Blogando com Alma... Ainda.

A Blogosfera é Um Samba de Fundo de Quintal

Trabalhe em Casa - Ganhe Dinheiro Com Seu Blog

O Carlos Carvalho lançou um meme – tá, Bruno, eu sei que é tag, mas deixa assim 🙂 – dizendo:

Proponho aos blogueiros, então, um meme: faça a sua parte para mostrar que a blogosfera é unida, e concorrência entre nós é apenas um mito. Aponte 3 sites com conteúdo similar ao seu (ou apenas alguns posts parecidos), e comente.

Eu fui citada pelo Janio e convocada pelo Noronha, do Fim da Várzea, para participar. Então vamos lá.

Primeiro, a concorrência entre nós não é um mito. Todos competimos pela atenção dos leitores; o que é um mito (pelo menos na maioria dos casos) é a concorrência feroz, hostil, do tipo “tenho que roubar os leitores do Noronha”. Existe um imenso espírito de colaboração na blogosfera – ao menos no círculo onde eu costumo me relacionar, e esse círculo é bastante amplo. Imagino que também seja assim em outros círculos.

A blogosfera brasileira ainda é pequena, e esse é um dos motivos pelos quais eu gosto tanto dela. Quando eu visito outras blogosferas – em inglês ou em espanhol, que são os idiomas que eu entendo – me sinto bastante perdida. São verdadeiros oceanos cheios de gente anônima e desconhecida, por causa do volume de blogs, nichos e círculos existentes.

A nossa blogosfera é um samba de fundo de quintal. Relativamente falando, somos meia dúzia de gatos pingados, tomando cerveja numa churrascada. Grandes amizades nascem com facilidade, colaborações são feitas todos os dias. É fácil, muito fácil se sentir em casa, entre amigos.

O pessoal costuma se queixar de que existem panelinhas, mas isso não é bem assim. O novato não percebe que entrar na blogosfera é como chegar numa festa onde você não conhece ninguém. Ninguém vai ir correndo lhe dar atenção; você é que tem que entrar na roda, escutar a conversa, se apresentar, dizer algo interessante; e só aí é que as pessoas vão te dar bola.

E pra você ver como a nossa blogosfera também é um pouco entrópica, eu citaria o Janio e o Noronha como concorrentes. Mas vou tentar ampliar um pouco o esquema; estes são os blogs que considero meus concorrentes:

Quer Ganhar Dinheiro Com Seu Blog?
7 Blogs Que Você Deveria Estar Lendo

Efetividade.net – (Augusto Campos) O Efetividade é realmente excelente. Dicas de produtividade e textos extremamente sensatos (coisa infrequente) sobre a blogosfera.

Blog Ajuda – (Rodrigo Ghedin) Embora o Rodrigo tenha causado polêmica em Janeiro, dando pau nos probloggers (e eu me enquadre nessa vil categoria) ainda acho que o blog dele vale muito à pena. Ele escreve sobre a blogosfera, monetização e WordPress (do mesmo jeito que eu escrevo sobre Blogger), e sempre dá boas dicas.

Blog Verde – (Rafael Slonik) O blog sobre monetização do garoto-prodígio 😛 da pro-blogosfera 😛 está cheio de pequenas pérolas de sabedoria. Muitas, vezes, lendo um texto dele, eu penso: “Que FDP! Como é que eu não pensei nisso antes???”

Tecnocracia – (Manoel Netto) Embora focado em tecnologia, o tecnocracia traz dicas bastante úteis para quem trabalha com a web, e seus posts ocasionais relacionados com monetização (como as dicas para otimizar seus links de afiliado) definitivamente valem a leitura. Outro motivo para manter o Tecnocracia no radar da monetização são os plugins da família Everywhere, que facilitam muitíssimo a vida de quem usa Buscapé ou JáCotei.

Lucrando na Rede – (Janio Sarmento) Eu sei que o Janio já foi citado, mas seria impossível fazer uma lista de blogs sobre monetização e não incluir o Lucrando. Se você está interessado em Adsense e Programas de Afiliados como o JaCotei, você precisa assinar este feed.

Br Point – (Bruno Alves) Ele também já foi citado, mas o Br Point é outro que não poderia ficar de fora. SEO efetivo explicado de forma simples e clara; dicas muito boas e questionamentos interessantes. Além de uma promoção muito legal, onde você pode ganhar um domínio grátis!

O Fim da Várzea – (j.Noronha) Embora o nome não tenha nada à ver com o tópico do blog, o Seu Noronha escreve muito bem sobre monetização e afins – misturando com assuntos aleatórios que vão do interessante ao engraçado.

Recomendo moooito que você frequente assiduamente esses 7 blogs, se você quer trabalhar em casa e ganhar dinheiro com seu blog. Melhor ainda, faça como eu: assine o feed de todos eles. Com certeza, você terá muito à ganhar.

E pode começar a cantar: Abre a roda, que eu quero entrar… porque na blogosfera, como na vida, tudo termina em samba! 🙂

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Comentários Respondidos

Next

50 Dicas de Usabilidade que Ajudam a Atrair e Reter Visitantes – Parte IV – Monetização e Negócios Online

11 Comments

  1. Danilo

    Excelente post. Concordo que aqui não Brasil ainda não há concorrência, os bons blogs ainda são poucos e recentes então ainda há muito caminho pela frente.Posso cantar na roda também?! :)Excelente blog, assino o feed e leio todos os dias.

  2. Allan Brito

    O link do “O Fim da Várzea” está apontando para o Br Point.Ótimo artigo.

  3. Leo Baiano

    Estou me divertindo bastante com este meme, esta sendo um prato cheio para mim que sou novo neste “circulo” que você citou e aproveito para me apresentar: Prazer Leo Baiano :)Escrevi um post falando o quanto me foi proveitoso o post do Noronha, inclusive conheci teu blog através deste post agora do seu acabo de aproveitar o Logger, apesar de já conhecer o Mundo Novo do mesmo autor.Parabens pelo teu blog e sabe por ser pequeno, ainda, talvez você não tenha notado mas eu também te citei no meu post no meme, se é que estou participando já que nõa fui convidado…rsrsrsMas como você mesmo disse estamos num samba de fundo de quintal e pelo menos aqui na Bahia churrasco e samba não precisa de convite…rsrrsrsAmplexos,Leo Baiano

  4. Lu

    Panelinha nada. Olha só o tantão de gente que eu não “conhecia” há alguns meses e “conheço” agora, sem a menor dificuldade.As pessoas que reclamam de “panelinha” na blogosfera também reclamam sobre a “vida real”. É gente que acha que, só porque chegou agora, tem que ser paparicada.Aliás, a blogosfera é só um reflexo da “vida real” em vááários aspectos.

  5. Paulo Villela

    Nospheratt,Concordo com você, sobre o quadro da blogosfera hj, mas vc mesma disse estamos no início. E quando esse número crescer?O futuro da publicidade na internet promete, porque grandes empresas vão entrar nessa, e aí ninguém garante como será esse mercado… Todos os blogs que vc citou são ótimos blogs.abs

  6. Mário Yanase

    Nossa que texto bom! Gostei, Nospheratt. Ficou muito legal essa comparação e, embora, eu não goste de samba, achei muito interessante o resultado.Abraços e beijos (já que até onde sei, você é mulher).p.s. eu sei que você é mulher, só estou enchendo mesmo.Beijo.

  7. Norberto Kawakami

    Churrasco, cerveja e samba. Tudo a ver com a blogosfera…Só falta eu me enturmar…abraço

  8. santa mistura

    grande post ;)) mas meu blog desapareceu, ou seja fui colocar um link novo o ele sumiu com o html que eu tinha e agora esta um básico horroroso que não consigo fazer nada, sem link, sem posts, um kaos… etou migrando para 2 blogs 1 acho importante o “povo conhecer como tecnologia 100%free terapad o meu ficou como https://illustrationspm.terapad.com/ e vou continuar um no estiklo da santa no wordpress mas esta sendo um trabalhão começar tudo do zerooooooooo ; ((

  9. Guilherme H. S. Ostrock

    O Bruno Alves, salvo engano, falou sobre isso algum tempo, principalmente sobre críticas e reclamções quanto ao que é postado ou como a informação é tratada.Realmente não vejo muito disso por aqui mas sou novo na blogosfera.Se tivesse que participar desta campanha, seria difícil, espero que em breve mais pessoas interessem-se pelo tema ampliando o debate.Meu público alvo é bem restrito, ainda não define um estilo de postagem e preciso estudar um pouco mais sobre o assunto, por isso ainda não comecei a divulgação ostensiva do site.Fazendo o acompanhamento pelo analytics, acho que não terei muitos problemas com concorrência, mas seria bom ter alguma, seria um contraponto, uma forma de saber qual a tendência do meu mercado.

  10. Ed

    Olá Nospheratt escrevi um post sobre profissão problogger e citei o que você comentou sobre o preconceito com os blogueiros, espero que se você tiver um tempo livre possa passar lá.Abraços e parabens pelo ótimo serviço que você presta para nós blogueiros iniciantes.Abraços

  11. Nospheratt

    Danilo: Claro que pode! Ao contrário do que dizem por aí, os blogueiros novatos são muito bem vindos e bem recebidos, sempre e quando tenham algo interessante para dizer (ninguém quer saber sobre os furúnculos do seu gato, né), e se comportem de forma educada – como você, por exemplo! 🙂 Leo Baiano: Muito prazer! Eu li o seu post, ficou muito bom. COm certeza seus leitores vão fazer bom proveito dele. Eu recebi seu coinvite, e vou participar, sim! É que eu sempre tenho muita coisa pra responder, fora cuidar dos blogs em si, mas seu meme está na fila! :)E não precisa necessariamente de convite pra participar de meme – o verdadeiro conceito de meme é “uma idéia que se espalha de forma espontânea, viral”. Então, você está participando, sim! Allan Brito: Obrigada! Já corrigi o link, valeu pelo toque! Lu: Você está coberta de razão. Eu também fui muito bem recebida quando cheguei; mas eu, como você – e os meninos que estão comentando aqui – não fiquei choramingando pelos cantos “ninguém me quer, ninguém me ama”. A blogosfera nesse sentido é igual à vida real – se você é um chato, ninguém vai quere ser seu amigo. 😛As pessoas que reclamam de “panelinha” na blogosfera também reclamam sobre a “vida real”. É gente que acha que, só porque chegou agora, tem que ser paparicada. <– Eu não o teria dito melhor. Smuacks pra você ! 🙂Paulo Villela: Acho que quando a blogosfera crescer, aumentará o número de blogueiros “predadores”, devido à própria quantidade de blogs que vai haver. Mas quem é legal, vai continuar sendo legal; simplesmente o espectro de “tipos de blogueiros” se ampliará. De certa forma, é uma pena; mas por outro lado, a quantidade de blogueiros legais e blogs interessantes também aumentará. Não existe crescimento indolor, né?Esses blogs são muito bons mesmo, recomendo pra todo mundo. Mário Yanase: Obrigada! Eu mesma adorei a comparação, quando ela surgiu no meu “celébro”. 😛 É assim mesmo que eu percebo a nossa blogosfera.Jajajaja! 😀 Beijo pra você também. Norberto Kawakami: Ué, eu podia jurar que você já estava enturmado… 🙂 O que é que está faltando?santa mistura: Minha querida, que m*rda! Se precisar deajuda, me mande um email que eu vejo o que posso fazer!!!! Quem sabe eu posso te ajudar a recuperar suas coisas??O Terapad é muuuito legal… o único problema é que não serve pra monetização, pois o serviço grátis vem com o Adsense deles… e para retirar o Adsense deles eles cobram 5 dólares por mês, o que é um disparate – por esse preço, você paga uma hospedagem própria! No entanto, pra quem não está interessado em monetização, ou está disposto a usar outros sistemas – JáCotei, Hot words – é uma boa. Guilherme: Bem, se você encontrou um nicho sem concorrência, no qual existe um público interessado, isso pode ser uma mina de ouro.Pelo que vi, você escreve sobre lei x informática – é um assunto interessante. Boa sorte, e volte sempre! 🙂 Ed: Seu blog parece muito promissor. Minha única ressalva é que você parece padecer do mesmo problema que eu: erros de digitação. Eu voltei recentemente à usar um corretor por causa disso, pois fica uma porquice um post cheio de erros de digitação, né? E um conselho: tente usar frases mais curtas, e cuide suas vírgulas. Isso facilita a leitura. No mais, continue escrevendo, o blog está ficando legal! 🙂

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik