Blogando com Alma... Ainda.

Sobre Feed e Comentários Por Email + AntiSpam do UOL

Este vai ser um post curto e informativo. Prestenção:

Feed Por EmailVocês devem ter visto que eu ofereço duas formas de receber as atualizações deste blog: Via feed, e via email. Aproximadamente 20% dos assinantes escolhem receber as atualizações por email.

Eu acho isso ótimo; ofereço esse serviço justamente para quem não usa ou não sabe o que é Feed RSS, para quem por uma razão ou outra prefere usar o email.

Até aí tudo bem. Mas existe um problema.

Tem pessoas que assinam o feed por email usando um email da UOL. Então, quando o Feedburner (o serviço que uso para administrar meus feeds) envia o email com os posts recentes, eu recebo de volta um email pedindo que eu vá até o UOL, para passar o filtro anti-spam.

E eu não vou.

Não vou por duas razões. Primeiro, porque eu não tenho tempo nem para coçar as pulgas; não posso dispender tempo com aqueles captchas horríveis do UOL, cada vez que alguém resolve usar esse email para assinar meu feed.

Segundo, porque se você assinou voluntariamente meu feed, é porque quer receber os emails com os posts. E sendo assim, você é quem deve se encarregar de que seu email aceite as mensagens que você decidiu receber.

A mesma coisa acontece com quem assina para receber comentários, usando email do UOL. Agora, você calcule o tempo que me levaria ir até lá e fazer o processo – para todas as pessoas que assinam feed por email e/ou comentários.

Não tem condições.

Então, se você usa email com essa porcaria de modalidade de anti-spam do UOL, e quer receber feed ou comentários por email, depende de você. Adicione o seguinte endereço em sua “white list” ou algo assim:

Contato Blosque

Ou faça seja lá o que for que é necessário para que você possa receber os emails. Porque se depender de que eu vá lá, passar por captcha e quetais, você vai ficar sem receber os emails.

Como eu disse, não tem condições.

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Reflexão: A Hidrografia e as Nozes

Next

Vem Aí o Desafio 21 Dias – Edição 2008!

9 Comments

  1. Nosphe, esse teu post é mais ou menos “resolvedor” do problema. Mais ou menos, eu digo, porque existem dois tipos de usuários que não usam Feeds: os que não sabem e os que não se importam.

    Os que não sabem, muito provavelmente não saberão desligar aquela bosta de proteção anti-spam que só desmerece o serviço deles. Porque, sinceramente, ao invés de evitarem que o lixo se propague na rede colocando-o em uma área reservada, acaba produzindo mais lixo ainda.

    Os que não se importam, sim, talvez até tenham conhecimento pra usar feeds mas só se interessam por um ou outro blog, ou preferem não ter que abrir um serviço a mais pra ficar tomando conta. E talvez, ainda, tenham conhecimento pra resolver o problema.

    De qualquer forma, eu acho super válido esse aviso. E isso me faz lembrar que no sábado eu ativei no meu blog novamente o serviço, e tava esquecendo das desvantagens que isso traz.

    De qualquer forma, foda-se esse e-mailzinho de meia pataca 😛

  2. hahahhahahah voce ta com raiva moça!!!
    Bem…eu leio tudo no Reader, detesto receber emails com textos e posts e nao assino, por isso também nao disponibilizo no meu blogue, acho uma chatice e ja me sucedeu um problemão que nao quero que ocorra de novo. Recebi um email com uma fabula e publiquei no meu blog, quando percebi recebi um email do autor dizendo que eu tinha plagiado…é cada coisa!!!até resolver a pendenga e eu provar que eu nao sabia se ele era mesmo o dono do texto, foram emails e emails de discussões.
    Depois disso, nada de assinar por email, meu email é so particularidades e qndo me passam email da uol eu ja respondo que não vou fazer nenhum teste… 🙂

  3. Iara, isso poderia ter acontecido nos feeds e até mesmo na leitura do seu blog acessando pelo endereço normal (link, bookmark, sinal de fumaça etc.) Ora, não disponibilizar o e-mail não resolve ou problema, ou melhor, o fato de ter sido viabilizado via correio eletrônico não propiciou a suposta denúncia do teu leitor, apenas foi um meio diferente para tal.

    Mas o seu comentário sobre a acusão de plágio me remeteu uma analogia, mais precisamente uma situação que muito comentamos quando o assunto é ética: se eu acho na rua, uma carteira, e ela aparentemente não tem dono, com dinheiro dentro, você procura o dono e devolve (no caso de negativa, procura as autoridades) ou você é da opinião que achado não é roubado?

    Abusando da possível licença da autora do blog de eu continuar fugindo do assunto, mas dentro do cerne da questão levantada por ti, por mais que não houvesse citação expressa do proprietário do texto, há um dono. Ou seja, é cópia e tá errado, a não ser que te liberem pra publicar. Simples assim.

  4. Becher eu entendo, hoje, eu so publico minhas ideias e se recebo qualquer coisa por email antes de ir além eu vejo todas as fontes, peço permissão, ou nao pubico.

    Mas precisei enfrentar uma acusação, receber emails e comentarios indigestos, ser chamada de plagiadora, ser xingada, sem nem me darem chances de defesa e etc, pra entender que a internet é perigosa e cheia de coisas e a gente tem que ser prudente ao da um ctrl c.
    Mas pode acontecer…voce recebe no email com uma piada ‘engraçadinha’ e manda pra alguem, a outra pessoa reenvia e retira o nome do autor, por sorte, o dono do blog tem aqueles plugins do wordpress que localiza textos parecidos…bem…aí ve que voce usou o texto dele…e aí ja viu.
    Mas hoje, depois de dois anos na estrada da blogosfera eu amadureci e nao cometo mais certos erros…

  5. O fato é que tenho apenas 40 e poucos assinantes de feed, entre leitores via readers e direto no e-mail e ainda (notou o destaque) tenho paciência de ir lá no anti-spam e talz.

    Mas o que me irrita mesmo é o pessoa que assina os comentários com e-mail do UOL.

    SACO!

    😛

  6. É, esse antiSpam da UOL é um saco mesmo, já desisti de enviar emails para alguns contatos porque eram emails da UOL e me dá nos nervos digitar aquelas letrinhas horrorosas, erro 9 em 10…
    Quanto aos direitos autorais eu concordo, se existe tem dono e o dono vai aparecer se você copiar. O difícil é descobrir a fonte.

  7. O antispam nem me irrita tanto, pois cai direto no MEU antispam e eu nem fico sabendo do infeliz. O que me irrita MESMO são as pessoas que assinam para receber os comentários por e-mail e depois ficam respondendo a cada novo comentário com um:

    – pare de me enviar esses e-mails, eu já pedi pra sair da sua lista

    Se parassem para LER os formulários que preenchem, ou ao menos o e-mail que chega com a opção de unsubscribe, mas não.

  8. @Manoel Netto

    Foi exatamente o que aconteceu com esse meu post de anteontem Manoel.

    Incrível a coincidência 😛

  9. Daiana

    Quero uma ajuda como faço para desativar o anti-spam, ele parece que bloqueou meu orkut não posso fazer mais nada, onde ele fica ??

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik