Você sabe quanto custa uma caixa de Bis?
E um post patrocinado?
Tem gente que acha que as duas coisas valem o mesmo.
Outros acham que um post patrocinado vale a mesma coisa que um pacote de salsichas. E não estou falando metafóricamente aqui, ambas são propostas reais que foram feitas a blogueiros reais.
Agora, o problema realmente grave não é quem quer “comprar” post patrocinado com caixa de bis, pacote de salsichas ou as famigeradas mariolas.
O verdadeiro problema é quem está disposto a “vender” seus textos por esse preço.
Image: Gabriel Lima – CC
Marcos Lemos
Com toda certeza o maior mal são os blogueiros que aceitam “presentinhos” em troca de posts, de anúncios ou qualquer outra divulgação de marcas e produtos.
Isso prejudica o trabalho de blogueiros sérios e profissionais, vicia o mercado e não deixa os blogs conquistarem o espaço de mídia alternativa que podem ocupar.
É legítimo que cada blog defina a forma como quer ser “remunerado” por seu trabalho em vista de alguma parceria comercial. Mesmo as “caixas de Bis” podem ser moeda de troca, mas não podem ser o padrão para definir o preço do trabalho de alguém.
Ótimo post! Simples, objetivo, dizendo o que precisa ser dito!
Nospheratt
Eu não gosto quando dizem “presentinhos em troca de posts” porque isso dá idéia de uma espécie de suborno. Não é bem a questão – há pessoas que se deixam “subornar”, sim, mas nem são a maioria. Se você recebeu um brinde ou mostra, gostou (ou não) e quer escrever sobre isso, é direito seu e eu super apóio – sempre que você seja honesto e sincero.
O problema é o blogueiro que acha que seu texto vale tão pouco assim, como um pacote de salsichas. E você está certíssimo ao dizer que “Mesmo as “caixas de Bis” podem ser moeda de troca, mas não podem ser o padrão para definir o preço do trabalho de alguém.” Caixas de bis e pacotes de salsichas não devem se tornar preço de mercado.
Profº Bauru
Paradoxal… no mínimo, paradoxal quando pensamos que se alguém aceita se vender por uma caixa de bis dessa forma é porque o produto anunciado, o blogueiro e o blog, juntos, valem isso. Ou estou muito errado?
Nospheratt
Eu creio que há dois casos: os casos em sim o blogueiro e o blog valem isso, e os casos em que o blogueiro aceita isso como “preço” por inexperiência e/ou ignorância.
E cabe aos mais experientes a tarefa de ensinar que bons blogs e blogueiros valem bem mais. 🙂
Super Nathan
Conta aí pra quem foi que fizeram a proposta do Bis haha. A LACTA fez essa proposta indecente? Q absurdo!
Nospheratt
Conta-se o pecado, mas jamais o pecador. 😉 Mas posso dizer que geralmente quem faz as propostas aos blogueiros são as agências de publicidade, o trabalho delas é justamente servir de intermediário entre as empresas e os blogueiros.