Há algum tempo eu escrevi sobre Como Seu Design Afeta Sua Visitação.
A partir do dia 13 de Setembro de 2011, ele pode afetar ainda mais.
Retirado do blog oficial da busca do Google:
Em Março, nós introduzimos a opção para que você bloqueie nos seus resultados de busca sites que você ache que não são úteis. Algumas vezes você clica em um resultado, descobre que não é o que você queria, e volta diretamente à página de resultados de busca.
Pode ser que o resultado não seja exatamente o que você procurava, mas outras vezes você pode estar insatisfeito no geral com um site específico que aparece nos seus resultados de busca.
A partir de hoje, você pode bloquear site na maioria dos domínios Google.
Como Funciona o Bloqueio
Funciona assim: se você está fazendo uma busca no Google, clica em um resultado e volta aos resultados imediatamente após visitar o link, você verá a opção de bloquear esse site – ele não aparecerá mais nos resultados de busca quando você estiver logado nessa Conta Google.
Você, e todos as pessoas que visitarem seu blog estando logadas em sua conta Google.
Na prática, isso significa que o que as pessoas vêem assim que entram no seu blog importa mais ainda que antes. Se elas clicam em um resultado de busca e tudo que elas conseguem ver sem rolar a página são anúncios e banners, e nada do que elas estavam procurando, a chance de que elas cliquem no botão de “Voltar” do navegador é alta.
Ao voltar, elas verão a opção de bloquear seu site. Não a página que elas visitaram – o blog inteiro.
ATENÇÃO – a pessoa pode bloquear sites para que não apareçam para ela. Não é um botão mágico que faz que os sites desapareçam dos resultados de busca de todo mundo. É uma ferramenta pessoal.
É Fácil Encontrar Conteúdo No Seu Blog?
Não faço idéia de quanta gente efetivamente usa esse recurso – que porcentagem dos usuários do Google bloqueia sites que considera inúteis. No entanto, se eu tivesse um design que obrigasse os visitantes a fuçar muito para encontrar o conteúdo pelo qual vieram ao blog, estaria preocupada. Se eu usasse táticas para que meu blog apareça em resultados de busca que não têm nada a ver com meu conteúdo (usando palavras-chave não relacionadas, por exemplo), também.
Esse recurso é o tipo de coisa que no começo é usado por uns poucos, pois ninguém sabe que existe – mas sendo útil como é (pois permite que você elimine spammers, sploggers e outros bichos escrotos dos seus resultados de busca), provavelmente vai cair no conhecimento da massa, mais cedo ou mais tarde.
E aí eu quero ver.
Image: Keith – CC By-Sa
Raquel Sallaberry
Nospherat,
e como ficam os haters, que negativam tudo que conseguem?
Tenho experimentado algo nessa área e sempre me espanto com a persistência dessas criaturas.
Nospheratt
Se eles bloquearem, não vão mais ver o seu blog, o que diminui as probabilidades de que encham o seu saco. WIN! /
carlosromero
Em contrapartida, devia existir um botão para que as pessoas demonstrassem que encontraram o o que procuravam e que “amaram” o blog.
Nospheratt
Existe, se chama Google +1. 😉
Max Martins
Oi, Nospheratt
Não tinha a menor ideia de que existia essa possibilidade. Valeu pela dica 😉
Abraços
Segurança do Trabalho nwn
Mais uma opção que não conhecia, e pelo jeito é muito importante! Já pensou se bloqueado pela pessoa, e não ter uma segunda chance com ela. Que coisa ruim. tenho que evitar isso!!!
Webston Moura
Caríssima Nospheratt, como sempre, você é um luxo! Boas ideias, boas dicas, conversa agradável. Só tenho a agradecer. E te desejo a constância necessária ao sucesso. Felicidades hoje e sempre. Forte abraço!
Bruno Simomura
Olá, achei muito interessante também essa função, “filtrar” oque queremos ver na internet (via motores de busca) é verdadeiramente uma democracia 🙂
Kaori
Que ferramenta mais assutadora O.o
Mônica
Interessante. Eu uso essa ferramenta e nem sabia que era NOVA. Estou fazendo muitas buscas para aprender sobre blogs (por isso caí aqui) e na parte direita do google, em Mais ferramentas aparecem as opções
Visited pages
Not yet visited
Mas conheço muito pouca gente que usa o google em todas suas potencialidades… A maioria só busca mesmo, pega os primeiros links e se dá por satisfeita