Blogando com Alma... Ainda.

Seu Blog Tem Um Propósito?

Great minds have purposes; little minds have wishes.
Washington Irving

Grandes mentes têm propósitos; pequenas mentes têm desejos.

Olhando o Horizonte

O mesmo pode ser dito de blogs e blogueiros. Por quê?

Porque um propósito é um fim claramente definido, uma meta, um objetivo.

Desejo, por outro lado, nada mais é do que isso: vontade ou anseio de que algo aconteça. E como todo mundo sabe, vontade é uma coisa que dá e passa. 😛

Desejos não levam ninguém a lugar nenhum, a menos que sejam transformados em propósitos, objetivos, metas.

Propósito + Estratégia + Trabalho = Objetivo Atingido

Além do HorizonteCabe destacar que o propósito tem de ir acompanhado de uma estratégia, para ser realizado.

De nada serve ter o propósito de, digamos, atingir a marca de 1000 assinantes do seu feed, se você não fizer nada para atingir esse objetivo.

De nada serve que o propósito do seu blog seja criar uma rede de contatos, se você não faz networking.

Cada propósito precisa de uma estratégia, e de disciplina, força de vontade e trabalho, para tornar-se uma realização.

No entanto, o propósito é o primeiro passo, a estaca 1. O mero desejo é a estaca zero, é o que vem antes do começo da caminhada.

Descubra o Propósito do Seu Blog

Pergunte-se:

  • Por que e para que você criou seu blog?
  • O que você pretende conseguir, através do blog?
  • O que você quer que seu blog seja?
  • Para quê serve seu blog?

Essas perguntas vão ajudá-lo a descobrir (ou estabelecer) o propósito do seu blog. A partir daí, você poderá traçar um estratégia, dividida em pequenos passos, para atingir objetivos e metas.

O Propósito é um Norte Bloguístico

Além do Horizonte Um propósito serve como Norte – ele aponta a direção correta, lhe dá um rumo. Se você mantiver esse propósito sempre em mente, evitará desviar-se de seus objetivos.

Manter-se em direção a esse Norte, evita muito desperdício de energia e tempo. Será mais fácil decidir o quê fazer, onde investir seu tempo, de quais projetos participar, sobre quê escrever.

Por exemplo: se o seu propósito é mostrar seu talento como escritor, não vai desperdiçar tempo escrevendo sobre a Mulher Melancia, para conseguir uns míseros clicks.

Se o seu propósito é criar uma rede de contatos relacionados com sua área de trabalho, vai investir uma boa parcela de tempo participando de comunidades relacionadas, comentando em blogs dentro do tópico, respondendo comentários e emails.

O propósito serve para que você não perca de vista a “big picture“, o bosque, o horizonte. Muitas vezes, nos distraímos olhando as árvores ou as pedras do caminho, e esquecemos que pretendíamos chegar a um determinado lugar.

É aconselhável viver o hoje, prestar atenção nos detalhes; mas também devemos manter o olho no horizonte, na meta que nos espera lá na frente.

Mantenha seu propósito em mente, e chegará mais longe. 🙂

Nospheratt, pensando na vida

Nospheratt

Quando eu cheguei (2006 - primeira era jurássica da Efigênia), isso aqui tudo ainda era mato.

Previous

Seja Uma Autoridade Na Sua Área e Conquiste Reconhecimento

Next

Blogueiros Deslumbrados e o Ouro dos Tolos

17 Comments

  1. Iza

    Estou aqui, quase correndo, tenho que ir para a escola mas, não posso deixar de dizer que és a grande norteadora dos que, por hora, se encontram perdidos com seus blogs pela internet.
    Quando voltar da escola vou traçar melhor meus objetivos com meu blog.
    A postagem caiu como uma luva para as dúvidas que eu tinha.
    Beijos!

  2. Muito leio, mas pouco comento. No entanto, este post é muito interessante.

    Criei meu blog em um momento difícil de minha vida. Impedido de trabalhar em razão de problemas de saúde, ele foi a saída para que eu não ficasse 100% ocioso e enlouquecesse.

    No começo errei muito, até que descobri blogs como o seu e a coisa começou a deslanchar. Ganhei visitas, dei algumas entrevistas e começou a entrar dinheiro em caixa.

    Foi aí que os problemas vieram à tona. Quando o dinheiro começou a entrar, fui tentado pelo, vamos dizer, conteúdo popular. Escrever para pesquisadores do Google.

    Não vou dizer que eliminei isso, pois é importante ter destaque no Google não só para caçar pára-quedistas, mas também para ganhar novo leitores interessados de verdade no que escrevo.

    Aliás, este é meu foco. Me profissionalizar cada vez mais na condução do blog e oferecer conteúdo de qualidade. Assim, creio que a médio prazo os ganhos se estabeleçam e o euilíbrio entre bom conteúdo e rendimentos interessantes aconteçam.

  3. Atualmente meu objetivo é tentar fazer o Infopod ter as visitações do Infoblog!!

    Mas enquanto isso, estou feliz que estou conseguindo manter um post/podcast por semana!!! Quero ver quando acabar os assuntos!

  4. Meu propósito é, sempre foi e sempre será agradar os “do contras” que normalmente discordam da opinião popular, e acredito que estou conseguindo. Bem aos poucos começo a colher os frutos do meu trabalho, e aí é que está o problema: tenho começado a bolar outros propósitos.

    Seria isso um suicídio comercial Nospheratt?

    (by the way, de todos os milhares de templates para WordPress que eu pesquisei para meu novo blog, o que eu mais gostei foi, de longe, o The Morning After. Isso te lembra alguma coisa? =P )

  5. E se meu propósito é me declarar um bom escritor, meu blog não pode ter resenhas? Esse tipo de coisa…?

  6. Iza: Nossa, muito obrigada! Que bom que fui de ajuda, fico contente! 🙂

    Ale Rocha: Equilíbrio e bom senso são a chave, na hora de escrever para o Google, né? Usando essas duas ferramentas, não há nada de errado em escrever textos desse tipo.

    Acredito que você está bem encaminhado para esses objetivos, e tedesejo boa sorte! 🙂

    Jonny: Migração é uma porcaria, porque sempre dá problema em algum lugar. Mas tenha fé, irmãozinho, que você chega lá! 🙂

    Fábio: Depende de você, administrar isso com sucesso. Se os novos propósitos são demasiado conflitantes com o blog, talvez seja melhro criar outro. Se não são tão conflitantes, talvez seja possível levá-los adiante no blog, com um pouco de jogo de cintura. 😉

    Quanto ao theme, agora eu troquei – mas eu ia lhe dizer que ao usar themes gratuitos já sabemos que outros também vão usar. E por isso eu SEMPRE customizo meus layouts. 🙂

    Lucas CF: Porquê não? Resenha é uma coisa, escrever sobre a Mulher Melancia (que foi o que eu mencionei no blog) é outra bem diferente.

    Claro que se você quer construir uma reputação como escritor, não vai transformar o blog numa coleção de jabás, nem publicar jabás que não sejam relevantes para o blog – mas você pode perfeitamente publicar resenhas, usando um bom critério.

  7. ola!!!
    tenho me questionado muitas vezes a respeito dessas coisas…
    atualmente tenho um blog que criei para divulgar as coisas que acontecem na minha viagem ao exterior…
    tudo muito bonito, fotos e etc…

    agora, em julho, a viagem acaba… inevitavelmente o blog vai acabar junto com ela porque a “trip do zanatta” vai ter chegado ao fim.

    estive pensando em finalizar ele (palavra forte!!! hehe) ou entao deixar um “post final”, ou coisa assim… explicando qual tinha sido o propósito do blog e porque ele nao tem novas postagens…

    qual você acha a melhor alternativa?

  8. Rafael: Bem, depende do que você quer. Com certeza, cabe explicar aos leitores porque você não vai postar mais. Só não delete o blog, nem delete os posts… deixe ele lá, como um álbum de lembranças.

    Por outro lado, se você gosta de blogar, pode continuar, né? Mesmo que você tenha criado o blog por causa da viagem nada impede que você continue escrevendo nele. Ou que você crie outro. 😉

  9. Com certeza é necessário ter um foco no blog. Eu mesmo escrevo ajudando as pessoas a serem felizes com Deus, mas tenho diversas idéias que tenho vontade de colocar no blog, mas sairia do meu propósito central do blog. Gostei do post Noph…

  10. Excelente Post.

    Muita gente quebra a cara por Não definir seu Objetivo, tem um diálogo num livro de FILOSOFIA que eu li que fala sobre isso, é mais ou menos assim:

    – “Pode dizer-me que caminho devo tomar?” , perguntou Alice;
    – “Isso vai depender do lugar para onde quer ir”- respondeu o gato.
    – “Não tenho destino certo” – disse Alice
    – “Nesse caso , qualquer caminho serve”, disse o gato
    – “Contanto que eu chegue a algum lugar “- sugeriu Alice
    – “OH , qualquer caminho conduz a algum lugar”, disse o gato,
    “SE você andar bastante e chegar… ”

    De Alice no País das Maravilhas
    (Lewis Carrol)

    É mais ou menos isso, se voce não sabe para onde vai, como é que vai saber se já chegou?

  11. Acho que a foto ilustrou errado. Afinal, o sol está se pondo, então deve ser o Oeste…

    😉

    Abraços.

  12. Ótimo artigo, realmente está de parabéns.

    Nunca tinha pensado por este lado, vou começar a focar minhas idéias para um único ponto.

  13. Propósito + Estratégia + Trabalho = Objetivo Atingido

    Eu conseguí o atingir Objetivo sem saber “escrever”, apenas mostrando as coisas que aconteciam no meu Estado, PR.

    Eu tinha um Propósito, não tinha a estratégia, mas tive o trabalho de dilvulgar todas as irregularidades e assim atingí o Objetivo…..
    Abraços,
    Maria Bonita.

  14. Andreia

    Olá! Adorei a matéria. É a primeira vez que me interesso por blogs e conhecer este, logo de cara, foi excelente para dar vida a minha vontade imensa de escrever!
    Começar tendo um plano, uma visão e uma missão , assim como acontece em grandes empresas é sem dúvida, um ótimo começo!

  15. Luiz Fernando

    Muito interessante este post, aliás o blog.

    Estou amadurecendo a ideia de criar um blog para publicar textos que escrevo e comecei a pesquisar o assunto. Quando cheguei a ao material disponibilizado por você fiquei mais interessado.
    Estou lendo um arquivo que você fez com dicas para quem está começando e estou gostando muito.

    Parabéns pelo trabalho.

  16. Eu tenho me sentido muito bem orientado por aqui! Eu tenho os meus propósitos e percebi com o seu EXCELENTE post que é preciso também estratégia (não sou muito bom nisso!) as vezes perco horas de trabalho e tudo acaba ficando infrutífero. Muito obrigado pelas dicas! Vou segui-las e me esforçar ao máximo.

  17. Ótimas dicas. realmente fica difícil quando não sabemos aonde queremos chegar.

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén|Social Icons by Freepik