podem parecer tolas mas, para mim é muito importante, pois sou estudante de publicidade e isso ajudaria muito em minha futura carreira. Eu quero que por favor você responda, porque poderá tirar dúvidas de muitas outras pessoas também.

    1 – É o seguinte: Se eu tirar uma foto de uma praia (ou de qualquer outro ponto turístico) daqui da minha cidade com minha própria câmera e queira postar no meu blog falando sobre a mesma, eu tenho que pedir permissão ao governo?

    2 – Se eu quiser falar (dar notícias) sobre um jogo de vídeo-game no meu blog como um jogo do “Mario” por exemplo, eu tenho que pedir permissão para a “Nintendo”?

    E eu tenho um pedido (sugestão) para fazer: Será que você poderia fazer uma postagem explicando sobre, como e quando usar esses símbolos aqui?: ®, © e ™.
    Se já existe, poderia me passar o link? Pois eu procuro a dias sobre tudo isso que perguntei e sugeri pela internet e não obtive respostas. Espero que você responda e desculpe-me se deixei muito grande este comentário. Agradeço desde já e desejo muito sucesso a você 😉 Até logo! 🙂

    • Oi, e obrigada! 🙂 Sobre suas perguntas: não precisa pedir permissão em nenhum dos casos, desde que o conteúdo (imagens, texto e qualquer outra coisa) sejam de sua autoria.

      Sobre os símbolos, encontrei este post. Espero que seja útil!

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik