Blogando com Alma... Ainda.

Top 15 – Erros Que Blogueiros Novatos Cometem… E Uma Dica

Há algum tempo, eu publiquei um Top 5 – Erros que se cometem com o primeiro blog.

Há alguns dias, o blog Blogging Tips publicou uma lista similar: Top 10 mistakes new bloggers make
(Top 10 Erros Que Blogueiros Novatos Cometem), e achei que valia a pena acrescentar alguns ítens ao
Top 5.

Alguns são pontos retirados do post do Blogging Tips, outros são de minha própria colheita.

1 – Repetir o que outros blogueiros dizem

Não é necessário nem recomendável que você “siga o mestre” na blogosfera.

Seu blog deve ser um canal de expressão da sua criatividade, originalidade e opinião. Transformá-lo em uma câmara de eco só vai entediar seus leitores, além de ser ridículo.

2 – Não ter opinião ou ter medo de “sacudir o barco”

Isto está relacionado com o ponto anterior. Talvez seja mais cômodo concordar com todo mundo, seguir a onda, ser “maria vai com as outras”.

Mas se você discorda de alguma coisa, diga que discorda! Suas idéias, crenças e valores devem se sustentar por si mesmas, mesmo que o resto do mundo não concorde com você.

Personalidade

3 – Entrar em esquemas de links ou pedir troca de links

Como o autor do Blogging Tips diz, se um esquema de tráfego de links soa bom demais para ser verdade, provavelmente é mentira.

Qualquer blogueiro bem-sucedido lhe dirá que não existe forma fácil de conseguir tráfego. Não existe.

Mesmo os hypes, as polêmicas artificiais e os hoaxes demandam trabalho para funcionar. Não desperdice seu tempo com esquemas, nem peça troca de links. Dificilmente você conseguirá alguma coisa que preste dessa forma.

4 – Spamear outros blogs com comentários

Como eu mencionei no Top 5, comentários são uma boa forma de divulgação – quando são inteligentes e LEGÍTIMOS.

Não adianta encher um blog de comentários irrelevantes só para aparecer constantemente nos “comentários recentes”, ou no top de comentaristas. Isso desagrada (logicamente) não só o dono do blog (que pode acabar banindo você, pois logo vai perceber qual é sua intenção) mas seus leitores.

A função do comentário quando ele é feito com miras de divulgação, é mostrar ao dono do blog e seus leitores/visitantes que você é uma pessoa inteligente, que tem coisas interessantes para dizer.

Ninguém vai se sentir atraído a visitar o blog de alguém que só diz “Legal seu post!” e “Concordo”.

5 – Gastar mais tempo comentando do que escrevendo

Sim, comentários inteligentes são uma boa forma de divulgação, especialmente para um blog novo.

Mas se você gasta todo seu tempo comentando e não escreve nada, o tiro sai pela culatra: as pessoas até vão visitar seu blog, mas se não encontrarem um blog nutrido, atualizado frequentemente, não voltarão.

6 – Lançar o blog antes de que ele esteja pronto para isso

Já falei sobre isso no Top 5, mas vale lembrar:

Promover o blog antes que ele tenha conteúdo suficiente é como anunciar uma loja antes de que ela tenha produtos no estoque para vender!

7 – Escrever sobre demasiados tópicos

Blogs, blogosfera, música, seu cachorro, monetização, esportes, tecnologia, receitas, games. Tudo cabe na sua baiúca?

Que tipo de leitor você espera conseguir assim? Um mínimo de foco é necessário, se você pretende construir uma base estável de leitores.

8 – Frequência errática de postagem

Se você posta cada vez que chove bolo, ou publica 5 textos por dia durante uma semana e depois deixa o blog a ver navios por 10 dias, seus leitores vão abandonar o blog logo, logo.

É importante atualizar o blog com uma frequência regular, mesmo que não seja diária.

9 – Se concentrar em ganhar dinheiro, em vez de em criar um bom blog

Sim, você quer grana, e eu também. Senão eu não estaria escrevendo este blog, e você não estaria lendo o que eu escrevo.

Mas se você quer ganhar dinheiro com seu blog, não se foque nisso – ao menos no começo. Se concentrar só na grana vai afetar negativamente o resto, e um blog-porqueira dificilmente ganha dinheiro.

Coloque seus anúncios, harmonize tudo bonitinho, e invista seus esforços em criar um blog EXCELENTE.

Depois, invista seus esforços em divulgação e criação de comunidade. Quando seu blog for relativamente conhecido e tiver um nível aceitável de tráfego, você pode voltar a investir na monetização.

10 – Esperar que seu blog seja um sucesso ribombante nos primeiros três meses

Ou uma máquina de produzir dinheiro fácil a qualquer tempo.

Criar um blog de sucesso e que renda bem leva tempo, muito tempo. Pode levar até dois anos. E nunca será “dinheiro fácil”.

Muitos blogueiros desistem nos três primeiros meses – e esse é um dos motivos pelos quais você não deve se concentrar no dinheiro, logo de entrada. Ele não vai aparecer, e você terá uma frustração a mais com a qual lidar.

11 – Pensar “Construa e eles virão”

Os visitantes não virão só porque você criou um blog – mesmo que o blog seja supimpa.

Você tem que ir procurá-los, encontrá-los, divulgar seu blog, persuadí-los a que venham. E tudo isso, sem fazer spam nem encher o saco. É difícil, EU SEI.

12 – Deixar o contador de visitas à vista, mostrando um número de dois dígitos

É aquela história do “bar vazio”. Se os visitantes vêem que você tem poucas visitas, ficam com uma impressão negativa – mesmo que seu blog tenha dois dias de nascido e o conteúdo seja excelente.

Tipo: “Se ninguém lê isso aqui, eu também não vou ler“. Por idiota que seja, as pessoas gostam do que é popular.

Também vale para contador de assinantes de feed ou qualquer coisa do naipe.

13 – Reclamar da falta de comentários

Ficar choramingando – seja pelo que for – é um SACO. Reclamar da falta de comentários não vai fazer com que eles aumentem.

No máximo, alguma alma caridosa vai comentar por piedade, e “that’s it“. Por cada resposta piedosa que você receber, provavelmente existem 10 visitantes que foram embora para não mais voltar.

Em todo caso, peça a opinião dos leitores, pergunte o que pode melhorar, que tipo de coisas eles gostariam/esperam que você escreva. Mas pelo amor dos meus filhinhos inexistentes, NÃO CHORE.

14 – Escolher qualquer nome

Na pressa de lançar o blog, e devido à dificuldade de encontrar um domínio decente nos dias de hoje – mesmo no WordPress.com ou no Blogger – o blogueiro novato acaba escolhendo qualquer coisa como nome e/ou endereço.

Ele esquece – ou não sabe – que esse blog, com esse nome, vai acompanhá-lo durante muito tempo (se você está falando sério sobre blogar, né).

Escolher www.zedascanduegas-fodao.blogspot.com (mesmo que seja por falta de opção) pode condenar seu blog à obscuridade.

Pense MUITO antes de escolher um nome/domínio. Se você pretende blogar por muito tempo, escolher o nome e o domínio do blog deve ser encarado quase tão seriamente quanto escolher o nome de seu filho.

15 – Esquecer do leitor

Pense no leitor, sempre. O que ele quer ler? Em que ele está interessado? Quais necessidades dele você pode satisfazer, que problemas pode solucionar?

Escrever o blog “pra mim, não para os outros” é muito lírico e poético, mas dificilmente vai fazer com que seu blog seja um sucesso.

Tenha em conta que o problema de escrever para você mesmo é que ninguém acha você tão interessante quanto você mesmo acha – excetuando talvez sua mãe e seu cachorro.

Uma Dica Para Quem Está Começando

Ultimamente tenho recebido muitos comentários sobre meu estilo de escrever. Várias pessoas me disseram que gostam de como eu escrevo, porque é como se eu estivesse conversando com o leitor. Depois de ouvir isso várias vezes, parei para analisar a questão – eu analiso não só as críticas, para ver se procedem, mas os elogios também. 😛

A conclusão que eu cheguei, é que o segredo é esse mesmo: eu converso com o leitor.

Você pode fazer o mesmo, não é nada difícil. Pense no seguinte:

Quando você está lendo meu texto, estou conversando com você, em particular, cara a cara. É uma conversa privada com cada leitor, cada visitante. Quando estou escrevendo, imagino você aí do outro lado da telinha, lendo, pensando, fazendo perguntas, até rindo das minha piadinhas infames.

O leitor é UMA PESSOA ÚNICA. Você não têm muitos leitores, você tem uma grande quantidade de “UM LEITOR ÚNICO”.

Não escreva pensando neles, no grupo, na multidão. Escreva para essa pessoa única que está com o traseiro sentado na cadeira, lendo seu texto.

No blog não existe multidão. Mesmo que você tenha 200 porrilhões de leitores diários, cada um deles entra no blog sozinho, e interage com uma só pessoa: o autor do texto. Quando alguém está lendo seu texto, você está a sós com essa pessoa. Cada leitor é especial, e merece ser tratado de acordo.

Converse seu leitor. 🙂

Image: Kelsey Lovefusionphoto – CC By.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Porque o Blogroll (Lista de Links Na Sidebar) É Uma Péssima Idéia

Next

Eu não participei da Maratona Blogando 24h

93 Comments

  1. Hener

    Um dia desses você poderia fazer um post explicando como conseguir o obejtivo proposto no item 11 deste artigo, como ir atrás dos leitores, divulgar meu blog e persuadí-los para que o visitem?

  2. Jonny

    Blogar ta parecendo “criar uma empresa”. A maioria morre antes do 1o ano de vida! Com a vantagem que o prejuizo financeiro não é tão grande :).Escrever tem que ser um prazer! Acompanhar o blog crescendo é somente uma motivação a mais para não parar! 🙂

  3. Camilo

    Já tinha visto umas dicas como essas em alguns blogs. Um fala uma coisa, outro fala outra e a gente vai juntando todas pra não fazer besteira.Esse modo de escrever é mesmo o que mais agrada, nos deixa à vontade lendo o blog. A única coisa que eu não gosto neste blog é o tipo da letra, não sei se é isso mesmo, mas aqui pra mim aparece Times New Roman, que acho tãão feia…rsrs

  4. Bhut Jolokia

    Muito legal o top15.Mas gostei mesmo foi da dica,nunca tinha pensado dessa forma.

  5. Cordeiro Mau

    Excelentes dicas. O que vejo por aí são pessoas criando blogs achando que com isso vão ganhar muito dinheiro e não precisarão trabalhar, só que não sabem que conseguir ganhar uma grana sustentável com blog também é trabalhoso.Até mais.

  6. santa mistura

    ihhhhhhh as vezes deixo comentarios, alias sempre que leio algo interessante, são comentários curtos cocordando com o post na maioria, não me preocupei jamais que deixar um comentario era como estar fazendo span, ou seja , não concordo com vc, as pessoas comentam por motivos diferentes, não sei o que pode ser um percebntual de span ou não, enfim agora fiquei até com medo de fazer comentários aqui rsrsrs meu blog não tem nada a ver com sua área então não venmho aqui para atrair leitores para o meu, pode ter certeza !! E agora José?

  7. Nospheratt

    Hener: Essa é uma boa idéia… Reunir algumas dicas, pois conseguir esse objetivo sem ser chato é difícil, mesmo. Tá na lista! 🙂Camilo: É o jeito, ir aprendendo com quem tá mais na frente, né? E, a menos que o blogueiro seja incrívelmente arrogante, sabe que SEMPRE tem alguém mais na frente, mesmo que você tenha anos de experiência… O bom é poder aproveitar a experiência dos outros! :)A fonte, a fonte… parece que eu sou a única pessoa na face da terra que gosta dela. Mas não se preocupe, ela vai cair fora no novo layout! 😛 Jonny: Com certeza, o prazer de escrever é fator importantíssimo, até na qualidade e sustentabilidade do blog. Mas quem quer ganhar dinheiro com o blog, precisa encará-lo como empresa, mesmo, senão não funfa. O fundamental é equilibrar as coisas, e seguir sempre as boas práticas. 😉Bhut Jolokia: É uma dica muito boa, mesmo. Ela tem sua lógica: o leitor gosta de ser bem tratado, de se sentir importante, bem atendido. Aliás, tenho a impressão de que eu li essa mesma dica no Problogger.net, não lembro onde. Cordeiro Mau: Muito trabalhoso. Precisa dedicação, aprendizado, paciência… Pessoal se engana, achando que é “Fique rico sem trabalhar, em três meses. 0_osanta mistura: Minha linda, você me entendeu mal, ou eu me expressei mal. Talvez você nunca tenha visto, mas tem gente que vai todos os dias nos mesmos blogs, e comentam em todos os posts: “Legal, aê!” e “Massa!”, ou o famigerado “Primeirão!” só para aparecer mais alto no ranking de comentaristas, ou para se manter no “Comentários Recentes”. Isso não tem absolutamente nada a ver com você, nem com nenhum dos meus leitores. Felizmente, quem vem aqui é gente legal 🙂 e é claro que muitos também querem divulgar seus blogs. Nada de errado nisso. Eu também o faço. Mas mesmo os que simplesmente me dizem “Legal seu post”, em outras oportunidades, quando encontram um texto que amerita uma opinião mais extensa ou profunda, expressam seu ponto de vista – como você fez agora. O spam se caracteriza pelo vazio constante, pela intenção única e exclusiva de se aproveitar do outro, pela má-fé com que o spammer utiliza a visibilidade oferecida pelo outro. Eu TENHO CERTEZA que esse não é o seu caso, mesmo que você viesse aqui TAMBÉM para atrair leitores. Pelo pouco que te conheço, acredito que você vem aqui porque gosta do blog – e pode aproveitar para unir o útil ao agradável. 😉 É exatamente o que eu faço. Resumindo, não há nada de errado em comentar em outros blogs, com a intenção de atrair visitas – se você der algo em troca, uma opinião sincera, um ponto de vista diferente, um espaço para troca de idéias. Não há nada de errado em só concordar, se eventualmente você emite um comentário mais profundo. Também não há nada de errado em comentar só porque está com vontade. O importante é não ser um aproveitador, que só diz “Concordo” (e paraticamente nenhuma outra palavra) não porque concorda, mas para aparecer.Espero ter esclarecido melhor meu ponto de vista. 🙂

  8. Ostrock

    De uma maneira ou de outra acho que sigo essa dicas.Quanto a sua escrita realmente é interessante, mas tudo depende do foc do site, é uma questão complicada a escolha do modelo de postagem e é algo que deve ser muito bem pensado para quando atrair o leitor não repeli-lo pela forma como se escreve.No blog, por exemplo, não posso ser tão informal pois meu tema é muito específico e o público alvo exigwente quanto a forma de escrita.

  9. Entao nospheratt,eu SEI que isso não se faz.mas queria que tu desses uma olhada na promoção que eu achei do john chow pra ganhar um monitor lcd lg 24 polegadas! abracãocássio

  10. Diego Matias

    Ótima consideração final!!! Genial mesmo!!! Acho que o leitor sempre tem razão (tá bem, nem sempre…) e uma das melhores coisas que podemos fazer é atender seus pedidos nos comentários.

  11. Sergio Lima

    Olá Nospherati!Não que eu discorde de se escrever com regularidade, mas de que adianta se escrever com regularidade conteúdos irrelevantes?Só estará contribuindo para a supedosagem de informação (irrelvante?) na blogosfera!Assim deve-se ter em mente que além de se escrever com regularidade, que seja algo útil e/ou relevante, se não é melhor escrever com menos reguralidade![]’s

  12. Nospheratt

    Ostrock: Com certeza, o público do blog deve influir muito na forma como o blogueiro escreve. O que serve para um blog não serve para outro – isso não quer dizer que você não possa expressar sua opinião, mas que deve pensar em como expressá-la, né? O importante é ter um standard de qualidade. Cássio: Obrigada pela dica. Eu já tinha visto a promoção, mas ainda não decidi se vou participar. :S Diego Matias: Não sei se ele SEMPRE está com a razão, mas certamente convém prestar atenção no que ele diz e considerar suas necessiadades. Sergio Lima: Concordo. O caso é que acredito que meus leitores escrevem conteúdo relevantes e têm blogs no mínimo decentes. Por isso não pensei em fazer essa ressalva.

  13. Jacqueline

    Pode ter certeza de que, dos seus quinze itens, já fui flagrada cometendo uns…onze. Mas é assim mesmo incrível esta internet. Saí no Google procurando algumas dicas para enfeitar ainda mais meu blog e agora estou aqui tentando refletir em como retirar mais da metade do que já está lá!! Sem falar do fato que saio daqui enriquecida com suas dicas preciosas. Obrigada.

  14. Nospheratt

    Jacqueline, seja muitíssimo bem vinda! Espero que você volte mais vezes! Gostei muitíssimo do seu blog, ele tem muito a ver com o meu blog pessoal… suas poesias são lindas, seus textos bem escritos… vou estar te visitando muitas vezes!Não sei que cara tinha seu blog antes de vir aqui, mas essa que eu vi hoje é muito bonita, serena, agradável. Não se preocupe com os erros cometidos, todo mundo passou por isso, inclusive eu. Mas a gente aprende, cresce, muda, se desdobra em coisa nova! :)Obrigada a você por me dar a conhecer seu blog, também me sinto enriquecida, e tenho um sorriso no rosto. Beijão, e volte sempre.

  15. Marco

    Olha cara, sou novo no “negócio” de blog, não tenho experiência, mas tenho muito conteúdo para produzir. O que eu posso dizer é que suas matérias (as do 5 erros e agora essa ) me ajudaram muito mesmo. Muito obrigado meu velho e espero poder retribuir um dia. Grande abraço e continue com o grande trabalho.

  16. Nospheratt

    Marco: Adoro quando me chamam de “meu velho”. Obrigada por me fazer rir! :DBoa sorte, e volte sempre!

  17. Começar não é fácil e não falo só de Blogs falo de tudo que irá fazer na vida, te dou meus elogios, não pelo seu jeito de escrever pois seria difícil avaliar uma pessoas pela sua escrita e performa-se no mundo como a internet mas sim pela sua atitude de escrever para ajudar blogueiros novatos como eu.
    Claro que eu seria hipócrita se não dissesse que entrei nesta pelo dinheiro pois quem não quer ganhar dinheiro fazendo o que gosta, porém se o blogueiro não amar o que está fazendo com certeza irá desistir logo.
    Aí entra pessoas como você que encoraja aqueles que estão a beira do túmulo e orientam aqueles que tem grande potencial mas estão perdidos no meio deste mercado de trabalho que está surgindo,parabéns pelo seu trabalho pois são pessoas como você que formam os blogueiros profissionais.

  18. Nospheratt

    Angelo: E são pessoas como você que me dão motivação, ânimo e coragem para continuar com meu trabalho.

    O carinho dos leitores, o saber que estou ajudando e sendo útil, me dá uma enorme satisfação, um senso de realização. Obrigada! 🙂

    E não desanime, eu sei que no começo é difícil. Continue escrevendo, lendo e aprendendo, e você chega lá. Tenha paciência e coragem.

    Te desejo muita sorte, e muito sucesso! Abraço! 🙂

  19. Concordo. Postei so pra divulgar meu blog oque é um total desrespeito a dica 4. hehe brincadeira gostei muito do artigo eu particularmente nunca tive um blog estou começando agora já tive vários sites mas sempre foram sites com contéudo especifico mais especificamente sites de games que tem muito mercado e uma fácil visitação mas agora to começando meu blog de mau humor e to vendo o quão difícil é conseguir visitas.

  20. Nospheratt, adorei o post e as dicas. Como blogueiro novato, bem novato mesmo, as considerei muito válidas, principalmente a dica final. VAleu!

  21. Nospheratt

    André: Sim, é difícil conseguir visitas, peincipalmente no começo. O importante é não desanimar – você chega lá, se tiver paciência e constância! 🙂

    Alessandro: Muito obrigada! Boa sorte com seu blog novo, volte sempre! 🙂

  22. E não é que lancei outro blog e continuo cometendo alguns desses erros.

    Também é interessante ver como minha visão mudou: De “sigo essas dicas” para “cometo alguns erros”.

  23. Nospheratt

    Por isso eu disse que mesmo para os veteranos é bom rever esses conceitos de vez em quando. A gente comete deslizes a toda hora… 🙂

    E não é legal ver o quanto você progrediu? Retrospectivas são ótimas para isso!

  24. ah, legal rever esse post. Eu tenho ele impresso, entre outros que “baixei” da blogosfera quando estava planejando meu blog.
    A idéia era se apoiar nos ombros dos gigantes e evitar {ou tentar} cometer esses pecados de blogueiro iniciante. Mas mesmo assim devo ter cometido alguns…
    Então, ficou meio que uma apostila de “como blogar”, muito útil e que tô sempre relendo.

  25. Nospheratt

    Bruno, ninguém escapa de cometer alguns desses. todo mundo erra no começo, e a gente erra depois de novo, por descuido… Normal.

    O negócio é procurar se manter alerta, e cometer o menor número de erros possível.

    Bom te ver por aqui, volte sempre! 🙂

  26. Excelente dica, você parece um professor de Blogs, cara você me ajudou muito com essas dicas, são muito úteis tenha um ótimo final de ano ate mais…

  27. Nospheratt

    Fico feliz em ajudar, bom fim de ano pra você também! 🙂

    Obrigada pela visita, volte sempre!

  28. A melhor dica que dou é o seguinte, SEJA ORIGINAL, faça algo que ninguem fez (ainda), pensa comigo, não é melhor ser copiado do que copiar?

    Os melhores textos, layout, comentários(rs) e etc, são diferentes de qualquer um, que voce acha por ai (como neste blog).

    Quando voce tiver uma ideia, não a conte pra ninguem, ao menos claro, se a pessoa for de muita confiança (dificil), quando voce coloc-la em pratica, procure divulga-la o mx. possivel!

  29. Bom dia ^^

    CAramba, olha vc me ajudou muito hein.

    DIcas muito boas, que vou levar pro resto da minha mediocre vidinha de blogueiro. xD

    COntinue com esse seu estilo de escrever que é muito bom viu.

    Parabéns msm.

    To me tornando seu fã xD

    Obrigado pelas dicas.

    Bye!

  30. Nospheratt

    Wellington: Obrigada por compartilhar sua opinião! 🙂

    Hideki: Medíocre porque? Se você levar a sério as dicas, ler bons blogs e cuidar bem do seu blog e das suas relações com outros blogueiros, pode perfeitamente brilhar na blogosfera. Tenha fé em si mesmo, menino! 🙂

  31. Foi engraçado ler. Foi bem engraçado mesmo a parte em tentava entender se você era mulher ou homem. Enquanto lia a sua postagem te via como a pessoa sem sexo. Só depois entendi que você é menina.

    Gostei muito! Tenho que admitir que me fez ver certos aspectos sobre outro ponto de vista. E eu acho que comei vários desses erros (dentre eles lançar o blog sem estar acabado, escolhi minha conta e domínio, mas só comecei a postar um ano depois acredita? Bom mas tive lá umas razões). Mas sabe o que tenho mais dificuldade do que li? Escrever o blog pessando em quem lê. As vezes os temas são muito interessantes (na minha opnião da minha mãe e do meu cachorro), mas percebo que não passo bem a informação. Comecei de verdade a pouco tempo (um mês), vou tentar aprender aos poucos. admito que comecei o blog por minha causa, queria escrever e extravasar, e acho que ainda estou nessa fase. Mas sua dica me ajudou muito, queria dizer isso pra você, muito obrigado, vou tentar seguí-las, mas acho que não vou conseguir muita coisa… mas quem sabe o que nos reserva o amanhã não é mesmo?

  32. Nospheratt

    Thiago: É uma confusão comum, não liga não. 🙂

    Fico feliz que você tenha gostado, e quero que saiba que meditar sobre essas coisas já é meio caminho andado para evitá-las ou resolvê-las.

    Não há nada de errado em escrever para extravasar. O que você deve decidir é o que você quer do blog, quais são suas expectativas e objetivos, e trabalhar em função disso. E não diga que não vai conseguir muita coisa; só depende de você querer! 😉

    Boa sorte, e volte sempre! 🙂

  33. Cara Nospheratt,

    Gostei muito desse post. Eu escrevo por puro prazer, nunca pensei (nem penso) em ganhar dinheiro com meu blog (entrei aqui por acaso). Mas é claro que há a vaidade de ser lido por outras pessoas. Isso para mim está vindo com o tempo, naturalmente, ao conhecer outras pessoas com blogs interessantes. Nunca tentei forçar nada; coloco links de quem eu gosto, e só.

    No entanto, nos comentários, cansei de deletar SPAMs. Agora coloquei uma opção onde, para comentar, a pessoa deve confirmar digitando as letras da figura. Eu sei que isso dificulta, afastando um pouco os comentaristas, mas o que eu posso fazer? (não foi uma pergunta retórica!)

    Parabéns pelo blog. Seu texto é ótimo: simples, conciso e direto.

    Um abraço!

  34. Nospheratt

    Fabrício: Beleza; ultimamente parece que todo mundo pensa que querer ganhar dinheiro com blog é obrigatório, se você bloga; mas não é. Ser lido, receber comentários e links de gente que gosta do que escrevemos é uma das melhores coisas de blogar. Você está no caminho certo (ou num dos caminhos certos), meus parabéns! 🙂

    Infelizmente, no Blogspot não tem outra opção. Só usando captcha mesmo. Isso diminui um pouco a quantidade de comentários, mas pior é deixar seu espaço na mão dos spammers – acho que isso afujenta mais gente, do que o captcha.

    Muito obrigada, volte sempre! Sucesso! 🙂

  35. “Criar um blog de sucesso, que renda bem, leva tempo, muito tempo. Pode levar até dois anos.”

    Ufa, que alívio! Ainda tenho mais 22 meses para fazer o meu blog um blog de sucesso. 🙂

    Brincadeiras à parte, parabéns pelo texto Nospheratt. Creio que esse deveria ser “o” guia do blogueiro iniciante. Vestindo a carapuça, devo dizer que cometo alguns desses erros. Não todos, só alguns. 😉

  36. É e quem não os comete acho que muitos blogueiros cometeram isso pois se não como eles poderiam postar essa opiniões e dicas ta bem detalhado parece que eles mesmo ja o fizeram.Opa parece não ja o fizeram?

  37. Lucho: Tem sim! 🙂 E muito obrigada!

    Élvio: Claro que já o fizeram. Esse é o ponto do artigo, tentar ajudar os mais inexperientes a não cometer os mesmos erros que quem chegou na frente.

  38. Muito bom o blog e principalmente o post. Sou novato nesse mundo de blogs, mas ainda bem que sempre tive a idéia que ficar implorando visitas e comentários, é muito chato, os comentários que hoje, lá estão, foram feitos por livre e espotnânea vontade, é muito mais gratificante. Achei sem querer o blog, caindo de link em link sobre como melhorar e sacudir seu blog. Voltarei mais vezes… e parabéns! 🙂

  39. Danilo: Muito obrigada! Seja bem vindo, e volte sim! 🙂

    Legal que você possa ter esse orgulho, sobre seus comentários. Meus parabéns! 🙂

  40. Oi.Olha meu blog fala sobre scrap= decoração de albuns,a ideia original era dividir com minhas amigas minhas ideias sobre meu hobbie.Mas como eu moro fora esta acabando virando uma bagunça de tudo(tipo diario de vida de uma desesperada dona de casa rere)Bom e como agora é febre ter blog algumas amigas do forum onde participo pergunta como se faz coisas SIMPLES do blog e se vc ver meu blog é simples bem amador mas demorei seculo pra deixa-lo daquele jeito.
    Então vou deixar o seu blog junto com + alguns que gosto na barra de ferramentas do meu assim minhas amigas podem aprender tb,se não puder eu retiro.
    Só estou aviando pq aprendi mto por aqui tá.
    Obrigada.
    Bjs

  41. Edna: Saiba que não precisa pedir licença para linkar ninguém – todo blogueiro gosta de receber links, e eu não sou exceção! Fico muito honrada, e feliz de ser útil. Obrigada!

    Seja bem vinda, e boa sorte com sua aventura blogueira! 🙂

  42. Ju

    Olá Obrigada pela dicas, espero fazer muito bom uso delas.

    Uma coisa me deixou meio intrigada, quando você diz que temos que pensar: ” .. Em quê ele está interessado? Quais necessidades dele você pode satisfazer, que problemas pode solucionar? …”.

    No inicio é meio dificil pensarmos assim, afinal acabamos de criar o blog e sabemos que não temos leitores.

    Alguma dica para os textos do inicio do blog? de como devemos abordar os assuntos?

    Bjss

  43. Ola a todos,

    Nosph td bem? Este é um dos primeiros posts que vejo, em que todos os comentários têm mais de 2 linhas. Parabéns!

    Como sempre, conseguis-te passar bem a mensagem. Uma vez mais, aprendi muito contigo, principalmente o que não devo fazer de errado (começa a virar hábito!!).

    Concordo com o Sergio Lima quando diz que mais vale postar irregularmente, com conteudo de qualidade, do que regular, mas sem nada a ensinar, acrescentar ou opinar. Também sei que temos de encontrar um “meio termo”.

    Por vezes não temos tempo (ou não o sabemos gerir) e acabamos escrevendo só por escrever. Contudo, penso que podemos sempre transmitir algum conhecimento expressando nossas ideias, falando de vários pontos de vista, pois cada leitor tem sua maneira de pensar. Também podemos ao mesmo tempo, escrever expressando a nossa opinião, tornando o post num diálogo, com perguntas directas aos leitores, ao invés dum monologo.

    Quando comecei não levei esta actividade muito a sério, pois tinha outro emprego, mas com o passar do tempo fui gostando cada vez mais e aprendendo que o principal é cuidar dos seus leitores e dar-lhes algo em troca. Também tenho prazer em ajudar os outros, mesmo que não obtenha a mesma ajuda da parte deles. Faço-o porque gosto, e pronto …!!

    Ao inicio preocupava-me apenas em escrever para o Google, mas depressa aprendi que, o importante é escrever para os leitores de modo a fidelizar os mesmos. O bom mesmo é partilhar um espirito de entre-ajuda. Não menos importante é o socializar com outros colegas da mesma actividade: seja comentando, postando, trocando ideias ou partilhando/oferecendo algo.

    Fui e continuo a ser um novato, logo cometo erros … mas aprendo sempre algo novo com eles, mais que não seja, o que não fazer!!

    Bjs para ti, e abraços para todos os teus leitores.
    ps: grande abraço para o Fábio Buchecha (relaxando)

    Artur

  44. Ju: Nesse caso, você deve pensar em qual é o perfil do leitor para quem você escreve. Por exemplo, se você escreve para mullheres, para que tipo de mulher você escreve? Que faixa de idade você imagina que se interessa pelo seu texto? Você escreve para donas de casa, mulheres que trabalham fora, solteiras, casadas?

    Depois que você tem esse perfil claro na sua cabeça, só tem que descobrir que coisas interessariam a uma pessoa que tenha esse perfil.

    Artur: Acredito que a busca do equilíbrio e da qualidade sejam as melhores estratégias, sempre. Existem muitas fórmulas e estratégias que podem ser seguidas, mas cabe a cada um descobrir como adaptá-las ao seu blog, seu tópico, sua personalidade.

    E continuar sempre aprendendo, sempre, sempre… Errar todo mundo erra, mas os inteligentes aprendem com seus erros. 🙂

  45. Há! Gostei muito desse lugar e muito dessa matéria aí!
    Caraca, eu comecei a blogar com 12 ou 13 anos, sabe? Então, tive muitos e muitos blogs, às vezes chegava a sustentar três postando semanalmente… Fiz porque gostava de escrever mesmo, criei outro semana passada o “Jardim da Lua”, não é pelo dinheiro, isso é detalhe.
    E tem outra! As pessoas acham que é assim, tamtam jogar um texto lá dentro do blog… Mas acho que também tem que tar um “talento”. Certo que não tenho O dom, mas tem gente que escreve e quer ganhar dinheiro com o seu miguxês. xD

    Trato meu blog com carinho, nhahám! Meu filho. rss
    Abraço! Mais uma vez, tá muito bom! Vou revirar o blog aí.

  46. Acho que eu cometo uns 3 “pecados” desses ai… Mas acho que tenho a virtude de nao ser viciado em fazer comentários gratuitos em outros blogs e não povoar a minha “blogosfera” de links e mais links.
    Obrigado pelas dicas.

  47. Nuno Nascimento

    Parabéns pelo blog. Estou pensando em criar um blhog sobre técnicas de Photoshop para fotógrafos. Mas ao terminar de ler seus artigos fiquei com uma dúvida: como fica a questão de direitos autorais se eu traduzir o conteúdo de um post estrangeiro para o português?????? Seria considerado plágio também????
    Abraços

  48. Poxa! Parece fácil mas não é não. Estou tentando, mas os erros são inevitaveis para quem começou essa aventura sem saber nada, as vezes por essa vontade grande de não errar termino piorando rsrsr. Valeu todas as dicas.

  49. Gostei do post. Embora plageando-te discaradamente =D, ainda que seja o “”porrilhonésimo”” a comentar aqui, aqui estou matutando sobre o que dizem os 15 pecados ai de cima, erros ou seja lá como queira chamar. Pow, como é difícil criar um blog descente, vamos ver se dá em algo, o mais difícil para mim até agora, não só no blog como na vida em geral, é a perseverança, e o blog não é diferente, mas o que conta é que o blog pode “dar a luz” a duas coisas que venho matutando a tempos: escrever e ganhar um $$$ na frente do micro, porquê “ficar na frente dele” já é, desde sempre, nescessidade e prazer :P. bem ficou graaaaande, o coment mas é isso.

  50. é a Segunda vez que visito seu blog e já estou apaixonado…

    Apesar dos pesares também sou iniciante, não tenho um ano de blog
    ainda, e daqui a um ano e meio vou ganhar meu primeiro milhão segundo as suas dicas… rsrsrs
    tô brincando…hehe!
    Olha essa dica é interessante até por que o domínio
    “zedascanduegas-fodao.blogspot.com” tá parecendo até profile de Orkut…Agora vou tentar definir um alvo pra mim, pois no momento
    está difícl…
    Ahh esqueci de me apresentar.
    Muito prazer meu nome é Digão…
    Qual seu nome mesmo? Ahh tá… Nospherat né???
    Olha Nospherat, não é pra puxar seu saco não tá,
    mas eu simplesmente amei o seu blog…S2S2S2
    bye!

  51. Pow…
    Foi muito importante para mim, pois eu tô fazendo um blog agora e já saí postando em tudo que eu achava para poder ganhar visitantes…
    Gostei das suas idéias e com certeza vou tentar corrigir meus erros.

  52. Excelentes dicas. Gostei muito do ´converse com seu leitor´. Ás vezes acabamos focados demais em determinados assuntos, em conteudo bacana e tal, e esquecemos de tentar descobrir o que o leitor quer ler.

  53. Gostei muito das dicas, cheguei aqui através do link na Bê-A-Blog e já vai me ajudar muito a corrigir alguns erros comuns de iniciante. Um abraço e obrigado pelo texto!

  54. Nossa!!! muito legal seu site… já passeei por todos os tópicos que você dá dicas para os novos bloggueiros… afinal isso muito me interessa, meu blog num tem nem 1 mês de vida e quero aprender tudo sobre!
    Já estou participando do desafio 21 dias…
    Um abraço!

  55. OI, deixei a pouco um coment no top 5, e acabei de ler o top 15, e esou com uma coisa na cabeça, quero trocar o nome do meu blog. mas anes queria saber, mesmo o blog tendo 5 dias de vida vai ser muio prejudicial mudar o nome do mesmo? obrigado…

  56. Lua Ugalde

    Nossa, estou gostando muito dessas dicas que você disponibiliza por aqui…to iniciando um blog e, apesar de eu não pensar em enriquecer ou entrar no top 10 dos Blogueiros, não quero ser uma “mala”.
    O que mais gostei até agora foi de você falando que miguxes não é legal!! A internet não tem que ser sinônimo de ignorância gramatical, nem de mau-modos…Parabéns por todo o conteúdo!!!

  57. L.

    Cara,entrei em teu blog agora e me identifiquei com algumas coisas…sou louca pra ter um blog,tenho várias idéias,me firmo em algumas que abreviam todo meu plano..mas tenho problemas em relação aos primeiros posts.
    Talvez a insegurança,talvez a falta de prática em escrever a outrem.
    O fato é que nunca passei de dois posts,e deletava o blog
    Triste e Trágico.Mas não me deixarei abater…aceito dicas ;D

  58. kinha spider

    deixa te contar que você SALVOU minha vida de “blogueira”.
    deu trabalho para encontrar alguem que me orientasse adequadamente, mas acabei me deparando com suas postagens e fiquei muito aliviada desde a primeira leitura, pois percebi que tinha encontrado meu “El dourado”.

    obrigado e mtos bjs doces para ti 😉

  59. Legal! prometo que vou seguir essas dicas, pretendo que muita gente acesse meu blog, mesmo que eu não ganhe tanto dinheiro quero, pelo menos gostaria que admirassem meu trabalho!

  60. excelente dica, essa última…noção essencial a ter quando se escreve nesta plataforma. Penso muito nisso enquanto escrevo.

    parabéns pelo blog, directamente de Portugal!

    🙂

  61. Estou ainda engatinhando no assunto blog, montei meu blog por curiosidade e acabei me apaixonando pelo assunto, e confesso 90% dos erros citados acimas já cometi e/ou estou cometendo,por esse motivo, fico muito agradecido pelas dicas.

    Valeu!!!

  62. Nosph,
    Seu site salvou minha vida e eu te agradeço muito, suas dicas são muito úteis e seu modo de escrever é fantástico, vou me esforçar para fazer meu blog ser tão bom quanto o seu…

  63. Natália

    Começei o blog a pouco tempo(julho). E fico muito feliz por ter encontrado esse seu texto, assim evito fazer bobagens.
    Muito bom seu texto!!
    P.s:Sobre o item 7: Quando comecei a escrever no blog,não estava pensando em um público alvo.Escrevo coisas do meu dia-dia que acho interessante.Bem!!Não tenho muitas pretensões.Falo muito sobre relacionamentos.Mas agora, vou pensar sobre isso.

  64. Lely

    Eu não ia comentar. Eu nunca comento (eu sei .. isso é ruim.) Mas o seu post tá muito legal! Ele merece. Bem, eu acabei de criar um blog. E as suas dicas foram ótimas. Eu estou lendo os outros posts agora e to adorando. Muito bom. E a parte final, o Bônus. Foi exatamente o que eu achei. Você conversa com a gente. E é muito engraçado. Parabéns.

  65. Olá…
    Como novo blogueiro que sou, sempre procuro me mannter antenado sobre o que se pode e não se pode fazer, principalmente para os iniciantes, encontrei as dicas de seu blog ao acaso, mas justamente procurando por essas dicas, e desde já serei sempre seu visitante, e farei o possível pra seguir à risca suas dicas.
    Parabéns…

  66. Sia

    Que legal, o meu blog é novissímo e eu nem sei o que fazer, mas com isso já dá para ter uma ideia!

  67. quando criei meu blog a alguns dias realmente nem atentei pra detalhes, queria apenas “ter um blog” e pronto só porque achava legal,hoje já penso diferente, e sem duvida essas dicas serão de grande importância pro meu futuro como blogueiro ,valeu mesmo!!

  68. Nossa!!! Adorei seu texto, o dos 5 e os 15 tópicos foram excelentes, responderam muitas coisas para mim. Foi como uma pessoa conversando comigo me aconselhando no que fazer melhor, poxa, adorei.

    Acredite, as vezes nós blogueiros iniciantes nos sentimos só, heuhuehuehue, da vontade de desistir e tal, mesmo com pouquíssimo tempo de existência, porém quando lemos artigos assim como o seu, a inspiração e o ânimo voltam como no início e isso é simplesmente fantástico.

    Como agradecimento e reconhecimento de seu excelente artigo irei escrever um post elogiando seu trabalho e icentivando a outros blogueiros a lerem este post, abraço e sucesso.

  69. Olá eu não sei porque mais gosto do seu estilo de postagens,parece algo mais rude,não sei muito bom seus artigos,você conquistou mais um leitor parabens pelo seu blog exelente mesmo,cada artigo que leio seu me da mais vontade de ter um bom blog e continuar pesquisando novos assuntos para postar em meu blog

  70. fernando cavalcanti

    Òtiomo Blog, estou pensando em criar um blog sobre temas variados (atuais). Por enquanto o projeto esta so no papel pois não sei muito bem como funciona o mundo dos bloggers. Agradeço pelas variados dicas (eu estava perdido). Sucesso.

  71. daia

    amei adica eu me sinto assim quando te leio parece q vc ta falando de verdade comigo

  72. val

    amei estas dicas, descobri seu blog através da juliana sardinha, acabei de ter uma nova visão, estou refletindo à respeito de tudo que fiz até agora( nesses 5 meses de blog)título, o q escrevo, p/quem escrevo, não vou nem falar + nada, somente vou refletir graças às essas dicas maravilhosas! Paraéns por nos ajudar…

  73. Nospheratt,

    Sou leigo no ambiente blogueiro e com certeza vou utilizar muita coisa publicada por aqui.

    Vontade de expressar minha opinião não falta, preciso agora criar o hábito de escrevê-la, não é?

    Pode ter certeza que vou visitar seu blog inúmeras vezes para poder me aprimorar.

    ok?
    “aquele abrasso”!!

  74. Tá muito bom! Gostei muito da sua dica ‘Converse com O leitor’.

    É realmente muito importante isso ai. Eu às vezes estou lendo posts seus da Juliana do Dicas Blogger, do Marcos Lemos do Ferramentas Blog, do Usuário Compulsivo e gosto muito da maneira como vocês escrevem, porque ao mesmo tempo que ensinam a UMA pessoa em vez de a ‘porilhões’ como você diz mandam uma ou outra piadola entre o texto que faz o leitor rir e gostar dos posts, o que também faz com que voltem ao blogue!

    Gostei!

  75. gostei das dicas e agradeço muito pois estou fundando um blog e com certeza você me ajudou muito

  76. Meu maior problema está sendo a escolha do nome para meu blog. Antes de publicar meu blog, estou seguindo muitas dicas e esperando ter um bom número de posts interessantes, arrumando tudo de acordo com as dicas que vou aprendendo, mas escolher esse nome… Afinal como você disse, não dá para escolher um nome qualquer. Está sendo bem sofrido escolher esse nome, mas até lá eu vou aprendendo mais sobre blogs e quam sabe não surge O NOME? [Risos]

  77. gostei mto desse post, ajuda bastante
    obs: cmo vc consegue ler e responder taaaantos comentários e ainda fazer seus posts?
    obs2: n ligue pra mediocridade do meu blog, ele eh soh pra mim msm, q tenho preguiça de usar papel e caneta(e tmb eh mais ecológico)
    inté

  78. Cometi quase todos os erros relatados neste post, quando fiz meu primeiro Blog.
    Já ouviu falar em muita empolgação e pouca informação??? Pois é, foi o que fiz.
    Os erros que não cometi foram: Hotlinks (graças a Deus!) e plágio. Tinha conhecimento deste 2º item e tomei muito cuidado para não cair no “crime”.
    P.S. Adorei a dica!

  79. Um erro que poucos reparam e eu já vi 3.000 vezes:
    o carinha se empolga com os temas do WP ou blogger e fica trocando o template a cada 15 dias. Perde a identidade totalmente. Tem uns que eu até confundo de tanto que mudam o layout.

  80. Suas informações me fizeram refletir como támbem me ajudam a tornar o meu bloguer que é recente mais encantador.

    continue assim e muito obrigado.

  81. Cinthia

    Parabéns pelo blog! Sou leiga sobre o assunto. Recentemente estou buscando informações sobre blogs porque quero montar um blog no futuro, e foi aí que conheci seu blog e desde de então tenho visitado com frequência e lido seus posts. Bom, com relação a este post (Top 15 – Erros…) fiquei com uma dúvida no item 12 e gostaria, por gentileza e se possível, que você me tirasse essa dúvida, com a sua opinião. Lá vai: você diz que um blog tem que ter o número de visitas, mas como fica para os blogs que estam inciando agora e que tem um número de visitantes muito baixo. E como você disse, isso não causará uma boa impressão. Então, como fazer? Colocar o número de visitas mesmo com um valor baixo, correndo o risco afastar os visitantes ou não colocar de início, esperar até que o blog tenha um número de visitantes razoável e a partir daí colocar?
    Obrigada. 🙂

    • Cinthia, se você reler o post verá que todos os itens (inclusive o 12) são erros que você deveria evitar, não coisas que você deve fazer. 😉

  82. Muito bom, valeu as dicas, vou aplicá-las no meu blog! 🙂

  83. Jordana

    Cara, amei as dicas! To começando a blogar agora e mesmo sem experiência meu blog ta começando a ir bem (enfâse no começando). Pretendo registrar o domínio e transforma-lo aos poucos num site. É muito emocionante ter um blog tipo, o feedback das pessoas não tem preço. Por isso quero todo dia fazer o meu melhor.

  84. Olá fico satisfeito em entrar num blog onde o autor tenta ajudar a outras pessoas .
    Sou iniciante e estou dando os primeiros passos como blogueiro , ao analisar as dicas a cima verifiquei que tenho muito o que aprendar ainda .

    Muito boas as dicas mesmo , parabéns pelo blog !

  85. Olha mais uma vez parabéns pelo post e pela forma de escrever também muito peculiar..
    Achei muito legal e me diverti muito lendo seu artigo.Me identifiquei instantâneamente com sua forma de escrever.Sucesso!!

  86. Estou começando agora com blog para concurseiros, suas dicas são muito valiosas “ri “muito aqui cometi alguns deslizes que vc citou a cima. mas se estamos lendo esse blog aqui é porque queremos melhorar em algo. Let’s go!

  87. Esse post foi legal, mesmo, acho que tava cometendo o erro de escrever para todos, em vez de só para o meu unico leitor, vou corrigir isso…quanto as outras dicas, acho que consegui passar por elas sem meter o “pé na jaca”, mas é uma verdade incontestavel essas dicas, eu tive outro blog e cometi um monte de erros nele, a maioria esses que vc comentou: nome do blog, poucos post e esperar muitas visitas, e comentarios…esse ainda me doi o peito quando vejo meu blog sem muitos comentarios, mas não reclamo com ninguem(vc foi a primeira que eu falei isso, vc é uma boa ouvinte!!!!kkkk “ouvinte que na verdade é leitora…), mas quanto aos comentarios, eu não comento muito tb nos outros blogs, só nos acho relevante e interessante…continue escrevendo assim, é muito bom ler seus post…
    T+

  88. cara seu blog é demais , comecei um blog a pouco tempo, , estou vendo que j[a cometir erros como voce listou . gostei mais da parte ,quando voce fala que o publicador tem que interagir com cada leitor , seu jeito de escrever é demais , e as piadas então ,kkkkk, rachei o bico.

  89. Esse post é tão aplicável à conduta de um blogueiro iniciante que chega a ser inquietante; eu, pelo menos, me remexi aqui na cadeira, duas ou três vezes, ao reconhecer hábitos que já tive, e alguns que ainda conservo…

    Um dos que mais me preocupa atualmente é a incapacidade de me focar em um conjunto coeso de categorias para o meu blog.

    Obrigado, Nospheratt, por mais um post completo e utilíssimo do início ao fim.
    Agora é arregaçar as mangas, estudar e praticar!

  90. Adauto

    Depois que lancei meu blog achei o seu com essas dicas de extrema importância e vejo que cometi quase todos os erros que não podia cometer, mas como todo ser humano tenho que aprender com os meus erros e com essas dicas procurar me aperfeiçoar mais ainda, parabéns você escreve muito bem e agradeço pois hoje aprendi muito lendo esse post.

  91. olha, achei simplesmente fantástica sua dica sobre escrever para o leitor, pois realmente qdo estou lendo seu blog parece que vc está realmente falando comigo!!! Porém na pratica não é nada fácil fazer isso, começo a escrever assim e qdo vejo, já estou escrevendo para varias pessoas novamente… será q vou melhorar com o tempo? rsrsr

  92. Nossa.. estou aprendendo muitoo com os seus posts, realmente pararece mesmo que vc está falando com o seus leitores.. Parabéns!

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik