Blogando com Alma... Ainda.

50 Dicas de Usabilidade que Ajudam a Atrair e Reter Visitantes – Parte IV – Monetização e Negócios Online

Trabalhe em Casa - Ganhe Dinheiro Com Seu Blog

Nesta série de 50 Dicas de Usabilidade que Ajudam a Atrair e Reter Visitantes no seu Website (Web Usability Tips that Help You Attract and Retain Visitors to Your Website), já vimos:

Parte I – Dicas de Web Design e Usabilidade

Parte II – Dicas de Copywriting (Texto) e Usabilidade

Parte III – Infra-estrutura do Conteúdo e Usabilidade

Esta é a última parte:

Monetização, Negócios Online e Usabilidade.

  1. Websites podem se diferenciar dos demais focando-se nas necessidades dos visitantes e descobrindo como eles acessam ou usam a informação. Diferenciação se trata de ser valioso e útil para os visitantes do seu site.Comento: É difícil, muito difícil oferecer informação que não possa ser facilmente encontrada em mais um milhão de lugares na web. Mas você pode se diferenciar e destacar oferecendo essa mesma informação de forma mais simples, mais completa, mais acessível ou melhor organizada.
  2. Não use pop-ups, como por exemplos anúncios pop-up no conteúdo, ou quadrados e banners pop-up ou pop-in, pois eles geralmente são percebidos como intrusivos e perturbadores.Comento: Como regra geral, pop-up é uma péssima idéia. Por exemplo, os pop-ups com snapshots dos sites linkados, que se popularizaram ultimamente, são UM PORRE e são completamente inúteis. Se o visitante quiser ver um site, ele vai até lá, oras. Além de tudo, eles demoram para carregar (dependendo da sua conexão) e interrompem de forma brusca a leitura. Isso pra não falar nos anúncios pop-up, ou aquelas m*rdas que ficam flutuando sobre o conteúdo e rolam junto com a página. NÃO USE POP-UPS, DE NENHUM TIPO, NUNCA JAMAIS EVER.
  3. Boa usabilidade se traduzirá positivamente em lucro e inclusive produzirá um ROI – Retorno de Investimento – muito alto. Nielsen estima um ROI de ao redor de 1000%.Comento: Não sei exatamente à quê o autor se refere com “Nielsen estima…”, mas com certeza uma boa usabilidade se traduz em retorno positivo, sempre.
  4. Conquistar a confiança dos visitantes é um grande problema que todos os websites têm de enfrentar. É importante afirmar positivamente a credibilidade de um site e seu respeito pelos direitos do usuário.Comento: Mostrar coerência, congruência e seriedade (na forma de tratar seu tópico, não necessariamente no tópico em si) são atitudes fundamentais para conquistar a confiança do leitor. Deixar claro que você respeita o leitor e seus direitos (por exemplo, explicando que você não utilizará os endereços de email para fazer spam) também é importantíssimo.
  5. Políticas corporativas que promovem a usabilidade e o design centrado no usuário deveriam ser essenciais para todos os negócios online.Comento: Eu já cansei de falar, se você quer ganhar dinheiro com seu blog, deve encará-lo como negócio e não como emprego. Não importa se você é uma “empresa de um homem/mulher só”, seu blog é um NEGÓCIO e deve ser encarado como tal.
  6. Tenha uma mensagem de erro (página 404) decente que assegure que você não perderá visitantes ou usuários devido à erros de programação ou mal funcionamento do servidor.Comento: Infelizmente, no Blogger/Blogspot isso não é possível. No entanto, se você usa WordPress ou outra plataforma self-hosted (com hospedagem própria) você deve criar uma boa página de erro, que leve o visitante à outras páginas de seu blog – ou que lhe permita entrar em contato com você, caso ele assim o deseje. Além disso, a mensagem de erro deve assegurar ao visitante que o erro é temporário, e que o site voltará à funcionar corretamente em pouco tempo.
  7. Quando estiver respondendo aos emails dos visitantes, edite e use Assuntos (subjects) relacionados especificamente à questão. Uma boa linha de Assunto é vital para construir relações mais fortes com os clientes ou usuários do site.Comento: Evite usar “Assuntos” padronizados. Eles dão ao usuário a impressão de que está sendo respondido por um auto-responder automatizado, em lugar de um ser humano. Isso transmite uma sensação de descaso. Quando for responder emails e contatos submetidos através de formulários, deixe claro que há um ser humano do outro lado, genuinamente interessado na questão ou dúvida transmitida.
  8. Use emails de confirmação e mensagens automáticas para fechar o círculo em E-Commerce e outras transações. Diga aos clientes o que eles precisam saber. Isto inspira confiança no cliente quanto às transações online.Comento: Neste caso as respostas automatizadas são uma boa idéia. Por exemplo, após enviar um contato através de um formulário, seu leitor pode receber uma mensagem automatizada que diga “Obrigada por seu contato. Responderei sua dúvida (ou questão) assim que for possível. Geralmente a resposta demora de 24 à 48 horas.” Isso diz ao usuário o quê ele deve esperar, e evita que ele ache que está sendo ignorado.
  9. Para conseguir um alto percentagem de resposta às enquetes, mantenha-as curtas e claras. Assegure-se de que o processo seja rápido e indolor para o usuário, fazendo menos perguntas e usando enquetes diferentes para diferentes tipos de usuários.Comento: Enquetes e pesquisas são ótimas para conhecer e servir melhor seus usuários. No entanto, se o processo de responder à pesquisa for complicado, demorado ou chato, poucas pessoas o completarão. Economize o saco de seu leitor ou visitante, sempre.

Este foi o último post da série 50 Dicas de Usabilidade que Ajudam a Atrair e Reter Visitantes no seu Website. Considere estas dicas como guias, e não como leis que não podem ser infringidas. É possível que algumas delas não se adaptem à realidade particular do seu blog – use o seu bom-senso para determinar quais lhe servem, e como devem ser aplicadas. O ponto mais importante é: seu blog (ou site) deve estar focado nos leitores e visitantes, não no dono do blog. Nunca esqueça de analisar seu blog desde o ponto de vista do usuário.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

A Blogosfera é Um Samba de Fundo de Quintal

Next

Este Post É Pra Você

10 Comments

  1. Cássio Dalbem Barth

    Oi.Desculpe a insolência.Iniciei essa história de blog faz 51 dias. Eu iniciei pra relatar uma experiencia que resolvi por em prática e acabei gostando de bloggar. Daí que teu site é TRI BOM e tá me dando belas dicas. To pensando no que posso oferecer para as pessoas, como tu estás fazendo…Bem, por ultimo, vou quebrar as regras de etiqueta e perguntar: troca um link comigo? (what a shame!)abracaocássiowww.riquezaeabundancia.blogspot.com

  2. Ed

    Olá! Excelentes dicas, são dicas super quentes, estou seguindo sua dicas para melhorar meu blog. Pretendo levar a serio esse “Negocio” de blogar.Estou com meu blog a menos de 2 meses e estou gostando muito, alem de melhor a escrita que é muito importante, é balllla.AbraçosEd

  3. malock

    Ai show de bola suas dicas adorei e vo utiliza elas no meus blogs.Espero ler muito mais aqui no seu blog.

  4. filipe

    Usarei todas estas dicas no meu proprio blog. ainda tenho este no wordpress, e como voce sabe, ele nao aceita adsense.principalmente as de web designhttps://meublogodeiatargetblank.wordpress.com

  5. Diego Matias

    Ótimas dicas! Até mais!!!:D

  6. Pankwood

    Parabéns pela série, aprendi muito lendo ela. Achei curioso o tópico que falava do “About” dos blogs, eu estava até pensando em retirar ele, mas depois que li o tópico desisti da idéia !^^

  7. Nospheratt

    Cássio:> Obrigada! Você está indo por um excelente caminho – os blogueiros realmente bons pensam muito nisso. 🙂 te desejo muita sorte, assim que puder vou te visitar.Quanto aos links, eu tenho como política não fazer troca de links. Sorry.Ed: Fico feliz se elas são úteis pra você! malock: Obrigada! Utiliza sim, e pode ter certeza de que sempre vão haver dicas novas por aqui, para ler e experimentar… 🙂filipe: É, o WP.com tem esse problema. Boa sorte com o blog novo! Diego Matias: Até!Pankwood: Não retire não, muita gente procura o About para saber mais informação sobre o autor do blog! 🙂

  8. Bira

    Olá,parabéns por esse blog tão instrutivo e por dividir informações tão essenciais para quem quer se tornar um bom blogger. já virei freguês. vou fazer um link em meu blog https://bobagensnecessarias.blogspot.com . Aproveitei para dar uns cliques e gerar alguma receita para você. Um forte abraço

  9. Olá..muito interessante o seu artigo. Tem como mandá-lo por e-mail?

    Abraço!!

    Ueritom

  10. José Luís

    Olá,
    no item 3, “Nielsen….” se refere a Jakob Nielsen, o guru da usabilidade. Basicamente o que está referido nestes posts “50 Dicas…” na realidade tem sua fonte em Nielsen, no site useit.com . Abraços.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik